• Nenhum resultado encontrado

Impacte do projeto nas aprendizagens das crianças

Capítulo 5. Análise dos dados e apresentação dos resultados

5.1 Impacte do projeto nas aprendizagens das crianças

O impacte do projeto nas aprendizagens das crianças organizou-se se em 3 subdimensões de análise: conhecimentos, capacidades e atitudes e valores, tendo-se registado um total de 1143 evidências. O maior número de evidências verificou-se ao nível dos conhecimentos (com 405), seguiu-se a subdimensão das capacidades, onde se recolheram 366 evidências e, por fim, as atitudes e valores com 372. Constata-se que a percentagem de evidências nas 3 subdimensões de análise é muito próxima uma das outras, como se pode ver no gráfico seguinte (figura 24).

Figura 24: Percentagem de evidências de aprendizagens por subdimensão de análise.

35%

32% 33%

Evidências de aprendizagens

Subdimensão de análise I – “Conhecimentos”

Durante o projeto, foram recolhidas na subdimensão de análise “Conhecimentos” 405 evidências, através dos resumos das videogravações, das notas de campo e dos documentos das crianças (cadernos, exercícios, cartazes e desenhos). Estas evidências distribuem-se em 7 parâmetros de análise, como se pode ver na tabela 3, onde para cada parâmetro apresenta-se o número de evidências recolhidas e a percentagem das mesmas.

Parâmetros de análise

Evidências recolhidas

N.º %

Conhece espécies de peixes pescadas/típicas da região de Ílhavo 164 40%

Conhece formas de confecionar peixes pescados/típicos na

região de Ílhavo 112 28%

Conhece o processo de diferentes tipos de conservação do peixe 79 20%

Conhece artes de pesca praticadas em Portugal, incluindo na

região de Ílhavo 14 3%

Conhece a história do bacalhau 14 3%

Conhece algumas redes, utensílios de pesca e embarcações de

típicas da região de Ílhavo 13 3%

Conhece recomendações a ter na compra de peixe, enquanto

consumidor responsável 9 2%

Total 405 100%

Tabela 3: Distribuição de evidências por parâmetros de análise, na subdimensão “Conhecimentos”.

De seguida, serão analisados os diversos parâmetros, pela ordem do instrumento de análise explicitado no capítulo 4, comparando as aprendizagens das crianças ao nível dos conhecimentos, antes da implementação do projeto e durante a implementação do mesmo. Estas evidências, após cruzamento com os dados recolhidos no campo durante a implementação das atividades do projeto, foram utilizadas no preenchimento das grelhas de avaliação das atividades (anexos 6-13).

Parâmetro de análise (i) – “Conhece espécies de peixes pescadas/típicas da região de Ílhavo”

Para este conhecimento, recolheram-se 164 evidências, que corresponde a 40% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise. Nas grelhas de avaliação (anexos 6-10, 13) pode observar-se o número de crianças que revelaram este conhecimento, antes e durante o projeto.

Na figura 25, pode observar-se a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas.

Conhece espécies de peixes pescadas/típicas da região de Ílhavo

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es Beatriz: “Eu acho que o bacalhau é pescado na Costa de Ílhavo” (Registo ideias prévias, 3 de

novembro, anexo 6).

D

ur

ant

e

O Vicente foi entusiasmado e de livre iniciativa falar com uma das funcionárias do supermercado

sobre as características morfológicas do

rodovalho, dizendo-lhe:

“Vicente: O rodovalho tem os dois olhos de um lado e a boca do outro” (Resumo das Videogravações da atividade 9, anexo 12).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Sem Dados Figura 25: Parâmetro “Conhece espécies de peixe pescadas/típicas da região de Ílhavo”.

55% 35% 5% 5% 100%

Pela análise dos gráficos (figura 25) pode constatar-se que antes da implementação do projeto 55% das crianças apresentavam um desempenho ainda não satisfaz, 35%

satisfaz e apenas 5% satisfaz bem. Durante o projeto, todas as crianças (100%)

desenvolveram este conhecimento ao nível do satisfaz bem.

Parâmetro de análise (ii) – “Conhece redes, utensílios de pesca e embarcações típicas da região de Ílhavo”

Para o parâmetro “Conhece redes, utensílios de pesca e embarcações típicas da região de Ílhavo” recolheram-se 13 evidências, que corresponde a 3% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise.

Nafigura 26, pode observar-se a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas para este conhecimento. As grelhas de avaliação (anexos 7-10) apresentam também o número de crianças que revelaram este conhecimento, antes e durante o projeto.

Conhece redes, utensílios de pesca e embarcações típicas da região de Ílhavo

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

“O pescador perguntou se as crianças conheciam a chumbeira, mostrando o objeto sem referir o nome do mesmo:

Patrícia: Não.

Isaac: É a boia, isso é a boia não era mais foi um dos utensílios que a professora estagiária Mariana levou para mostrar.

Tiago: Não é nada.

Isaac: É, é” (Resumo das Videogravações da atividade 4, anexo 7).

35%

15% 35%

D

ur

ant

e

“Patrícia: É para puxar o peixe! (Fez este comentário quando a Beatriz estranhou o nome do carreto” (Resumo das Videogravações da atividade 4, anexo 7).

No caminho para a sala da Faina, a Matilde falou com a professora estagiária Mariana sobre as embarcações que tinham conhecido "Eu sei o nome da Ílhava, da Chincha e qual é o nome da outra?"(Resumo das Videogravações da atividade 6, anexo 9)

Logo de manhã, assim que chegou, o Alexandre dirigiu-se à professora cooperante, às professoras estagiárias e à orientadora de PPS e SIE (…) Levou a rede para a sala de aula por iniciativa própria dizendo: "Olhem, é uma rede de pesca, comprei-a na Decatlon com o meu pai" (Nota de campo, 2 de dezembro de 2014, anexo 14).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Sem Dados Figura 26: Parâmetro “Conhece redes, utensílios de pesca e embarcações típicas da região de

Ílhavo”.

A figura 26 mostra que antes da implementação do projeto 35% das crianças apresentavam um nível de desempenho ainda não satisfaz, 15% satisfaz e 35 % satisfaz bem. Durante a implantação do mesmo, todas as crianças (100%) demonstraram um nível de desempenho satisfaz bem.

Parâmetro de análise (iii) – “Conhece artes de pesca praticadas em Portugal, incluindo na região de Ílhavo”

Relativamente ao parâmetro “Conhece artes de pesca praticadas em Portugal, incluindo na região de Ílhavo” recolheram-se 14 evidências, que corresponde a 3% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise.

A figura 27, apresenta a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas, no que respeita a este conhecimento. As grelhas de avaliação (anexos 7-10) também comprovam o número de crianças que revelaram este conhecimento, antes e durante o projeto.

100%

Conhece artes de pesca praticadas em Portugal, incluindo na região de Ílhavo

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

“Terminadas as apresentações, o pescador pergunta às crianças se sabem com que artes ou tipos de pesca são pescados os peixes que elas apresentaram. Guilherme: Eu não sei, eu não conheço.

Isaac: Eu sei, na praia quando eu vou, às vezes, andam à pesca homens que usam um trator que põe uma rede com boias na água, com muitos quilómetros e depois puxam. (…)

Rodrigo: Oh Mariana, mas nós não sabemos. Pescador: Por exemplo, não conhecem pescar à linha com a cana (fazendo os gestos da mesma)? Não conhecem essa?

Maria: Pescar à linha?? Todos em coro: Não!

Rodrigo: Eu escrevi "Não sei nenhuma".”

(Resumo das Videogravações da atividade 4, anexo 7).

D

ur

ant

e

“A Monitora perguntou como era a arte xávega: Isaac: É puxada por bois e tratores” (Resumo das Videogravações da atividade 6, anexo 9).

“Patrícia: Como a Margarita disse que eles pescam o peixe com a mão, na pesca submarina eles também pescam com o arpão". (No final da apresentação do E.E. num momento destinado à colocação de questões”) (Resumo das Videogravações da atividade 7, anexo 10).

Outro exemplo de evidência deste parâmetro de análise prende-se com uma anotação da professora- investigadora quando circulava pelos grupos: “O Filipe, a Francisca e a Patrícia revelam que conhecem características da arte de pesca, pesca à linha, nomeadamente, em que consiste a mesma” (Notas de campo 12 de novembro de 2014, anexo 7). Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem

Figura 27: Parâmetro “Conhece artes de pesca, praticadas em Portugal, incluindo na região de Ílhavo”.

Pela análise dos gráficos (figura 27) pode ver-se que antes da implementação do projeto 95% das crianças apresentavam um nível de desempenho ainda não satisfaz, e que

95% 5%

durante a implantação do mesmo, todas as crianças (100%) demonstraram um nível de desempenho satisfaz bem. As crianças evoluíram bastante neste conhecimento.

Parâmetro de análise (iv) – “Conhece a história do bacalhau”

No que concerne ao parâmetro “Conhece a história do bacalhau” recolheram-se 14 evidências, o que perfaz 3% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise. Este parâmetro foi focado especificamente apenas numa atividade (visita ao Museu Marítimo de Ílhavo), daí a dificuldade na recolha de evidências e a falta de dados para a avaliação de muitas crianças. É de referir, no entanto, que o bacalhau foi trabalhado ao longo de outras atividades (pesquisa de informação sobre os peixes, tipos de conserva), mas não tão individualmente/especificamente.

A figura 28 apresenta a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas, no que respeita a este conhecimento. As grelhas de avaliação (anexos 6-9) também comprovam o número de crianças que revelaram este conhecimento antes e durante o projeto.

Conhece a história do bacalhau

% de crianças por níveis de desempenho Exemplos de evidências A nt es No museu:

“A Margarita perguntou: O bacalhau que vemos à venda nos hipermercados é o mesmo que esse?", referindo-se ao bacalhau representado na imagem da parede” (Resumo das Videogravações da atividade 6, anexo 9).

5%

D

ur

ant

e

“No museu, a professora estagiária Joana perguntou onde é que o bacalhau era pescado:

- Vicente: Terra Nova, Canadá” (Resumo das Videogravações da atividade 6, anexo 9).

“No hipermercado a professora estagiária Mariana perguntou qual era o bacalhau típico da região de Ílhavo:

- Margarita: Bacalhau-do- Atlântico” (Resumo das Videogravações da atividade 9, anexo 12).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Sem Dados Figura 28: Parâmetro “Conhece a história do bacalhau”.

Pela análise dos gráficos (figura 28) pode ver-se que não foi possível obter dados da maioria das crianças, mas ainda assim pode-se constatar que durante o projeto, pelo menos 30% das crianças revelaram um nível de desempenho satisfaz bem.

Parâmetro de análise (v) – “Conhece o processo dos diferentes tipos de conservação do peixe”

Para o parâmetro “Conhece o processo dos diferentes tipos de conservação do peixe” registaram-se 79 evidências, perfazendo 20% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise.

A figura 29 apresenta a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas, no que se refere a este conhecimento. As grelhas de avaliação (anexos 10-13) também espelham o número de crianças que revelaram este conhecimento antes e durante o projeto.

30%

70%

Conhece o processo dos diferentes tipos de conservação do peixe

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

Aquando do preenchimento da carta de planificação, nas ideias prévias o Tiago selecionou o açúcar e o vinagre como os melhores conservantes do peixe.

D

ur

ant

e

“Na parte da análise dos dados, na elaboração das conclusões acerca da atividade experimental sobre os conservantes a professora estagiária Mariana perguntou quais foram os conservantes que conservaram melhor as sardinhas: (…)

Érica: Sal, polpa de tomate e azeite” (Resumo das Videogravações da atividade 7, anexo 11).

No texto realizado pelas crianças sobre a visita de estudo ao hipermercado Continente, solicitado pela

professora cooperante e pelas professoras

estagiárias a Maria escreveu:

“Nós fomos ao armazém e também vimos um frigorífico com bacalhaus lá dentro. Vimos os ultracongelados e os congelados e os embalados”. Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem

Figura 29: Parâmetro “Conhece o processo de diferentes tipos de conservação do peixe”.

Pela análise dos gráficos (figura 29) verifica-se que antes da implementação do projeto 80% das crianças apresentavam um nível de desempenho ainda não satisfaz, e que durante a implantação do mesmo, todas as crianças (100%) demonstraram um nível de desempenho satisfaz bem.

80% 20%

100%

Parâmetro de análise (vi) – “Conhece recomendações a ter na compra de peixe, enquanto consumidor responsável”

Para este parâmetro, “Conhece recomendações a ter na compra de peixe, enquanto consumidor responsável”, registaram-se 9 evidências, o que corresponde a 2% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise.

A figura 30 apresenta a distribuição das crianças por níveis de desempenho, antes e durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas, no que se refere a este conhecimento. O número de crianças que revelaram este conhecimento antes e durante o projeto consta das grelhas de avaliação em anexo (anexos 12 e 13).

Conhece recomendações a ter na compra de peixe, enquanto consumidor responsável

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

No questionário, a Érica não selecionou nenhuma das características com que pode identificar a frescura do peixe.

40%

55% 5%

D

ur

ant

e

“A funcionária da peixaria referiu algumas características de um peixe fresco e não fresco, segurando os verdinhos (um deles fresco e o outro não fresco), pelo que houve as seguintes reações (…) Matilde: Os olhos daquele estão mais velhos. Maria: O verdinho está mais mole.

Alexandre: ‘Tá a cheirar mal não ‘tá?”

“Havia nos enlatados uma lata com atum conservado em óleo aberta e a funcionária do supermercado pegou na mesma, mostrou-a e perguntou às crianças se a podiam comprar assim:

Francisca: Não.

Leandro: Mas cheira bem. Vicente: Não. Porque está aberta. Diogo: Não”.

(Resumo das Videogravações da atividade 9, anexo 12).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Sem Dados

Figura 30: Parâmetro “Conhece recomendações a ter na compra de peixe, enquanto consumidor responsável”.

No que respeita a este conhecimento, pode constatar-se através dos gráficos (figura 30) que antes da implementação do projeto 40% das crianças apresentavam um desempenho ainda não satisfaz e 55% um desempenho satisfaz. Durante a implementação do mesmo verifica-se uma percentagem muito elevada de crianças (95%) com um desempenho satisfaz bem.

Parâmetro de análise (vii) – “Conhece formas de confecionar peixes pescados/típicos da região de Ílhavo”

Relativamente ao parâmetro “Conhece formas de confecionar peixes pescados/típicos da região de Ílhavo”, não foi possível recolher dados antes da implementação do projeto. Durante o mesmo, registaram-se 112 evidências, correspondendo a 28% das evidências recolhidas na subdimensão de “Conhecimentos”.

A figura 31 apresenta a distribuição das crianças por níveis de desempenho durante a implementação do projeto e algumas evidências recolhidas, relativas a este conhecimento.

5%

95%

O número de crianças que revelaram este conhecimento durante o projeto consta das grelhas de avaliação em anexo (anexo 13).

Conhece formas de confecionar peixes pescados/típicos da região de Ílhavo

% de crianças por níveis de desempenho Exemplos de evidências D ur ant e

“Relativamente às receitas de bacalhau, a

nutricionista perguntou "Qual é que vos parece mais saudável?"

Alexandre: Bacalhau com grão. Isaac: Bacalhau com grão. Diogo: Bacalhau com grão. Ana Maria: Bacalhau com grão. Margarita: Bacalhau com grão. Rodrigo: Bacalhau com grão.

Maria: Bacalhau com grão, ovo e broa”.

“Quando a professora cooperante aconselhou as crianças a ficarem no ouvido com as palavras frito, natas, gorduras, o Isaac disse "Mas, eu sei que o bacalhau com natas é menos saudável que o bacalhau com broa" e depois a Maria disse "A senhora já disse batata frita, por isso já e menos saudável" (fez este comentário voluntariamente)”. (Resumo das Videogravações da atividade 10, anexo 13).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem

Figura 31: Parâmetro “Conhece formas de confecionar peixes pescados/típicos na região de Ílhavo”.

Através da análise do gráfico (figura 31) verifica-se que durante a implementação do projeto 85% das crianças revelaram um desempenho satisfaz bem no conhecimento de formas de confecionar peixes pescados/típicos da região de Ílhavo.

Subdimensão de análise II – “Capacidades”

Durante o projeto, foram recolhidas ao nível das capacidades 366 evidências, através dos resumos das videogravações, das notas de campo e dos documentos das crianças (cadernos, exercícios, cartazes e desenhos). Estas evidências distribuem-se em 12 parâmetros de análise, como se pode ver na tabela 4. Para cada parâmetro apresenta-se o número de evidências recolhidas e a percentagem das mesmas.

15%

85%

Parâmetros de análise Evidências recolhidas

N.º %

Analisa e interpreta dados 58 16%

Regista previsões e dados numa tabela de dupla entrada 47 13%

Planifica um ensaio com controlo de variáveis 37 10%

Formula questões 34 9% Observa 34 9% Comunica (ideias/dados/resultados/informação) 31 8% Controla variáveis 28 8% Seleciona informação 26 7% Prevê 24 7% Elabora conclusões 23 6%

Mede volumes com instrumento graduado 18 5%

Pesquisa utilizando fontes digitais 6 2%

Total 366 100%

Tabela 4 - Distribuição de evidências por parâmetros de análise, na subdimensão “Capacidades”. Seguidamente, analisam-se os 12 parâmetros, pela ordem do instrumento de análise explicitado no capítulo 4, comparando as aprendizagens das crianças ao nível das capacidades, antes da implementação do projeto e durante a implementação do mesmo. Estas evidências foram utilizadas para o preenchimento das grelhas de avaliação das atividades, confrontando-se as mesmas com o que foi recolhido no campo, durante a implementação das atividades do projeto.

Parâmetro de análise (i) – “Pesquisa utilizando fontes digitais”

Para a capacidade “Pesquisa utilizando fontes digitais”, recolheram-se apenas 6 evidências, o que corresponde a 2% das evidências recolhidas nesta subdimensão de análise. Este foi o parâmetro com menos evidências. Nas grelhas de avaliação (anexos 6, 7) pode constatar-se o número de crianças que revelaram esta capacidade, antes e durante o projeto. Na figura 32, pode ver-se a percentagem de crianças por nível de desempenho neste parâmetro de análise e o exemplo de 1 excerto de uma evidência.

Pesquisa utilizando fontes digitais

% de crianças por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

“Nenhuma das crianças conseguia inserir os links, disponibilizados para procurarem informação sobre o peixe que pescaram, numa janela de internet do computador. Por esta razão, as professoras estagiárias e a professora cooperante circularam pelos grupos mostrando o processo” (Notas de campo, 3 de novembro de 2014, anexo 6).

D

ur

ant

e

“Assim que a professora estagiária Joana disse para as crianças clicarem em ctrl v, a Margarida colocou logo corretamente o link na janela de internet, pelo que professora estagiária Mariana disse: Muito bem, Margarida!” (Notas de campo, 3 de novembro de 2014, anexo 6).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Figura 32: Parâmetro “Pesquisa utilizando fontes digitais”.

Através da análise dos gráficos (figura 32) pode-se constatar que antes da implementação do projeto, todas as crianças se situavam no nível ainda não satisfaz, nesta capacidade. Com o desenrolar do projeto, 20% das crianças desenvolveram esta capacidade ao nível do satisfaz bem.

Parâmetro de análise (ii) – “Seleciona informação”

No parâmetro de análise “Seleciona informação”, recolheram-se 26 evidências, o que perfaz 7% das evidências registadas na subdimensão “Capacidades”. Na figura abaixo (figura 33) pode ver-se 2 evidências contempladas neste parâmetro, recolhidas durante a

100%

80% 20%

implementação do projeto e a distribuição das crianças por níveis de desempenho antes e durante a implementação do mesmo. Nas grelhas de avaliação (anexos 6, 7) pode constatar- se o número de crianças que revelaram esta capacidade, antes e durante o projeto.

Seleciona informação

% de crianças distribuídas por níveis de desempenho

Exemplos de evidências

A

nt

es

“O Alexandre e o Leandro revelam bastantes dificuldades em selecionar a informação sobre o linguado” (Notas de campo, 3 de novembro de 2014, anexo 6).

D

ur

ant

e

“A Maria e a Margarida selecionaram bem a

informação sobre características da sardinha, apresentando-a de forma clara e sucinta. Apenas tiveram alguma dificuldade na seleção da informação para a curiosidade da sardinha pois não sabiam bem pelo que optar, visto que era um parâmetro mais livre” (Notas de campo, 3 de novembro de 2014, anexo 6).

Níveis de desempenho:

Ainda não satisfaz Satisfaz Satisfaz Bem Figura 33: Parâmetro “Seleciona informação”.

Analisando os gráficos (figura 33), infere-se que antes da implementação do projeto 45% das crianças mostraram níveis de desempenho ainda não satisfaz e nenhuma criança se situava no nível satisfaz bem. Durante a implementação do projeto verificou-se que nenhuma criança apresenta nível de desempenho ainda não satisfaz e 50% apresenta o nível satisfaz bem.

45% 55%

50% 50%

Parâmetro de análise (iii) – “Formula questões”

Para este parâmetro de análise não foi possível recolher dados antes da implementação do projeto. Durante o mesmo, recolheram-se 34 evidências, ou seja, 9% das evidências da subdimensão de análise “Capacidades”. Abaixo (figura 34), pode ver-se exemplos de evidências para este parâmetro e a distribuição das crianças por níveis de desempenho durante a implementação do projeto. As grelhas de avaliação (anexos 6, 9-12) também evidenciam o desempenho das crianças neste parâmetro durante o projeto.

Formula questões

% de crianças distribuídas por níveis de desempenho Exemplos de evidências D ur ant e

“Professora estagiária Mariana: Qual é que acham que pode ser a nossa questão-problema?

Matilde: Se o peixe leva sal, ou leva vinagre, ou leva água.

Guilherme: Qual é a melhor conservação do peixe?”