• Nenhum resultado encontrado

O HORÓSCOPO DE CASAMENTO

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 49-54)

HORÓSCOPOS DE CASAMENTO E OUTROS MAPAS INICIAIS

O HORÓSCOPO DE CASAMENTO

Os primeiros encontros quase sempre acontecem por acaso, mas a hora do casamento pode ser escolhida, talvez nem sempre o mi­ nuto, porque muitas coisas podem depender da disponibilidade e cooperação de quem irá oficializar a cerimónia. Os que conhecem a astrologia sem dúvida tentarão, como o escritor fez, escolher a hora em que as indicações planetárias parecem favorecer um alto grau de harmonia e felicidade. Mais uma vez é necessário repetir que nada pode acontecer sem ser revelado pelo horóscopo e que— não im­ porta o quanto a hora escolhida possa ser favorável— se um casa­ mento feliz e bem-sucedido não está indicado no horóscopo natal, a escolha de um “bom” dia de casamento não alterará estas indicações.

Ainda assim, não faz sentido escolher um dia “difícil” para casar. Enquanto milhares de casais não se importam em saber se o dia é “propício” ou não e podem gravitar instintivamente na direção do dia mais sintonizado com o destino do seu casamento, a maioria dos estudantes de astrologia gostaria de sentir que fez tudo que pôde para ajudar o destino, e deste modo optar por uma data e hora que pare­ cessem assegurar as maiores chances de sucesso. É claro que não há nenhuma garantia de eles não escolherem a mesma data sem orien­ tação astrológica. Também nem sempre pode ser possível encon­ trar um dia ideal no período em que a pessoa deseja se casar.

Num caso que conheço, um astrólogo escolheu uma hora para o seu casamento que colocava uma conjunção Vênus-Júpiter no dia

em exato trígono com o Ascendente dele, apenas para descobrir depois que o momento de seu nascimento era na verdade meia hora antes, o que tomou o trígono ineficaz no que dizia respeito ao As­ cendente dele. No entanto, a conjunção ainda estava em trígono com o regente dele, enquanto a Lua, na hora do casamento, não aparente­ mente em contato com nenhum fator no horóscopo, agora caía quase exatamente sobre o Meridiano Inferior. Deste modo, mesmo ao fazer sua escolha baseado numa hora de nascimento incometa, o astrólogo ainda foi* capaz de escolher o momento mais adequado ao seu ver­ dadeiro horóscopo.

Às vezes nos perguntam por que a cerimónia do casamento de­ veria ter uma importância astrológica tão grande. Em geral, todos os rituais têm uma importância além de qualquer coisa que sua cele­ bração possa significar. O fato de a união ser reconhecida ofi­ cialmente, e conforme o esperado, proclamada na frente de todos os presentes à cerimónia, significa que— no que diz respeito às auto­ ridades civis e religiosas, e aos olhos de toda a comunidade — o momento em que um casal é proclamado marido e mulher é aquele em que começa oficialmente a união.

Lembro-me bem do caso de um astrólogo que me disse que pre­ tendia casar-se num dia em que havia uma conjunção de Marte e Satumo em Libra (com Netuno não muito distante) em quadratura próxima com Urano em Câncer, que estava em trígono com Vênus debilitada em Escorpião. Quando sugeri que nenhum astrólogo em seu juízo perfeito escolheria deliberadamente casar-se sob tais configurações, ele respondeu que achava que a hora da cerimónia não tinha importância, uma vez que já tivera relações sexuais com a noiva e acreditava que o verdadeiro horóscopo do "casamento” datava daquela época. Não consegui persuadi-lo a mudar de opinião. Ele secasou, como planejara, e em dois ou três anos amulher, jovem o bastante para ser sua filha, cansou-se do relacionamento e foi embora. Ele não sobreviveu muito à dissolução do casamento e morreu de problemas cardíacos que bem poderiam ter sido agrava­ dos por seu sofrimento emocional.

Para escolher a melhor época para se casar é desejável optar por um dia em que as configurações presentes na esfera celeste reflitam melhoros fatores que esperaríamos encontrarnum horóscopo prome­ tendo um casamento feliz. Um aspecto favorável entre as luminárias;

entre Vênus e Marte e Vênus e Júpiter, bons aspectos de planetas em Libraou Câncer, osbenéficoseaslumináriasproeminentemente situados; Vênus dignificada por signo e não em combustão, cadente ou retrógrada e livre de aflição dos maléficos; um bom aspecto do Ascendente com os benéficos; uma 7a casa forte e sem aflições, com bons aspectos para o regente do Ascendente e a 7a casa, são todas características desejáveis. A Lua e Fortuna deveriam estar configu­ radas o mais favoravelmente possível, com a Lua aplicadaaum bom aspecto de Vênus e Júpiter, de preferência aumentando a luz e o movimento e, se possível, tendo passado pelo primeiro quarto. Se ascendendo, a Lua não deveriaestarem conjunção com um maléfico, ou prevalecerá uma atmosfera de discórdia.

Não é provável encontrar uma ocasião que incorpore todas estas características. Vênus forte e bem aspectada, os regentes da primeira e 7a casas bem aspectados, e a Lua razoavelmente livre de aflição deveriam ter prioridade quando uma data é escolhida. Porque o horóscopo do casamento também é um resumo dos trânsitos no dia do casamento nos horóscopos do marido e da mulher, toma-se cada vez mais óbvio que nem sempre é fácil encontraruma data adequada para se casar, uma época que apresenta um horóscopo indicativo de um casamento feliz e duradouro, e que se enquadra favoravelmente sob todos os aspectos importantes com os horóscopos dos dois par­ ceiros. Uma vez que tem sido dito que “os caminhos do amor ver­ dadeiro raramente são isentos de obstáculos”, um mapa de casamento “perfeito demais” não é sempre tão desejável como pode parecer.

Onde quer que a Lua esteja, é melhor que não esteja aplicada a um aspecto de Marte ou Satumo.

Apesar de que muitas coisas podem depender da interação do horóscopo de casamento com os horóscopos do marido e da mulher, ele é um horóscopo válido por si só, sendo sensível aos trânsitos e capaz de ser progredido através de qualquer sistema direcional válido.

Quando planetas progredidos e progredidos pré-natais nos horóscopos dos dois parceiros formam aspectos com planetas ou ângulos no primeiro encontro e mapas de casamento, isto pode indicar modificações ou progressos no relacionamento, de acordo com os planetas envolvidos. Deste modo os horóscopos de primeiro encontro e casamento podem fornecer informação adicional útil ao

astrólogo quando ele está avaliando as possibilidades e potenciali- dades de um relacionamento.

As várias casas do mapa de casamento podem ser interpretadas de modo usual. As aflições envolvendo a 2a casa podem estar rela­ cionadas com problemas financeiros; as que envolvem a 5a com problemas que surgem em virtude da teimosia ou saúde fraca das crianças, e assim por diante. Segue-se que é melhor evitar os maléficos quando angulares, principalmente, quando aflitos, e Urano muito ativo, envolvido com as luminárias, Vênus ou a 7a casa pode indicar a possibilidade de divórcio ou dissolução do casamento.

No horóscopo para um casamento queocorreu no dia 6 de outubro de 1945, às 14:30 Hora Média de Greenwich (50N50; OWIO), o Ascendente estava a 19fi Capricórnio. Marte e Satumo, 8 graus afas­ tados, se agrupavam na 7a cúspide. A Lua, em Libra 17 na 8a casa, estava em quadratura com essa conjunção no Descendente. Ao todo cinco corpos em Libra na 8a casa. Todos os planetas, além do Sol, estavam dentro do trfgono que dominava aLua e Urano. Plutão estava na 7a casa, no meio exato de Urano e Netuno. Seria difícil encontrar umaconfiguraç^omaisdesastrosasobaqual começar um casamento. O casamento durou cerca de seis semanas, durante as quais o marido fez a mulher ajudá-lo, contra sua vontade, num roubo. Aparente­ mente ele a manteve amaior parte do tempo drogada (eraum médico competente) e ela não tinha conhecimento prévio de suas atividades criminosas. Depois que o casamento acabou ela passou muitos anos tentando pagar o que foi roubado pelo marido, o que encarava como uma obrigação moral que tinha de cumprir. Notem os seus corpos, incluindo as duas luminárias, na 8a casa (o dinheiro de outras pes­ soas). O Sol natal dela, conjunto com Satumo, caía na 7a cúspide do horóscopo de casamento.

Um outro casamento ocorreu um pouco mais cedo, em 1945, no dia 28 de julho, às 10:20 durante o horário de verão em Londres. O Ascendente do horóscopo de casamento em 16° Virgem estava exatamente configurado com uma oposição da Lua e em quadratura com Urano, mas ao mesmo tempo Satumo estava em sextil com o grau ascendente e portanto em trígono com a Lua. Levando em con­ sideração os acontecimentos que se seguiram é importante registrar que Satumo estava debilitado em Câncer e na cúspide da 1 Ia casa. O Meio do Céu em 129Gêmeosestavanomeioexato de Vênuse Marte.

Júpiter e Vênus estavam em casas angulares, mas em quadratura um com o outro e Júpiter ascendente e debilitado. Mercúrio, regendo o Ascendente, estava em conjunção com Marte e em trígono com Netuno em Libra. A Lua diminuía em luz, em aspecto com Urano e Satumo debilitado, mas aplicada a uma oposição de Júpiter. O casa­ mento foi feliz. O jovem casal, partindo de recursos modestos, conquistou gradativamente uma situação financeira estável, com um lar agradável e uma família de três filhos (um deles adotado) e uma filha.

Depois de vinte anos, Marte progredido alcançara a conjunção do radical e progredido Urano, e portanto estava em quadratura com o Ascendente e aLua radical. Ao mesmo tempo, a conjunção Marte- Urano se opunha ao meio exato do Sol e Urano da mulher. No ano anterior, uma conjunção das luminárias progredidas pré-natais* caíra em Satumo radical e o Sol começava a passarpelo arco de três graus, entre Satumo radical e progredido pré-nataL Foi no vigésimo ano de casamento que o grande impacto da configuração radical foi li­ berado. Depois de a mulher recuperar-se deumaoperação de câncer

aparentemente bem-sucedida, o filho mais velho morreu num acidente de cano. O choque desta tragédiapnovocouumarápidapiora no estado da mulher, e ela morreu em poucas semanas. Uma ca­ racterística insólita do casamento era a atração especial que os dois parceiros tinham por gatos. Raramente havia menos de seis ou sete perambulando pela casa. Durante umperíodo eles criaram siameses. Houve quem suspeitasse que os gatos poderiam ter tido uma relação com o início do câncer na mulher.

O ponto médio do trígono de Marte-Júpiter do marido caía no Ascendente do mapa de casamento, como também o meio exato das conjunções próximas Sol-Lua e Vênus-Urano da mulher. Urano, no mapa de casamento do marido, caía no Nodo Sul, enquanto Júpiter ascendente caía em seu SoL No horóscopo de casamento Marte estava no Meio do Céu do marido, e o meio exato do sextil Sol-Netuno caía no regente do seu Ascendente, Mercúrio, e em quadratura com o meio exato entre Satumo damulhere aconjunção Vênus-Urano dela. Esta última conjunção estava em quadratura com Marte no mapa de casamento. No horóscopo de casamento Plutão caía na conjunção Júpiter-Netuno da mulher em quadratura com Marte dela. O hori­

* Progredido pré-natal é igual a converse. (N. do T.)

zonte do horóscopo do filho mais velho deles era exatamente oposto ao Meridiano do mapa de casamento e o Sol dele fazia uma quadra­ tura com este eixo. O ponto médio entre Plutão e Netuno do filho era exatamente oposto ao Sol natal dele, de modo que o seu horizonte natal, formando uma grande cruz com seu Sol e o meio exato entre Plutão e Netuno, o ligava tragicamente ao Meridiano do horóscopo de casamento e ainda mais significativamente à 4a cúspide— o fim do assunto.

A filha tinha o ponto médio de seu sextil Netuno-Plutão exa­ tamente no Ascendente do casamento.

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 49-54)