• Nenhum resultado encontrado

Identifica alguma diferença na postura dos alunos após a realização dos estágios? Quais?

5. Qual a contribuição da disciplina que ministra para a formação dos futuros professores? Como outras disciplinas já cursadas contribuem nos estágios?

ANEXO C

QUESTIONÁRIO PARA MONITORES-BOLSISTAS

1. Quais são as orientações dadas aos alunos, durante a disciplina, referentes ao desenvolvimento dos estágios supervisionados? Estas orientações estão no programa da disciplina, são passadas durante as aulas?

2. Os estagiários que irão desenvolver pela primeira vez os estágios apresentam questões, dúvidas, expectativas específicas?

3. Quais são as dificuldades dos estagiários durante o período de estágio? São de ordem pedagógica, de conteúdo ou outras?

4. Identifica alguma diferença na postura dos alunos após a realização dos estágios? Quais?

5. Qual a contribuição da disciplina que você monitorou para a formação dos futuros professores? Como outras disciplinas já cursadas contribuem nos estágios?

ANEXO D

ROTEIRO PARA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO - 2014

1)Entrevista inicial com o responsável pelo estágio na Unidade Educacional.

1.1) Apresentação pessoal e dos objetivos do estágio, destacando a formação profissional.

1.2) Levantamento de documentos acessíveis para, eventual e posterior, análise. 1.2.1) Projeto político-pedagógico.

1.2.2) Regimento escolar. 1.2.3) Planos de ensino.

1.2.4) Calendário geral, com reuniões pedagógicas, de pais, outros eventos etc. 1.2.5) Modelo de ficha de aluno: inscrição ou matrícula, acompanhamento etc. 1.2.6) Outras fichas.

1.2.7) Projetos desenvolvidos na escola.

1.2.8) Documentos oficiais de programas desenvolvidos na escola.

1.2.9) Livros de registro de atividades de professores e outros profissionais. 1.2.10) Outros documentos.

1.3)Levantamento de atividades para, eventual e posterior, acompanhamento. 1.3.1) Reuniões regulares com coletivo de professores.

1.3.2) Reuniões com alunos, professores e pais.

1.3.3) Disciplinas vinculadas à Educação ambiental e às Geociências ou ao tema de seu projeto de estágio;

1.3.4) Conteúdo e material trabalhado pelos professores dessas disciplinas;

1.3.5) Articulação entre profissionais: supervisores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, membros de Conselho Tutelar, etc.

1.3.6) Projetos desenvolvidos na escola.

1.3.7) Projetos desenvolvidos, exclusivamente, relativos ao conteúdo da disciplina de práticas de educação ambiental.

1.4) Solicitar ao Diretor ou responsável pelo estágio na escola que indique um profissional da escola para o fornecimento de informações e acesso a documentos e que seja apresentado ao mesmo como forma de autorização para atividades futuras.

2) Entrevista(s) com membros da equipe de gestão, a ser realizada depois da primeira entrevista e antes do final do estágio, para caracterização de suas atribuições, dificuldades, desafios, processo de formação (inicial e contínuo) e avaliação da função/cargo, em relação aos delineamentos legais, particularmente em relação à LDB, e às políticas no âmbito da Secretaria de Educação à qual está vinculada.

3) Projeto político-pedagógico

3.1) Levante como foi desenvolvido o atual projeto político-pedagógico: pela aplicação de modelo encaminhado pela secretaria de educação? Pela discussão coletiva dos problemas da escola? Por meio de assessoria? Ou por meio de outro expediente?

3.2) Levante quem, e como, participou da elaboração do projeto político-pedagógico: Diretor / Equipe Técnica / Alguns professores / Todos os professores / Funcionários / Alunos / Pais / Comunidade / Outros.

3.3) Levante as ações previstas de acompanhamento e avaliação do projeto político- pedagógico e quem participará das mesmas.

3.4) Caso haja registro de projetos, ações ou programas específicos, descreva-os.

3.5) Verifique se os professores e outros profissionais participaram de algum curso e/ou atividades de formação continuada em 2013. Se sim, quantos? Verifique, também, se esses cursos têm relação com o projeto político-pedagógico da escola.

3.6) Levante quem promoveu esses cursos de formação continuada.

3.7) Verifique como é organizada a semana de planejamento de professores.

3.8) Levante a forma e a frequência sobre as reuniões dos professores ao longo do ano letivo. 3.9) Verifique se há discussão coletiva sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola. 3.10) Levante os tipos de apoio pedagógico ao trabalho docente.

3.11) Levante o que ocorre(u) na escola no período 2012/2013, em relação ao tema do seu projeto;

4) Currículo

4.1) Levante as propostas de ensino para as disciplinas ou áreas de conhecimento. 4.2) Levante o número de aulas semanais para cada disciplina ou área de conhecimento. 4.3) Verifique se há discussões coletivas sobre conteúdos e abordagens.

4.4) Levante quais são as referências dos professores para a programação de suas atividades didático-pedagógicas constantes nos planos de ensino.

4.5) Verifique se há referências aos PCN ou outras propostas curriculares oficiais.

4.6) Levante quais são as propostas que envolvam temas transversais, projetos ou algum outro trabalho que integre áreas de conhecimento.

4.7) Verifique se há influências da formação continuada – em serviço – no desenvolvimento do currículo.

4.8) Levante os tipos de materiais didáticos utilizados e como é o processo de escolha, utilização e distribuição desse material para os alunos.

4.9) Verifique se há: salas ambiente por disciplina, biblioteca, laboratório de ciências, laboratório de informática, local para educação física e outros espaços específicos para atividades curriculares. Em caso afirmativo, levante como são utilizados esses espaços e se formas de articulação e integração curriculares.

4.10) Levante quais são as atividades extraclasse desenvolvidas na escola, por exemplo: esportes; feiras científicas e/ou culturais; palestras; mostras; apresentações musicais, teatrais, de dança etc.; artesanato; artes plásticas; jornal; rádio; trabalho solidário; excursões; festas; preparação para processos seletivos; cursos de língua estrangeira, informática ou outros; etc. 4.11) Levante sobre a articulação dessas atividades com as outras atividades curriculares. 4.12). Verifique se há arrecadação de fundos para a escola ou para a Associação de Pais e Mestres (APM) mediante essas atividades

4.13) Levante quais são as leituras solicitadas aos alunos e como são trabalhadas. Por exemplo, livros didáticos; livros paradidáticos; livros de literatura; livros de escolha dos alunos; apostilas; etc.

4.14) Verifique se a escola oferece reforço ou recuperação para seus alunos em 2012.

4.15) Levante quais são as atividades de reforço e recuperação oferecidas aos alunos, acrescentando as observações necessárias. Por exemplo, contínuas, durante as próprias aulas; paralelas, fora do horário de aulas; no final de cada bimestre; no final de cada semestre; no final do ano letivo; no período de férias.

4.16) Levante quais são as disciplinas envolvidas nas atividades de reforço e recuperação oferecidas em 2012.

4.17) Levante as taxas de rendimento (aprovação, reprovação e abandono) em 2011 e as taxas de transição (promoção, repetência e evasão) para 2012, para cada série existente na escola. 4.18) Levante os componentes curriculares com maiores taxas de reprovação.

4.19) Verifique se escola tem acesso a resultados de avaliações externas, do Ideb e/ou Idesp. Se sim, levante como os utiliza.

4.20) Levante quais são os instrumentos e processos de avaliação mais utilizados na escola. 4.21) Levante como a avaliação se relaciona com o currículo desenvolvido.

4.22) Levante como é feita a síntese do processo de avaliação do rendimento dos alunos: notas, conceitos, menções, descrições etc.

4.23) Levante quais aspectos/dimensões são levados em conta na avaliação e quais são os usos que os professores fazem dos resultados/sínteses da avaliação.

4.24) Verifique se na escola são realizadas avaliações unificadas ou "simulados". Em caso afirmativo, levante como são preparadas e aplicadas as provas e como são processados e aproveitados os resultados. Em caso contrário, levante as razões para a não realização.

4.25) Verifique se há ficha de registro individual de avaliação do aluno. Em caso afirmativo, levante as informações consideradas para cada aluno e como são utilizadas.

4.26) Verifique se há decisões coletivas sobre a avaliação de cada aluno – em conselhos com a participação de professores, alunos e responsáveis – ou se são tomadas isoladamente por cada professor.

4.27) Caso a escola esteja organizada em ciclos, levante como estão organizados quanto a: duração de cada ciclos; trabalho docente; enturmação dos alunos; organização curricular; avaliação; dificuldades; aspectos positivos; aspectos negativos; etc.

4.28) Verifique se há formas de organização da escola para atender a diversidade dos alunos. 4.29) Verifique se há casos de alunos com necessidades educacionais especiais. Em caso afirmativo, levante como os profissionais da escola procedem.

4.30) Levante como é feito o acompanhamento da frequência dos alunos e as eventuais compensações de ausência.

5) Caracterização da escola.

5.1) Etapas e modalidades (regular, profissionalizante ou EJA) de ensino oferecidas. 5.2) Dependência administrativa (se privada, especificar: confessional, laica, conveniada) 5.3) Dimensionamento:

5.3.1) Número de turnos: total e por etapa de ensino. 5.3.2) Número de alunos, total, por turno e etapa de ensino. 5.3.3) Número de professores: total e por etapa de ensino. 5.3.4) Número de salas de aula, total e por etapa de ensino

5.3.5) Número de Orientador Educacional, Coordenadores Pedagógicos ou outros profissionais de apoio pedagógico, com discriminação de atendimento por turno ou outro critério.

5.4) Caracterização socioeconômica dos alunos.

5.4.1) Padrão de renda e ocupação dos pais e responsáveis. 5.4.2) Padrão familiar quanto a tamanho e composição. 5.5) Conselho de Escola: ação e participação dos membros. 5.6) APM: ação e participação dos membros.

5.7) Grêmio Estudantil.

5.8) Organização sindical de professores e outros profissionais.

5.9) Outras observações: condições de manutenção dos prédios, entradas e saídas, ambiente de trabalho etc.

6) Entrevistas

Após algum tempo na escola e para melhor apreender a dinâmica escolar, procure entrevistar, preferencialmente e quando couber, mediante amostra aleatória:

6.1) Professores.

6.2) Outros profissionais. 6.3) Alunos.

6.4) Pais, do Conselho de Escola e não.

Para a condução das entrevistas, além de sua apresentação pessoal aos entrevistados, garanta um espaço adequado. Para nortear a entrevista, entre outros possíveis aspectos, indague sobre o que a escola tem de bom e sobre o que precisa ser mudado para melhorá-la. Quando couber, pergunte sobre a relação entre a formação acadêmica e o exercício profissional. Ainda, investigue como os entrevistados encaram as questões educacionais e o trabalho desenvolvido na escola.

7) Ainda que o objeto da disciplina esteja concentrado na Educação Ambiental com ênfase