• Nenhum resultado encontrado

O modelo de pesquisa volta a ser apresentado, nele, a partir das contribuições das Teorias Cognitivas de Aprendizagem (Bruner, Piaget, Ausubel), Teoria Ubíqua e Teoria da Carga Cognitiva, bem como dos estudos analisados e apresentados no referencial teórico, quatro hipóteses foram levantadas: (Ha) Existe uma relação positiva entre o uso de recursos de tecnologia de informação e comunicação e o nível percebido de aprendizagem, (Hb) A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência dos estilos de aprendizagem, (Hc) A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência positiva da percepção de integração, (Hd) A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência positiva dos grau de aplicabilidade dos conteúdos disciplinares.

Figura 4. Modelo Operacional de Pesquisa

Os subtópicos seguintes apresentam as hipóteses com suas respectivas justificativas.

3.4.1 Existe uma relação positiva entre o uso de recursos de tecnologia de Informação e comunicação e o nível percebido de aprendizagem (Ha)

Os estudos de Romney (1987), Pires (2001), Basidious e Lange (2009), Brun, Dotto e Olguin (2011), Lillie e Wygal (2011), Holtzblatt e Tschakert (2011), Jonhson, Philips e Chase (2011) apontam relação positiva entre o uso de recursos tecnológicos e a aprendizagem .

Fonte: Elaborado pela autora (2015)

EA=Estilos de Aprendizagem PI= Percepção de Integração APL= Grau de Aplicabilidade Prática dos Conteúdos Disciplinares

1.Uso dos recursos

da TIC 2.Nível Percebido de Aprendizagem 3.EA Ha Hb Hc Hd 5.APL 4..PI

discente, sendo observados que a introdução dessas ferramentas, ora como suporte ou meio de feedback dos conteúdos apreendidos em sala de aula contribuíram para melhor o desempenho discente.

A constante inserção da TIC ao processo de aprendizagem tem refletido, em grande parte, o atual momento de integração tecnológica que a sociedade vivencia. Um referencial presente neste sentido é o diálogo estabelecido com as novas tecnologias (dispositivos móveis, internet, etc.), que é discutido pela Teoria Ubíqua. Á luz da Teoria Cognitiva (Piaget) vislumbra-se que os recursos da tecnologia educacional podem constituir importantes veículos de auxílio à aprendizagem, na medida em que oportunizem a autonomia do aluno para a construção do conhecimento.

Com base nas proposições acima, pretende-se abordar tal realidade no estudo, confirmando-se o nível de influência da TIC para a aprendizagem dos discentes de Contabilidade.

3.4.2 A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência dos estilos de aprendizagem (Hb)

As Teorias Cognitivas de aprendizagem, mencionam a aprendizagem como um processo ativo e que também sofre influência dos aspectos relacionados a forma com a qual o aluno percebe as coisas, assimila e estabelece suas conexões com o mundo. Por sua vez, os estudos de Silva e Oliveira Neto (2010) e Santos et al. (2013), enfatizam que os estilos de aprendizagem podem exercer influência sobre o desempenho discente, na medida em que estes congregam aspectos diferenciais dos perfis dos indivíduos que contribuem para compreender sua adesão ou não a certas metodologias ou métodos ou mesmo ferramentas tecnológicas durante a aprendizagem.

À luz dessas constatações espera-se que indivíduos com maior propensão a aprender de forma ativa, e com uso de imagens e sons, por exemplo, apresentem uma maior facilidade de utilizar recursos tecnológicos, já que estes predispõem essas possibilidades.

3.4.3 A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência positiva da percepção de integração (Hc)

À luz da Teoria da Carga Cognitiva, das Teorias Cognitivas de Aprendizagem (Bruner, Ausubel, Piaget) e da Teoria Ubíqua, tem se percebido que para que ocorra de fato a aprendizagem quando há a influência dos recursos tecnológicos, se faz necessário haver uma adequada integração do aluno ao recurso, bem como um alinhamento na forma com que este apresenta os conteúdos e abordagens disciplinares. Tal expectativa é vislumbrada nos estudos de Can et al. (2012), onde percebeu-se que a ausência de um planejamento da forma de abordagem do conteúdo não contribuiu para a aprendizagem. Logo, pressupõe-se que quanto maior for essa percepção de integração, maior será a expectativa que o recurso possa contribuir positivamente para a percepção de aprendizagem discente.

3.4.4 A relação entre recursos de TIC e nível percebido de aprendizagem sofre influência positiva do grau de aplicabilidade dos conteúdos (Hd)

Por fim, avaliando-se que os estudos sobre o uso de recursos tecnológicos no ensino contábil, contemplam, em sua maioria, disciplinas que possuem um elevado grau de aplicabilidade prática dos seus conteúdos e possuem abordagens quantitativas (CAN et al. 2012, BASIDIOUS; LANGE,2011; JONHSON; PHILIPS; CHASE, 2011; LILLIE; WYGAL,2011; BRUN; DALL’ASTA; DOTTO, 2010; CORNACHIONE JR.; CASA NOVA; TROMBETA, 2007), pretende-se à luz da Teoria Cognitiva de Sweller (2003) e da teoria Cognitiva de Ausubel (2006), identificar as percepções dos alunos sobre a aprendizagem quando se avalia o alinhamento realizado entre o conteúdo abordado em uma disciplina e o recurso tecnológico utilizado. Nesse sentido, evidencia-se o potencial que o recurso tecnológico oportuniza para a exposição e otimização da carga intrínseca do conteúdo, ou seja, aquela abordagem que lhe é própria (por exemplo, uma disciplina que utiliza cálculos ou disciplina que apresenta teorias), bem como a possibilidade de o recurso permitir mais facilmente ao aluno estabelecer suas conexões com o conhecimento (criar soluções ou aplicações, relacionando o conhecimento com outros métodos já conhecidos, etc).

Pressupõe-se, à luz dessas teorias que, quanto mais a abordagem da disciplina favorecer a oportunidade de sistematização de conteúdos, constituição de bancos de dados, análises, etc., maior será a sua possibilidade de estabelecer relações com o uso de recursos tecnológicos para

tratamento desses dados, o que poderá contribuir para que o aluno identifique, mais facilmente, a utilidade e importância da TIC na sua aprendizagem.