• Nenhum resultado encontrado

4 METODOLOGIA DA PESQUISA

5.1 O NÍVEL DE SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS

5.1.3 Informações coletadas sobre o nível de satisfação dos usuários

Nesta subseção estão expostas as informações sobre o nível de satisfação dos usuários apurado em cada uma das questões, de acordo com as quatro dimensões do instrumento de Oliveira Neto e Riccio (2003), por meio de tabelas com os percentuais de respostas calculados para cada questão. Para facilitar a visualização e análise foram destacados, nas tabelas, os percentuais maiores que 20%. Também são evidenciados alguns pontos abordados pelos respondentes nos comentários da questão aberta. A análise aqui compreendida visa identificar possíveis oportunidades de melhoria no sistema.

5.1.3.1 Praticabilidade

A dimensão ou fator Praticabilidade, segundo Oliveira Neto e Riccio (2003) é a característica que facilita ou induz a utilização de um SI. Seus aspectos mais relevantes incluem as seguintes variáveis: flexibilidade, fácil entendimento, clareza, disponibilidade, confiabilidade e atualização. A tabela 17 resume os dados obtidos nas questões da dimensão Praticabilidade no questionário aplicado, na forma de percentuais, de acordo com o grau de satisfação dos usuários.

Tabela 17 – Percentuais das questões da dimensão Praticabilidade

PRATICABILIDADE

Questão Muito insatisfeito Insatisfeito Nem insatisfeito,

nem satisfeito Satisfeito Muito satisfeito

1 3% 7% 24% 57% 9% 2 3% 7% 22% 53% 16% 3 3% 17% 26% 43% 10% 4 6% 24% 30% 35% 6% 5 1% 5% 12% 57% 25% 6 3% 6% 31% 45% 15%

Analisando a tabela 17, percebe-se que em todas as questões relativas ao fator Praticabilidade houve predomínio de respondentes que assinalaram a opção 4 – Satisfeito –, o que permite inferir que os usuários estão satisfeitos quanto às variáveis que compõem essa dimensão. Porém, é notável o elevado percentual de respondentes que se revelam insatisfeitos (24%) e indiferentes (30%) em relação à quarta questão da dimensão em análise, que diz respeito à disponibilidade do sistema (“O Novo Siafi está sempre disponível, isto é, sem parar ou deixar de

funcionar"). Santos e Vasconcelos (2013) esclarecem, nesse sentido, que o tempo

de conexão no qual o Novo Siafi permanece ativo é muito curto em comparação com o Siafi Operacional. Com base nessas informações, este ponto pode ser considerado como algo a ser melhorado no Projeto Novo Siafi, na opinião dos usuários.

5.1.3.2 Precisão

A Precisão “é a maneira de efetuar cálculos corretos e sem erros” (OLIVEIRA NETO; RICCIO, 2003, p. 237) e contempla os aspectos precisão dos cálculos e satisfação dos usuários com a precisão dos cálculos. Os percentuais para cada questão, obtidos a partir dos dados da pesquisa, constam na tabela 18, de acordo com o grau de satisfação.

Tabela 18 – Percentuais das questões da dimensão Precisão

PRECISÃO

Questão Muito insatisfeito Insatisfeito Nem insatisfeito,

nem satisfeito Satisfeito Muito satisfeito

1 2% 6% 12% 55% 26%

2 2% 14% 25% 44% 15%

Fonte: dados da pesquisa

Por meio da análise da tabela 18, pode ser observado que os usuários, em sua maioria se mostram satisfeitos com os aspectos ligados à precisão dos cálculos, havendo inclusive um percentual razoável de 26% que se mostram muito satisfeitos quanto ao assunto abordado na primeira questão dessa dimensão (“O

Novo Siafi efetua cálculos precisos, isto é, sem erro”).

No entanto, 25% dos respondentes se mostraram indiferentes à segunda questão (“O Novo Siafi possui mecanismos para que o usuário verifique a precisão

dos cálculos”). Na questão que dava aos respondentes a oportunidade de

cálculos como um fator a ser melhorado. Um dos comentários foi: “Os cálculos de

retenção deveriam ser automáticos, porém dando a opção de alteração”. Caberia,

nesse caso, a investigação junto aos usuários, inicialmente com as setoriais de órgão superior e, se a crítica for procedente, levar ao conhecimento da STN.

5.1.3.3 Disponibilidade

A Disponibilidade se refere à predisposição do SI em oferecer a informação solicitada de maneira atualizada, tempestiva, com adequado suporte técnico e treinamento (OLIVEIRA NETO; RICCIO, 2003). Abarca os seguintes aspectos: informações a todo instante, informações dentro do prazo solicitado, treinamento e suporte técnico. Na tabela 19 são evidenciados os dados obtidos a partir das respostas ao questionário quanto à dimensão Disponibilidade, explicitados em percentuais de acordo com o grau respectivo de satisfação dos usuários.

Tabela 19 – Percentuais das questões da dimensão Praticabilidade

DISPONIBILIDADE

Questão Muito insatisfeito Insatisfeito Nem insatisfeito,

nem satisfeito Satisfeito Muito satisfeito

1 2% 8% 26% 52% 12%

2 6% 27% 27% 33% 6%

3 7% 23% 33% 31% 5%

4 4% 10% 35% 47% 5%

Fonte: dados da pesquisa

As informações da tabela 19, sobre o fator Disponibilidade, diferentemente das dimensões anteriores, sugerem um maior nível de equilíbrio das respostas, principalmente na segunda questão, que diz respeito à suficiência do treinamento para utilização do sistema (“Há treinamento para utilização do Novo Siafi. Os

treinamentos existentes, presenciais e à distância, por meio de vídeo-aulas e demais materiais disponíveis, são suficientes”), em que 27% se mostraram

insatisfeitos, 33% demonstram indiferença, enquanto 33%, satisfação. Alguns comentários também faziam menção à necessidade de treinamento e à divulgação mais abrangente das capacitações. Assim, com base nessas informações, pode-se afirmar que há necessidade dos usuários de serem capacitados para operar o novo sistema, não bastando apenas que haja ações de treinamento, mas que estas sejam melhor divulgadas.

Na terceira questão também foi observado um equilíbrio entre as opções de resposta. Essa questão diz respeito ao suporte técnico para operacionalizar o Novo

Siafi (“O Novo Siafi possui suporte técnico para dúvidas e problemas. Este suporte,

oferecido, primordialmente, por meio das setoriais financeiras, setoriais contábeis, Órgão Central (STN) e Serpro, é adequado para dirimir minhas dúvidas e solucionar problemas do sistema...”). Apesar de 31% dos respondentes demonstrar

satisfação, observou-se que 23% se consideram insatisfeitos e 33% apresentam indiferença, não se percebendo nem satisfeitos, nem insatisfeitos, dando indícios de que os usuários sentem a necessidade de suporte para operacionalizar o sistema.

Tais resultados evidenciam a necessidade que os usuários têm de treinamento e suporte para operacionalizar o sistema, por parte das setoriais de órgão superior, STN e Serpro, stakeholders envolvidos no Projeto Novo Siafi. Assim, é necessária uma investigação criteriosa junto aos usuários, revelando uma oportunidade para implantação de melhorias quanto a estes aspectos.

5.1.3.4 Adequação da informação

A Adequação da informação diz respeito à forma e ao conteúdo da informação na visão do usuário (OLIVEIRA NETO; RICCIO, 2003). Considera relevantes os seguintes aspectos para sua composição: informações completas, suficientes, relevantes e geradas em formato adequado. A tabela 20 demonstra os percentuais para cada questão desse fator.

Tabela 20 – Percentuais das questões da dimensão Adequação da informação

ADEQUAÇÃO DA INFORMAÇÃO

Questão Muito insatisfeito Insatisfeito Nem insatisfeito,

nem satisfeito Satisfeito Muito satisfeito

1 2% 9% 31% 50% 9%

2 4% 19% 37% 35% 5%

3 4% 24% 32% 36% 4%

4 5% 17% 29% 40% 10%

Fonte: dados da pesquisa

Quanto à primeira questão dessa dimensão, que se refere à plenitude das informações, isto é, se o sistema fornece informações completas, a maioria dos usuários (50%) se mostrou satisfeita. Porém, não houve tal maioria nas duas questões posteriores. Quando questionados sobre a relevância dos relatórios ou telas para a atividade, a maior parte dos respondentes (37%) se diz indiferente, enquanto 35% se diz satisfeito. Já, quanto à terceira questão desta dimensão, que se relaciona à suficiência do conteúdo das informações constantes das telas e

relatórios gerados, isto é, contendo todas as informações pertinentes, sem excesso ou fata de informação, houve uma maior distribuição das respostas, com 24% se mostrando insatisfeitos, 32% indiferentes e 36% satisfeitos, sugerindo um forte indício de que grande parte dos usuários considera que as telas ou relatórios não possuem informações suficientes, isto é, há excesso ou fata de informações.

Já quanto à última questão, que se refere ao formato que as informações são apresentadas nas telas e relatórios, observou-se uma significativa satisfação entre os respondentes, já que 40% se mostram satisfeitos.