• Nenhum resultado encontrado

CONHECIMENTOS HABILIDADES ATITUDES Conhecer princípios de

I- processar e julgar originariamente:

6.2 CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS DOS SISTEMAS ORGANIZACIONAIS ESPECÍFICOS (UI S )

6.2.5 B IBLIOTECA DO STM

A Biblioteca iniciou suas atividades em 1951, na antiga sede do Tribunal, localizada no Rio de Janeiro. Com a transferência da capital para Brasília, a Biblioteca do STM foi reinaugurada no ano de 1972 com novas instalações e maior número de colaboradores.

A Biblioteca do STM caracteriza-se como uma UI especializada em Direito Penal Militar e Direito Processual Penal Militar.

Assim como as demais UIs analisadas, a Biblioteca do STM desempenhava a função informativa definida por Hicks e Tillin (1977). Essa classificação deve-se às necessidades de seus usuários, majoritariamente interessados em informações específicas da área militar.

A identificação e a definição dos usuários que deviam ser atendidos pela UI foram realizadas conforme a seguinte orientação do gerente:

Esses públicos são identificados a partir da atividade fim do Tribunal, que é julgar processos. Quem julga e assessora esses processos são considerados os usuários preferenciais da UI. Em seguida nós priorizamos aqueles agentes da organização que atuam na atividade meio. Por último atendemos o público externo que tem acesso a todos os serviços menos ao empréstimo.

O Artigo 7º do Ato Normativo 224/06 determinava quais usuários poderiam se cadastrar no sistema de empréstimo da UI:

Art. 7º É facultado o cadastramento a:

a) Magistrados;

b) gabinetes de Ministros;

c) unidades administrativas da Secretaria do STM;

d) servidores ativos do Tribunal que prestem serviço no STM; e) ocupantes de cargos comissionados;

f) militares que recebem etapa de alimentação, atuantes no Tribunal, mediante assinatura do Formulário de que trata o Anexo B;

g) estagiários do STM; h) bibliotecas cooperantes.

O gerente da UI afirmou que existia uma ordem de preferência no atendimento desses usuários. Destacou que a prioridade sempre era para os Ministros, seguidos dos Magistrados de outros Tribunais. Em seguida, davam preferência aos assessores jurídicos, diretores, secretários e servidores da Casa.

O espaço físico total era de 410 m2. Não foram localizadas nem

disponibilizadas pela Biblioteca informações sobre os números de obras constantes no acervo.

Eram utilizados nove computadores para o trabalho interno. A falta de uso dos terminais de consulta pelos usuários fez a UI retirar os computadores para pesquisa pelos usuários. O sistema utilizado para processamento, consulta e pesquisa era o Aleph, mesmo sistema utilizado pelos outros componentes da rede RVBI.

O Artigo 1º do ato normativo 224/06, que disciplina os procedimentos para o funcionamento da biblioteca, estabelece que compete à ela: “planejar, coordenar, controlar e executar as atividades de informação vinculadas ao acervo bibliográfico”.

Conforme opinião do gerente da Biblioteca do STM, todos os fatores do ambiente externo apresentados no roteiro de entrevista influenciam as atividades desempenhadas pelo Tribunal, porém em diferentes graus. Segundo o gerente, os fatores legais são os que mais influenciam a organização, especialmente a Constituição Federal. Em seguida, os fatores econômicos, políticos e tecnológicos. Os econômicos influenciam a liberação de verbas e a compra de materiais. Os políticos em relação, por exemplo, à escolha dos Ministros para a composição do Plenário. Os fatores tecnológicos são destacados pelo fato de haver uma preocupação constante do Tribunal em disponibilizar os serviços de forma virtual, a partir das novas demandas da sociedade, que de acordo com o relato do gerente:

Com os sistemas virtuais e os acessos à distância o Tribunal vem buscando se equiparar e chegar junto à demanda que se tem da sociedade, pois ninguém quer mais se deslocar de sua casa ou do seu Estado para tomar uma decisão ou obter um documento, e esses mecanismos tecnológicos possibilitam o atendimento virtual de alguns serviços.

A influência das tecnologias na prestação dos serviços pelo STM também foi ponto de destaque do Ministro Presidente Tenente Brigadeiro da Aeronáutica Henrique Marini e Souza na apresentação da edição número 5 da Revista do STM de 2007. O Ministro destacou que desde aquele ano, importantes providências vinham sendo adotadas na área de informática com vistas a abreviar o trâmite dos feitos e a assegurar o pleno exercício da cidadania. Em setembro de 2007 foi inaugurado o sistema de fornecimento de certidões negativas de antecedentes criminais por meio eletrônico, o que propiciou significativa economia de tempo e de recursos humanos e materiais. Em outubro do mesmo ano foi editado o primeiro Diário da Justiça Eletrônico e foi dado início ao processo de tramitação de Recursos Extraordinários também por via eletrônica.

Com relação aos fatores do ambiente externo que influenciavam a UI, o gerente acreditava que o fator tecnológico era o que tinha influenciado de forma mais intensa a unidade, devido às necessidades de tratamento informacional e recuperação de informações. Em seguida, destacou os fatores legais.

O gerente afirmou que o Tribunal possuía normas que ditavam as atividades a serem desempenhadas pela UI, como atos normativos sobre funcionamento e resoluções sobre serviços. Entre essas normas, destacou o Ato Normativo 224/06; a Resolução 67/96, que estabelece a competências e as atribuições da seção de biblioteca e; o Ato Normativo 10/09, que dispõe sobre a aquisição de material bibliográfico para os Gabinetes de Ministros, Auditorias e Unidades Administrativas do STM.

Ao ser questionado se a UI possuía missão, visão, objetivos e metas estabelecidos, o gerente afirmou que a UI não possuía tais diretrizes. Segundo ele, essas diretrizes deveriam ser desenvolvidas, mas acrescentou que para serem inspiradoras para os membros da equipe, deveriam possuir um conteúdo prático, real e efetivo. Apesar de a UI não possuir suas próprias diretrizes, o gerente afirmou que as atividades da biblioteca estavam bem relacionadas com o planejamento do

Tribunal, pois a diretoria da UI sempre se mostrava preocupada em direcionar os serviços para os usuários conforme suas necessidades.

Na Biblioteca não existiam produtos e serviços diferenciados para cada tipo de usuários, conforme declaração do gerente. Não foram localizados os produtos oferecidos pela UI em nenhuma das fontes de coleta de dados utilizadas na análise documental. Os serviços oferecidos, segundo informações da página da biblioteca no website do Tribunal (www.stm.jus.br) eram: atendimento ao usuário, empréstimo, renovação, reserva, empréstimo entre bibliotecas, catalogação na fonte e referenciação bibliográfica.

As atividades utilizadas para a promoção dos produtos e serviços, segundo informações do gerente eram: o “STM notícias” (informativo interno), os eventos culturais promovidos pela Biblioteca e as feiras de livros e CDs.

Para manter o processo de comunicação com os usuários, os meios mais utilizados eram o telefone, o e-mail e o atendimento face a face no balcão de referência. O gerente supunha que era necessário utilizar outros meios para aperfeiçoar o processo de comunicação, porém de forma gradual e cautelosa: “a tendência é futuramente nós usarmos fóruns de discussão e chats, mas isso ainda não é uma demanda pelo fato de nosso público ser bem conservador e tradicional”.

Na entrevista, em relação ao processo administrativo dos recursos da UI, o gerente destacou os recursos humanos e informativos:

Eu destaco os humanos e os informativos porque os recursos humanos é que dão suporte para o desenvolvimento de todos os outros recursos e os informativos, porque são a nossa matéria prima.

A equipe da Biblioteca do STM era formada por nove colaboradores, sendo três bibliotecários.

6.2.6 CONSIDERAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS E COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS