• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais segmento de vestuário e calçados brasileiros detinham em 2016 cerca de somente 21,9% de

participação de mercado.

Em termos de faturamento, de acordo com o “Anuário Valor 1000”, publicado pelo jornal Valor Econômico, edição de 2016, somos a maior empresa do segmento de vestuário de alto padrão no Brasil, com receita líquida cerca de 36% superior à segunda maior empresa, com base no período de 12 meses findo em 31 de dezembro de 2016.

O segmento de lojas de vestuário de alto padrão no Brasil é caracterizado pela presença limitada de competidores internacionais e ampla dominância de competidores nacionais. A presença de concorrentes multinacionais no Brasil é restrita devido a uma série de barreiras de entrada, dentre as quais se destacam, (i) relacionamento com shopping centers; (ii) espaço disponível em shopping centers; (iii) dificuldades logísticas e de distribuição, (iv) ampla presença do canal multimarcas; (v) arcabouço fiscal complexo; (vi) volatilidade taxa de câmbio; (vii) calendário de coleções invertido com relação ao hemisfério norte; (viii) tributação sobre a importação de produtos têxteis; e (ix) complexidade de adaptação dos sistemas operacionais à realidade brasileira.

O Brasil tradicionalmente não possui grandes redes estabelecidas de lojas de departamentos com capacidade de distribuir produtos com marcas de terceiros. A distribuição de produtos de vestuário e correlatos no Brasil está restrita a lojas dedicadas (próprias ou franqueadas) a uma marca ou a pequenas lojas locais multimarcas que vendem produtos de terceiros. Essas lojas multimarcas não formam uma rede, ao contrário, são usualmente detidas independentemente por um proprietário individual (famílias ou pessoas físicas). Embora formem um relevante canal de distribuição de produtos de alta renda, atingir esta rede demanda um grande desafio de crédito, organização e gestão de uma abrangente estrutura logística com capilaridade regional e presença nacional.

Concorrentes no Brasil

Consideramos que os nossos maiores concorrentes são Animale, Aramis, Arezzo, Ateen, Bobstore, Brooksfield, Burberry, Calvin Klein, Canal, C&A, Chanel, Colcci, Crawford, Diesel, Dolce & Gabbana, Ellus, Emporio Armani, Ermenegildo Zegna, Farm, Forever 21, Gucci, Guess, Hering, Highstil, Hugo Boss, Iodice, Lacoste, Louis Vuitton, Mandi, Miu Miu, Mixed, Osklen, Prada, Ralph Lauren, Renner, Replay, Reserva, Riachuello, Ricardo Almeida, Richards, Salvatore Ferragamo, Salinas, Schutz, Shoulders, Sergio K, Siberian, Tommy Hilfiger, Triton, Tufi Duek, Versace, Via Veneto, VR ,Youcom, Zara.

Incentivos Fiscais relativos ao ICMS e incentivos municipais

Estado de São Paulo: por meio do Decreto Estadual nº 62.560/2017, o Estado de São Paulo aumentou de 7% para 12% a alíquota reduzida à circulação de produtos têxteis, porém, na prática, a incidência foi reduzida a zero em razão do direito crédito outorgado no mesmo montante. Referido benefício não possui amparo em convênio celebrado no âmbito do CONFAZ, podendo, portanto, ser objeto de questionamento. Até a presente data não há notícia de ação judicial que tenha sido proposta para questionar tal benefício. Não há, inclusive, previsão de vigência para o uso de tal benefício. Estado de Goiás/Município de Goiânia: o estado de Goiás firmou, em conjunto ao Município de Goiânia e de diversos órgãos da administração pública estadual, um Protocolo de Intenções junto à Dudalina S/A, concedendo diversos benefícios no âmbito Estadual e Municipal para projeto de instalação de indústria e de centro de distribuição. Dentre tais benefícios, podem ser destacados:

• Incentivo financeiro do FUNPRODUZIR (Fundo de Desenvolvimento de Atividades Industriais de Goiás), consistente em 73% da parcela incentivada e contratada junto à agência de fomento até o ano de 2040. Programa PRODUZIR é objeto das ADIs 2441 e 5226;

• Demais ações junto a instituições financeiras públicas para intermediar a concessão de investimentos;

• Lançamento do ICMS-Importação a débito apenas no momento da entrada física do produto no estabelecimento, respeitados os limites de 1/48 avos aos bens de ativo fixo (a ser definido em regime especial);

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

• Diferimento do ICMS devido nas etapas anteriores às importações de máquinas/partes/peças

que sejam efetuadas por meio de trading situada em Goiás (a ser definido em regime especial); • Isenção de ICMS quanto ao diferencial de alíquota na aquisição interestadual de bens

destinados ao ativo imobilizado do estabelecimento (a ser definido em regime especial); • Termo de Acordo de Regime Especial do qual a empresa usufrui de crédito especial para

investimento previsto na Lei nº 13.194/97. Tal benefício é objeto da ADI 5092; e

• Município de Goiânia concederá (i) isenção de IPTU pelo mesmo tempo do PRODUZIR, até 2040 ou prazo superior; (ii) isenção de taxas referentes às licenças de instalação; (iii) redução de 80% da base de cálculo do ISS para toda receita de prestação de serviços recebida pela Dudalina até o ano de 2040 (ou prazo superior); e (iv) redução de 80% do ISS aos prestadores de serviços quanto da construção das instalações.

Estado de Santa Catarina: firmado Termo de Concessão nº 155000004242118 junto à Dudalina S/A, com início em 01/2013, prevendo os seguintes benefícios (em linhas gerais):

• Diferimento do ICMS nas importações realizadas pelo estabelecimento para fins de comercialização (após a entrada no estabelecimento importador) para a operação tributada subsequente;

• Crédito presumido de ICMS na saída subsequente à entrada da mercadoria importada no próprio estabelecimento, para fins de comercialização, resultando na seguinte tributação: (a) quando a alíquota da operação própria for de 4%: 0,6% da base de cálculo integral (sem reduções) com cobre e aço e 1,0% nos demais casos; (b) 3,6% da base de cálculo integral relativa à operação própria, nos demais casos. São previstas ainda outras modalidades de cálculo facultativas (com previsão de diferimento parcial do ICMS nas operações internas), crédito presumido adicional para saídas interestaduais a não contribuintes, bem como a opção de se estornar o débito em substituição à utilização do crédito presumido.

Referido benefício é condicionado à apresentação de garantia e a contribuições a fundos especificados no termo de concessão. Além de não haver aprovação no âmbito do CONFAZ, há questionamento com relação à concessão de benefícios na importação instituídos pela Lei Estadual nº 13.992/2007 pela ADI 4479, que aguarda julgamento, bem como à concessão de benefício fiscal condicionado à contribuição aos fundos previstos no termo de concessão: (i) FUNDOSOCIAL: ADI 4210 que aguarda julgamento; e (ii) Fundo Pró Emprego: ADI 4383. O prazo de vigência para o uso de tais benefícios deverá ser confirmado por meio do despacho concessório respectivo.

(d) eventual sazonalidade

Historicamente, as vendas no varejo atingem níveis mais elevados em datas comemorativas, tais como dia das mães (para linha feminina), dia dos pais (para linha masculina), dia dos namorados (ambos os sexos) e natal. Essas datas impactam de maneira diferente as nossas marcas, dependendo de seu posicionamento e público alvo. O impacto nos nossos resultados é compensado pela diversidade e complementariedade de nossas marcas. Por exemplo, o efeito positivo mais relevante em nossas receitas para o dia das mães é decorrente das vendas da Le Lis Blanc, seguida pela Bo.Bô. O dia dos pais, no entanto, reflete positivamente nas vendas da Noir, Le Lis, Dudalina e Individual. Em relação ao dia dos namorados, as nossas marcas John John e Bo.Bô apresentam aumento de vendas. O natal é a data mais relevante do ponto de vista de vendas para todas as marcas. As vendas no atacado, para lojas multimarcas, aumentam nos meses que antecedem as datas comemorativas. Verificamos que as oscilações em nossas vendas têm baixa correlação com as oscilações em índices como inflação, taxa de juros e desemprego.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

(e) principais insumos e matérias-primas, informando:

Para os itens de produção própria, nossos principais insumos e matérias-primas são: tecidos, mão de obra e aviamentos. Abaixo a distribuição percentual das principais matérias-primas:

(i) descrição das relações mantidas com fornecedores, inclusive se estão sujeitas a controle ou regulamentação governamental, com indicação dos órgãos e da respectiva legislação aplicável.

Os produtos acabados para revenda e insumos comercializados pela Companhia são produzidos por uma ampla rede de fornecedores. A Companhia possui um histórico de relacionamento de longo prazo com a maioria de seus fornecedores. Para assegurar a qualidade e o padrão desses fornecedores, a Companhia possui uma área de qualidade responsável por auditar periodicamente a operação de sua cadeia produtiva, verificando itens como cumprimento da legislação, procedimentos de produção, origem dos produtos e matérias primas, dentre outros.

(ii) eventual dependência de poucos fornecedores

A Companhia tem, atualmente, aproximadamente 1.600 fornecedores, no Brasil e exterior.

As compras são pulverizadas e a Companhia não tem dependência de qualquer fornecedor. Avaliam-se constantemente novos fornecedores a fim de identificar com maior facilidade novos parceiros comerciais. Nos exercícios encerrados em 31 de dezembro de 2014, 2015 e 2016 e em 30 de setembro de 2017, o maior fornecedor representou, respectivamente, 3,5%, 2,0%, 5,0% e 2,53% das compras. Os dez maiores fornecedores representaram, no mesmo período, 22,7%, 14,5%, 22,3% e 15,49% do total gasto com fornecedores pela Companhia.

(iii) eventual volatilidade em seus preços

As principais matérias-primas que compõem os produtos da Companhia estão sujeitas a flutuações de preço. Os preços das matérias-primas são influenciados por uma série de fatores em relação aos quais a Companhia tem pequeno ou nenhum controle, incluindo, mas não se limitando a, clima, produção

50.000 70.000 90.000 110.000 130.000 150.000 170.000 190.000 210.000

Sazonalidade de Faturamento Bruto (R$)

19,9%

14,8% 12,7%

6,2% 5,5% 5,4% 5,7% 3,9% 3,6%

22,3%

Malha Camisaria Jeans Tricot Acessórios Alfaiataria Seda Poliester Tecido plano Outros

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais