• Nenhum resultado encontrado

4.1 Pesquisa Qualitativa

4.1.6 Instituição de Ensino: Faculdade “IV”

4.1.6.1 Perfil da Instituição

A Faculdade intitulada “IV” possui personalidade jurídica de direito privado e criada em 1969, caracteriza-se por ser uma entidade sem fins lucrativos. Com gestão administrativa exercida pelos próprios professores, através de 04 em 04 anos, permanece em curva ascendente, tanto na área patrimonial, como educacional. Atualmente, a instituição conta com o apoio de 105 colaboradores nas áreas administrativas, além de 145 docentes, dos quais 90% possuem cursos de mestrado ou doutorado. Oferece aos seus 1.500 alunos, cursos nas áreas de ciências contábeis, ciências atuariais, comércio exterior, administração de empresas, administração hospitalar.

4.1.6.2 Perfil do Entrevistado

O gestor entrevistado ocupa há dois anos o cargo de diretor Faculdade “IV”, e enfatiza que o cargo possui caráter político. As eleições ocorrem a cada quatro anos, e podem concorrer apenas professores com mais de 10 anos de trabalhos na instituição. Com 16 anos de exercício no magistério superior, e dois anos de experiência na gestão de instituição de ensino superior, o entrevistado possui graduação em Direito e Letras; especialização em Administração Educacional e Mestrado em Administração de Recursos Humanos.

4.1.6.3 Gestão Estratégica

Ressalta-se que anteriormente a gestão era totalmente centralizada, contudo, uma certa abertura e flexibilização começou a surgir na administração anterior, e segundo o entrevistado, na gestão atual, apresenta-se totalmente descentralizada e participativa. Neste contexto, prevalece ainda certo conservadorismo devido uma parte do corpo docente ser muito antiga na instituição, pois possui professores com até 35 anos de casa. Existem dificuldades em inserir a modernidade devido à ação reativa destes, no entanto, observa-se que os profissionais mais jovens apresentam uma aceitação mais fácil à inovação e mudanças.

O Conselho Superior (formado por professores com mais de 10 anos de casa), bem como o Colegiado (formado pelos coordenadores de curso) são os responsáveis pela tomada de decisão consensual na instituição. Questões administrativas ficam a cargo do Conselho Superior e assuntos acadêmicos sob responsabilidade do Colegiado.

Ocorre anualmente a elaboração do PDI (Planejamento de Desenvolvimento Institucional), o qual é realizado com base na missão e visão da instituição, sendo elaboradas estratégias e metas a serem atingidas nos próximos anos. O entrevistado destaca que mesmo que tal planejamento não fosse exigido pelo MEC, a sua prática e elaboração não seria interrompida na instituição devido a sua reconhecida importância.

Reuniões mensais são realizadas para discussões sobre as ações previstas e realizadas, e caso sejam necessárias, são realizadas revisões nas metas traçadas no PDI conforme as demandas exigidas do novo ambiente. Todos os planos e decisões de planejamento são descritas em documentos de maneira formalizada para acessos a todos os interessados.

As prioridades estratégicas a longo prazo estão centradas na busca pela qualidade do ensino a ser ofertado à sociedade. Desta maneira, objetiva-se primordialmente a obtenção de 100% do corpo docente com mestrado, além de estratégias para formação de novos professores com doutorado.

Segundo o entrevistado, existe a definição clara da estratégia principal tomada pela instituição, mesmo que comunicada de maneira indireta a todos os níveis hierárquicos. Quanto aos sucessos obtidos na implantação das estratégias traçadas, o entrevistado não quis oferecer detalhes, contudo, revelou as dificuldades que podem existir no exercício de uma gestão, caso as estratégias a serem obtidas não estejam elaboradas de maneira consistente e factível para sua execução e alcance.

4.1.6.4 Inteligência Competitiva

Os fatores-chave de sucesso observados na gestão da Faculdade “IV” estão centrados no caráter tradicional que a instituição obteve no mercado, corpo docente com forte formação acadêmica, além de estrutura física de qualidade oferecida a seus alunos.

O entrevistado demonstrou desconhecer os conceitos gerais de inteligência competitiva, afirmando que jamais ouvir falar sobre o assunto. No entanto, optou-se complementar a entrevista com o responsável pela área de marketing da instituição. Neste contexto, torna-se possível afirmar que Faculdade “IV” possui departamento de marketing próprio, o qual é responsável pela elaboração e execução das estratégias de marketing da instituição, além de ser responsável pela coleta, análise e disponibilização de informações estratégicas e relevantes ao seu negócio.

Sistemas como o SIM (Sistema de Inteligência de Marketing) e CRM (costumer relationship managament) foram implementados pela instituição, e destacam-se pela sua importância e auxílio na gestão estratégica desenvolvida. A área de marketing é responsável pela análise de informações relacionadas à concorrentes, clientes, economia, política, entre outros. Neste enfoque, as informações são disponibilizadas de maneira periódica ou ainda de acordo com uma demanda específica proveniente de algum gestor da organização.

A justificativa pela manutenção de um departamento desta natureza se dá em função da inclusão em um mercado altamente competitivo no qual a empresa está inserida, bem como a rapidez com que mudanças vêm ocorrendo. Desta maneira a instituição necessita responder rapidamente aos movimentos de mercado que à ela são impostos.

Os principais canais de informações utilizados constituem-se de jornais, revistas, internet, especialistas do setor, professores, alunos, entre outros. E, segundo o especialista da área de marketing entrevistado, a instituição percebe valores significativos trazidos com as práticas da I.C. em sua gestão, e acredita que apenas as grandes e mais tradicionais instituições possuem práticas, técnicas e sistemas estruturas de inteligência competitiva.

Com base nas entrevistas realizadas, realizou-se um quadro comparativo entre as 04 instituições analisadas. Vale ressaltar que ordem estabelecida compreendeu a instituição mais recente até a mais tradicional.