• Nenhum resultado encontrado

4.2 DESCRIÇÃO DO CASO E LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTUDO

4.2.1 Histórico do RIDES

Buscando alternativas para viabilizar estratégia de acesso universal da população aos serviços públicos de saneamento básico, planejamento urbano, preservação de recursos hídricos, melhorias ambientais e demais áreas e segmentos da Gestão Pública, os municípios de Abadia dos Dourados, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria realizaram estudos objetivando desenhos institucionais de cooperação interfederativa com foco no gerenciamento associado de serviços públicos e, particularmente, na economia de escala, que oferecesse condições mais favoráveis para a universalização da oferta, com qualidade e baixos custos (RIDES, 2017).

Segundo o RIDES (2017), em 06 de junho de 2013, em Indianópolis, 9 municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável – RIDES, iniciaram o processo de negociação, onde definiu-se a criação de entidade regional de cooperação, integrante da administração descentralizada dos municípios. Coromandel não participou da citada reunião, pois ainda não havia sido convidada para compor o agrupamento. Este consórcio surgiu com a incumbência de

viabilizar a gestão integrada dos serviços públicos que ofereçam o desenvolvimento sustentável e tem como objetivos executar as tarefas de planejamento, regulação e fiscalização dos serviços públicos dentro da área dos municípios participantes, além de cumprir parte desses serviços ou delegar sua prestação por meio de contrato de programa ou contrato de concessão.

No mês de julho de 2013, de acordo com o RIDES (2017), foi realizada a segunda reunião junto à SEDRU – Secretaria de Desenvolvimento Regional Urbano, desta vez na cidade de Monte Carmelo, sob o escopo ‘iluminação pública’, pois a partir de janeiro de 2014, o ativo da iluminação pública seria assumido pelos municípios. Na ocasião a SEDRU apresentou gestão associada e abordou a Lei 11.107/2005 como modelo do que estava sendo discutido no Brasil, que era a criação de Consórcios Multifinalitários. Acordou-se, na mencionada reunião, que a Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável, se transformaria em Consórcio e inicia-se discussão do Protocolo de Intenções, que foi firmado em 22 de agosto de 2013, com a finalidade de constituir o Consórcio Intermunicipal – Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável – RIDES, no município de Monte Carmelo. Naquela data o RIDES passa a ser autarquia e fica estabelecido que o Protocolo de Intenções seria ratificado através de Leis Municipais.

Em 6 de dezembro de 2013 foi realizada a Assembleia Geral de Instalação do RIDES, de acordo as Leis Municipais 1, que é o dispositivo onde cada Município a sanciona o Protocolo de Intenções de ingresso no Consórcio Público (RIDES 2017). Nesta Assembleia foi produzida a ATA de Constituição do Consórcio com 8 municípios, pois Abadia dos Dourados não teve interesse em ratificar sua participação no Consórcio. Ainda nesta reunião, o município de Coromandel manifestou expressamente o interesse de entrar para o Consórcio RIDES.

A primeira reunião do Consórcio foi realizada no mês de janeiro de 2014, em Grupiara. Na oportunidade, foi feito um ofício ao então Reitor da Universidade Federal de Uberlândia, Prof. Elmiro Santos Resende, solicitando à UFU um estudo de viabilidade do Plano Municipal de Saneamento Básico dos Municípios que ainda não possuíam (Cascalho Rico, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara e Romaria). Em março de 2014 foi celebrado o Convênio com a universidade mencionada.

1

Lei Municipal nº 79, de 9 de outubro de 2013, do Município de Estrela do Sul; Lei Municipal nº 959, de 24 de outubro de 2013, do Município de Romaria; Lei Municipal nº 605, de 29 de outubro de 2013, do Município de Douradoquara; Lei Municipal nº 1.025, de 4 de novembro de 2013, do Município de Iraí de Minas; Lei Municipal nº 1.117, de 6 de novembro de 2013, do Município de Monte Carmelo; Lei Municipal nº 198, de 14 de novembro de 2013, do Município de Cascalho Rico; Lei Municipal nº 313, de 20 de novembro de 2013, do Município de Grupiara; Lei Municipal nº 1.822, de 6 de dezembro de 2013, do Município de Indianópolis.

Em prosseguimento, a UFU realizou uma assembleia, com a participação do Consórcio RIDES e a Coordenadoria Regional das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias do Rio Paranaíba e Baixo Rio Grande em maio de 2014, com o objetivo de atender a Lei 12.305 de 2010 que proíbe os lixões a partir do ano de 2015. Celebrou-se então, um novo Convênio para desenvolver o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de todos os municípios participantes do Consórcio, com a participação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e o Instituto Federal do Triângulo Mineiro – IFTM.

Durante o mês de novembro de 2014, efetuou-se, no município de Cascalho Rico, a eleição da nova Diretoria do Consórcio para o ano de 2015. Realizou-se a aprovação do Estatuto Social junto à contratação dos 2 primeiros funcionários: o Coordenador de Gestão e Desenvolvimento Institucional e a Assessora Jurídica. Foi constituído o Contrato de Rateio das despesas entre os municípios. Por fim, Monte Carmelo foi eleito como sede, tendo em vista a dependência econômica de 5 outros municípios a este, sendo que os demais são circunvizinhos a cidades de maior porte. Favoreceu esta escolha também por Monte Carmelo estar geograficamente localizada no centro da Região. Nesta oportunidade, Coromandel comparece solicitando, novamente, a ratificação do Protocolo de Intenções.

O município de Coromandel ratificou através da Lei Municipal nº 3.684 de 17 de março de 2015 sua entrada no Consórcio. Com isso faz-se um aditivo ao Convênio com a UFU de realização dos Planos Municipais de Saneamento e também no Convênio de realização dos Planos Integrados de Resíduos Sólidos.

Nas eleições municipais de 2016, o Consórcio RIDES contactou os candidatos a Prefeito da Região, inclusive Abadia dos Dourados que ainda não havia se e consorciado, explicando-lhes o escopo desta autarquia. Em Dezembro de 2016 aconteceu o evento de integração com todos os prefeitos eleitos. Em 21 de junho de 2017 o município de Abadia dos Dourados ratifica sua entrada no Consórcio através da Lei Municipal 1.670, de 21 de junho de 2017.

O Convênio dos Planos Municipais de Saneamento passa ter 7 municípios: Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Romaria e Abadia dos Dourados. A Região Integrada de Desenvolvimento Sustentável, bem como o Convênio do Plano Integrado de Gestão de Resíduos Sólidos passa a compor-se por 10 municípios: Abadia dos Dourados,

Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Carmelo e Romaria.