• Nenhum resultado encontrado

Geralmente aspectos na Parte do Casamento indicam as chances de uma união ser feliz e bem-sucedida, de acordo com o signo ocu­ pado e os planetas em aspecto mais próximo com a Parte, que se situa a tantos graus da 7a cúspide de um horóscopo como Vênus está dis­ tante do Ascendente, mas no mesmo lado do horizonte que Vênus. Deste modo, se Vênus está dez graus abaixo do Ascendente, a Parte do Casamento se situará a dez graus abaixo do Descendente. Se Vênus estiver22 graus acima do Descendente, aPaite do Casamento cairá 22 graus acima do Ascendente. A Parte pode ser calculada com a fórmula: Longitude do Ascendente + Longitude do Descenden- tej^Longitude de Vênus. Apesar de que, com um pouco de prática, esta posição será óbvia através de uma inspeção visual.

Se Vênus está em quadratura com o Ascendente, aParte também estará em quadratura com o Ascendente. Se Vênus está no Ascen­ dente, a Parte estará em oposição a Vênus. Nestas situações, a força de Vênus e seus aspectos são cruciais. A menos que Vênus esteja bem apoiada, seus aspectos na Parte do Casamento não produzem necessariamente hannonia.

A utilização da 7a cúspide para determinar onde a Parte cai suge­ re que esta Parte mostra como os outros provavelmente reagirão ao modo pelo qual projetamos nosso desejo de alcançar a harmonia. Aspectos na Pane (e eles deveriam estarpróximos) indicarão como o casamento provavelmente será. Como em outros ramos da astrolo­ gia, aspectos favoráveis de planetas bem posicionados são de grande auxílio, e aspectos desfavoráveis de planetas mal posicionados podem ser interpretados como sinal de perigo. Estes contatos com a Parte representam os elementos na nossa psique que ajudarão a consolidar ou ameaçarão a nossa união. Além disso, podem indicar carmas relacionados com o casamento.

Em astrologia, normalmente, casos extremos são os que esclare­ cem mais o assunto. Nicholas Culpeper, o famoso herborista, sofreu

um terrível golpe quando, na véspera de seu casamento, sua noiva foi morta por um raio a caminho do encontro matrimonial. A Parte do Casamento de Nicholas, na 8a cúspide, estava a cinco graus de Marte, mas seu antiscion caía no seu Meridiano Inferior, entre uma conjunção próxima de Satumo ePlutão. A aflição na4acasa também teve alguma relação com o casamento de seus pais, já que a mãe enviuvou depois de apenas um ano de casamento.

Outro exemplo, no horóscopo de uma lésbica que se voltou con­ tra os homens devido à sua profunda raiva do pai — revelada por uma conjunção próxima do Sol-Satumo em Capricórnio — : a Parte do Casamento caiu no meio exato desta conjunção.

Um aspécto do Sol na Parte parece ter um efeito estabilizador, mostrando uma dedicação total aio objetivo de viver harmoniosa­ mente com o parceiro. Se o Sol estiver muito aflito, o orgulho pode ser um obstáculo. Em qualquer caso a união, provavelmente, será encarada como o lado mais importante da vida, e muita ênfase poderá sercolocadana posição social do cônjuge. Temos o exemplo de uma mulher com a Parte em conjunção próxima com o Sol que anunciou sua intenção expressa de casar-se com um milionário!

Geralmente é útil um contato com Júpiter. Satumo, ao mesmo tempo que proporciona uma influência estabilizadora, pode intro­ duzir um elemento retardador, como nos casos de Hitlere Eva Braun, cuja união legal só ocorreu horas antes do suicídio deles. Em outro caso, um trígonò na Parte do Casamento de um Satumo debilitado na 7a casa significou um casamento desastroso, devido em parte à indiferença e frieza do nativo.

Um aspecto de Urano pode, apesar de não ser regra, indiaar divórcio enquanto que Netuno, que pode introduzir um elemento de idealismo, frequentemente não é um fator muito estabilizante. Às vezes o companheiro pode se tomarinválido. O Papa Paulo IV, que fez voto de celibato pela natureza de sua vocação, tinha a Parte conjugada a Marte e trígono com Netuno. Assim, o ideal do casa­ mento foi transformado e simbolicamente transferido para um casa­ mento com a Mãe Igreja. Um aspecto com Plutão não é sempre proveitoso, parecendo introduzir um elemento de intensidade com o qual é difícil lidar.

Os aspectos de Marte dependem muito das condições deste plane­ ta por signo e aspecto, e refletem até onde as paixões do nativo

provavelmente serão satisfeitas ou frustradas pelo relacionamento conjugal. Temos o exemplo de um trígono de Marte em Escorpião com a Parte em Peixes, que foi o indicador de uma viuvez precoce.

Mercúrio não parece influenciarmuito as circunstâncias do casa­ mento, apesar de, às vezes, poder significarum relacionamento com um parceiro mais jovem. Aspectos na Lua dependem muito do signo e da casa em que as luminárias estão posicionadas. Nonna Shearer, que casou-se com o seu patrão, tinha aParte em sextil à Lua em Leão em sua 10a casa. EdithPiaf, cujo marido era consideravelmente mais jovem, tinha a Parte em sextil à Lua em Gémeos na 7a casa.

Aspectos na Parte de planetas em Libra podem ser cruciais, enquanto a posição da própria Parte em Libra também parece dar- lhe mais ênfase. APartenão parece estarbem posicionada emPeixes, onde pode ser exigido algum sacrifício.

Esperaríamos encontrar aspectos significativos na Parte no próprio horóscopo de casamento, e os mapas em meus arquivos su­ gerem que isso pode realmente ocorrer. Mais uma vez, muito depende daposição radical dos planetas afetados. Um trígono de Satumo não- aflito ocorre num casamento duradouro e estável, mas o mesmo aspecto de Satumo debilitado e aflito na 7a casa reflete uma união desastrosa de outro casal. Num casamento em que amorte do marido ocorreu depois de apenas uns poucos anos, a Parte estava no meio exato de uma conjunção Vênus-Plutão. Em outro caso, onde a mulher morreu bem antes do marido, a Parte estava em conjunção com Marte e em sextil com o meio exato de uma conjunção Sol-Plutão. Houve também um trígono com Netuno em Libra e os parceiros pareciam perfeitos um para o outro. Outro mapa de casamento com Netuno em Libra em quadratura com a Parte referia-se a um casamento que logo foi desfeito.

Em dois casos bastante extremos, aParte estava seriamente afli­ ta. Num deles, a mulher censurava constantemente o parceiro e às vezes recorria à violência física. Por fim o marido obteve o divórcio alegando crueldade constante da esposa. A Parte estava em quadra­ tura com uma conjunção Sol-Plutão. Em outro caso, o marido recém- casado levou a esposa para a nova casa, onde ela descobriu que a amante dele já estava instalada. Ele disse a elas que amava as duas. A nova esposa saiu depois de apenas uma hora. A Parte estava con­ junta à Lua e Urano em Gémeos!

Comumente a qualidade dos aspectos na Parte parece refletir a qualidade do casamento. As observações gerais quanto à natureza dos aspectos na Parte do Casamento em horóscopos individuais também podem ser aplicadas aos aspectos presentes no horóscopo de casamento.

Seria razoável esperar encontrar aspectos significativos na Parte em horóscopos de “Primeiro Encontro”, mas não tenho um número suficiente para afirmar categoricamente que é assim. Por outro lado, seria descoberto que há contatos significativos com a Parte do horóscopo do cônjuge.

O fato da 7a casa, além de ser a casa do casamento, ser também a casa de inimigos declarados pode à primeira vista parecer contra­ ditório, exceto para um misógino, mas esta é uma combinação lógica, uma vez que tendemos instintivamente a procurar num parceiro as qualidades que esquecemos de desenvolverem nós mesmos, ou que de fato não temos. Por isso essas qualidades são as que podem nos prejudicar mais quando usadas contra nós por um inimigo. A 7a casa representa nossa atitude em relação à cooperação, de modo que maléficos na 7a, e em Libra, principalmente quando aflita, podem significar o eventual rompimento de relações amigáveis.

O rumo de outros relacionamentos no horóscopo pode ser traçado porum estudo das casas e planetas apropriados. Os amigos estão sob o domínio da 7a casa. Nossa capacidade de fazer amigos e ex­ periências na amizade podem ser estimuladas pela condição de planetas na 7a casa e em Aquário (se houver), pela natureza do signo na 7a cúspide e os aspectos na cúspide e seu regente. Benéficos na 5a e 11a casas, a menos que aflitos ou debilitados por signo, prenun­ ciam amizades gratificantes que proporcionarão uma fonte inesgotável de satisfação.

Se trabalhamos para os outros, nosso patrão e os escolhidos para serem nossos supervisores são indicados de modo geral pelo Sol, pela condição de quaisquer planetas na 10a casa ou Capricórnio (se hou­ ver), pelo signo no Meio do Céu e os aspectos no planeta que rege este signo. Aspectos fortes e próximos no Meio do Céu também podem ser significativos. Se empregamos pessoas ou supervisiona­ mos o seu trabalho, nossas experiências no relacionamento são determinadas pela condição de quaisquer planetas na 6a casa ou em

Virgem, pelo signo na cúspide da 6a casa, aspectos na cúspide e seu regente e, de modo geral, pelos aspectos em Mercúrio. Rela­ cionamentos com vizinhos são indicados pela condição de Mercúrio e quaisquer planetas em Gémeos ou na 3a casa, junto com o signo na cúspide da 3a casa, os aspectos na cúspide e seu regente.

Os parentes são indicados no horóscopo por várias casas. Os pais são revelados pela 4a e 10a casas. De. modo geral, o Sol e Satumo representam o pai; e a Lua, a mãe. Irmãos e irmãs são representados por Mercúrio e a 3a casa, tios e tias por Júpiter e a 6a casa (que é a 3a casa contada a partir da 4a cúspide, portanto os irmãos e irmãs dos pais). Este método de derivar regentes de casas secundárias é uma técnica que se origina da astrologia horária, e não se sabe até que ponto é possível ficar rodeando as casas para obter significados complementares. Em teoria poderíamos chegar numa casa que sig­ nificasse a mulher do patrão do vizinho do nosso irmão (que será a

8a casa de nosso horóscopo), mas esse tipo de rearranjo não é par­ ticularmente eficiente ou mesmo desejável.

Pode não ter escapado aos leitores que a 3a casa, por exemplo, pode representar irmãos e irmãs (ou mais èxatamente nossa atitude em relação a eles e o tipo de resposta que ela provavelmente provocará), bem como os vizinhos, com Mercúrio também representando am­ bos de um modo geral. Se estendermos mais o significado da 3acasa, de acordo com o método descrito acima, também pode representar qualquer inimigo secreto dos pais, a esposa de um cunhado e assim por diante. Isto significa que os mesmos poucos significadores têm de servir para uma grande variedade de relacionamentos e compara­ tivamente contatos casuais.

Se precisássemos examinar a qualidade de um relacionamento com uma das muitas pessoas representadas pela 3a casa, poderíamos fazê-lo muito melhor (desde que tivéssemos os dados necessários sobre o nascimento) aplicando as regras da sinastria numa com­ paração de nosso próprio horóscopo com o da pessoa que nos inte­ ressa.

CAPÍTULO 2

HORÓSCOPOS DE CASAMENTO

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 41-46)