• Nenhum resultado encontrado

5. METODOLOGIA DA PESQUISA

5.5. Metodologia de Análise de Dados

A metodologia de análise de dados escolhida foi a Análise Textual Discursiva – ATD, já descrita acima. Contou como primeira etapa a seleção de critérios e categorias (Figura 4) que serão descritos abaixo, interpretados no item Discussão dos Resultados e que serviu de base para toda a análise dos dados obtidos com a pesquisa.

5.5.1. Critérios e Categorias

Com o objetivo de traçar um panorama sobre a importância dos estágios na formação dos professores do LiGEA, procurou-se analisar relatórios dos estágios supervisionados em duas disciplinas: Recursos Didáticos em Geociências e Práticas de Educação Ambiental em Geociências. Para complementar a coleta de dados, foram feitas entrevistas com alunos de diversos anos que participaram das disciplinas.

Os critérios adotados para seleção dos alunos do curso de Licenciatura em Geociências e Educação Ambiental foi determinado pela distribuição igualitária no decorrer do curso, pela escolha em atuar na docência e pelo acompanhamento do estágio. Para a seleção dos entrevistados procurou-se escolher alunos de diversos anos de ingresso no curso LiGEA pois ocorreram alterações nas disciplinas em função das atualizações no Projeto Político e Pedagógico (Anexo K) do curso.

A seleção dos monitores-bolsistas também seguiu o mesmo princípio de distribuição ao longo do curso, para uma análise mais ampla. Foram selecionados três monitores-bolsistas que atuaram entre os anos de 2008 a 2015, nas duas disciplinas com estágios estudadas nesta pesquisa.

Os critérios de seleção para o questionário dos professores das disciplinas foram: para o professor de Práticas de Educação Ambiental com ênfase em Geociências, a escolha do professor que ministrou aulas em todos os anos do curso. Já para os professores de Recursos Didáticos em Geociências, três professores, que ministraram aulas no início do curso, na fase intermediária e os atuais professores.

Na Análise Textual do Discurso o processo de categorização é um momento de estabelecer relações (MORAES, 2003). É o segundo período do ciclo de análise, onde serão traçadas relações entre as primeiras unidades construídas a partir da leitura dos textos, agrupando-os por semelhança. A análise se concretiza a partir das leituras e releituras, transcrições, unitarização e categorização, especialmente a partir da escrita (MORAES; GALIAZZI, 2006). O método escolhido foi o método dedutivo, do geral para o particular, quando as categorias são construídas antes mesmo de examinar o corpus dos textos. Essas categorias costumam ser estabelecidas pelas hipóteses que servem de fundamento para a pesquisa (MORAES, 2003) e a partir da unitarização criam-se as condições para a categorização, a priori, surgindo novos entendimentos e sentidos, inicialmenteimprecisas, mas gradativamente sendo explicitadas com rigor e clareza (MORAES; GALIAZZI, 2006).

Para a elaboração das categorias da análise de dados (Figura 4) foi usado, de acordo com o procedimento de grupamento, considerando a parte comum entre eles, o critério dos diferentes olhares sobre a importância do estágio. Os três olhares analisados são dos alunos que fizeram os estágios, dos monitores-bolsistas nas disciplinas e dos professores que ministraram as disciplinas de Recursos Didáticos em Geociências e Práticas de Educação Ambiental em ênfase em Geociências. As unidades de sentido foram classificadas por semelhança, resultando em categorias temáticas. Pretendeu-se organizar os elementos de maneira a facilitar a análise das informações, não deixando de observar o ponto central da pesquisa, com clareza nos objetivos. As categorias selecionadas a prioriforam modificadas ao longo do processo de análise de dados.

A combinação da unitarização e categorização corresponde a movimentos no espaçoentre a ordem e o caos, em um processo de desconstrução que implica construção. A unitarização representa um movimento para o caos, de desorganização de verdades estabelecidas. A categorizaçãoé movimento construtivo de uma ordem diferente da original (MORAES; GALIAZZI, 2006).

As cinco categorias identificadas envolveram a importância e a organização dos estágios, sendo estas:1. Como é a orientação na sala de aula para que o estágio seja desenvolvido, de que maneira os monitores-bolsistas acompanham e orientam esses alunos e transmitem esse momento aos professores das disciplinas; 2. Como os alunos que farão os

estágios planejam suas atividades; 3. Os obstáculos encontrados; 4. A relação entre teoria e prática e experiências pedagógicas; e 5. A reflexão sobre o estágio considerando a sua importância na formação de professores.

Segundo Moraes (1999) a categorização é uma das etapas mais criativas da Análise Textual Discursiva. Porém, o estabelecimento das categorias deve sempre seguir critérios bem definidos para que sejam validadas. A classificação deve ser consistente, porque vai amparar todo o resultado. Em geral, quanto mais subdividido, maior é a precisão de classificação. O objetivo básico da análise textual discursiva é produzir uma redução dos dados de uma comunicação, o que exigirá um número reduzido de categorias (MORAES, 1999).As categorias exigem um retorno cíclico aos mesmos elementospara sua gradativa qualificação, avaliação constante de sua validade e pertinência (MORAES; GALIAZZI, 2006).

Nasegunda etapa da ATD (Figura 4), a categorização é adequação aos objetivos da pesquisa (Figura 1). Quais questões pretende-se responder e qual material está sendo usado para a análise dos dados também são critérios importantes. As categorias têm que ser significativas e podem seguir um fundamento teórico. Elas também devem incluir todas as unidades de análise de dados. Por fim, a objetividade e clareza nas regras de classificação devem seguir ao longo de toda a análise. Ao descrever a categorização de uma análise de conteúdo, Moraes (1999) ressalta a importância de agrupar os dados em várias categorias, mesmo em pesquisas qualitativas onde os dados são subjetivos, devem seguir o princípio da consistência e da objetividade.

Na presente pesquisa, as categorias para análise de dados discutidas nos resultadosque pretendem justificar a hipótese da pesquisa, estão descritas no Quadro 3 e serão abordados com detalhes no capítulo Discussão dos Resultados. Segundo Moraes (2003) “o processo analítico consiste em criar uma tempestade, para emergir do meio caótico flashes de luz para os fenômenos investigados que possibilitam expressar novas compreensões”, dessa forma, a categorização será o caminho a ser percorrido por essa luz.

Quadro 3: Categorias para Análise de Dados

Categoria Unidades de Sentido Sujeito da Análise Fonte de Dados 1 - Orientações

dadas nas disciplinas para desenvolver o estágio

- Quais orientações foram dadas nas disciplinas pelos professores responsáveis para o desenvolvimento do estágio? - Que documentos foram apresentados para fazer o estágio?

- Como realizar o contato inicial com as escolas?

Alunos, monitores e professores Programa das disciplinas, relatórios dos monitores, entrevistas com alunos e questionários com monitores e professores. 2 - Planejamento para desenvolver o estágio - Como ocorreu o

planejamento dos estágios? - O que foi feito antes para chegar à sala de aula na escola?

- Como foi organizado o tempo para a realização dos estágios?

Alunos Relatórios de

estágios e entrevistas dos alunos

3 - Obstáculos encontrados

- Quais as motivações para a realização do estágio? - Como foi a recepção na escola?

- Conseguiu seguir com o planejamento inicial?

Alunos e monitores Relatórios de

estágios e entrevistas dos alunos, relatórios e questionários dos monitores

4 - Experiências pedagógicas a partir dos estágios

- Relacionou a teoria com a prática?

- Quais os métodos utilizados? - Usou recurso didático? - Refletiu sobre os resultados?

Alunos, monitores e professores Relatórios, entrevistas e questionários de alunos, monitores e professores 5 - Reflexão sobre os estágios

- Foi feita uma avaliação no final do projeto?

- Experiências positivas e negativas em relação ao estágio foram relatadas? - O sucesso ou fracasso foi questionado?

- Promoveu reflexões sobre o projeto de estágio? Alunos, monitores e professores Entrevistas e questionários de alunos, monitores e professores

NOTA: Categorias e unidades de sentido de análise de dados da pesquisa segundo a metodologia da ATD. Classificação inicial na interpretação de dados. Elaborado pela pesquisadora em mai/18.