• Nenhum resultado encontrado

PERFIL PESSOAL NO FACEBOOK FANPAGE NO FACEBOOK

4.4. I NSTRUMENTOS E P ROCEDIMENTOS DE C OLETA DOS D ADOS

Os instrumentos de coleta e respectivos protocolos foram previamente enviados para 7 Especialistas, todos Doutores na área, para a devida validação, tendo-se obtido o retorno de 5 deles. Para 4 destes, o Protocolo de Estudo de Casos Múltiplos (Apêndice A) foi enviado por

e-mail e devolvido com as devidas observações por cada Especialista. A quinta validação

ocorreu por meio de videoconferência, quando o pesquisador pôde interagir com o Especialista, respondendo em tempo real seus questionamentos e registrando seus comentários.

Uma vez validados, os instrumentos foram submetidos aos ajustes indicados pelos Especialistas para sua adequada utilização.

Os instrumentos de coleta de dados variaram de acordo com as Etapas da pesquisa mencionadas anteriormente.

82 A Observação de Site buscou informações sobre a operacionalidade e os recursos disponibilizados para empresas nas páginas oficiais do Facebook, observando e elencando aspectos (quando disponíveis) nas fanpages das empresas pesquisadas.

A Pesquisa Bibliográfica visou buscar na literatura estudos empíricos e análises técnicas que abordassem características, posicionamentos e limitações que possibilitassem uma visão melhor do funcionamento do Facebook, seus recursos e suas aplicações para empresas.

As Entrevistas Semiestruturadas, por sua vez, foram realizadas preferencialmente junto aos gestores e/ou proprietários de empresas. Para tanto, foram primeiramente relacionadas as empresas integrantes do Parque Tecnológico da Bahia e do Hub Salvador, escolhidas pelo critério de acessibilidade, identificados os possíveis respondentes de cada empresa, feito contato presencial com as respectivas empresas, alinhadas as expectativas da entrevista com os informantes, e, por fim, realizadas as entrevistas in loco.

Os procedimentos de coleta de dados, então, seguiram as seguintes etapas:

A Etapa 1 visou avaliar a estrutura e os recursos disponibilizados para o uso de empresas pelo Facebook. Para tanto, foi utilizada a técnica de Observação Sistemática nos sites oficiais do Facebook. Uma vez realizada esta investigação, a Pesquisa Bibliográfica foi utilizada para se buscar na literatura análises técnicas e estudos empíricos que abordassem características, posicionamentos e limitações dos recursos e aplicações do Facebook para empresas. As informações obtidas nas páginas oficiais do Facebook foram confrontadas com o que foi estudado na literatura, permitindo uma melhor análise das etapas seguintes.

A Etapa 2 visou observar se as empresas pesquisadas possuem fanpage (e utilizam o Facebook, por consequência) e, sendo o caso, quais recursos são utilizados. Para esta Etapa 2, a Observação Sistemática de Site focou e elencou os seguintes aspectos (quando disponíveis) nas fanpages das empresas pesquisadas:

1. Identificação da empresa 2. Área de atuação

3. Categoria (classificação junto ao Facebook) 4. Data de fundação da empresa

83 5. Endereço da fanpage

6. Site da empresa (em casos de link na fanpage) 7. E-mail de contato da empresa

8. Telefone de contato da empresa

9. Demais possíveis mídias sociais utilizadas pela empresa 10. Conteúdo das postagens da empresa no Facebook

• periodicidade das postagens • uso de imagens e vídeos

• uso de links do site nas postagens

• uso de links com outras mídias sociais da empresa nas postagens • divulgação de eventos e ações sociais realizadas pela empresa • uso de convite para eventos realizados pela empresa

• métricas de Engajamento (número de curtidas, comentários e compartilhamentos)

• estilo da postagem (se segue um padrão ou apresenta variações)

• uso de postagens de cunho institucional e/ou alusivas a datas comemorativas • postagem de conteúdo não diretamente relacionado à empresa

A Observação de Site foi realizada pessoalmente pelo próprio pesquisador com a utilização de roteiro sistematizado (Apêndice B), utilizando os aspectos ora citados, mediante acesso às respectivas fanpages das empresas previamente elencadas, membros do Parque Tecnológico e do Hub Salvador. A Observação ocorreu nas duas primeiras semanas de Novembro de 2018 e foi revisada na segunda quinzena de Janeiro de 2019, levando em consideração todo o conteúdo disponível postado em cada fanpage desde sua criação.

84 Os dados coletados nesta etapa foram relacionados em uma planilha do software Microsoft Office Excel, permitindo uma melhor organização dos dados e uma melhor visualização comparativa da realidade de cada empresa.

A Etapa 3, de caráter qualitativo e exploratório, foi dividida em quatro partes (aqui chamadas de Passos) visando identificar os seguintes aspectos: a caracterização da empresa, a adoção, o uso e a possível apropriação do Facebook por parte delas. Para tanto foram realizadas Entrevistas Semiestruturadas in loco, com auxílio de roteiros previamente validados por Especialistas (Apêndice C), elaborados com base nos objetivos de pesquisa e na revisão de literatura, e aplicados em duas das empresas pesquisadas a título de pré-teste. Os dados obtidos já nesse pré-teste também foram incorporados aos resultados efetivos da pesquisa. As entrevistas foram integralmente gravadas e transcritas, com as devidas autorizações dos entrevistados, tendo cada uma duração média de trinta minutos. Todas as entrevistas foram realizadas entre os meses de Dezembro de 2018 e Janeiro de 2019.

No Primeiro Passo desta Etapa 3, as informações levantadas visaram a caracterização da empresa pesquisada e do respectivo entrevistado. Foram demandados os seguintes aspectos:

Características Gerais da EMPRESA: 1. Nome da empresa

2. Ramo de atividade 3. Ano de fundação

4. Número de funcionários 5. Principal produto

6. Perfil de clientes (se pessoa física ou pessoa jurídica)

Características Gerais do ENTREVISTADO (podendo ser mais de um entrevistado): 1. Cargo

2. Idade 3. Formação

85 4. Tempo de atuação na empresa

Tais dados uma vez obtidos serviram para o controle do pesquisador e a confrontação ou complementação, quando necessárias, com os dados disponibilizados das respectivas

fanpages.

No Segundo Passo da Etapa 3, foram identificadas as empresas que adotaram ou não o Facebook e buscadas, se fosse o caso, as razões dessa adoção. Para isso, foram questionados os seguintes pontos:

1. A empresa possui fanpage do Facebook? Se SIM:

2. Há quanto tempo a empresa utiliza fanpage no Facebook? 3. Qual o objetivo da empresa para a adoção do Facebook? 4. A empresa utiliza alguma outra mídia social?

4.1. Se SIM, qual? E com qual propósito?