• Nenhum resultado encontrado

3.2 OPERACIONALIZAÇÃO DAS VARIÁVEIS DO ESTUDO

3.2.5 Percepção da Integração e Alinhamento entre Recurso e Conteúdo

Conforme já explanado no tópico 3.1 e 3.2, as teorias Ubíqua, da Carga Cognitiva e Teoria Cognitivas de Aprendizagem de Piaget (2001), Ausubel (2006) e Bruner (2001), fornecem subsídios para se compreender a aprendizagem quando há a influência dos recursos tecnológicos, estabelecendo que para sua efetivação se torna necessário que haja uma integração e alinhamento entre o recurso e o conteúdo abordado pelo aluno, onde ele não apenas consiga perceber a utilidade do recurso, mas estar familiarizado com o mesmo, estabeleça conexões com o conhecimento adquirido e seja capaz de identificar os significados do conhecimento abordado pelo recurso, na medida em que o conteúdo apresentado possua uma lógica e planejamento adequado de sua forma de exposição.

Com a intenção de atender a essa perspectiva foi construída uma escala de percepção da integração e alinhamento entre recurso e conteúdo baseado nos conceitos iniciais tratados pelas teorias basilares do presente estudo, a qual é apresentada no Quadro 12.

Serpa (2006, p. 53) afirma que: “a definição conceitual é a etapa inicial do desenvolvimento de uma escala, onde se deve deixar claro qual a base teórica a ser utilizada, através da definição precisa do conceito que se quer aplicar ao contexto da pesquisa”. Esse

pensamento foi utilizado para eleição das questões que foram propostas na escala, onde espera- se atender de forma coerente aos pressupostos teóricos que lhe deram suporte.

Quadro 12. Teorias Basilares do Estudo x Questões Propostas

Teoria Pilares Proposições Sugeridas

Teoria Ubíqua Uso dos recursos tecnológicos de forma natural

Ênfase no uso da internet e tecnologias móveis

-Não consigo visualizar o processo de aprendizagem sem o uso das tecnologias atuais com as quais convivo no meu dia-a-dia (celulares, tablets, internet, etc.).

-Mesmo sem ter a intenção direta, acabo introduzindo tecnologias atuais com as quais convivo no meu dia-a-dia (celulares, tablets, internet, etc.) naturalmente na minha sala de aula, mesmo sem a anuência dos meus professores.

Teoria da Carga Cognitiva

Necessidade de que os conteúdos materiais devem contribuir para a absorção do conhecimento do aluno eliminando a carga cognitiva externa ao conteúdo irrelevante (ou seja o excesso de informação)

Deve se buscar potencializar a carga intrínseca ao conteúdo (ou seja, aquela relacionada a abordagem da disciplina) e a carga relevante (forma de abordagem dada ao conteúdo da disciplina)

-Quando o professor utiliza um slide, um programa ou compartilha conteúdos em blogs, comunidades virtuais, etc., consigo aprender mais facilmente se os conteúdos disseminados apresentam uma forma lógica e objetiva para apresentar os conteúdos da disciplinas.

-Quando os recursos tecnológicos inseridos são utilizados em disciplinas quantitativas e de muita aplicação do conhecimento, eu consigo aprender mais facilmente o conteúdo e a forma de sua aplicação.

Teorias

Cognitivas de Aprendizagem

Aprendizagem conectada a partir de um conhecimento anterior.

Preferência do aluno por abordagem mais ativas de aprendizagem, incluindo-se o uso dos recursos tecnológicos.

Necessidade sequência lógica do conteúdo abordado e feedback para que ocorra a aprendizagem

-Utilizo (celulares, internet móvel e computadores) para realizar pesquisas e manter-me atualizado dos conteúdos trabalhados nas disciplinas do curso. -Prefiro utilizar (celulares, internet e computadores) que outros recursos tecnológicos (TV, rádio, etc.) para minha aprendizagem pois estes me possibilitam atualizar constantemente conteúdos e compartilhar informações com meus colegas ou mesmos criar novas possibilidades de aplicação dos conteúdos apreendidos.

-Quando o professor utiliza um slide, um programa ou compartilha

conteúdos em blogs, comunidades virtuais, etc., consigo aprender mais facilmente se os conteúdos

lógica e objetiva para apresentar os conteúdos da disciplinas.

Fonte: Elaborado pela autora a partir de Barbosa (2007), Bruner (2001), Piaget (2001), Ausubel (2006) e Sweller (2003)

Para permitir a captura da percepção do respondente em relação ao alinhamento, as questões propostas foram codificadas como F e apresentadas na Figura 12.

Figura 12-Coleta da percepção da integração entre recurso e conteúdo.

As questões a seguir, também falam sobre você, no geral. Considere cada uma das afirmações apresentadas. Para cada uma delas assinale o seu grau de concordância, circulando um número entre 1 (discordo fortemente) e 7 (concordo fortemente). Observe que quanto maior o número assinalado, maior o seu grau de concordância.

[F01] Não consigo visualizar o processo de aprendizagem sem o uso das tecnologias atuais com as

quais convivo no meu dia-a-dia (celulares, tablets, internet, etc.).

Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

[F02] Mesmo sem ter a intenção direta, acabo introduzindo tecnologias atuais com as quais convivo no

meu dia-a-dia (celulares, tablets, internet, etc.) naturalmente na minha sala de aula, mesmo sem a anuência dos meus professores.

Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

[F03] Utilizo (celulares, internet móvel e computadores) para realizar pesquisas e manter-me

atualizado dos conteúdos trabalhados nas disciplinas do curso.

Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

[F 04] Prefiro utilizar (celulares, internet e computadores) que outros recursos tecnológicos (TV, rádio,

etc.) para minha aprendizagem pois estes me possibilitam atualizar constantemente conteúdos e compartilhar informações com meus colegas ou mesmos criar novas possibilidades de aplicação dos conteúdos apreendidos.

Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

[F05] Quando o professor utiliza um slide, um programa ou compartilha conteúdos em blogs,

comunidades virtuais, etc., consigo aprender mais facilmente se os conteúdos disseminados apresentam uma forma lógica e objetiva para apresentar os conteúdos da disciplinas.

Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

[F06] Quando os recursos tecnológicos inseridos são utilizados em disciplinas quantitativas e de muita

aplicação do conhecimento, eu consigo aprender mais facilmente o conteúdo e a forma de sua aplicação. Discordo fortemente 1 2 3 4 5 6 7 Concordo fortemente

Fonte: Elaborada pela autora (2015)

Como trata-se de uma escala, buscar-se-á com o mesmo entendimento proposto por Klobas, Renzi e Nigrelli (2007) na escala de aprendizagem, identificar possíveis cargas fatoriais

relevantes entre as questões, identificando os itens que possuam maior impacto na percepção da integração e alinhamento entre recurso e conteúdo, a partir da contribuição da análise fatorial.