• Nenhum resultado encontrado

Inquérito por entrevista de avaliação do Programa de Formação realizado aos Docentes

CAPÍTULO III – PERCURSO DE INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO

3.2 METODOLOGIA DE RECOLHA DE DADOS

3.2.8 Inquérito por entrevista de avaliação do Programa de Formação realizado aos Docentes

As perceções dos Docentes de DCI_II e de TIC_EC sobre as potencialidades e constrangimentos do PF foram recolhidas através do inquérito por entrevista semiestruturada. O instrumento, com as questões e respetivos objetivos, encontra-se no Apêndice 9. O Quadro 21 apresenta as etapas e objetivos gerais da entrevista semiestruturada realizada aos Docentes.

Quadro 21 – Partes, objetivos gerais e específicos da entrevista final realizada aos Docentes

PARTES OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS/QUESTÕES

Intr

odu

ção

1. Explicitar os objetivos e o contexto da entrevista;

2. Esclarecer os contornos da realização da entrevista, designadamente: previsão da duração da entrevista de 60 minutos; garantia do anonimato das informações recolhidas, salvo indicação em contrário dos entrevistados; solicitação de autorização para efetuar uma áudio- gravação; explicação de que se pode “corrigir” a transcrição, isto é, analisar em que medida o que se transcreve corresponde ao que se disse durante a entrevista; esclarecimento de que se dará conhecimento das conclusões a que se chegar no final da investigação.

- 108 -

Quadro 21 – Partes, objetivos gerais e específicos da entrevista final realizada aos Docentes

PARTES OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS/QUESTÕES

D

esenvolviment

o

1.Conhecer os aspetos positivos e negativos que emergem da concretização das estratégias desenvolvidas nas respetivas unidades curriculares (“TIC e Educação em Ciências” e “Didática das Ciências”) ao nível da formação pós-graduada de Educadores e Professores do 1.º e 2.º Ciclo de Ensino Básico.

1.1 Identificar as mais-valias e constrangimentos sentidos pelos Docentes aquando:

- da definição das competências a desenvolver e/ou promover nos Mestrandos (Questão 1.1.a); - da seleção dos conteúdos programáticos da respetiva UC (Questão 1.1.b);

- da seleção dos recursos educativos de apoio à UC (Questão 1.1.c);

- da definição das atividades de E/A desenvolvidas na UC (Questão 1.1.d);

- da seleção das atividades e instrumentos de avaliação das aprendizagens dos Mestrandos (Questão 1.1.e).

2.Sintetizar as articulações promovidas entre as respetivas unidades curriculares (“TIC e Educação em Ciências” e “Didática das Ciências”).

2.1 Identificar as articulações entre as unidades curriculares especificamente no que diz respeito: à definição das competências a desenvolver e/ou promover nos Mestrandos (Questão 2.1.a); à seleção dos conteúdos programáticos da UC (Questão 2.1.b); - à seleção dos recursos educativos de apoio a ambas as UC (Questão 2.1.c); definição das atividades de E/A desenvolvidas na UC (Questão 2.1.d); à seleção das atividades e instrumentos de avaliação das aprendizagens dos Mestrandos (Questão 2.1.e).

3.Caraterizar o ambiente vivido durante a conceção e implementação das unidades curriculares (“TIC e Educação em Ciências” e “Didática das Ciências”).

3.1 Descrever o ambiente vivido durante a conceção e implementação das unidades curriculares,

especificamente ao nível: da colaboração com o Docente da outra unidade curricular durante a conceção e implementação das UC (Questões 3.1.a e 3.1.b); do envolvimento de elementos externos à formação (oradores convidados nos seminários e no Simpósio TIC e Didática das Ciências) (Questão 3.1.c e 3.1.d); da colaboração com o investigador deste estudo (Questão 3.1.e).

4. Avaliar o impacte, a curto prazo, da articulação das unidades curriculares (“TIC e Educação em Ciências” e “Didática das Ciências”).

no aperfeiçoamento e/ou

desenvolvimento pessoal, profissional e social dos Mestrandos que as frequentam.

4.1 Identificar o contributo da articulação das unidades curriculares no aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento pessoal, profissional e social dos Mestrandos (Questão 4.1.a).

- 109 -

Quadro 21 – Partes, objetivos gerais e específicos da entrevista final realizada aos Docentes

PARTES OBJETIVOS GERAIS OBJETIVOS ESPECÍFICOS/QUESTÕES

5. Avaliar o impacte da articulação de unidades curriculares similares no aperfeiçoamento e/ou

desenvolvimento pessoal, profissional e social dos Docentes

5.1 Identificar o contributo da articulação das unidades curriculares no aperfeiçoamento e/ou desenvolvimento pessoal, profissional e social dos Docentes envolvidos (Questões 5.1.a e 5.1.b) 5.2 Identificar qual a intenção dos Docentes em integrar as estratégias (sentido amplo) usadas na articulação das unidades curriculares noutros contextos similares de formação e investigação de professores (Questões 5.2.a, 5.2.b e 5.2.c)

C

onclusão

1. Convidar o entrevistado a acrescentar qualquer informação que considere pertinente para a investigação;

2. Analisar a possibilidade de um contacto posterior, em caso de questões entretanto surgidas em relação à informação providenciada na entrevista;

3. Agradecer a colaboração do entrevistado e finalizar a entrevista.

O guião da entrevista foi sujeito a validação interna, junto dos investigadores participantes deste projeto, e a uma validação externa, junto de dois investigadores, um em TE e outro em DC. A aferição da validade de conteúdo do guião foi apoiada em três indicadores de verificação: i) opinião sobre a possível omissão de algum aspeto considerado importante; ii) sugestões de melhoria do guião da entrevista; e iii) forma, extensão e conteúdo das respostas às questões existentes (Hill & Hill, 2000). A partir das respostas dos peritos externos foi possível constatar que o guião respondia aos objetivos propostos, não tendo sido efetuada qualquer alteração ao guião da entrevista (Apêndice 9).

A entrevista foi realizada aos Docentes de DCI_II e de TIC_EC em janeiro de 2011. As entrevistas foram áudio gravadas e posteriormente transcritas seguindo os mesmos procedimentos adotados como o mesmo tipo de instrumento de recolha de dados na Fase I (entrevistas aos Investigadores em TE) e na Fase II (entrevistas aos Mestrandos). A transcrição das entrevistas aos Docentes DCI_II e de TIC_EC está disponível no Anexo 8.

O guião da entrevista serviu de orientação para a Investigadora colocar as questões aos entrevistados, permitindo, simultaneamente, uma gestão flexível dos seus contributos. Neste contexto, foi importante perceber a necessidade ou não de se proceder a ajustes ou modificações no desenvolvimento e em futuras implementações do PF em UC similares, tendo em conta a opinião dos Docentes de TIC_EC e de DCI_II. O corpus recolhido com a realização das entrevistas foi analisado com recurso a procedimentos de análise de conteúdo. A apresentação dos resultados será feita no Capítulo V (ponto 5.4).

- 110 -