• Nenhum resultado encontrado

Startup Ramo de Atividade Ano de Criação

Principal Produto Perfil de Clientes

P1 SIM Software para clínicas 2013 Software para

clínicas

Clínicas e consultórios

P2 SIM Licenças de softwares (CAD) e desenvolvimento de projetos de inovação 2014 Licenças de softwares (CAD 3D) Pessoas físicas (profissionais) e empresas

P3 SIM Audiovisual / Games 2015 Game Adolescentes e adultos / Prefeituras e estados (por

meio de editais)

P4 SIM Aplicativo para área médica 2015 Aplicativo Médicos, clínicas e pacientes

P5 SIM Software na área logística 2013 Software na área

logística

Distribuidoras de gás e energia

P6 SIM TI para o setor marítimo 2013 Aplicativo Terminais portuários, autoridades marítima e

portuárias

P7 SIM Desenvolvimento de software sob demanda 2011 Plataforma automatizada de gestão de produtividade Organizações públicas e privadas, de todos os portes

H1 NÃO Apresentações profissionais e desenvolvimento de sites, e-

commerce e aplicativos

2014 Apresentações profissionais

Grandes empresas

H2 SIM Recrutamento e seleção 2018 Processos de recrutamento e

seleção

Empresas

H3 NÃO Agência de marketing digital 2018 Serviços de marketing digital

Empresas com atuação no ambiente digital

108

EM PRESA CÓDIGO

Startup Ramo de Atividade Ano de Criação

Principal Produto Perfil de Clientes

H4 SIM Comercialização digital pecuária 2014 Intermediação de comércio de animais e propriedades / reposição garantida

Pessoas físicas e jurídicas

H5 SIM Intermediação de serviços de limpeza

2017 Aplicativo Pessoas físicas e jurídicas

H6 SIM Plataforma tecnológica de gestão de vendas de ingressos

2015 Plataforma de gestão

Produtores de evento de pequeno, médio e grande

porte

H7 SIM Aplicativo de gestão de investimentos

2017 Aplicativo Pessoas físicas e jurídicas

H8 SIM Aplicativo de serviços de beleza com atendimento em domicílio

2017 Aplicativo Mulheres de 24 a 35 anos; que não têm tempo de ir a salão ; geração milênio

Fonte: Elaborado pelo autor

Logo num primeiro momento, nota-se que a maioria das empresas de base tecnológica pesquisadas, 13 de um total de 15 (ou 86,6% da amostra), é de startups, tendo as 2 exceções no Hub Salvador. Isso reforça o perfil definido na literatura de que se tratam de empresas que, além de terem a tecnologia como base de suas atividades, apresentam um caráter inovador em seus produtos e serviços e um potencial de forte crescimento, sempre que possível de caráter exponencial, tendo também a tecnologia por suporte para tais ações.

As empresas pesquisadas registram datas de fundação relativamente recentes, a partir de 2011 (P7), indo até 2018 (H2 e H3). Verifica-se, também, que as empresas instaladas no Parque Tecnológico são pouco mais antigas que as sediadas no Hub Salvador. Por outro lado, dentre estas, 75% (6 de 8 empresas) surgiram antes mesmo da criação do Hub, em Abril de 2018. Nos depoimentos dos entrevistados foi possível constatar que quase todas as empresas surgiram justamente de ideias ou de projetos firmados nas tecnologias que elas utilizam. Ou seja, nesta pesquisa, quanto mais recente a data de criação da empresa, mais atual tende a ser a tecnologia por ela utilizada como atividade fim, principalmente no caso das startups.

Essa consideração pode ser observada no Quadro 6, nas colunas que se referem ao Ramo de Atividade e ao Principal Produto de cada empresa. A maioria trabalha com serviços baseados em plataformas, aplicativos e softwares de diversas áreas, seja prestando o serviço por meio de sistemas, seja intermediando atividades de terceiros através da tecnologia.

109 Os registros da coluna Principais Produtos implicam diretamente nas respostas de Perfil de Clientes do Quadro 6 e esses perfis estão justamente relacionados com o uso de mídias sociais pelas empresas, principalmente no que se refere à comunicação com seus stakeholders. Esta abordagem será tratada mais adiante ainda neste capítulo.

Ainda é possível notar no Quadro 6 que o fato de estarem instaladas num parque ou num

hub tecnológico não diferencia necessariamente o ramo de atividade das empresas. Em ambos

os ambientes existem startups em sua maioria e outras empresas de base tecnológicas com perfis diferenciados. Ao longo desta Análise será possível atestar que a atuação nos dois locais pesquisados também não interfere no uso das mídias sociais.

A avaliação de cada fanpage, por meio da Observação Sistemática de Site, efetuada na Etapa 2 da presente pesquisa, permitiu constatar as postagens realizadas por cada empresa, assim como os demais recursos disponibilizados pelo Facebook em suas páginas. Esta técnica possibilitou, por exemplo, confrontar respostas dadas pelos entrevistados com os conteúdos que realmente constam em cada fanpage, confrontação esta que viabilizou identificar contradições ou equívocos dos respondentes.

Um exemplo da diferença entre a resposta do entrevistado e o conteúdo existente na

fanpage da empresa ocorre com a P7, onde o entrevistado afirmou que a página da empresa no

Facebook era voltada “exclusivamente para divulgação de vagas de trabalho”, mas, na verdade, a maioria das postagens apresenta o sistema de gestão oferecido pela empresa.

Na Observação de Site foram levantadas informações sobre a forma de atuação de cada empresa (item ‘Sobre’ na fanpage), assim como a categoria que cada uma se enquadra no Facebook. Também foi observada a divulgação, ou não, do respectivo site da empresa, do endereço de e-mail e de número de telefone para contato, como também o link para o Messenger e o endereço da empresa, normalmente acompanhado da localização no mapa. Vale lembrar que o Messenger é um serviço de mensagens instantâneas do próprio Facebook e consta como recurso disponível na montagem de fanpages visando possibilitar uma melhor comunicação direta com usuários e leitores da página. Por fim, foram observadas postagens de cada fanpage visando um melhor entendimento do uso desta pelas empresas, abordagem esta que será explanada mais adiante neste capítulo.

110 O Quadro 7 resume as principais informações resultantes da Observação Sistemática de Site, disponibilizadas pelas empresas pesquisadas em suas respectivas fanpages. Os dados apresentados no Quadro foram obtidos entre os dias 19 e 25 de janeiro de 2019, para as empresas sediadas no Parque Tecnológico da Bahia, e entre os dias 20 e 29 de janeiro de 2019, para as empresas instaladas no Hub Salvador.

Quadro 7 – Caracterização das Empresas Pesquisadas 2 EMPRESA CÓDIGO Atuação ("Sobre") Categoria (no Facebook)

Site E-mail Telefone Messenger Endereço

/ Mapa

P1

Líder em inovação em Sistema de Gestão e Relacionamento em Saúde. Maximize o resultado de sua

Clínica ou Consultório

- Administrador de serviços de

saúde

SIM SIM SIM SIM SIM

P2