• Nenhum resultado encontrado

253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf"

Copied!
364
0
0

Texto

(1)

Entendendo as relações humanas

através da astrologia

Á

EDITORA NOVA FRONTEIRA

(2)

SINASTRIA

Entendendo as relações humanas através da astrologia

(3)

Título original: SYNASTRY

© FIRST AMERICAN EDITION AURORA PRESS INC 1983. Direitos de edição da obra em língua portuguesa adquiridos pela

EDITORA NOVA FRONTEIRA S/À.

Rua Bambina, 25 - CEP 22251 - Botafogo - TeL: 286-7822 Endereço telegráfico: NEOFRONT - Telex: 34695 ENFS BR

Rio de Janeiro, RJ Revisão de originais: Fl a v ia So l l b r o Revisão tipográfica: He n r iq u e Ta r n a p o l s k y Gio v a n i Ma f r a

A cor violeta favorece a meditação e a concentração. Sfmbolo do equilíbrio, esta cor, essencial em Alquimia, adapta-se particularmente à leitura de obras de fundo.

CIP-BrasU. Calalogação-na-fonie Sindicato Nacional dos Editores de Livros, RJ

Davison, Ronald

D296s Sinastria: entendendo as relações humanas através da astrologia / Ronald Davison; tradução de Maria Clara De Biase W. Fernandes; supervisão de Melina Li. — Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

Tradução de: Synastiy 1. Sinastria. L Titulo.

CDD - 133.581582 90-0292 CDU - 133.52:37.06

(4)

SUMÁRIO

PREFACIO... 7

Capítulo 1

CASAMENTO E OUTROS RELACIONAMENTOS... 13

Planetas na 7* Casa 24

Múltiplos Casamentos 36

Planetas em Libra 37

Parte do Casamento 42

Capítulo 2

HORÓSCOPOS DE CASAMENTO E OUTROS MAPAS INICIAIS... 47

O Horóscopo de Casamento 50

Outros Mapas Iniciais 55

Capítulo 3

OBSERVAÇÕES GERAIS SOBRE A COMPARAÇÃO.... 59

Capítulo 4

OS DIFERENTES MÉTODOS DE COMPARAÇÃO DE

MAPAS... 69

Padrões Planetários 76

Capítulo 5

COMPATIBILIDADE DE SIGNOS SOLARES E OUTRAS COMPARAÇÕES GERAIS... ... 81

As Triplicidades 84

As Quadruplicidades 96

(5)

Capítulo 6

PLANETAS BENÉFICOS E MALÉFICOS ASPECTOS

HARMONIOSOS E DISCORDANTES... ..105

Capítulo 7 INTERAÇÃO ENTRE HORÓSCOPOS...Parte Um 113 Os Planetas 116 Capítulo 8 INTERAÇÃO ENTRE HORÓSCOPOS...Parte Dois 179 As Casas 181 Capítulo 9 O HORÓSCOPO DE RELACIONAMENTO— MÉTODO DE CÁLCULO... 267

Capítulo 10 EXEMPLOS DE COMPARAÇÃO DE HORÓSCOPOS.... 273

Os Windsor 273 Freud, Adler e Jung 293 A Família Manson 308 Um Relacionamento Homcm-Mulher 324 Adolf HitlereEvaBraun 336 Capítulo 11 CONCLUSÃO... 345 GLOSSÁRIO... 349 BIBLIOGRAFIA... 353 ÍNDICE REMISSIVO... 355

(6)

Todas as religiões pregam a Totalidade da humanidade. A raça hu­ mana resiste ou sucumbe como um todo único. Para serem mem­ bros totalmente responsáveis da comunidade, as pessoas precisam desenvolver ao máximo o seu potencial. Aproveitando de forma pro- firnda suas aptidões, elas podem dar uma contribuição única à co­ munidade, algo que ninguém pode imitar com precisão. A força de um grupo depende da qualidade dos que o compõem, de até que pon­ to seus membros são totalmente integrados. Essa integração pes­ soal só é conseguida à custa de muita luta e, eventualmente, supe- rando-se muitas armadilhas. A tentação de, por motivos egoístas, explorar talentos em ascensão e de manter a independência pessoal ao ponto de prejudicar a capacidade ou vontade de cooperar com os outros pode provocarem muitos um sério recuo no aperfeiçoamento pessoal. Geralmente as necessidades da comunidade exigem que as pessoas estejam preparadas para adaptar ou modificar seus objeti- vos e aspiraçõés pessoais em prol de um bem maior. Ao mesmo tempo, há forças atuando no mundo de hoje que enaltecem a comunidade a tal ponto que as pessoas não possuem liberdade de expressar a própria personalidade, o que não é apenas um direito, mas uma condição para que contribuam mais efeti va e animadamente para a comunidade da qual são membros.

As duas maiores potências do .mundo atual— os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas— representam os

(7)

dois pólos deste exercício de integração do indivíduo com a comu­ nidade. Há quem acredite que, na América, a importância dada à liberdade pessoal e a exaltação do espírito da iniciativa privada são levados longe demais, enquanto que, na Rússia, a necessidade de o indivíduo se dedicar sem limites ao bem-estar da comunidade é exagerada ao ponto de limitar a liberdade pessoal a um grau que parece inibir a verdadeira expressão da personalidade. A resolução deste problema — como equilibrar a liberdade individual com a necessidade comum de um certo grau de harmonia — é uma das maiores preocupações dos últimos duzentos ou trezentos anos da Era de Peixes, em que vivemos. Peixes é o signo da compensação, em que as pessoas aprendem a perder sua própria identidade na unidade de todo ser, sem perder realmente nada no processo. Ao invés disso, desenvolvem suas pióprias mentes até que todas as partes que as separam dessa unidade são transformadas e superadas, todos os limites que até então se impuseram são eliminados e todas as fron­ teiras desaparecem. Antes de conseguirmos atingireste estágio, pre­ cisamos nos conhecer melhor, para nos vermos exatamente como somos, e não como pensamos ser. Para nos ajudar a ter uma visão melhor e menos tendenciosa de como estamos desenvolvendo as nossas qualidades, não há nada mais eficiente— e normalmente mais salutar— que a disciplina de ter de viver e trabalhar com pessoas que podem nem sempre compartilhar da nossa opinião sobre nós mesmos.

A maioria das religiões importantes admite que viver numa comunidade é um modo de tomar os aspirantes conscientes de seus próprios defeitos e acelerar o processo pelo qual eles podem se tor­ nar seres humanos mais completos. Nem todos estão inclinados a submeter-se à dura disciplina de vidanuma comunidade monástica. De fato há uma variação tão grande no progresso feito na conquista do autodomínio, no nível individual e coletivo, que a luta do dia-a- diaproporciona excelentes oportunidades para a maioria de nós nos confrontarmos com os lados menos aceitáveis socialmente de nosso caráter. Bem cedo o grupo social da família nos ensina algumas das vantagens e desvantagens mais óbvias de viver muito próximo a outras pessoas. Logo as experiências obtidas dentro desse grupo bastante fechado se ampliam, quando exigem que sejamos educa­ dos com pessoas de nossa própria idade em grupos

(8)

mente maiores, onde a supervisão normalmente benevolente dos pais é substituída pela orientação menos indulgente dos professores. Na puberdade, há uma crescente consciência do sexo oposto e a neces­ sidade de desenvolver habilidades sociais adicionais para causar uma boa impressão. A eventual necessidade de ganhar a vida quase sempre nos coloca em contato com outro tipo de comunidade, que geralmente exige que demonstremos nosso talento e utilidade numa certa direção. Ao mesmo tempo, a escolha pessoal e as circunstâncias se combinam para proporcionar muitos outros contatos através dos quais podemos descobrir novas facetas de nós mesmos. Apenas através da influência recíproca do relacionamento humano podemos nos tomar verdadeiramente conscientes de nossas forças e fraquezas psicológicas. Cada novo contato traz com ele a possibilidade de aprendermos mais sobre nós mesmos. Os relacionamentos que exi­ gem um esforço maior de nossa parte para manter a harmonia po­ dem, com o passar do tempo, nos ensinar mais sobre nós do que os que exigem menos.

Um pai ou mãe amorosos podem, por exemplo, não ver ou serem cegos a alguns de nossos mais óbvios defeitos, enquanto amigos que se orgulham de sua franqueza podem nos dar mais motivos para refletir que um observador mais indulgente.

Do mesmo modo que não há dois seres humanos idênticos, também não existem dois relacionamentos humanos iguais. Todo contato que fazemos tem a possibilidade de despertar em nós um a1 qualidade que pode não ser visível para outros e ter até agora per­ manecido como um potencial latente não revelado pelas exigências dos relacionamentos anteriores. Conseqíientemente, duas pessoas não nos vêem exatamente da mesma forma. Se o tipo de resposta que elas provocam em nós varia bastante, suas impressões sobre nós podem diferir enormemente. É esta possibilidade que ocasio­ nalmente leva as pessoas a comentar ‘‘Não sei o que ele vê nela!”, sem perceber que “ele” — por alguma química misteriosa — foi capaz de despertar “nela” uma resposta mais profunda e dinâmica do que outros teriam sonhado possível.

Escritores e dramaturgos, percebendo esta tendência dos outros a nos dotar de uma espécie de múltipla personalidade, têm — em­ bora imprecisamente — arquitetado tramas baseadas na possibili­ dade de podermos parecer muito diferentes para diferentes pessoas,

(9)

e apresentado cinco versões da mesmapessoa, vistas através de cinco pares diferentes de olhos, cada versão diferindo tanto da outra que elas se tomam quase incompatíveis.

Isto pode ser mais bem compreendido quando percebemos que, astrologicamente, uma esposa, filha ou amiga podem contribuir para ressaltar mais Vênus ou a Lua na constituição astrológica de um ho­ mem, enquanto os jovens podem trazerà tona o seu lado de Mercúrio, e sobrinhos e sobrinhas o levam a fazer o papel Jupiteriano de tio, e assim por diante. A resposta em cada caso é modificada pelos as­ pectos cruzados destes planetas no horóscopo dele com os planetas nos horóscopos das pessoas com quem tem estes relacionamentos. , Por causa desta variedade de níveis de resposta que podem ser despertados, quem tem tendências neuróticas latentes é particu­ larmente vulnerável quandomantém um relacionamento íntimo com alguém cuja insensibilidade e falta de solidariedade aumentam es­ sas tensões psicológicas. Muito trabalho terapêutico útil tem sido feito por astrólogos que conseguem demonstrar aos que sofrem, por meio de comparação de mapas, como certos contatos em suas vidas operaram, sem que percebessem, de modo a exacerbar qualquer área hipersensível de suas psiques.

Geralmente, relacionamentos familiares são motivo de uma in­ desejável discórdia (principalmente quando há herança envolvida). Os laços familiares, como um grupo, são conhecidos como “paren­ tesco”, o que pode ser uma observação um tanto cínica do fato de que às vezes é mais difícil manter um alto grau de harmonia dentro da família do que fora. Algumas pessoas sugerem que a família é um carma benéfico que nos toma mais conscientes de nossos pró­ prios defeitos, enquanto outros garantem que Deus, antes da reen- camação, escolhe cuidadosamente os pais que irão fornecer o veículo físico. Sob este ponto de vista, cada um tem a família que merece!

Através de uma comparação detalhada dos horóscopos de duas pessoas, podemos estimar o grau de compatibilidade entre elas e o tipo de adaptação que cada uma terá de fazer para conseguir um re­ lacionamento verdadeiramente harmonioso com a outra. A com­ paração dos horóscopos é reconhecida como Sinastria, do prefixo grego syn, que significa uma união mútua, e astron, astro.

Quem pede aum astrólogo parafazeressa comparação de horósco­ pos geralmente o faz porque planeja casar-se, percebendo talvez que,

(10)

apesar do amor às vezes não ser tão cego como o prqvérbio sugere, ele não é capaz de fazer o tipo de análise detalhada que pode derivar de um estudo científico dos potenciais de compatibilidade indica­ dos pela influência recíproca dos horóscopos.

A astrologia ensina que todos têm potencial para criar harmonia dentro de si mesmos, e que são capazes de viverem harmonia com os outros ao ponto de ficarem verdadeiramente em paz consigo mesmos. A maioria dos nossos relacionamentos não chega à per­ feição, já que é privilégio de poucos atingir uma harmonia interior tão grande. De fato, algumas pessoas são tão atormentadas por conflitos interiores que pode haver uma dúvida sobre a sua ca­ pacidade de conseguir ter qualquer tipo de afinidade com os outros. Portanto, o astrólogo perspicaz irá olhar primeiro para os horósco­ pos individuais para detenninar a capacidade de cada um de criar harmonia ao seu redor, sabendo que a qualidade de nossos rela­ cionamentos pessoais édeterminada pelo ponto até onde desenvolve­ mos a nossa vida interior. Isso não significa que as pessoas muito evoluídas não possuem inimigos, porque quanto mais elas são in­ transigentes em relação aos fatores que têm um efeito desintegrador sobre a unidade do ser, mais chances têm de achar que os que se identificam psicologicamente com tais fatores podem reconhecer nelas o seu “Inimigo”.

Em tese é possível avaliar astrologicamente, se desejarmos fazê- lo, o tipo de relacionamento que podemos ter com qualquer outra pessoa, desde que se conheça a hora de seu nascimento. Tal pessoa não precisa nem mesmo ser um contemporâneo. Normalmente é possível descobrir elos interessantes entre um personagem histórico e pessoas que subsequentemente descobriram nele uma fonte de inspiração. Qualquer tipo de relacionamento pode ser submetido a esse exame astrológico, do companheirismo entre marido e mulher à afinidade entre professor e aluno ou o relacionamento entre em­ pregado e patrão, sócios em negócios e membros de uma família, sejam eles avós, pais, filhos ou netos, dando-se o desconto da dife­ rença de idades das respectivas partes. O relacionamento das pes­ soas com grupos maiores dacomunidade também pode serestudado. O horóscopo de alunos pode sercomparado com o horóscopo de fun­ dação da escola que frequentam; o dos sócios com a data da fundação do clube a que pertencem, e assim por diante. O efeito do meio

(11)

também pode ser avaliado observando-se a influência recíproca entre os horóscopos das pessoas e o mapa da cidade em que residem e o país onde vivem. Num nível coletivo, pode-se avaliar a harmonia existente entre os países e obter-se uma melhor apreciação dos obstáculos, visando uma compreensão maiore mais completa entre nações cujos objetivos parecem antagónicos.

Talvez não seja demais esperar que, em breve, o valor da astrolo­ gia em determinar a capacidade de duas pessoas manterem um rela­ cionamento harmonioso seja reconhecido mais amplamente por aqueles engajados em todos os tipos de atividades públicas, e aque­ les cujo trabalho impõe anecessidade de estabelecer ahaimonia mais completa possível com seus companheiros.

Provavelmenicomaiorvalordasinastria reside em sua capacidade de avaliar a compatibilidade de futuros cônjuges. Até pouco tempo era freqtiente o costume na índia de as crianças muito novas serem prometidas e casarem. Muitos leigos ocidentais execraram esses casamentos entre crianças, sem perceberque tais uniões nunca eram concluídas antes de umapesquisa astrológica conscienciosa ter sido feita. A união resultante, longe de ser casual ou mal arranjada, tinha maiores chances de sucesso que alguns dos casamentos irres­ ponsáveis do Ocidente entre adultos imaturos, cujas ligações às vezes se originam de uma atração física passageira, do desejo de usufruir do status financeiro deum dosparceiros,deumafascinaçãopelaidéia de “casar-se’* ou algum outro motivo desprezível. Ao mesmo tempo que os leigos nas técnicas mais complicadas da astrologia podem ser desculpados por imaginar— devido à quantidade de literatura, popularsobre o assunto— que uma avaliação astrológica da com­ patibilidade depende principal ou inteiramente de uma comparação dos signos solares dos envolvidos, baseada principalmente na suposição de que o amor atrai o amor, nunca é demais repetir que a arte da sinastria exige uma comparação cuidadosa de muitos deta­ lhes dos horóscopos. Nos capítulos que se seguem, serão estudadas as regras tradicionais que governam a compatibilidade, junto com a exploração de várias t&nicas adicionais que têm sido aperfeiçoadas ao longo dos anos para possibilitar uma avaliação mais completa. Finalmente, o autor apresenta pela primeira vez um sistema que des­ cobriu há alguns anos, ao testar várias novas idéias, e que se revelou muito útil na avaliação do grau de afinidade entre parceiros.

(12)

CAPÍTULO 1

COMO O CASAMENTO E OUTROS

RELACIONAMENTOS SE

MANIFESTAM NO HORÓSCOPO

Eu me casei com uma mulher! Eu me casei com uma mulher! A mulher fo i o tormento da minha vida E eu desejei ser solteiro novamente.

Eu me casei pela segunda vez! Eu me casei pela segunda vez! Eu me casei com uma pior que a outra E eu desejei a outra novamente.

E repetidamente Eu me casei!

Uma era pior que a outra E eu desejei a primeira novamente.

Anónimo

É provável que a regra mais importante da astrologia seja a de que nada pode acontecer sem ser revelado no horóscopo. Por esse mo­ tivo, antes de comparar os horóscopos de duas pessoas, é acon­

(13)

selhável ver o que eles indicam, não apenas sobre a própria atitude delas na área do relacionamento que será examinado, mas também sobre o curso presumível dos acontecimentos em que tal atitude provavelmente os envolverá.

A atitude básica em relação a amigos, parentes, empregados, patrões, inimigos (se houver algum!) e cônjuges é revelada pela condição das casas, planetas e signos apropriados no horóscopo.

Na maioria das vezes os astrólogos são procurados para comparar os horóscopos de casais que desejam saber, antes do casamento, se combinam um com o outro, ou para aconselhar pessoas que estão tendo problemas em seu casamento, que esperam resolver mais facilmente através de uma avaliação astrológica dos pontos fortes e fracos do relacionamento. Os que pretendem se casarpodem desejar certificar-se da compatibilidade entre eles, apesar da história regis­ trar poucos casos de pessoas consideradas astrologicamente incom­ patíveis que aceitaram esse veredicto e romperam o noivado. Nesses casos é possível que cada companheiro precise daexperiência da in­ felicidade conjugal para ganhar em sabedoria e desenvolvimento. No entanto, tais experiências não são garantia de uma sabedoria definitiva, como sugerem os versos um tanto cínicos no começo da primeira página! Foi até mesmo registrado que uma astróloga admitiu, durante uma entrevista na televisão, que lamentava muito não ter olhado para as indicações em seu próprio mapa antes de se envolver em uma união desastrosa.

Quando se estuda a compatibilidade de futuros cônjuges, primeiro é preciso descobrir se os horóscopos de ambos indicam casamento e se um deles é “propenso ao divórcio”. Também é aconselhável ter em mente os motivos que inspiram o desejo de casar.

Uma pesquisa recente de sociólogos soviéticos concluiu que quem se casa por amor provavelmente será menos feliz do que quem o faz por dinheiro ou companheirismo. O casamento é um sacramento da Igreja. Apesar de atualmente a influência da Igreja parecer insigni­ ficante nas vidas de muitos cidadãos, vale a pena notar que muitos casais ainda preferem um casamento no religioso, mesmo se não voltarão a entrar naquele prédio, exceto para batismos, funerais e casamentos de amigos. Portanto,háumaespéciedereconhecimento tácito da visão cristã dos objetivos do casamento que, de modo geral, reflete exigências duplas da matéria e do espírito. Do lado material

(14)

a Igreja identifica o casamento como uma união para a procriação (a espécie tem o direito de se perpetuar) e como um modo de satisfazer as necessidades físicas dos parceiros, dentro de moldes mais aceitáveis socialmente. Sob o ponto de vista espiritual, a Igreja defende o casamento como uma disciplina em que marido e mulher podem usufruir de apoio mútuo, acrescentando um ao outro desen­ volvimento espiritual, e como uma união simbólica da aliança per­ feita entre os princípios Masculino e Feminino do Universo.

Algumas pessoas se unem para ter segurança; outras para evitar a solidão, diminuir as responsabilidades com o imposto de renda ou conseguir visto de permanência num pafs estrangeiro. O casamento baseado apenas na atração sexual é o que tem menos chances de ser duradouro. Raramente tais motivos são admitidos abertamente. A maioria dos casais afirmaria estar se casando por amor, não apenas porque o amor é amplamente reconhecido como o motivo mais res­ peitável para o casamento, mas também porquenormalmente é difícil fazer uma análise objetiva do brilho romântico que cerca muitos destes relacionamentos.

A instituição do casamento é universal. Enquanto em épocas e partes diferentes do mundo a poliandria e a poligamia têm sido prati­ cadas, a monogamia é de longe mais comum nas uniões afetivas. Ao mesmo tempo que os costumes podem variar de acordo com a for­ mação religiosa e ética da comunidade envolvida e os papéis dos respectivos parceiros podem ter variado de acordo com as condições diferentes dã sociedade na época, sempre foi uma característica da instituição do casamento e das regras que governam o compor­ tamento pré-nupcial— mesmo quando estas não exigiam castidade antes do casamento— que os futuros cônjuges deveriam se subme­ ter à aprovação da comunidade e se sujeitar a estas regras.

Enquanto numa certa época pode ter sido seguro presumir que duas pessoas não se casariam até terem alcançado um certo grau de maturidade, bem como alguma segurança financeira, estas conside­ rações não são mais tão válidas. Nas regiões do Oriente onde os casamentos entre crianças eram rotineiros, provavelmente a prática tinha menos chances de gerar infelicidade conjugal do que muitos observadores do Leste poderiam supor, uma vez que a escolha dos companheiros era geralmente confiada aos astrólogos locais. No entanto, no Ocidente, normalmente nenhum estudo é feito e os ris­

(15)

cos provavelmente são maiores. Tem sido dito que a geração mais nova está amadurecendo mais cedo, mas os sinais dessa maturidade só foram Estudados em níveis muito superficiais. Em termos de verdadeira maturidade o progresso pode ter sido muito ilusório, meramente o resultado da imaturidade dos mais velhos que, impen­ sadamente, expõem os jovens ao impacto das idéias apresentadas pela mídia, filmes e televisão, onde considerações comerciais en­ corajam uma indesejável ênfase nos aspectos emocionantes do se­ xo e da violência. O resultado é que eles passam quase porumalava- gem cerebral, transformando-se em imitações precoces das carac­ terísticas menos desej áveis do mundo distorcido que lhes é apresen­ tado, aceitando falsos valores que exaltam a liberdade e indepen- dênciapessoais à custada autodisciplina. Tanto é assim queumaparte da geração mais nova considera desejável pôrdelado as convenções sociaisem relação ao sexo ecasamento,praticando o sexopré-marital e vivendo com o parceiro de sua escolha, sem terprimeiro celebrado nenhum contrato legal ou passado por qualquer tipo de cerimónia. Mesmo assim, apesar do clima atual de comportamento social — que resultou no termo “sociedade permissiva”— não se sabe se hoje os princípios morais são realmente menos rígidos que no passado.

As gerações mais velhas têm sido menos abertas sobre suas infi- delidades conjugais e “escapadas” antes do casamento. Numa at­ mosfera social em que qualquer escorregão deste tipo era reprovado, considerava-se prudente manter o máximo de segredo possível em tomo destas atividades. Essas regras eram rigorosamente obser­ vadas. Hoje em dia, elas raramente envolvem tanto segredo, de modo quehámaisaberturaemenoshipocrisiaarespeitodocomportamento sexual. Além disso, os métodos de controle da natalidade estão mais sofisticados. Se as gerações anteriores tivessem tido acesso a eles, sem dúvida teria havido muito mais promiscuidade. Tem sido observado que umamaiorliberdade sexual não resultou numa maior felicidade. É evidente que, quando se trata de resolver problemas decorrentes de relacionamentos sexuais, a geração atual não é mais madura que seus antepassados.

Porque um dos motivos principais da existência do casamento é a procriação, há uma tendência geral por parte dos casais de pertencerem à mesma faixa de idade, apesar de sem dúvida ocor­ rerem notáveis exceções em que o marido é muito mais velho que a

(16)

mulher. Quando o companheirismo e a ajuda mútua são o objetivo principal da união, às vezes pode éxistir uma considerável diferença de idade entre os parceiros. Normalmente, a mulher que se casa com um homem mais velho tem uma imagem forte do pai, que deseja ver personificada no companheiro, enquanto o homem que se casa com uma mulher mais velha, muitas vezes, tem uma imagem similar materna bem desenvolvida.

Poresse motivo é tolice, principalmente nos dias dehoje, presumir que uma pessoa é jovem ou velha demais para se casar. Ou que quando existe uma disparidade de idades entre os parceiros, ou uma diferença racial, provavelmente não haverá casamento.

Quando o astrólogo chega auma conclusão sobre o amorde outras pessoas e problemas matrimoniais, não deveria se preocupar com os aspectos externos do caso, exceto quando osparceiros estivessem criando dificuldades para si próprios, por não cumprirem a lei ou por desrespeitarem abertamente as convenções sociais.

Agora, podemos nos voltar para um exame dos fatores no horóscopo que indicam se uma pessoa tem chances de se casar, o tipo de parceiro que provavelmente escolherá e as experiências que poderá ter nesse relacionamento. Já que o impulso de se acasalar é um instinto natural, a menos que haja indicações fortes do contrário, o nativo provavelmente se casará. Quem não se casa geralmente valoriza muito sua independência (apesar de algumas pessoas se casarem e descobrirem um modo de manter um grau satisfatório de independência!). Ou tem um senso de obrigação muito desenvolvido e aceita cuidar de parentes idosos ou enfermos (apesar de tais obri­ gações não excluírem necessariamente o casamento). Em meus arquivos há pelo menos um caso desses, de uma mulher— com as luminárias em conjunção em Virgem em sua4scasa— que foi casada durante alguns anos e, depois de viúva, passou os anos seguintes de sua vida cuidando da mãe idosa. Há também quem não se casa devi­ do a circunstâncias fora de seu controle. Às vezes, os tipos indepen­ dentes são muito ambiciosos, por isso todo o seu tempo é dedicado ao desenvolvimento pessoal. Ainda assim, se a carreira pode ser favorecida pelo tipo certo de casamento, essas pessoas podem pôr de lado suas objeções em prol do progresso pessoal!

Beleza e atração pessoal podem proporcionar maiores opor­ tunidades de romances e casamentos, mas não obrigatoriamente,

(17)

f

porque são poucas as pessoas tão sem encantos que ninguém as considera atraentes. Em alguns casos, uma exuberante beleza física — principalmente quando não vem acompanhada de um grande senso de honestidade— pode ser uma qualidade de valor um tanto duvidoso, no que diz respeito à obtenção da felicidade. Geralmente, o magnetismo físico é mais acentuado quando os signos fixos são ocupados e há planetas nas 5a e 8- casas. Quando uma 5a ou 8a casa planetáriano horóscopo de alguém cai no Ascendente de outrapessoa do sexo oposto, é provável que a última fique totalmente consciente do poder de sedução da primeira.

Normalmente os aspectos entre VênuseUrano são umaindicação de atração física. A conexão entre esses aspectos e a possibilidade de divórcio enfatizam o fato de que os encantos físicos são um atri­ buto que pode criar problemas para os não-evoluídos. Apesar de Vênus forte e proeminente não necessariamente significar que o nativo é dotado de muitabeleza, isso geralmente indica a capacidade de inspirar afeição. Nos casos de atividades sexuais anormais, Urano, que rege as glândulas sexuais, é geralmente proeminente.

Charles Carter uma vez chamou a atenção para o fato de que o francês “Barba Azul” e Madame Steinheil tinham nascido com a diferença de quatro dias um do outro, e que ambos pareciam ter o poder de exercer um grande fascínio sobre o sexo oposto. Em am­ bos os casos, Vênuscstavaem Áries.em aspecto comtodosos corpos, exceto Plutão. A preponderância de signos do fogo indica a possi­ bilidade deste elemento pròporcionaro maior grau de atração física. Apesar de que um excesso de ênfase pode indicar muita vaidade.

Normalmente as pessoas referem-se a Vênus como sendo o plane­ ta do amor. Essa generalização pode ser muito enganadora, não apenas porque hoje em dia a palavra é usada em diferentes contex­ tos, mas porque essa generalização tende a desviar a atenção do princípio básico de Vênus, que é o poder de estabelecer a harmonia. O casamento é um exercício de manter esta harmonia. Se Vênus estiver aflita no nascimento, podemos ter dificuldade em criar uma atmosfera harmónica, devido à falta de disposição para fazer o esforço extranecessário, à tensão gerada por esse esforço ou porque as circunstâncias conspiram para frustrar as melhores tentativas de viver em harmonia com os outros. Por outro lado, se Marte também está em aspecto com Vênus, ou os dois corpos estão em estado de

(18)

receptividade mútua, a combinação dos princípios masculino e feminino tomará o nativo inclinado a procurar a companhia do sexo oposto, mesmo se o objetivo não for o casamento.

Ao mesmo tempo que Vênus mostra, por sua posição de signo e força aspectual, a capacidade do nativo de criar e manter a harmo­ nia, a atitude geral em relação ao casamento e companheirismo é revelada pela condição da 7a casa do horóscopo, principalmente quando há um planeta nesta casa. Obviamente é possível haver mais de um planeta nesta posição. Aspectos para o horizonte também podem ter um papel importante na definição de atitudes e do rumo provável dos acontecimentos em relação a parceiros.

Num horóscopo masculino, a Lua e Vênus são os indicadores do lado feminino da natureza do nativo e, por extensão, do tipo de mulher por quem ele provavelmente se sentirá atraído. Se um dos dois cor­ pos estiver muito aflito pelos planetas maléficos, as possibilidades de casamento são menores. Em geral, aspectos de Saturno tendem a retardar uma união, quando não a impedi-la. Aspectos de Urano resultam numa tendência para paixões repentinas (com possibili­ dade de desilusões igualmente súbitas), e normalmente num com­ portamento excêntrico em relacionamentos sexuais, o que pode oca­ sionar súbitas mudanças na dedicação emocional, levando ao rom­ pimento deumarelação existente. Os aspectos deNetuno introduzem a possibilidade de ânsia por uma experiência emocional ideal que pode permanecer ilusória, a menos que Saturno esteja unido har- monicamente com Netuno. O desejo de atingir um ideal é um ob­ jetivo natural e louvável, mas se o nativo não consegue entender que

isso só é possível para aqueles que lutam de verdade para serem merecedores dessa bênção, provavelmente o resultado geral será uma sensação de desilusão e completa frustração.

Num horóscopo feminino, Sol e Marte representam o lado mas­ culino da natureza da nativa e, por extensão, o tipo de homem por quem ela provavelmente se sentirá atraída. Quando um destes cor­ pos está muito aflito pelos planetas maléficos, as probabilidades de casamento são menores ou as experiências conjugais podem exigir o exercício da tolerância e coragem.

Mesmo quando, nos horóscopos de ambos os sexos, há uma grande aflição dos significadores apropriados, mas o Sol e a Lua estão unidos harmoniosamente por aspecto e Vênus e Marte igualmente

(19)

ligados, o casamento ainda pode ocorrer. Aspectos discordantes nos significadores da união não indicam que ela necessariamente irá fracassar, mas pode ser que os dois parceiros tenham de lutar muito para resolver quaisquer problemas que venham a surgir. Terão de fazer maiores sacrifícios, esforçar-se mais no sentido de uma adap­ tação pessoal, para tomar o relacionamento um sucesso.

Tradicionalmente, o primeiro aspecto exato com um planeta natal formado pela luminária apropriada, enquanto avançano zodíaco nos dias seguintes ao nascimento, significa o tipo de parceiro e, de certo modo, as circunstâncias do primeiro encontro e as características gerais do casamento. Senão se formar nenhum aspecto antes da Lua, num horóscopo masculino, ou o Sol, num horóscopo feminino, mudar de signo, isto indica muita dificuldade em realizar o casa­ mento. É útil ter em mente, quando se comparam os horóscopos de futuros cônjuges, que o planeta ao qual a luminária apropriada pri­ meiro se aplica (este planeta não precisa estar em aspecto com a luminária na hora do nascimento) geralmente está subindo ou posi­ cionado proeminentemente no horóscopo do parceiro, ou pode es­ tar ligado ao signo do Sol do companheiro ou signo ascendente. Um homem em cujo horóscopo a Lua primeiro se aplica a Mercúrio pode descobrir que sua parceira tem o Sol ou Ascendente em Gémeos ou Virgem. A aplicação das luminárias num planetaretrógradonão toma esta regra menos válida, apesar das circunstâncias poderem tomar o casamento mais difícil para o nativo. No entanto, homens nascidos com Vênus retrógrado e mulheres nascidas com Marte retrógrado são menos inclinados a procurar a companhia do sexo oposto.

A primeira aplicação das luminárias somente pode ser usada como um guia geral, porque exclui a possibilidade, num horóscopo mas­ culino, de um tipo astral de parceiro ser indicado, já que a Lua não pode se aplicara si mesma! No entanto, a primeira aplicação da Lua num planeta em Câncer pode de algum modo tender a conigir esta deficiência. Igualmente, num horóscopo feminino, um tipo solar de parceiro não pode ser indicado, a não serpeia primeira aplicação do Sol a um planeta em Leão.

O temperamento associativo manifesta-se mais nos signos regidos pela água, que têm sido chamados de fecundos. Os significadores apropriados nestes signos normalmente indicam que ocorrerá o casamento. Quando o signo de Libra está bem acentuado, geralmente

(20)

há um desejo de se relacionar, apesar das fortes aflições que envolvem o signo poderem impedi-lo.

Quando o Sol está em Áries, Touro, Leão e Capricórnio, nor­ malmente há um grande desejo de casar, que é apenas um pouco menor quando o Sol está em Libra ou Sagitário. Potencialmente, Libra é o signo dc Sol que instintivamente percebe a finalidade mais importante de uma união. O resultado é que quaisquer atribulações envolvendo o signo podem trazer um desapontamento maior que outros signos teriam com um divórcio.

Certos tipos de Gémeos e Sagitário são irrequietos, difíceis de assumir um compromisso. Podem não ter a constância ou desejo interior para tomar o casamento um sucesso e, por esse motivo, permanecem solteiros, enquanto alguns nativos de Câncer preferem a sensação de liberdade doméstica que advém de viver só. No en­ tanto, amaioriadosnativosde Câncertemumagrandesimpatiapela vida familiar e deseja construir a sua própria. Aflições nos coipos em Câncer ou seu regente, a Lua, podem perturbar a atmosfera doméstica. Se Saturno afligir aLua, os laços familiares podem inter­ ferir, adiando o casamento. Num horóscopo masculino, isto pode indicar uma união com uma mulher mais velha. Do mesmo modo, aspectos Sol-Satumo num horóscopo feminino podem adiar o casa­ mento ou significar um companheiro mais velho.

Tem sido observado que, num horóscopo masculino, aspectos entre o Sol e Urano tendem a indicar um individualista mal-humo- rado que prefere abrir sozinho o seu caminho através da vida. Por­ tanto, ele pode encarar o casamento como um obstáculo que o im­ pede de realizar seu destino. Quer ser livre para exibir e realçar sua individualidade. Por outro lado, quem tem o Sol em aspecto com Netuno é menos inclinado a demonstrar abertamente a sua individu­ alidade e mais preocupado em aumentar sua experiência, en- volvendo-semais intimamente com outras pessoas. Em alguns casos, essas pessoas pedem levar o envolvimento a extremos, tomando-se obcecadas pelos outros e até mesmo identificando-se com eles. Se um aspecto Sol-Netuno é muito acentuado, pode ser quehaja alguma tendência para a poligamia.

No caso de aspectos de Marte com Urano e Netuno a situação é oposta. Geralmente, a combinação de Marte e Urano indica um homem capaz dc projetara sua masculinidade de um modo dinâmico,

(21)

através de um desejo de demonstrar sua virilidade. Por causa disso ele, provavelmente, atrairá a atenção do sexo oposto e se casará para provar que é bem-sucedido em seu papel masculino. Quando Marte está em aspecto com Netuno, uma quantidade desproporcional de energia pode ser empregada tentando colocar ideais em prática e fazendo os sonhos se tomarem realidade. Normalmente, o desejo do nativo de fazer o que quer leva-o a ser excessivamente dramático e exagerar seus problemas, que surgem de incidentes que tipos mais estáveis poderiam enfrentar com calma. Essas tendências podem ge­ rar dificuldades no casamento, onde geralmente é papel da mulher fornecer os mais óbvios elementos emocionais. Em alguns casos, quando um homem com um aspecto Marte-Netuno muito acentuado decide se casar, a mulherpode se encontrar na posição de ter de com- petirpelo primeiro lugarnas preferências do marido com vários inte­ resses e passatempos em que ele se toma profundamente envolvido. Em geral, aspectos em Mercúrio são reveladores. Este planeta, que representa a inteligência e poderes mentais do nativo, tem as reações rápidas que seu nome sugere, tirando de si próprio uma contínua vivacidade e uma propensão a ser impressionável Precisa de con­ trole e orientação, sendo por isso chamado de “Criança Divina”.

Quando não há uma resposta suficientemente disciplinada à irra­ diação de Mercúrio, pode haver tendências à imaturidade e inquie­ tação que não condizem com as responsabilidades do casamento e a manutenção de um lar estável. Se Júpiter está em aspecto com Mercúrio, essas tendências podem-ser aumentadas. Se Saturno está em aspecto, elas provavelmente diminuirão. Quando se manifesta um aspecto Júpiter-Mercúrio, a pessoa pode ser levada por um contínuo desejo de expandir os seus horizontes intelectuais, esforçando-se o tempo todo por adquirir novos conhecimentos e aprender mais sobre o mundo em que vive. Esses tipos podem en­ carar o casamento como algo que pode dificultar muito esta eterna procura pelo saber. Por outro lado, um aspecto de Saturno para Mercúrio encoraja o desenvolvimento de um senso de responsabili­ dade e a aceitação da necessidade de estabelecer uma rotina para ter uma base sólida onde construir. A consequência é uma grande incli­ nação para um relacionamento estável.

Infelizmente, a vida nem sempre coincide com o que dizem os livros (ou não haveria arte no delineamento de um horóscopo). Pode

(22)

haver fatores ignorados que anulam as indicações do contrário sugeridas por uma ou duas configurações proeminentes. O Sol, por exemplo, pode estar configurado com Urano e Netuno, o que suge­ re um tipo muito especial de sensibilidade e pode ou não favorecer uma vida em comum. Marte pode estar em aspecto com Urano e Netuno, Mercúrio com Júpitere Satumo. Nesses casos, outras indi­ cações precisarão ser cuidadosamente estudadas.

Como-regra geral, os homens com a Lua e Vênus em aspecto tendem a se casar, assim como as mulheres com o Sol e Marte em aspecto. De fato, o aspecto Sol-Marte leva a uma inclinação para o casamento nos horóscopos dos dois sexos, já que Marte rege os de­ sejos físicos. Quando Marte está em aspecto com o Sol há uma necessidade de encontrar um escape para estas energias num rela­ cionamento sexual satisfatório.

Os regentes da Ia e 7a casas (e da 5a e 7a) em bom aspecto indicam uma probabilidade de casamento. O mesmo acontece quando as luminárias estão em bom aspecto umas com as outras, principalmente quando este aspecto assegura a capacidade de acabar com conflitos interiores, desta forma, aumentando o poder de projetar uma at­ mosfera de harmonia que atrairá outras pessoas.

O Sol em bom aspecto com Satumo é um bom prenúncio de fi­ delidade conjugal nos horóscopos de ambos os sexos, mas aspec­ tos desfavoráveis entre os dois coipos num horóscopo feminino podem indicar que o marido será muito egoísta, muito intolerante ou não terá boa saúde. Quando Marte aflige o Sol, uma desarmo­ nia interior no nativo pode ser refletida num marido que tem tendência a ser excessivamente impulsivo, irritadiço e agressivo. As aflições de Júpiter ao Sol da mulher podem trazer um parceiro ex­ cessivamente otimista, cujo desempenho profissional nunca está à altura de seus sonhos de grandeza, que pode jogar fora boas opor­ tunidades por negligência ou ser muito extravagante. Aflições em Urano sugerem um marido cuja necessidade de independência nem sempre lhe permite adaptar-se facilmente às exigências do casamento e que tende a ser um pouco irrequieto e imprevisível. Aflições em Netuno podem introduzir um elemento de impraticabilidade na constituição do companheiro. Ele pode recolher-se a um mundo só seu, em alguns casos recorrendo ao álcool como um meio de esquecer os seus problemas.

(23)

Aflições naLua num horóscopo masculino tendem atero mesmo resultado que aflições solares num horóscopo feminino, no que diz respeito ao temperamento da esposa.

Se a luminária apropriada é aflita por Saturno, Marte e Plutão ou dois destes, a união pode ser com um viúvo ou viúva.

Aspectos entre Saturno e Vênuspodem precisardeuma avaliação cuidadosa, porque um Saturno forte pode inibir o caráter afetuoso de Vênus e, às vezes, produzir um temperamento um tanto intole­ rante e egoísta. As emoções podem ser difíceis de serem despertadas ou muito intensas, de modo que o nativo é capaz de muita devoção, abnegação e lealdade. Às vezes a aflição caracteriza uma atitude muito obstinada em relação ao casamento, assim os interesses fi­ nanceiros podem prevalecer sobre todos os outros. Em geral, o contato favorece um relacionamento duradouro com muita lealdade e amor, se os planetas estão bem posicionados, mas pouca harmo­ nia e muitas vezes alguma frieza, se Vênus está mal posicionada ou em aspecto.

Aspectos de Urano para Vênus podem tender a quebrar a harmo­ nia e indicar uma suscetibilidade a paixões súbitas que, temporária e às vezes permanentemente, acabam com a harmonia doméstica. Se qualquer um dos corpos estiver na 7a cása (veja o horóscopo de ElizabethTaylomo Capítulo 10) apossibilidade dedivórcio é maior.

Às vezes a elevação de uma luminária mostra que parte tomará a iniciativa no namoro. O homem com o Sol elevado e a mulher com a Lua elevada desejarão tomar a iniciativa de procurar um parceiro, enquanto que se um homem tem a Lua elevada acima de seu Sol e a mulher tem o Sol elevado acima de sua Lua, eles estarão inclinados a deixar o sexo oposto tomar as primeiras iniciativas. É claro que a situação será modificada se o homem tiver o Sol elevado e a mulher a Lua elevada, quando os dois podem desejar tomar a iniciativa de fazer a sua escolha. Por outro lado, se.as posições são exatamente opostas, pode demorar um pouco a haver uma declaração amorosa.

PLANETAS NA 7a CASA

Uma das indicações mais claras do tipo de companheiro que o nativo provavelmente atrairá é dada pelos planetas na 7a casa, que

(24)

representa a negação do eu. Os planetas nesta casa indicam quali­ dades que ou não são muito fortes em nós ou gostaríamos de fingir que não temos. Numa tentativa de compensar isto provavelmente procuraremos quem possa nos encorajar ou nos desafiar a desen­ volver mais estas qualidades. Por esse motivo, estaremos propen­ sos a escolher um cônjuge que pareça incorporar as características de um planeta na 7a casa (claro que poderá haver mais de um planeta nela) ou do signo na cúspide se a casa estiver desocupada, como um meio de fortalecer o que pode nos parecer uma deficiência em nossa própria constituição. Um planeta ascendente indica uma qualidade que gostaríamos de demonstrar ao mundo que possuímos. Um plane­ ta descendente representa uma qualidade oue pedimos ao mundo para nos dar. Eis porque a78casa, além de regeros cônjuges, também representa inimigos declarados, que não terão nenhum escrúpulo em tirar vantagem de nossas fraquezas.

Quando o Sol está na 7- casa, o casamento e o companheirismo

provavelmente terão um papel de suma importância na vida. Se o Sol está bem aspectado, principalmente pela Lua ou Júpiter, o re­ sultado pode ser um casamento sólido e duradouro, com muita fe­ licidade doméstica.

Estes nativos tendem a procurar um parceiro que possa encorajá- los a serem eles mesmos e, porexemplo, incentivá-los a desenvolver seu poder de influência. Serão desafiados a demonstrar uma maior segurança e a exercera autoridade mais efetiva e magnanimamente.

Quando o Sol está na 7a casa pode haver uma propensão a procu­ rara “figura do pai". Comoos nativos podem estar inclinados adeixar a iniciativa para seus companheiros, é mais provável reagirem que agirem primeiro, deixando-os assumir um papel dominante. Se o Sol estivermuito aflito, o parceiro pode tender ao egoísmo e despotismo. Quando o Sol está bem apoiado, o parceiro provavelmente será orgulhoso, decidido, autoconfiante, ambicioso, honesto, franco e generoso, com uma personalidade bem desenvolvida.

De certo modo, o orgulho do nativo influi na escolha do cônjuge. Pode haver um-desejo de ganhar prestígio social, e de se casar com alguém que possa ser admirado e respeitado. Se o Sol estiver mui­ to aflito, um elemento de ciúme ou competição poderá prejudicar a união. A falta de um companheiro visivelmente próspero pode

(25)

retardar o matrimónio ou a bem-sucedida concretização do casa­ mento pode não ocorrer antes da meia-idade.

Para obter o máximo de qualquer empreendimento cooperativo, estes nativos devem aprender a abrir mão de seu orgulho egoísta e ter muita força de vontade.

As observações acima têm uma importância secundária quando Leão está na 7a cúspide.

Quando a Lua está na 7- casa é possível que haja alguma inde­

cisão na escolha do parceiro, principalmente quando os sentimen­ tos do nativo tendem, de algum modo, a ser facilmente influenciados pelas pessoas com quem se relaciona.

Estes nativos são inclinados a procurar companheiros que pos­ sam ressaltar o seu lado bom e tirar proveito de suas emoções. Ge­ ralmente, com os homens há uma inclinação a procurar uma “figura materna” e a despertar nos outros um desejo de matemalizá-lo e pro- tegê-lo. Por esse motivo, provavelmente atrairá uma parceira gentil e dócil, apesarde— se aLua não estivernum signo fixo— ela poder de vez em quando desejar fazer mudanças ou viajar. Se a Lua es­ tiver muito aflita, é possível que estas tendências se revelem muito perturbadoras. Os dois parceiros podem precisar prevenir-se contra o mau humor ou comportamento instável. Se aLua estiver aflita por Marte ou Urano, talvez venham a surgirsituações emocionais difíceis que exigirão muito tato.

O casamento pode ser realizado com o objetivo de construir um lar e e a família e o meio social do futuro cônjuge podem terum peso exagerado na escolha. A lua afligida pode gerar uma superexigên- cia e protelar a decisão. Apesar disso, o casamento tende a ser ante­ cipado, a menos que a Lua esteja em aspecto com Satumo. Aspec­ tos em Urano podem trazer súbitos progressos. Neste caso, a união ocorre quando os amigos do nativo menos esperam, ou é inesperada­ mente rompida quando não havia sinais aparentes de problemas. Com umaLua ativa na 7a casa é provável que haja mais de um casamento.

Geralmente há uma necessidade imperiosa de um parceiro. Para obter o máximo de qualquer empreendimento cooperativo estes nativos precisam aprender a controlar qualquer tendência a estarem continuamente à mercê de seu humor, o que pode resultar de uma excessiva vulnerabilidade. Deveriam tentar controlar a tendência a

(26)

depender demais dos outros para seu estímulo emocional e reprimir um desejo constante de mudanças na natureza do relacionamento.

As observações acima têm uma importância secundária quando Câncer está na 7a cúspide.

Quando Mercúrio está na 7- casa é possível que haja muita re­

flexão em tomo do casamento, que talvez represente, antes de mais nada, um meio de obter satisfação mental. Por isso estes nativos podem procurar parceiros que os ajudem a atuarmais efetivamente no nível intelectual e a despertar sua capacidade de adaptar-se e comunicar-se com os outros. Provavelmente procurarão alguém rico em idéias que os ajude a formular mais objetivamente seus próprios pensamentos e a expressá-los com uma maior liberdade, de modo que sejam capazes de tomar-se cada vez mais conscientes de seu potencial intelectual. O companheiro pode ser alegre, inteligente e comunicativo, apesar de, sob aflição, o nativo tender a atrair um tipo irrequieto e muito tenso, talvez sincero e muito crítico. Se as aflições forem intensas, pode haver um alto grau de nervosismo e até mesmo desequilíbrio mental. O parceiro pode estar ligado à educação, ou ser escritor, caixeiro-viajante, vendedor, intérprete, secretário ou datilógrafo.

Para obter o máximo de qualquer empreendimento cooperativo, estes nativos deveriam aprender a controlar seu desejo de argumen­ tar e criticar, e se empenhar em procurar uma base muito sólida para uma compreensão mútua.

As observações acima têm uma importância secundária quando Gémeos ou Virgem estão na 7a cúspide.

Quando Vênus está na 7- casa normalmente há um grande reco­

nhecimento do valor dos relacionamentos, mas pode haveruma ânsia excessiva de amor que coloca o casamento numa base um tanto frá­ gil. Portanto, uma posição aparentemente ideal de Vênus nem sem­ pre traz felicidade no casamento, principalmente quando Vênus está muito aflta. O desejo de uma união harmoniosa pode ser tão forte que quaisquer imperfeições no relacionamento parecem maiores do que realmente são. Estes nativos tendem a procurar companheiros que possam organizar suas vidas harmoniosamente e introduzir um ' elemento de beleza no ambiente. O último requisito pode ser repre­

(27)

sentado, pelo menos em parte, pelas características físicas atraentes do parceiro. O bem-estar destes nativos depende muito da cooperação agradável do parceiro. Isso é mais fácil de conquistar se a aproxi­ mação amorosa foi suficientemente efusiva para produzir uma res­ posta tema, caso em que o companheiro provavelmente adotaráuma atitude indulgente em relação a quaisquer falhas no comportamento do nativo.

Quando Vênus está bem aspectada, a vida pode ser enriquecida pelo casamento, e haverá uma tendência a atrairum parceiro inteli­ gente e rico que trará ao nativo benefícios materiais e sociais. Se Vênus estiver debilitada, os padrões morais do parceiro talvez sejam questionáveis, ou a união de certo modo irregular. Aflições de Satumo podem retardar o casamento ou indicaruma união de pouco interesse sexual.

Devido àexcessivadependênciado parceiro para a criação deuma atmosfera harmónica, as duas partes tendem a deixar para o outro a primeira tentativa de fazer as pazes, depois de uma discussão. Se os dois tiverem Vênus na 7a casa podehaverproblemas, principalmente quando Vênus está num signo fixo e há um elemento envolvido de maior orgulho. Para obter os melhores resultados do casamento e companheirismo, o nativo deveria controlar ao máximo quaisquer tendências ao comodismo e evitar enfatizar demais o lado sensual da vida.

Estas observações possuem papel secundário quando Touro ou Libra está na 7a cúspide.

Com Marte na 7- casa naturalmente as energias são mais mobi­

lizadas na tentativa de adaptar-se aos outros, e espera-se muito estimulo dos contatos sociais. Osnativos tendem aprocurarparceiros quepossamlevá-los aumamaiorparticipaçãonomundo que os cerca, e que os desafiem amostrarmais iniciativa e aumentar o seu espírito de luta. Em outras palavras, um companheiro batalhador! É difícil para estes nativos excluir o desafio das atividades que envolvem os outros. Talvez haja uma inclinação a provocar a agressividade de outra pessoa para que ela possa ver como eles “aguentam bem” a briga. Consequentemente, ocasamento pode não sermuitotranqíiilo. Na verdade eles podem acharum relacionamento tranquilo sem graça e monótono. Por esse motivo, podem não se importar de perder

(28)

discussões para um parceiro que discuta com eles. Tradicionalmente, espera-se que um homem represente o papel dominante no casa­ mento, mas isto talvez seja mais próprio de um horóscopo femini­ no, onde a tendência é atrair um homem enérgico e empreendedor. Os homens nesta posição são propensos a atrair mulheres que gostam de desafiar as regras e tomar a iniciativa, administrando as finanças da família e, naturalmente, tomando as decisões mais importantes. Provavelmente, a parceira será muito ardente, positiva, ativa, com­ petente e corajosa, com vontade própria.

Há um desejo por alguém que possa representar o papel de herói ou cruzado. Às vezes, esta posição indica casamento com um membro das Forças Armadas, da polícia, ou com um atleta ou aven­ tureiro. Marte bem posicionado na 7a casa contribui para uma união onde as paixões são intensas e o amor o mais devotado possível. A tendência é casar cedo, quase sempre resultado de amor à primeira vista, apesar de, sob aflição, o nativo poder “ter pressa em casar-se e arrepender-se depois”.

Aflições em Marte na 7a casa são um pouco perigosas e podem contribuirpararetardar ou impediro casamento. Podem indicar com­ petição e discórdia, como resultado da impetuosidade, intempe­ rança, extravagância, petulância e intolerância do cônjuge (prin­ cipalmente quando aflito por Júpiter) ou atitude muito exigente (principalmente quando aflito por Saturno). Quando os maléficos afligem Marte, as uniões podem ter curta duração. Às vezes há o risco de um dos parceiros sofrer um acidente ou ter morte prematura.

Para obter o máximo do casamento, o nativo deveria tentar coo­ perar e ser o mais condescendente possível, sendo gentil e diplomá­ tico, ao invés de deixar prevalecerem seus impulsos agressivos.

Estas observações têm uma importância secundária quando Aries ou Escoipião está na 7a cúspide.

Quando jâpiter está na 7- casa há chances de um casamento

produtivo, próspero e bem-sucedido (principalmente sob boas di- reções), apesar desta posição não garantir automaticamente a fe­ licidade conjugal. Estes nativos tendem a procurar um companheiro que os estimule a ter uma atitude mais aberta em relação à vida, a fortalecer sua fé, aumentar seus conhecimentos filosóficos e com­ preender e multiplicar suas habilidades em todos os níveis. Eles

(29)

sentem que precisam da cooperação de um parceiro para ajudá-los a desenvolver mais os seus princípios morais e consciência social. Quando os dois têm Júpiter bem posicionado, o casamento pode lucrar muito com o desejo deles de estabelecer a maior harmonia possível, e um pode dar muita satisfação ao outro.

O parceiro, que geralmente é religioso, pode ser mais rico que o nativo e, quando Júpiter está bem posicionado e bem aspectado, possuir excelentes qualidades. Júpiter aflito e debilitado pode indi­ car um parceiro um tanto teimoso, indolente, comodista, extrava­ gante e voluntarioso, às vezes infiel e libertino. Um companheiro que não merece confiança pode ser uma fonte de despesas. Todos sabemos de mulheres nesta posição que tiveram de se tomar o arri­ mo da família, porque o marido perdeu o emprego por ser alcoólatra. Quando Júpiter está aflito, esta posição pode indicaruma demora no casamento (principalmente se há um aspecto de Saturno) ou brigas, disputas e batalhas legais. Apesar destas experiências, o nativo quase sempre estápronto para tentar de novo quando o vínculo matrimonial é rompido por morte ou divórcio. Aspectos desfa­ voráveis das luminárias em Júpitema7acasapodem impedir a união, mas num horóscopo feminino um bom aspecto do Sol para Júpiter pode indicar casamento com um viúvo rico.

Esta posição indica que o nativo é capaz de despertar impulsos generosos e bondosos nos outros. Mas para obter o máximo do casa­ mento terá de controlar qualquer tendência extravagante e evitar que o orgulho prejudique o rumo tranqíiilo do relacionamento.

Estas observações têm importância secundária quando Sagitário ou Peixes está na 7a cúspide.

Quando Saturno está na 7a casa pode haver uma atitude muito

calma e às vezes calculista em relação a todos os tipos de rela­ cionamento a dois. Estes nativos tendem a procurar um parceiro que desperte o seu senso de responsabilidade e lhes dê uma maior ob- jetividade e desejo de vencer. A mulher pode ter um desejo incons­

ciente de se casar com uma “figura paterna”, e o parceiro talvez sinta um impulso de organizar a vida dela numa base mais efetiva. Outras pessoas acham que possuem o dever de influenciar constantemente a vida do nativo e fornecer o elemento de disciplina que parece estar faltando. Poressemotivo, há uma tendência a atrairum companheiro

(30)

mais maduro e uma possível relutância em assumir as responsabili- dades do casamento. Às vezes surge um medo de ser explorado pelo outro, o que pode contribuir para retardar o casamento.

Onde quer que Saturno esteja posicionado, tomamo-nos mais conscientes de nossas obrigações. Quando os aspectos são favoráveis e Saturno não está debilitado, geralmente esta posição indica que a pessoa é fiel e cumpre seus deveres conjugais. Esta é uma posição que valoriza muito as obrigações para com o parceiro. Por isso, se nós as negligenciamos, inevitavelmente recebemos o troco.

Sob aflição há uma tendência a suportar um casamento infeliz, ao invés de perder o prestígio, com sua dissolução. “É melhor o diabo que você conhece do que o que você não conhece!”

Saturno é exaltado na 7a casa e exige que nós “façamos com os outros o que gostaríamos que fizessem conosco”. Nós nos colocamos na balança e, se deixamos de fazer o parceiro feliz, nossa própria felicidade será afetada na mesma proporção.

Pode haver uma tendência a atrair um companheiro com quem temos um débito de carma de sermos úteis. A menos que haja outras indicações em contrário, um verdadeiro entusiasmo pelo casamento raramente está presente e a disciplina de uma vida conjugal em alguns casos parece uma indesejável restrição. Esta posição é compatível com a possibilidade do nativo ter feito um voto de castidade numa vida anterior.

Com Saturno bem posicionado e aspectado na 7a casa, provavel­ mente o parceiro será muito íntegro, fiel, constante, confíável, tra­ balhador, perseverante e económico, talvez não muito efusivo, preferindo ação apalavras.eum realesteioparaocasamento. Quando Saturno está mal posicionado e aspectado, o companheiro pode agir de modo a se tomar um fardo, ser pouco comunicativo, feio, frio, excessivamente critico e inclinado a deixar o nativo assumir a di- reção do relacionamento. Em alguns casos o cônjuge pode ser muito amado, mas não ter boa saúde e morrer antes do nativo. Às vezes esta situação pode surgir porque o nativo negligenciou ou de­ cepcionou o parceiro numa vida pregressa. É possível o casamento com um viúvo ou viúva.

Para obter o máximo da união, é preciso fazer um grande esforço para compreender o m áximo possível o parceiro e abrirmão de todo o egoísmo.

(31)

Estas observações têm importância secundária quando Ca­ pricórnio ou Aquário está na 7a cúspide.

Quando Urano está na 7a casa, possivelmente haverá alguns

elementos incomuns no casamento. Urano tem sido corretamente identificado como um dos principais indicadores de divórcio, mas isto não significa que Urano na 7a casa irá inevitavelmente resultar numa dissolução do casamento, do mesmo modo que Vênus na 7a casa não garante um relacionamento feliz e duradouro. No entanto, isto sugere que os dois parceiros podem precisar de maior “espaço” que a maioria das pessoas, para não sentirem que sua liberdade está sendo excessivamente tolhida pela necessidade de se adaptarem às regras que normalmente regem o casamento. O relacionamento precisa ter condições de crescer. Os parceiros devem estar prepara­ dos para enfrentar com calma quaisquerfatos novos e surpreenden­ tes que venham a ocorrer. A maior ameaça pode surgir quando a capacidade de desenvolvimento pessoal de um dos parceiros aumenta numa velocidade maior que a do outro, de modo que o cônjuge pode não ser mais reconhecido como a pessoa com quem ele ou ela se casou.

Provavelmente quem tem Urano na 7a casa procurará um com­ panheiro que possa acrescentar dinamismo à sua vida, desafiando o nativo a tomar-se menos convencional, mais original e desejoso de tentar relacionar-se melhor com o mundo. O casamento pode ser encarado como uma oportunidade de expandir as fronteiras da experiência, com a ajuda de um parceiro que fará uma contribuição única e criativa para o todo. Provavelmente esses nativos escolherão um cônjuge um pouco individualista, sem convencionalismos e com ummodooriginal de lidar comosproblemas da vida. Oparceiro pode possuir um considerável magnetismo pessoal e ocasionalmente um certo grau de genialidade, mas se Urano estivermuito aflito épossível que haja excentricidades e até mesmo fanatismo.

É possível que a imagem de uma união seja muito idealista ou utópica, ehajaumatendênciaparauniõesplatÔnicas.Poroutro lado, pode haver uma disposição para procurar estímulo no casamento e, se houver outras indicações, um visível interesse por aventuras românticas, resultando em paixões passageiras que podem provo- car desentendimentos com o parceiro. Às vezes as circunstâncias da

(32)

união exigem que um dos parceiros fique fora de casa durante lon­ gos períodos, ou marido e mulher podem viver em casas separadas apesar de o casamento ser feliz. Foram registrados casos com esta posição de Urano em que um ou ambos ainda estudavam quando se casaram, voltando às suas respectivas universidades para se reunir apenas nos fins de semana. Outros casos ocorreram em que eles se casaram apenas por companheirismo, descobrindo mais tarde que estavam verdadeiramente apaixonados.

Existe a possibilidade de o parceiro ser de uma religião ou raça diferente, e a tensão pode surgir como resultado de pressões exter­ nas devido a preconceito e intolerância por parte das comunidades envolvidas.

Quando Urario está aflito, é difícil manter o vínculo matrimonial. Às vezes o nativo não é suficientemente tolerante ou perspicaz para permitir que seu parceiro tenha liberdade suficiente, ou não leva em conta as tensões a que um cônjuge muito nervoso está sujeito. Em alguns casos parece que o nativo se deu ao trabalho de escolher um parceiro que será infiel!

Urano na^casatestaacapacidadedonativodetranscenderavisão comum e ortodoxa do casamento. Por isso tende a indicar a disso­ lução de um casamento sem amor e a aumentar as tensões provoca­ das pela incompatibilidade de génios.

Para obter o máximo de um relacionamento, é preciso aceitar totalmente as idéias avançadas ou pouco ortodoxas do parceiro, pa­ ra entender a importância de não tolher-lhe a liberdade, princi­ palmente visando manter as “aparências”, e compreender o verda­ deiro significado do casamento e a real natureza do amor.

Estas observações têm importância secundária quando Aquário está na 7a cúspide.

Quando Netuno está na 7- casa o casamento depende muito dos

verdadeiros motivos pelos quais o nativo deseja unir-se a outra pes­ soa. Há uma tendência a idealizar uma união e procurar uma “alma gêmea”. Infelizmente, o sonho dourado não existe na realidade, por­ que o nativo não chegou ao estágio de ser digno de merecer esse par- ceiro e de tomá-lo realidade, apesar de um bom aspecto de Satumo às vezes indicar essa possibilidade. Pode haver um desejo por alguém

(33)

inacessível, devido à diferença de status, condição financeira ou racial.

Provavelmente estes nativos procurarão um companheiro que possa proporcionar-lhes uma fonte de inspiração e despertar-lhes a capacidade de ser piedoso e amar. Pode haver uma inclinação a ver o futuro cônjuge através de lentes cor-de-rosa, ou a tecer fantasias sobre novas ligações ou esperança de encontros. Conseqíientemente, existe a possibilidade do parceiro não sero tipo depessoaimaginada pelo nativo. Foram registrados casos de casamentos com bígamos, pessoas com tendências homossexuais, alcoólatras e viciados em drogas. Na maioria destes casos, o nativo não tinha nenhuma sus­ peita das fraquezas do cônjuge.

Há uma certa tendência a realizar uniões baseadas na admiração ou piedade. SeNetuno estiver aflito ou enfraquecido por signo, essa admiração pode ser resultado do fascínio do nativo por belos “ex­ teriores”. Um exagerado senso de piedade pode ser explorado por um futuro companheiro, de modo que o nativo se casa porsentimen- talismo ou pena de quem não merece. Às vezes o parceiro é inválido.

Quanto Netuno está bem posicionado e aspectado, o parceiro pode ter respostas emocionais sensíveis que precisam ser tratadas com brandura, ser muito altruísta, ter algum talento para expressar-se artisticamente e um interese pelo lado menos material da vida, ou estar ligado a atividades em que o glamour e a ilusão são um fator vital, comoporexemplo aindústriade divertimentos. Oparceiro pode ter Peixes muito presente. Quando Netuno está mal posicionado e aflito, há uma tendência ao envolvimento com pessoas que não merecem confiança, são inconstantes, um tanto preguiçosas e sen­ tem muita pena de si mesmas. Ou são de algum modo desprivile- giadas, neuróticas, ou inválidas, sofrendo de doença crónica.

Às vezes o companheiro pode não ser o que parece ou finge ser, apesar disso dever-se em parte ao desejo inconsciente do nativo de iludir-se. Esta posição é compatível com uma união platónica. As experiências adquiridas no casamento podem terafinalidadedefazer com que o nativo tenha uma visão mais piedosa dos defeitos dos outros. Com Netuno aflito na 7a casa, algumas pessoas suspeitam instintivamente que a união trará desilusões e infelicidade, por isso continuam solteiras. Se elas se casassem, auniãopoderianão sercon- sumada ou não corresponder ao esperado.

(34)

Para obter o máximo do casamento, o nativo deve aprender a renunciar a sonhos de um ideal inatingível, a controlar qualquer tendência a se entusiasmar por um romantismo superficial e ser o máximo possível lúcido e prático ao avaliar as virtudes e encantos de futuros cônjuges.

Estas observações também têm uma importância secundária quando Peixes está na 7a cúspide.

Quando Plutão está na 7- casa, um elemento de inevitabilidade

pode introduzir-se nos casamentos destes nativos. Eles tendem apro- curarum companheiro que os desafiará a descobrir novos potenciais dentro de si mesmos, lhes dará o poder de superar desempenhos an­ teriores e de mudar certos aspectos de suas vidas. As qualidades intrínsecas do parceiro e seu modo de agir podem provocar a rejeição dos aspectos mais superficiais dapersonalidade para descobrir o que há de real por baixo. Há uma tendência a admirar a força de vontade dos outros. O resultado é que os nativos podem atrair os que tendem a dominá-los talvez achando que, se tiverem de enfrentar uma per­ sonalidade um pouco dominadora, poderão descobrir mais a fundo seu próprio potencial. Quando estes nativos acham que não con­ seguem ser suficientemente habilidosos com esse tipo de parceiro, podem ressentir-se da situação e colocar toda a culpa no outro.

Plutão é um planeta que encoraja uma entrega total. Por isso provavelmente o parceiro reagirá mal se o nativo não corresponder a esta expectativa. Psicologicamente, os nativos com Plutão na 7a casa têm umanecessidade vital de colaborar com os outros e pressen­ tem que de algum modo o casamento contribuirá para o seu cresci­ mento pessoal, e lhes possibilitará desenvolver uma força interior. A conseqiiência é que, provavelmente, atrairão quem for capaz de ter um impacto dinâmico sobre suas vidas, eventualmente levando- os a algum tipo de metamorfose.

Plutão aflito na 7a casa pode indicar problemas sérios. Mui­ to dependerá da natureza dos planetas em aspecto com Plutão, por­ que as qualidades reveladas por estes planetas podem ser aumen­ tadas. Por esse motivo, pode ser difícil suportar os defeitos de qualquer uma das partes, a menos que os dois parceiros estejam preparados para fazerum grande esforço e trabalhar a si próprios pa­ ra remediá-los.

(35)

Quando Plutão está bemposicionado e aspectado, o parceiro pode sermuito auto-suficiente, objetivo e ter as qualidades reveladas pelo signo em que Plutão se encontra bem desenvolvidas e acentuadas. Se Plutão está mal posicionado e aspectado, a atitude iconoclasta do cônjuge e cínico desinteresse por qualquer coisa que não seja o seu próprio bem-estar ou interesses pessoais podem envolver o nativo em situações demuita insegurança, que exigem que ele assuma todas as responsabilidades do parceiro ou tenha de reunir os “próprios pedaços" depois de o parceiro ir embora. Plutão na 7a casa desafia o nativo a construir uma base perfeitamente firme e sólida para uma união. Às vezes, antes disso poder ser conquistado, assuntos pen­ dentes de um casamento numa vida pregressa precisam ser satisfa­ toriamente resolvidos. Para obter o máximo de um relacionamento, estes nativos precisam aprender a conhecer a sua própria natureza absoluta e interior, observando a si mesmos com bastante ob- jetividade e imparcialidade para avaliar conetamente todos os seus motivos, principalmente quando acham que o companheiro os conduz aligações amorosas que não lhes convém. Eles devem estar preparados para “esforçar-se” e utilizar ao máximo todos os seus recursos, dedicando-se ao aperfeiçoamento pessoal, principalmente no que diz respeito à sua capacidade de se relacionar com os outros.

Estas observações têm uma importância secundária quando Escoipião está na 7a cúspide.

MÚLTIPLOS CASAMENTOS

Múltiplos casamentos podem ocorrer quando a Lua ou Vênus, num horóscopo masculino, está em Gémeos, Sagitário e Peixes, principalmente quando em aspecto com outros coipos em signos mutáveis, e Urano em aspecto com Vênus. Tommy Manville, cujos numerosos casamentos o tomaram alvo de considerável publicidade, nasceu com Vênus em Peixes em quadratura com a Lua, Júpiter, Netuno e Plutão em Gémeos. Henrique VIII tinha Vênus em Gémeos, com o Nodo Norte da Lua no meio exato de Marte e Satumo, indi­ cando a morte violenta de duas de suas esposas e a morte natural, porém prematura, de outra.

Num horóscopo feminino, pode ocorrer mais de um casamento se o Sol ou Marte está em Gémeos, Sagitário ou Peixes, princi­

Referências

Documentos relacionados

Para tanto, vai analisar a produção coreográfica do grupo de 1976 a 1983 e entrevistar alguns participantes, tendo como pano de fundo não só a relação deste grupo com

Para que a Empresa funcione adequadamente ela precisa ser dirigida. Em outros termos, ela precisa ser governada e orientada para os objetivos pretendidos. A

Amostra Ti-13Nb-13Zr: moagem de alta energia em álcool isopropílico por 4 horas: As micrografias exibidas na Figura 19 são referentes às amostras de pós moídos em

Entidade Promotora Parceria Melhorar a integração sócio- escolar Crianças do Pré-escolar público e 1º CEB - Desenvolver a motivação escolar; - Diminuir o absentismo

Incidirei, em particular, sobre a noção de cuidado, estruturando o texto em duas partes: a primeira será uma breve explicitação da noção de cuidado em Martin Heidegger (o cuidado

Com relação à germinação das sementes armazenadas em câmara fria, aos três meses de armazenamento (Tabela 10), observou-se em sementes tratadas ou não com fungicidas e

(D) Quando não se tem saúde tem-se doença, essa é a primeira idéia das pessoas quando se fala em saúde;.. (E) Ao se falar em saúde, a primeira idéia das pessoas é que se

O presente Edital tem por objetivo selecionar estudantes para as vagas de monitoria, remuneradas sob forma de bolsas, disponíveis para os cursos do IFC Campus BrusqueI. DOS