• Nenhum resultado encontrado

7.3 Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

a. características do processo de produção: O Emissor não possui processo de produção. b. características do processo de distribuição: 1 – Comércio físico:

A logística de distribuição dos produtos que são comercializados nas mais de 1.300 lojas físicas do Emissor é iniciada na área comercial, responsável pela realização dos pedidos para os fornecedores, com foco em fornecimento contínuo ou compras de oportunidade, com base na previsão de vendas do Emissor. Os pedidos e a gestão da entrega dos produtos são feitos pelas gerências de abastecimento e de distribuição, cujo papel é avaliar os níveis de estoque do Emissor, previsão de vendas por loja e outras variáveis, fazendo o agendamento da entrega nas quantidades necessárias para manter a variedade de sortimento de produtos.

As entregas das mercadorias são realizadas para um dos quatro centros de distribuição localizados nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro e São Paulo, com uma área total construída de aproximadamente 200.000 m², integrados por um sistema tecnológico de distribuição centralizado. O Emissor entrega, por meio desses centros de distribuição, a quase totalidade dos produtos oferecidos em suas lojas em todo território nacional.

O sistema de logística e distribuição é gerido por área específica responsável pela inteligência de abastecimento de cada uma das lojas, promovendo a manutenção da variedade de sortimento e, consequentemente, o abastecimento e a distribuição de mercadorias conforme a demanda, independentemente de onde estejam localizadas as lojas.

A localização estratégica dos centros de distribuição possibilita o abastecimento eficiente e ágil das lojas, reduzindo a ruptura (falta de produtos nas lojas), os custos e os investimentos em estoque. Além disso, a centralização dos estoques proporciona economias de escala com operação de movimentação e manuseio de cargas e administração dos riscos de armazenagem e transporte.

O quadro abaixo ilustra a localização e a área de cada centro de distribuição do Emissor operante em 31 de dezembro de 2017.

Localização Área (em

m²) Uberlândia - MG 42.800 Cabo de Santo Agostinho - PE 57.602 Barueri – SP 52.971 Nova Iguaçu - RJ 46.271

2 – Comércio eletrônico

As vendas são realizadas pela internet, no modelo de vendas diretas e Marketplace, pelo sistema de televendas, pelos quiosques e por meio de catálogos. De um modo geral, os clientes compram produtos e serviços por meio dos sites na internet www.americanas.com.br,

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

As soluções tecnológicas combinam sistemas de terceiros licenciados e sistemas próprios da Companhia. A arquitetura de sistemas foi planejada dividindo os sistemas em um grupo de sistemas de front-office, que interagem diretamente com o cliente e um grupo de sistemas de back-office, voltados às tarefas de retaguarda para processamento do pedido do cliente. As soluções de front-office atendem às diversas interações com o cliente, gerenciando os sites juntamente com sistemas de gerenciamento de relacionamento com o cliente, responsáveis, entre outros, por registrar os contatos dos clientes através do sistema de data-mining e efetuar o envio de e-mails em campanhas promocionais por meio de um sistema próprio.

Já a plataforma de back-office, que está baseada em um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) da Oracle Inc., efetua diversas tarefas, tais como efetuar a cobrança dos pedidos, faturar o cliente, gerenciar o nível de estoque de produtos e gerenciar a armazenagem no depósito.

Além disso, o emissor atua no setor de home shopping por meio do Shoptime, primeiro canal do Brasil no segmento. Além da veiculação na televisão, a programação do Shoptime passou, em 2007, a ser transmitida na internet 24 horas por dia, possibilitando aos clientes rapidez e interatividade em suas compras.

A Americanas.com conta com quiosques nas lojas físicas da Lojas Americanas que proporcionam (i) ampliação dos meios de atuação, (ii) divulgação da marca Americanas.com para uma maior parcela do público consumidor, (iii) divulgação das atividades desempenhadas pela Americanas.com via comércio eletrônico, (iv) proporcionar aos potenciais clientes uma oportunidade de acesso ao website, da mesma forma e com as mesmas facilidades, meios de pagamento e condições de entrega que teriam direito de usufruir caso estivessem em suas residências ou outro ponto de acesso à internet.

Em relação à distribuição de mercadorias, as vendas são processadas a partir dos seus onze centros de distribuição, localizados em São Paulo, Pernambuco, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Santa Catarina, e 200 Centros Operacionais (transit points) estrategicamente posicionados. Em 2016, foi estabelecido acordo operacional com a Vialog, transportadora líder em entregas do comércio eletrônico na região Sul do país. Como resultado desses movimentos, a B2W criou a B2W Fulfillment (armazenagem, distribuição e atendimento ao cliente). A plataforma é responsável por entregar os pedidos e atender os clientes dos sites da B2W Digital, bem como prestar serviços para os sellers do Marketplace e para empresas do mercado brasileiro. Ao final de 2018, a B2W Fulfillment atingiu 98% do total de entregas realizadas pela Companhia. O processo de armazenagem, preparação e despacho são informatizados por meio de sistema de gestão de estoques (WMS), que resultam em agilidade e precisão. Adicionalmente, o funcionamento em três turnos, sete dias por semana, garante a agilidade da operação, que conta com o serviço da B2W Fulfillment.

Em relação à segurança, foram contratados e são mantidos em vigor seguros contra incêndios, riscos diversos, lucros cessantes e responsabilidade civil para os bens do estoque e o ativo imobilizado, bem como contra roubos e furtos de mercadorias. O emissor entende que os termos e condições das apólices relativas aos seguros foram contratados de acordo com os padrões de mercado e que os montantes de cobertura são suficientes para cobrir danos decorrentes de eventuais sinistros.

c. características dos mercados de atuação, em especial: i. participação em cada um dos mercados

O Comércio Varejista Brasileiro

O IBGE divide o comércio varejista brasileiro em oito atividades (i) Combustíveis e lubrificantes; (ii) Tecidos, vestuários e calçados; (iii) Móveis e eletrodomésticos; (iv) Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos; (v) outros artigos de uso pessoal e doméstico; (vi) hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo; (vii)

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

equipamentos para o escritório, informática e comunicação e (viii) livros, jornais, revistas e papelaria. Essas oito atividades compõe o comércio varejista restrito. O ampliado ainda inclui as seguintes atividades: (i) Veículos e motos, partes e peças e (ii) material de construção. São fatores essenciais ao desempenho do setor de varejo:

● Nível de renda do consumidor; ● Nível de emprego;

● Juros;

● Condições e prazos de financiamento ao consumidor; e ● Inadimplência do consumidor.

Exclusivamente ao comércio eletrônico, os seguintes fatores são essenciais ao crescimento: ● Expansão do número de usuários de internet;

● Aumento do número de pessoas buscando comprar produtos e serviços pela internet; ● Aumento das vendas de computadores, smartphones e dispositivos com acesso a internet;

● Número de usuários com acesso à banda larga; e

● Sortimento de produtos, habilidades do usuário e facilidades para pesquisar preços. Em 2017, o varejo teve crescimento real de 2%, representando o primeiro resultado positivo após dois anos de retração. O resultado está associado à redução da base de comparação anual, da queda do IPCA acumulado 12 meses e da queda das taxas de juros para as pessoas físicas.

O Emissor acredita que seu modelo de negócios contribuiu de maneira importante para a consistência e resiliência de seu desempenho, combinando crescimento e rentabilidade, mesmo em condições econômicas adversas como as atualmente vividas no Brasil. Ao longo dos últimos anos, o Emissor tem apresentado um crescimento consistente em termos de receita líquida e EBITDA.

Nos últimos 16 anos, nosso número de lojas cresceu 13,3 vezes, de 98 lojas em 31 de dezembro de 2001 para 1.306 lojas até 31 de dezembro de 2017, ademais as operações de lojas físicas têm crescimento de vendas no conceito “mesmas lojas” (same-store sales) há mais de 15 anos. Além disso, entre os exercícios sociais de 2001 a 2017, apresentamos também um crescimento de 11,8 vezes na receita líquida consolidada e de 31,3 vezes no EBITDA Ajustado consolidado.

ii. condições de competição nos mercados

O mercado de varejo é altamente competitivo. O Emissor compete por capital, clientes, empregados, produtos, serviços e outros aspectos importantes do negócio com diversos outros fornecedores locais, regionais e nacionais de varejo e crédito. Dentre esses concorrentes, alguns dos quais com maior presença no mercado do que o Emissor, estão varejistas tradicionais e lojas de desconto, operadores de plataformas de vendas pela internet, revendedores por catálogos, supermercados, entre outras formas de comércio de varejo, como também outros emissores de cartão de crédito. Alterações na precificação das mercadorias e

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

Os principais concorrentes do Emissor incluem:

● Grandes varejistas. O Emissor enfrenta concorrência de grandes varejistas que também oferecem mercadorias em geral, incluindo a Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, Lojas Renner, dentre outros. Além disso, alguns desses varejistas contam com canais de venda online para complementar suas operações tradicionais (e.g. pontofrio.com.br e magazineluiza.com.br), o que pode representar um desafio competitivo relevante aos negócios do Emissor no futuro.

● Hipermercados. O Emissor também enfrenta concorrência crescente das grandes cadeias de hipermercados, tais como Carrefour, Wal-Mart, Pão de Açúcar e Extra, as quais oferecem uma variedade de produtos de varejo em complemento às mercadorias tradicionalmente disponíveis em supermercados. Esses hipermercados são capazes de oferecer uma grande variedade de produtos em um único local, normalmente localizado próximo a áreas de intenso trânsito de pedestres, alto tráfego de veículos e fácil acesso via transporte público.

● Companhias internacionais de e-commerce. As principais companhias internacionais de e- commerce, como a Amazon.com eAlibaba.com, que vendem livros, CDs, brinquedos, material de escritório e outros produtos e serviços, podem eventualmente entrar no mercado brasileiro. Essas companhias podem se tornar grandes concorrentes devido a, entre outros fatores, seus recursos financeiros, ampla experiência com e-commerce em outros mercados e relacionamentos com fornecedores globais.

● Fornecedores. Alguns dos fornecedores do Emissor atualmente vendem seus produtos diretamente a consumidores, ainda que de maneira limitada. Outros fornecedores podem procurar vender seus produtos diretamente aos clientes do Emissor. Fornecedores podem oferecer preços mais baixos pelos seus próprios produtos e serviços, bem como cumprir encomendas em menor tempo, dado seu estoque imediato.

● Televisão. O Emissor também é afetada pela concorrência de canais de vendas, os quais operam exclusivamente via televisão, oferecendo principalmente eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, de áudio e vídeo, e computadores e acessórios.

● Companhias locais de e-commerce. O Emissor enfrenta a concorrência de empresas locais de comércio eletrônico, incluindo o pontofrio.com.br e magazineluiza.com.br, que podem fazer investimentos significativos em publicidade, tecnologia e logística.

● Pequenos varejistas. O Emissor também concorre com pequenos varejistas que, muitas vezes adquirem mercadorias a preços significativamente inferiores àqueles praticados no setor formal. Assim, comida, artigos de papelaria, CDs, DVDs e eletrônicos são vendidos no mercado informal por preços significantemente inferiores aos que o Emissor pratica.

O aumento de competição pode resultar em pressão sobre preços, redução de margens brutas, deterioração da posição de capital de giro do Emissor (resultado de melhores condições de pagamento ofertadas a seus clientes) e perda de market share. Qualquer dessas consequências poderia substancialmente prejudicar os negócios do Emissor e resultados do exercício. O Emissor acredita que os principais fatores competitivos de seus setores são: ● Mercado de Varejo: variedade e disponibilidade de produtos, preço, qualidade, publicidade,

recompensas e incentivos à compra, atendimento ao consumidor, localização e acesso, reputação e disponibilidade de crédito;

● E-Commerce: reconhecimento de marca, seleção, disponibilidade de crédito, serviços personalizados, conveniência, preços, acesso, recompensas e incentivos a compras, atendimento ao consumidor, qualidade das ferramentas de busca, qualidade do editorial e outros conteúdos do site, confiabilidade e rapidez do atendimento; e

● Serviços Financeiros: taxas de juros e outras taxas administrativas em valores competitivos, tempo de resposta, atendimento ao consumidor, localização e acesso, e recompensas, e

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

incentivos a empréstimos.

Muitos dos concorrentes atuais e potenciais podem apresentar vantagens sobre o Emissor, incluindo base de clientes mais ampla e maior acesso a recursos financeiros, de marketing e outros. Concorrentes no varejo físico, e-commerce e serviços financeiros também podem ser capazes de investir mais recursos no desenvolvimento tecnológico e marketing do que o Emissor é capaz. Além disso, os concorrentes podem ser comprados por, receber investimento de, ou entrar em outro relacionamento comercial com companhias maiores, mais bem estabelecidas e financiadas.

A concorrência nos segmentos de mercado em que o Emissor atua pode se intensificar, principalmente no e-commerce. Dado que em vários segmentos de mercado as empresas atuantes detêm uma ampla e leal base de consumidores, tais empresas podem expandir seus negócios aos segmentos de mercado em que o Emissor atua. Além disso, novas tecnologias podem intensificar a natureza competitiva de varejo digital. Esse aumento de concorrência pode reduzir as vendas, lucros operacionais ou ambos.

d. eventual sazonalidade:

Historicamente, os resultados das operações do Emissor têm apresentado variações no quarto trimestre de cada exercício. As vendas realizadas nos primeiros três trimestres seguem um padrão equivalente. Entretanto, no quarto trimestre, as vendas aumentam em razão das comemorações de final do ano e do recebimento de décimo-terceiro salário por parte dos consumidores, representando, aproximadamente 32,1% da receita bruta anual da Companhia no consolidado (percentual observado no ano de 2017). Nesse sentido, as vendas em dezembro são, em geral, maiores do que a média de outros meses.

Da mesma forma, durante o mesmo período, o Emissor registra um aumento significativo em seu passivo junto a fornecedores.

Observa-se também um aumento nas vendas do Emissor em datas comemorativas como a Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

e. principais insumos e matérias primas, informando:

i. descrição das relações mantidas com fornecedores, inclusive se estão sujeitas a controle ou regulamentação governamental, com indicação dos órgãos e da respectiva legislação aplicável

Devido à escala de suas operações, o Emissor compra a maioria dos seus produtos que comercializa em suas lojas físicas e online diretamente dos fabricantes respectivos. O Emissor procura obter descontos em razão do volume adquirido, reduzindo seu custo variável. A fim de manter seus preços competitivos, o Emissor precisa adquirir mercadorias a baixo custo. O Emissor acredita que escala de operações muitas vezes lhe dá uma posição de negociação superior com os fabricantes, resultando em preços mais baixos para os clientes. As compras de mercadoria do Emissor são realizadas de forma centralizada na sede, através do Departamento de Compras. Em caso de sobreposição entre os produtos que vende através das lojas físicas e lojas online, o Emissor negocia um preço de compra desses produtos conjuntamente pela Lojas Americanas e pela B2W. Além disso, o Emissor não compra os produtos por meio de contratos de fornecimento de longo prazo, o que permite maior flexibilidade em compras.

Os fornecedores do Emissor devem atender a controle rigoroso de qualidade, confiabilidade e entrega dos produtos.

7.3 - Informações sobre produtos e serviços relativos aos segmentos operacionais

No comércio eletrônico também não houve nenhuma concentração específica de compras efetuadas de um determinado fornecedor em 2017.

iii. eventual volatilidade em seus preços

a. montante total de receitas provenientes do cliente:

O Emissor não possui clientes que sejam responsáveis por mais de 10% da receita da Companhia. b. segmentos operacionais afetados pelas receitas provenientes do cliente:

O Emissor não possui clientes que sejam responsáveis por mais de 10% da receita da Companhia.