• Nenhum resultado encontrado

todo importante e único, os frutos da sabedoria que possivelmente adquirimos através das diferentes experiências e talentos que con­

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 182-200)

seguimos desenvolver, a fim de que toda a nossa vida tenha um sig­

nificado, não apenas em termos de nosso desenvolvimento pessoal,

mas em relação ao nosso lugar na comunidade e à nossa própria

aceitação de nosso papel no Plano Divino. Uma incapacidade de ajustar-se satisfatoriamente ao mundo no nível social e moral pode resultar de não termos tido o devido respeito pelas regras e necessi­ dades da comunidade àqualpertencemos. Umaincapacidade de ajus­ tar-se no nível mental, emocional ou físico pode causar perturbações da psique ou doenças físicas. As experiências relacionadas com este setor do horóscopo geralmente são planejadas para aumentar anossa compaixão por nossos semelhantes.

Por uma questão de conveniência, as linhas que se seguem são expressas em termos das luminárias ou planeta do homem que caem nas várias casas do horóscopo de sua par­ ceira, exceto quando são apresentadas de outra maneira. Em geral, os efeitos serão parecidos, se estiver sendo feita uma comparação entre duas pessoas do mesmo sexo, ou quando a posição é invertida com os planetas da mulher caindo na casa do parceiro.

Estas linhas não levam em conta o fato de que o planeta de uma pessoa que cai numa casa do horóscopo do parceiro pode ao mesmo tempo formar uma conjunção com um planeta nessa casa, ou aspec- tar intimamente um planeta em outra casa. Procurando acombinação planetária apropriada no capítulo anterior, poderíamos teruma idéia clara de como a interpretação seria modificada. Muitas coisas também dependerão da condição natal do planeta que está sendo reposicionado no horóscopo do companheiro. Às vezes, mais de um planeta cai na mesma casa do horóscopo do parceiro, caso em que gerão necessárias outras modificações. Incluirtodas as combinações possíveis exigiria um enorme volume. Em todo caso, o aper­ feiçoamento de um critério individual só pode ocorreratravés de uma rejeição gradual das interpretações corriqueiras. Portanto, os con­ temporâneos quase sempre terão uma conjunção entre os principais planetas que se movem mais devagar, dando umamaior importância às suas posições originais em cada horóscopo. Vários planetas pertencentes a um dos parceiros caindo numa única casa do horóscopo do outro aumentarão o envolvimento dele com os assun- tos indicados por essa casa.

O SOL NAS CASAS

Quando o Sol de uma pessoa cai numa certa casa do horóscopo de outra, tem o efeito de incentivar essa outra pessoa aparticipar com todo o entusiasmo dos assuntos relacionados à casa em questão. A pessoa cujo Sol está envolvido é capaz de exercer uma influência estabilizadora e estimulante nesta área da vida da outra.

Sol na 1-Casa

Quando o Sol de um homem cai no Ascendente damulherou, num grau ligeiramente menor, na Ia casa dela, ou quando ele lança um aspecto importante sobre o grau ascendente dela, há uma semelhança entre o ego absoluto do homem, a sua natureza interior, e o modo pelo qual a parceira procura projetar-se externamente. Por isso, a orientação psicológica da mulher o incentivará a ser mais efetivã­ mente ele mesmo. Ela apreciará o seu valor como indivíduo e terá um grande respeito porele, ao ponto de ver suas próprias característi­ cas físicas e métodos de aproximação externos revelados de modo maduro pelo parceiro, como se fizessem parte da própria essência dele. Esta situação cria a possibilidade de grande atração mútua, com a mulher demonstrando admiração pelo homem, que fica grato por isso. Ela pode reconhecer a capacidade de liderança do parceiro, permitindo-lhe cumprir a sua função inata e deste modo fazendo-o ficarem paz consigo mesmo. Se o Sol não estiverem conjunção com o grau ascendente, mas aspectado beneficamente com outro setor do horóscopo da parceira, pode existir um vínculo muito forte. Nos casos em que o Sol está em aspecto adverso, a sua autoridade pode não ser aceita passivamente, e talvez haja uma luta pela suprema­ cia. Possivelmente haverá fortes elementos de contraste, psicológi­ cos e físicos. Se o Sol estiver aflito pode tentar dominar a parceira ou impressioná-la com afetações de refinamento, ou tentar habil­ mente desconcertá-la. O quincôncio pode ser uma indicação de antipatia.

A simpatia e afeição do Sol podem incentivar e fazer ressaltar o que há de melhor na companheira, acrescentando confiança e pro­ porcionando-lhe uma fonte de apoio pessoal, com um exemplo que ela gostaria de imitar. É possível que o Sol espere o devido reconhe­ cimento de seu papel de patrono e mentor, proporcionando apoio

moral e talvez de outro tipo mais palpável. Este poderia serum preço pequeno a pagarpelo entusiasmo e incentivo que ele está preparado para fornecer gratuitamente à sua parceira.

Quando o Sol de um pai cai nesta área, ele pode tentarcriaro filho como uma cópia carbono de si próprio.

Esta posição solar pode serum elo importante, trazendo muitos benefícios, ou o oposto, de acordo com a sua condição no nascimento e seus aspectos cruzados do horóscopo da parceira. O Sol pode for­ necer inspiração ou monopolizar atenção, mas o relacionamento nunca ser4 sem entusiasmo!

Sol na 2* Casa

Quando o Sol do homem cai na 2a casa de sua parceira, a orien­ tação psicológica da mulher o incentivará a projetar o seu ego abso­ luto no setor da vida dela relacionado ao modo pelo qual ela multi­ plica e utiliza os seus bens. Deste modo, o Sol do parceiro pode pro­ porcionar-lhe oportunidades de uma natureza altamente benéfica, ajudando-a a melhorar a sua condição financeira e possivelmente até mesmo fornecendo-lhe o apoio financeiro para conseguir isso. Seu companheiro pode dar-lhe conselhos sábios e fornecer o know- how necessário para aumentaras suas riquezas e obterum certo grau de segurança financeira.

Às vezes o Sol do homem neste setor do horóscopo da parceira indica que ele faz muita questão de que ela tenha os seus próprios re­ cursos. Ele pode desej ar que ela seja independente financeiramente, e incentivá-la para que essa independência se tome completa. Quan­ do lhe traz presentes, geralmente ele espera um reconhecimento de sua generosidade e possivelmente uma retribuição na mesma moeda. Talvez exija gratidão por qualquer serviço prestado, caso em que provavelmente esperará receber algo digno de sua condição social.

Quando situado nesta casa, o Sol quase sempre é um defensor leal de suaparceira. Às vezes esta posição pode indicaruma considerável atração física.

Sol na 3e Casa

Quando o Sol do homem cai na 3a casa do horóscopo de sua par­ ceira, a orientação psicológica dela o incentivará a projetaro seu ego absoluto naquele setor da vida dela ligado ao modo pelo qual ela se

relaciona com o seu ambiente e reúne informações de uma natureza prática. A mulher apreciará o estímulo mental que o parceiro é ca­ paz de proporcionar-lhe. Quase sempre ele prestará atenção ao que ela diz, encorajando-a a expor o seu ponto de vista e ajudando-a a desenvolver as suas idéias numa base ampla, dando a elas um maior significado durante o processo. Como resultado, pode surgir uma grande compatibilidade, principalmente no nível mental.

Às vezes o Sol pode ajudar a diminuir os problemas de viagem da parceira, mas no nível mental talvez ele espere que ela faça algum esforço para resolverseus próprios problemas, primeiro fornecendo- lhe o know-how, depois deixando-a colocá-lo em prática.

Esta posição favorece uma relação fraternal numa base franca e agradável. Quando sexos opostos estão envolvidos, o relacionamento pode lembrar mais o de um irmão e uma irmã do que o de marido e mulher.

Sol na 4e Casa

Quando o Sol do homem cai na 4a casa do horóscopo da parceira, e mais particularmente quando cai em conjunção com o Meridiano Inferiordela, ele tenderá a assumiro papel de pai em relação à mulher que aceitará com naturalidade a sua orientação e liderança. Ele pode ajudá-la a sobressair-se e incentivá-la a desenvolver os seus talen­ tos. A mulherpode permitirque a influência do parceiro se tome evi­ dente no ambiente doméstico, que nesse caso refletirá certas facetas da personalidade dele que a impressionam.

Às vezes a influência do Sol nesse setortem um efeito muito sutil, de modo à mulher desejar inconscientemente imitar o exemplo do parceiro, a menos que haja aspectos cruzados desfavoráveis en­ volvendo o Sol. Com o Sol nesta posição no horóscopo de outra pessoa, há uma tendência ao relacionamento começar muito cedo ou muito tarde na vida. No entanto, esse elo pode ser muito impor­ tante, porque a pessoa cuja 4a casa está envolvida está sempre a par das regras do companheiro solar.

Sol na 5- Casa

Quando o Sol do homem cai na 5ã casa do horóscopo da parceira, ele estimula as atividades mais criativas, incitando-a a seguir o seu exemplo ou apoiando entusiasticamente os projetos e empreendi­

mentos dela, e geralmente interessando-se por passatempos. Quase sempre ele é capaz de despertar uma reação amorosa, fazendo-a sentir-se enaltecida em sua presença. Como resultado, em alguns casos a mulher pode ser particularmente indulgente em relação a qualquer falha no comportamento do parceiro. Esta é uma boa posição para amizades. A pessoa cujo Sol está envolvido será capaz de alegrar a vida da outra e apreciará as suas reações afetuosas.

Sol na ó- Casa

Quando o Sol do homem cai na 6a casa do horóscopo de sua par­ ceira, possivelmente ele será útil a ela de alguma forma. A mulher pode ter certeza de contar com a sua ajuda, apesar de ele ocasio­ nalmente pedir-lhe uma retribuição, principalmente se tender a va­ lorizar os seus préstimos.

O apoio entusiástico do Sol pode fazer a parceira ter certeza de queestá sendo o mais eficiente possível. Do contrário, ela pode achar que o parceiro está disposto a sugerir modos de melhorar o seu método e tomá-lo mais confiável.

Em um relacionamento entre médico e paciente, esta é uma boa posição de casa para o Sol do médico, desde que ele esteja bem aspectado no horóscopo e que os aspectos cruzados não sej am muito incompatíveis.

Esta posição tem mais probabilidades de ocorrer com rela­ cionamentos eventuais que no caso de amizades duradouras. Toda a relação pode ser de algum modo transitória, dependendo do que for conveniente para os parceiros. Possivelmente o relacionamento surgirá da necessidade de os dois envolvidos trabalharem no mesmo local. Pode indicar um relacionamento entre empregado e patrão, em que a pessoa cujo Sol está envolvido esperará uma recompensa digna de seus serviços.

Quando o Sol toma a ser demarcado na 6a casa de outra pessoa, geralmente não há envolvimento emocional, apesar de que qualquer reserva quanto a isso dificilmente partirá do Sol.

Sol na 7- Casa

Quando o Sol do homem cai na 7a casa do horóscopo de sua par­ ceira, e particularmente quando está em conjunção com o horizonte oriental, isto pode indicar que ele é a pessoa ideal para trabalhar com

ela. O homem pode ajudá-la a fortalecer os seus pontos fracos, que ele reconhecerá facilmente. Se aflições fortes estiverem envolvidas, pode ser visível uma certa rivalidade no relacionamento. O homem talvez seja tentado a explorar o seu conhecimento das áreas vul­ neráveis da parceira e deste modo desestabilizá-la completamente. Na melhor das hipóteses, ele pode ser um companheiro desejável e um valioso aliado capaz de ampliar-lhe o círculo social e mobi­ lizar um considerável apoio para ela. Sob aflição ele pode permitir que a sua independência anule qualquer desejo de cooperar. Na pior das hipóteses, ele-pode se revelar um temível oponente.

Poderia ser bom para a mulher cooperar o máximo possível com o parceiro e tentar discutir com ele as causas de qualquer conflito que possa existir no relacionamento.

Num relacionamento entre advogado e cliente, esta é uma boa posição para o Soldo advogado, desde que ele esteja razoavelmente livre de aflição no nascimento e do horóscopo do cliente.

Sol na 8r Casa

A 8a casa é uma área um pouco crítica. Quando o Sol do homem cai neste setor do horóscopo de sua parceira, isto pode produzir uma união em que ela se toma desagradavelmente consciente de algum defeito de seu caráterque só pode ser satisfatoriamente corrigido por algum tipo de mudança extraordinária nela mesma.

Através de uma crítica construtiva, o parceiro pode ajudá-la afazer uma análise objetiva de si própria, e indicar-lhe algum novo modo de encarar os seus problemas. Deste modo, ela será capaz de encon­ trar soluções que antes desconhecia.

Ele pode ser capaz de fazer exigências que provocam uma rea- ção que ela não se julgava capaz de ter. Se o Sol estiver muito afli­ to no nascimento ou entrar em conflito com os planetas da mu­ lher, é provável que suija uma situação muito desagradável Mui­ tas coisas dependerão do grau de amor-próprio da mulher e de sua capacidade de defender-se, jáqueumadeficiêncianestas áreas pode provocar a desaprovação do parceiro ou formas mais desagradáveis de crítica. O Sol sempre tende a aceitar a opinião que a parceira tem de si própria. Se ela for capaz de demonstrar que é suficientemente madura para tolerar críticas,pode conseguirdesarmaro companheiro que pretende criticá-la. A admiração dele crescerá na proporção em

que ela for capaz de empreender alguma coisa e tomar-se indepen­ dente.

A mulher pode ter algum débito cármico para com o parceiro. O cumprimento de tal obrigação será facilitado ou tomado menos desagradável de acordo com a condição natal do Sol e os aspectos cruzados do horóscopo dela. Liçõesvaliosas serão aprendidas através dessas experiências, mesmo se na época elas parecerem desa­ gradáveis ou inúteis.

Quando o contato é favorável, o homem pode ajudar financeira­ mente e aconselhar a respeito de compra e venda, ou ser a fonte de muito apoio moral para a mulher. Se o Sol do homem estiver muito aflito no nascimento ou receber muitos aspectos cruzados difíceis do próprio mapa da companheira, ela deveria ser prudente ao em- prestar-lhe dinheiro ou envolver-se em transações financeiras com­ plicadas. Tais configurações podem estar presentes se eles forem casados e depois se divorciarem, e a pensão se tomar motivo de muitos aborrecimentos.

Esta posição solar pode indicar atração sexual ou repulsa, de acordo com as circunstâncias do relacionamento e os aspectos re­ cebidos pelo Sol.

Quando há respeito mútuo, uma união duradoura pode ser cons­ truída na base do reposicionamento do Sol nesta casa.

Sol na 9q Casa

Quando o Sol do homem cai na 9a casa do horóscopo de sua parceira, ele pode ser uma inspiração para ela em sua procura por uma filosofia de vida vital e transcendente. Através do modo pelo qual ele permite que a sua vida seja orientada por suas crenças, po­ de tomá-la interessada pelas doutrinas que ele aprova, sejam re­ ligiosas ou filosóficas. Esta é a marca essencial de um relaciona­ mento “guru”, com o Sol agindo como mentor. Ele tende a es­ perar que a parceira faça um esforço especial para entender as idéias que está tentando expor, principalmente no que diz respeito ao seu sentido real. Se o Sol receber aspectos cruzados difíceis do horóscopo de sua companheira, podem resultar interpretações erróneas, a menos que ambos façam um grande esforço para que a mensagem seja bem entendida. Pode haver diferenças fundamen­ tais de opinião, já que o Sol não apenas tenderá a defender firme­

mente as suas idéias, mas também a despertar uma reação animada na parceira.

Ele ficará feliz em divulgar as conquistas da parceira e ajudar a tomá-las conhecidas por um número maior de pessoas. O contato entre os dois pode surgir através de uma viagem. De algum modo, ele pode ser capaz de dar boas sugestões para os preparativos de viagem dela e fornecer-lhe transporte, ou ser o meio de colocá-la em contato com países estrangeiros, ajudando-a literalmente a expan­ dir os seus horizontes, tanto como num sentido mais metafórico.

Sol na 10* Casa

Quando o Sol do homem cai na 10a casa do horóscopo de sua parceira, e mais particularmente quando cai em conjunção com o Meio do Céu dela, ele pode estar numa posição de melhorar a sua reputação. Pode ser encarregado de supervisionar o seu trabalho, estando numa posição de recomendá-la para-promoção ou impedir o seu progresso.

Quem tem o Sol situado na 10a casa do horóscopo de outra pes­ soa tende a ser um pouco paternalista, sentindo necessidade de as­ sumir algum tipo de responsabilidade sobre o comportamento do parceiro.

Às vezes o homem precisa do apoio da parceira ou do seu reco­ nhecimento de suas habilidades para aumentar a sua auto-estima. O exemplo dele possivelmente a incentivará a imitá-lo. Se os aspectos cruzados forem favoráveis, quase sempre ele ficará feliz em aumen­ tar o seu apoio. Nesses casos, sua mão amiga pode colocá-la em contato com pessoas influentes que possivelmente a ajudarão a progredir e tomarão a sua vida mais fácil de inúmeros modos.

Se ele insistisse em não cooperar, seria conveniente ela descobrir o motivo, porque a causa poderia ser alguma falha sua servindo de barreira a um futuro progresso. Ele poderia não apenas ter condições de apontar esta fraqueza, mas de dar um conselho prático de como poderia ser superada.

Sol na l l q Casa

Quando o Sol do homem cai na 1 Ia casa do horóscopo de sua parceira, ele pode ser capaz de proporcionar-lhe o tipo de inspiração que a leva a falar mais claramente de seus ideais. Em alguns casos

ele pode ajudá-la a realizá-los. Este setordo horóscopo se relaciona com a amizade e iniciativas em grupo. Quando os aspectos cruzados são favoráveis, hámuitas chances de surgir uma amizade gratifí cante, com apessoacujacasa está ocupada sendo atraída na direção daquela cujo Sol está envolvido. A pessoa pode ter uma posição de liderança num grupo a que a primeira pertence. Quando o Sol do homem ocupa esta casa do horóscopo da parceira, ele pode achar que como amigo tem o direito de aconselhá-la sobre o modo pelo qual ela conduz os seus assuntos. Como ele aceita o encargo de falar num tom de crítica amigável, suas observações serão muito mais valiosas, princi­ palmente porque como amigo quase sempre está preparado para aceitá-la como ela é.

Sol na 12s Casa

Quando o Sol do homem cai na 12a casa do horóscopo de sua parceira, ele pode ser capaz de incentivá-la a desenvolver interesses variados que a ajudarão a adquirir uma maior compreensão da vida como um todo. O parceiro pode apresentar-lhe perspectivas de vida totalmente novas, apesar de muitas coisas dependerem da condição do Sol no horóscopo dele e dos aspectos cruzados que forma com o dela. Se a maioria dos aspectos for favorável, ele pode ser capaz de imbuí-la de uma grande fé na Providência, da certeza de que tudo acontece para o melhore que uma atitude submissa numa disposição de espírito de “Seja feita a Vossa Vontade” acaba por trazer uma maior felicidade e é o modo mais eficaz de evitar a “própria ruína”. Se a maioria dos aspectos for desfavorável, ele pode ser motivo de desajuste na vida dela. Pode encorajá-la a seguir uma conduta que prejudica o seu físico, contraria a sua moral e talvez os interesses da comunidade.

Na melhor das hipóteses ele pode tomar-se um defensor discrcio que “mexe seus pauzinhos” em benefício da parceira e que, na sur­ dina, mobiliza apoio para ela de fontes inesperadas. Às vezes ele não poupa sacrifícios. Na pior das hipóteses, ele pode ter um dom espe­

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 182-200)