• Nenhum resultado encontrado

INTERAÇÃO ENTRE HORÓSCOPOS

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 112-122)

PARTE UM

Por questões de conveniência o pronome masculino é usado neste capítulo (exceto onde planetas femininos estão envolvidos), apesar de o que é dito se aplicar igualmente ao sexo oposto.

Aspectos Cruzados Interplanetários

De todos os fatores na comparação de mapas, o mais importante é a influência recíproca dos planetas e ângulos num horóscopo sobre os mesmos fatores no outro. Quando os elementos ou qualidades não parecem se combinar muito harmoniosamente, vários interaspec- tos fortese favoráveispodem alterarbastante todo o quadro, enquanto que se os elementos e qualidades se combinam harmoniosamente, muito da aparente harmonia pode não se materializar se os aspectos cruzados entre os planetas nos dois horóscopos forem discordantes.

As mesmas regras se aplicam à avaliação dos aspectos cruzados em comparação de mapas, como na avaliação de aspectos planetários no mapa natal. Sextis e trígonos prometem um relacionamento har­ monioso, enquanto quadrados indicam dificuldades. Conjunções e oposições são variáveis, de acordo com a natureza dos planetas envolvidos. Qualquer planeta debilitado por signo pode até certo ponto estragar a harmonia inerente ao trígono e sextil, enquanto um

planeta exaltado por signo pode minimizar muito o atrito nor­ malmente indicado pelo quadrado e oposição. Marte, Satumo, Urano, Netuno e Plutão, mesmo quando unidos uns aos outros por aspecto favorável, podem produzir tensões que exigem cuidado. Muitas coisas dependerão de suas forças e do modo como estão integrados aos padrões gerais de cada horóscopo.

Como em horóscopos individuais, os chamados aspectos discor­ dantes podem ter um papel importante no crescimento espiritual de cada parceiro. Mas é útil terem mente que um relacionamento exige que duas pessoas (ou talvez mais se um relacionamento de negócios estiverenvolvido) trabalhem juntasemharmonia.Épossívelquehaja muitas chances de elas terem experiências no mundo exterior sem entrarem em choque e criar problemas uma para a outra. Se as indi­ cações gerais no mapa do nativo indicarem o tipo de temperamento que encontra dificuldade em adaptar-se aos outros, provavelmente ele atrairá umaparceiraqueotomará desagradavelmente consciente dessa dificuldade. Também podehaver motivos cármicos pelos quais duas pessoas se casam ou se relacionam, e se o encontro é verdadei­ ramente obra do destino, freqííentemente, parecerá que nenhuma in­ compatibilidade aparente evitará que eles estabeleçam um rela­ cionamento. No entanto, os relacionamentos mais harmoniosos normalmente ocorrem quando há um grande número de contatos favoráveis entre os dois horóscopos, apesar de alguns aspectos dis­ cordantes poderem evitar que a união se tome muito monótona e ter uma finalidade útil, se qualquer uma das partes se aperfeiçoar com uma ocasional falta de excitação.

A oposição tem um papel especial quando diz respeito ao rela­ cionamento, porque a cúspide da 7® casa dos relacionamentos opõe- se ao Ascendente. Já que tendemos a procurar qualidades com­ plementares num cônjuge, uma oposição entre o mesmo planeta ou luminárias no horóscopo de cada um pode resultar numa fonte de força para uma união, a menos que outro planeta no horóscopo de um deles esteja em quadrado com os dois pólos da oposição. As conjunções também são importantes. Mais uma vez, muitas coisas dependerão dos aspectos recebidos pelos planetas em con­ junção. Uma afinidade sugerida pelos dois companheiros terem

planetas no mesmo signo pode ser na prática consideravelmente diminuída se os planetas nesse signo forem antagónicos. Quando há

vários planetas num signo, o impacto total do stellium precisa ser levado em conta.

Às vezes o horóscopo de um dos parceiros fornece algum fator que lealmente melhora a atuação do outro, como, por exemplo, quando o Júpiter de um deles está posicionado respectivamente em trígono e sextil com dois planetas que formam uma oposição difícil no horóscopo do outro, onde nenhum fator útil desse tipo está pre­ sente. Por outro lado, se uma configuração difícil entre dois ou mais planetas num horóscopo é estimulada por uma conjunção ou oposição de um planeta ou luminárias no horóscopo do parceiro, o que tem a configuração difícil se toma desagradavelmente consciente da tensão que isso representa. Por causa disso o último pode ressen­ tir-se dessa determinada qualidade no primeiro, que causa o apareci­ mento dessa tensão.

Uma situação parecida ocorre quando um dos companheiros tem um planeta muito aflito no horóscopo e o outro o mesmo planetaperto de um ângulo, principalmente se ele está ascendendo. Uma pessoa tende a expressar-se principalmente em termos do planeta ou plane­ tas ascendentes. Por esse motivo, quando um parceiro tem um planeta ascendente muito aflito no horóscopo do outro, um “lembrará” continuamente o outro da tensão ou dificuldade indicada pelo planeta aflito, tendendo a fazê-lo sentir-se pouco à vontade em sua presença.

No caso dos contemporâneos, não é provável que haja aspectos cruzados importantes entre a maioria dos planetas principais, mas se houver uma grande diferença de idade entre as duas partes, quais­ quer choques entre os planetas de fora podem ser importantes.

Um âspecto favorável entre os regentes da 7a casa de cada par­ ceiro é um indicadorútil de harmonia, mas mais decisivos ainda são os aspectos cruzados em quaisquer planetas da 7a casa. Aspectos menos importantes, tais como o semi-sextil, semiquadrado e quincôncio não deveriam ser ignorados. Geralmente o quincôncio tem algum sentido cánnico e pode relacionar-se a um “serviço” que um parceiro “deve” ao outro. Frequentemente está implícito no quincôncio um desafio a fazer algum tipo de transformação pessoal. As tensões indicadas por esse aspecto cruzado entre planetas “difíceis” podem ser resolvidas através de um esforço determinado por parte de um ou ambos os parceiros para analisar-se o mais ob- jetivamente possível, corrigindo quaisquer defeitos de caráter dos

quais tenham se tomado conscientes e visando a sua erradicação definitiva.

Quaisquer referências a aspectos menos importantes naturalmente conduzem à questão das orbes admissíveis. Ao mesmo tempo que pode ser prudente considerar possíveis tensões em situações onde um parceiro tem Satumo num signo e o outro Marteno mesmo signo, independente da distância que estejam um do outro, é uma boa re­ gra geral não permitir mais do que dois ou três graus de orbe para conjunção, sextil, quadrado, trígonoe oposição, acrescentando talvez um grau ou dois se as luminárias estiverem envolvidas. Todos os outros aspectos deveriam ter cerca de um grau e meio de precisão. Quanto menor a orbe, maiores as probabilidades do contato ser im­ portante e decisivo.

Algumas vezes se descobrirá que o planeta num horóscopo cai no meio exato entre dois planetas no horóscopo do outro. Quando isto ocorre o resultado é uma maior percepção no último dos dois planetas envolvidos. Se estes não estiverem ligados porum aspecto distinto, o planeta do parceiro agirá como um catalisador. O resul­ tado é que ele sente o impacto dos dois planetas no horóscopo do outro, o que parecerá atuar como se eles estivessem verdadeiramente ligados por aspecto. Se, por exemplo, num horóscopo Marte estiver em 24 Leão e Satumo em 12 Escorpião, enquanto Vênus no horóscopo do parceiro está em 3 Áries ou Libra, ou em quadrado exato com estes graus e deste modo enquadrando o meio exato, a combinação de Marte e Satumo será muito desvantajosa para o parceiro que tem Vênus envolvidá, como resultado de um tipo de reação Marte-Satumo do outro em relação a todas as coisas indica­ das por Vênus no horóscopo em questão.

OS PLANETAS

Antes de considerarmos os efeitos prováveis de um planeta combinado com outro, énecessário levarem conta a importância das luminárias e planetas que têm um significado especial nos rela­ cionamentos pessoais.

O Sol representa nossa integridade e força motivadora interior,

nossos objetivos na vida, os ideais que nos sentimos compelidos a

atingir, e nossa capacidade de coordenar as várias forças com que temos de lidar. Sintetiza o modo masculino de encarar a vida. No horóscopo de um homem representa a atitude interior dele em re­ lação a seu papel masculino e num horóscopo feminino, o conceito dela do homem ideal.

A Lua representa os sentimentos, os padrões de comportamento

instintivo e o modo pelo qual reagimos às outras pessoas. Sintetiza o modo feminino deencarara vida. Num horóscopo masculino indica o conceito dele da mulher ideal. Num horóscopo feminino é a sua atração feminina e sua atitude em relação a seu papel de mulher, principalmentecomomãe. A Lu a se relaciona à quantidade de atração magnética que nativos dos dois sexos podem exercer.

Mercúrio representa a mente em ação e o modo geral pelo qual

lidamos com nossas idéias, as analisamos e nos comunicamos com os outros. Até certo ponto, Mercúrio mostra nossa versatilidade e capacidade de mobilidade e adaptabilidade.

Vênus representa a capacidade de criar e manter harmonia, e por

esse motivo é muito importante em todos os relacionamentos. Vênus se relaciona com o nosso sentido de valores, indicando o que gosta­ mos de receber e o que esperamos dos outros. Representa o lado feminino e dócil da natureza. Num horóscopo masculino, esse plane­ ta mostra o tipo de mulher que ele provavelmente atrairá e seu con­ ceito da mulher ideal, no plano físico. Num horóscopo feminino, Vênus mostra como a mulherprovavelmente representarão seu papel feminino.

Marte representa as energias à nossa disposição e o modo pelo

qual elas são utilizadas (que pode ser construtivo ou destrutivo). Marte revela quanta iniciativa provavelmente teremos, a natureza dos nossos desejos e como nos predispomos a satisfazê-los. É o lado masculino e agressivo da natureza perturbando o equilíbrio que Vênus procura estabelecer, para criar novas situações. No mapa de um homem, esse planeta indica como ele provavelmente represen­ tará o seu papel masculino. No mapa de uma mulher, representa o tipo de homem que provavelmente atrairáe o seu conceito do homem ideal no plano físico.

Júpiter representa a capacidade de compreender e serbenevolente para com os outros, dando-lhes uma sensação de encorajamento e bem-estar. Esse planeta indica a capacidade de sentir entusiasmo, de expandir-se em todos os níveis, de multiplicaros recursos e geral­ mente preservar o que é considerado de valor social e moral.

Saturno representa a capacidade de ter autodisciplina— a perse­

verança e paciência de que somos capazes na tentativa de realizar nossas ambições práticas. Satumo indica um senso de integridade e dedicação ao dever, apesar do serviço às vezes (devido a um senso de responsabilidade) ser prestado mais por obrigação do que com entusiasmo, ou com um ar de mártir que não deixa dúvidas de que estamos fazendo esforços consideráveis para agradar. Satumo cons­ trói lenta e cuidadosamente, apesar de talvez com pouca imaginação eexcessivo respeito pela tradição. A faltadeentusiasmo, exuberância e aparente falta de compaixão de Satumo podém esfriar aos poucos o relacionamento, apesar de não necessariamente pôr fim a ele. É o pianeta da velhice, e seu maior efeito pode não se manifestar antes dos últimos anos de vida.

Urano representa a capacidade de sermos inventivos e ingénuos,

e de planejar imaginariamente o futuro, eliminando a inutilidade e quaisquer heranças ultrapassadas. Urano encoraja a acentuação de uma característica pessoal única que acrescenta uma dimensão nova e dinâmica à personalidade, apesar de poder haver uma tendência a um comportamento excêntrico, imprevisível e às vezes autoritário que testa a força dos laços de qualquer relacionamento.

Netuno representa a capacidade de superaros limites normais das

percepções e de ter impressões. A menos que nossos pés estejam finnes no chão é possível que sejamos afastados do nosso centro de gravidade por visões de novos e estranhos mundos (que não são realmente novos, mas podem ter permanecido misteriosamente inatingíveis por falta dos' meios corretos de cofitatá-los). Podemos nos tomar inseguros quanto às nossas opiniões com o resultado de os outros tenderem a perder a confiança em nós.

Às vezes as percepções ultra-sensíveis dè Netuno fazem o nativo tender a revestir até mesmo o vulgar de um estranho fascínio. Isto, junto com a capacidade de idealismo e sensibilidades estéticas, po­

de tomá-lo uma companhia fascinante. O planeta também favorece o aparecimento de uma compaixão sem limites que pode tolerar muitas das falhas do parceiro, apesar de que pelo lado negativo isto pode ocasionalmente degenerar num sentimentalismo excessivo. Uma capacidade de decepcionar— intencional ou não— ou um certo grau de engano de si mesmo podem gerar lamentáveis complicações num relacionamento.

Plutão pode indicar a capacidade de uma pessoa ter ligações

compulsivas que possivelmente se originam de um grande fascínio causado por vidas pregressas em comum. Plutão fornece o desafio de descobrir novos significados em relação às coisas indicadas por qualquer planeta com o qual estiver em aspecto. Por isso pode se revelarum elo muito importante, se perturbador, entre dois horósco­ pos, induzindo a uma nova e completa avaliação de atitudes em relação a certos fatores psicológicos de cada parceiro.

Sol/Sol

Este contato é o mais familiar ao leigo, já que a maioria das pessoas que fornecem astrologia popular para colunas de jornais confia quase totalmente na compatibilidade teórica dos signos so­ lares, raramente se preocupando em saber se há um aspecto discor­ dante entre os dois Sóis. Um trígono entre o Sol em Touro e o Sol em Capricórnio pode indicar um bom grau de harmonia, se as duas luminárias estiverem no trigésimo grau de seus respectivos signos. Mas se um dos Sóis estiver no primeiro grau de Touro e o outro no trigésimo grau de Capricórnio, o aspecto quadrado entre eles pode diminuir muito a harmonia.

Um aspecto favorável entre os Sóis em dois horóscopos indica que as pessoas em questão podem harmonizar seus objetivos e ati­ tudes básicas em relação à vida sem grandes atritos. O respeito mútuo pelo valor um do outro como indivíduo e uma agradável afinidade de temperamento constituirão uma base sólida para um rela­ cionamento duradouro.

A conjunção não significa necessariamente um relacionamento estável, principalmente se um ou ambos os Sóis estiverem aflitos no nascimento. Mesmo se estiverem livres de aflição, às vezes um parceiro pode encontrar pouca alegria na companhia do outro.

O aspecto oposição entre cônjuges podese revelar muito oportu­ no se os Sóis estiverem bem aspectãdos no nascimento e os dois pu­ derem apreciar um no outro principalmente as qualidades que com­ plementam as próprias. Em alguns casos os parceiros parecem ser “feitos um para o outro**— amor à primeira vista! Se um dos dois Sóis estiver muito aflito no nascimento, as diferenças de tempera­ mento podem se revelar uma barreira a uma compreensão justa, e o resultado pode ser até mesmo uma visível inimizade ou disputa de “poder”.

Quando os Sóis estão em aspecto adverso um com o outro ou um dos dois em Aquário ou Libra, é possível que o contato não seja favorável. Pode haver um choque de vontades, com cada um insistindo em seus direitos. Quando os Sóis estão em quadra­ do, os dois parceiros deveriam estar preparados para renunciar a um pouco do domínio para ajudar o relacionamento a ser mais tranqiiilo. Os diferentes talentos e habilidades que cadaum traz para o relacionamento deveriam ser apreciados como uma contribuição para o aumento dos recursos disponíveis para ambos. Os dois po­ dem vivermais harmoniosamente se lhes forpermitido desenvolver seus talentos especiais em seus próprios campos de ação e a seu próprio modo, para não atingirem objetivos contrários. Podem então aprender um com o outro e assim o relacionamento terá um maior significado.

Às vezes o quincôncio indica problemas difíceis de resolver, apesar deste relacionamento poder ser altamente educativo. É possível que um dos parceiros tenha de cuidar do outro ou arcar com algumas das suas responsabilidades. Podem surgir circunstâncias no relacionamento que desafiam um ou ambos a mudar algumas de suas atitudes e hábitos antigos.

Estudos estatísticos que comparam horóscopos de cônjuges sugerem que o aspecto sextil geralmente ocorre em casamentos harmoniosos e que o quadrado está mais presente em relacionamen­ tos desarmoniosos.

SoULua

Esta é a combinação clássica de compatibilidade, com o Sol masculino e positivo unido à sua companheira natural— a femini­

na, receptiva e passiva Lua. As forças representadas pelas luminárias se completam, do mesmo modo que a Noite completa o Dia.

Num horóscopo masculino, a Lua representa o tipo de ideal feminino que o homem tem em seu inconsciente, como oposto a Vênus, que representa, entre outras coisas, os aspectos mais volup­ tuosos da feminilidade, principalmente em relação à atração física. Os atributos da Lua são mais prontamente sentidos num nível psíquico. Do mesmo modo, o Sol num horóscopo feminino está relacionado com o conceito que a mulher tem do homem ideal, como diferente de Marte, que representa um modo mais físico de encarar o sexo masculino.

Núm casamento ideal, deveria existirharmoniaem todos os níveis e bons aspectos entre as luminárias dos parceiros e Vênus e Marte dos parceiros. De passagem, vale a pena notar que Marte e Vênus regem respectivamente Aries e Touro, os primeiros dois signos, e o primeiro setor masculino e feminino do zodíaco. Nesses dois sig­ nos as luminárias são exaltadas, porque o Sol é exaltado em Áries e a Lua em Touro.

Porque o Sol é a lumináriamasculina e a Lua a feminina, presume- se que a verdadeira compatibilidade entre os sexos exige que o Sol homem esteja em aspecto favorável com a Lua mulher, mas quando esta combinação é invertida não é menos poderosa, já que um aspecto favorável do Sol da parceira na Lua do parceiro indica que a mulher é eapaz de ilustrar o conceito que o homem tem da mulher ideal. Assim aspectada, a Lua masculina também é capaz de refletir de volta para ela o conceito que a mulher tem do homem ideal.

No casamento o Sol do homem pode trazer energia e inspiração para aLua damulher, fazendo-a sentirprazerem representaro papel feminino de esposa, enquanto a Lua da mulher pode extrair magne­ ticamente as qualidades solares que tomam o seu parceiro apto a representar o papel dc marido.

Em todos os tipos de relacionamento, a Lua pode adaptar-se e incentivar a procura do Sol por uma expressão de si mesmo inde­ pendente e um reconhecimento do seu valor como indivíduo. ALua compreende instintivamente os motivos básicos do Sol e reage de acordo com isso. Provavelmente o Sol representará o papel princi­ pal no relacionamento, Com a Lua adaptando-se aos seus desejos.

A conjunção é um contato particularmente poderoso entre os horóscopos de sexos opostos. Geralmente indica um alto grau de compatibilidade, amenos que uma das duas luminárias estej a muito aflita no nascimento, quando pode gerar antipatia. Normalmente há muita afinidade entre pessoas do mesmo sexo, por isso é possível que surja uma amizade particularmente gratificante.-

Quando as luminárias estão em aspecto adverso ou uma das duas está debilitada, a sensibilidade da Lua tende a tomá-la alvo de qualquer discórdia que possa surgir. Isto pode aumentar qualquer tendência à melancolia, de modo que o parceiro solar se sente ma­ goado e seu orgulho é ferido à sugekão de que qualquer conduta sua teria ocasionado tal desavença. O egoísmo solar pode não levar em conta a suscetibilidade da Lua. O quadrado é um aspecto particu­ larmente inflexível e a capacidade de o Sol serpresunçoso e acredi­ tar na justiça de sua causa pode se revelar um obstáculo insuperável para a aceitação compreensiva das mudanças de humor e opinião do parceiro, de modo que a Lua pode perder a esperança de um dia seu companheiro demonstrar-lhe a consideração que ela acha que lhe é devida. Ela pode ser mais preocupada com a vida no nível pessoal e emocional, e não ser capaz de apreciar as considerações mais amplas que motivam o seu parceiro solar.

Enquanto a conjunção e sextil geralmente estão presentes entre

No documento 253672350-Sinastria-Ronald-Davison-pdf.pdf (páginas 112-122)