• Nenhum resultado encontrado

O Instagram é uma rede social focada em conteúdo visual, que permite a publicação e o compartilhamento de fotos e vídeos. É gratuito, porém, para ser utilizado, é necessário o uso de um smartphone ou tablet com o aplicativo instalado no sistema Android ou iOS. Ele foi criado em 2010, pelo brasileiro Mike Krieger e Kevin Systrom, e em 2012 foi adquirido pelo Facebook por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações. Cada vez mais o Instagram vem se consolidando como uma plataforma de comunicação e publicidade de muita rentabilidade, porque hoje o Facebook tem um dos melhores recursos publicitários da Internet. E o Instagram, por ter sido comprado por esta rede social, também faz uso dos mesmos recursos também.

Segundo dados do Global Digital Report 2018 (2018), o principal público do Instagram são jovens entre 18 e 24 anos, sendo 128 milhões de mulheres e 11 milhões de homens, seguido de pessoas de

63

idade entre 26 a 34 anos, sendo igual o número de homens e mulheres (117 milhões). O Instagram possui 800 milhões de usuários mensais ativos no mundo e destes, 57 milhões são brasileiros, representando 27% da população, sendo 59% mulheres e 41% homens. Estima-se que só no Brasil o Instagram ganha em torno de 1 milhão de usuários todo mês.

De acordo com dados do próprio Instagram (https://business.instagram.com, 2018), em todo o mundo, diariamente, mais de 500 milhões de usuários utilizam o Instagram, são registradas mais de 3,5 bilhões de curtidas, são publicadas mais de 80 milhões de fotos e 300 milhões usam o stories – a imagem ou vídeo fica disponível para visualização por 24 horas. Houve um aumento de 80% no tempo gasto em vídeos entre final de 2016 a final de 2017.

Por ser uma plataforma focada em conteúdo visual, o Instagram permite mostrar facilmente um produto ou serviço, ou uma empresa, ou até a própria pessoa, de uma maneira diferente, de forma criativa, interativa e original. Além disso, é possível manter um relacionamento bem próximo com os seguidores da conta no Instagram.

Santos e Santos (2014) constataram que a opção fotos é a mais utilizada pelos usuários como forma de compartilhar os momentos do cotidiano. Seja em casa, no trabalho ou no lazer as pessoas se sentem a vontade para demonstrar a sua vida para os amigos, familiares e até mesmo desconhecidos. Suas funções são simples e rápidas. Pode ser tirado uma foto ou feito um vídeo, escolher um filtro, aplicar alguns efeitos, e publicar. Nesse caso existem duas opções: ou uma publicação em seu perfil, ou no stories.

A publicação das fotos e/ou vídeos pode ser visualizada pelos usuários do Instagram e de demais redes sociais (Facebook, Twitter, Tumblr, Foursquare e Flickr). Nela também é possível inserir o local em que se está e ainda marcar amigos. Cada publicação pode ter até dez postagens, entre vídeos e fotos, sendo que cada vídeo pode ter duração máxima de um minuto.

No Instagram, através da opção “explorar”, é possível ver vídeos e fotos de pessoas (desde que estejam na opção perfil público) que os seguidores curtiram ou sugestões de pessoas e perfis comerciais que podem ser seguidos com base no que geralmente se “curte”. Outras opções que permite o contato com o outro, muitas vezes desconhecidos, são as opções “seguir”, “curtir”, “comentar” posts, “compartilhar” (no próprio perfil ou como mensagem privada para algum seguidor) e ver postagens através das hashtags (#) mais populares na rede ou que sejam de interesse pessoal do usuário.

Santos e Santos (2014) lembra que assim como no Facebook, no Instagram, para ter acesso a uma conta e fazer parte dessas redes, é preciso preencher um cadastro completo que pode ir de informações básicas da pessoa usuária, até informações profissionais, preferências, gostos esportivos,

64

evidenciando quem é aquele usuário, facilitando ao usuário ser encontrado por outros, bem como facilitando, também, a ação dos grupos econômicos que buscam obter lucro com a difusão de seus produtos nesses ambientes de comunicação e informação.

Importante também lembrar que existe a opção de deixar seu perfil no modo privado. Ou seja, apenas pessoas que o usuário aceita poderá ver suas publicações. E estas não aparecem em nenhum outro lugar do Instagram (explorar, seguir ou sugestões).

O Instagram permite a inovação no sistema de ensino-aprendizagem ao ser uma rede social de compartilhamento de fotos e vídeos curtos (de até um minuto), na qual o usuário pode reproduzir os mais variados conteúdos e também ter acesso a conteúdos produzidos por outros usuários. A seguir estão algumas destas estratégias que poderiam ser utilizadas no ensino superior:

• Enviar notificações: além do Facebook e do Twitter, o Instagram também pode ser utilizado para compartilhar notícias da sala de aula e outras notificações que remetem ao conteúdo ministrado ou a ele relacionado.

• Rever conteúdos: através da postagem de alguma foto ou vídeo, o professor pode incitar uma discussão sobre algum assunto trabalhado em sala de aula ou rever conceitos importantes; • Recomendar leituras: através da publicação de livros, artigos, notícias ou imagens que são

relevantes para a disciplina ministrada e que relacionam-se com ela;

• Incentivar e envolver os alunos, principalmente para que eles também compartilhem conteúdos relevantes e que possam ajudar seus colegas ou iniciar uma discussão crítica sobre algum tema relacionado com a disciplina ministrada;

• Documentar atividades como saídas de campo, reuniões em grupo, apresentações de trabalhos, eventos, congressos, seminários, workshops, entre outros;

• Em casos de atividades mais complexas, o professor pode fazer um passo-a passo da resolução do problema através de imagens e/ou vídeos.

Estas são algumas sugestões para se trabalhar com o Instagram no Ensino Superior, mas podem ser aplicadas também em qualquer nível de educação desde que adequando cada uma a idade e contexto do corpo discente. E existe a opção de criar uma conta para cada turma, e ali fazer as publicações, ou utilizar em cada publicação de cada perfil individual, uma # que indique a turma ou a disciplina ministrada. Assim, tudo que remeta a elas terão as mesmas #, ficando mais fácil o acompanhamento do conteúdo e acompanhamento das postagens.

65

Portanto, através do Instagram, é possível trazer o aluno para o centro da aprendizagem, utilizando uma linguagem digital que lhe é familiar. Em sua maioria, os jovens já estão familiarizados com seu uso, facilitando a aplicação nas salas de aulas e contribuindo para um processo inovativo do ensino-aprendizagem.