• Nenhum resultado encontrado

CAPÍTULO 3 ENADE: PERCEPÇÕES DE GESTORES, PROFESSORES E ALUNOS, EM UM CONTEXTO DE CONCEITO CINCO

3.2 Instituições e cursos selecionados

A seguir, apresentaremos um pequeno histórico das instituições selecionadas e alguns dados relevantes que as caracterizam, a fim de permitir a ampliação de dados acerca do locus da pesquisa.

a) Faculdade do Maranhão (FACAM)

Esta instituição está localizada em São Luís (MA) e, das duas IES selecionadas para a pesquisa, foi a primeira IES a enviar autorização para o estudo, o que ocorreu em dezembro de 2010, via e-mail e a visita para a coleta dos dados foi realizada em junho de 2011.

Essa instituição iniciou suas atividades em 2003 por meio de parceria com a Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, da qual se originou a Sociedade Maranhense de Ensino Superior Ltda (SOMAR), com o objetivo de oferecer cursos de pós- graduação no estado do Maranhão. Naquele mesmo ano, a SOMAR recebeu autorização do MEC para criar a Faculdade Cândido Mendes do Maranhão, conforme Portaria nº 2111 de 05.08.2003. A instituição iniciou seus trabalhos oferecendo curso de pós-graduação, na área de Direito e, ainda em 2003, teve autorizado o curso de Turismo em nível de bacharelado.

Em 2004, foram autorizados os cursos de graduação em Direito, Administração e Normal Superior, depois transformado em Pedagogia pela Portaria Ministerial n° 2604 de

34

O IDH é formado por três componentes de mesmo peso: renda, longevidade e educação. O componente renda mensura a dimensão econômica do desenvolvimento humano, sendo aferido pelo PIB per capita corrigido pelo poder de compra da moeda de cada região. O componente longevidade utiliza como parâmetro a expectativa de vida dos indivíduos ao nascer, enquanto para o componente educação são utilizados os índices de analfabetismo e da taxa de matrícula em todos os níveis de ensino. O cálculo do IDH é obtido pela média aritmética simples dos três componentes que, previamente normalizados, passam a ser compreendidos no intervalo de zero a um. Quanto mais próximo o índice e situar do limite superior, maior o desenvolvimento humano na região (BOLETIM REGIONAL DO BANCO CENTRAL DO BRASIL, 2009).

24.08.04, iniciando suas atividades em 2005, mesmo ano em que foi autorizado o curso de Ciências Contábeis e credenciada a oferta de cursos superiores à distância.

No ano seguinte, a Universidade Cândido Mendes vendeu suas ações para outro sócio que assumira a condição de mantenedor de uma nova IES, a Faculdade do Maranhão (FACAM). Em 2006, o MEC aprovou a alteração regimental com a troca da mantenedora e a autorizou para o funcionamento do curso de Enfermagem (FACAM, 2008, p. 9).

Em 2011, a FACAM contava com sete cursos presenciais – Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Pedagogia e Turismo e oito cursos na modalidade à distância35. Oferecia também cinco36 cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade à distância e onze37 na presencial, envolvendo, em todos os cursos de graduação e pós- graduação nas duas modalidades, um total de 150 professores, dos quais 23 mestres, 124 especialistas e 03 doutores.

O curso de Pedagogia está organizado em 8 semestre, com carga horária total de 3.400 horas assim distribuídas: 2.160h para conteúdos específicos, 320h para estágio supervisionado, 340h para prática de ensino, 320h para atividades complementares e 120h para o trabalho de conclusão de curso. A licenciatura é ofertada conforme estabelece o Parecer CNE/CP nº 5/2005, assegurando a formação de profissionais da educação prevista no art. 64 da Lei nº 9.394/96.

b) Faculdade AGES

O segundo curso pesquisado pertence à Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, IES conhecida pelo seu nome fantasia, Faculdade AGES. A instituição está situada na cidade de Paripiranga, no Estado da Bahia, distante aproximadamente 360 km de Salvador e 110 km de Aracaju, capital de Sergipe.

A Faculdade AGES é um estabelecimento de natureza jurídica de direito privado, sendo seu proprietário o próprio diretor de sua mantenedora. Iniciou suas atividades em 1983

35

São eles: Pedagogia, Letras, Administração, Ciências Contábeis, Serviço Social, Matemática, Análise de Sistemas e Fundamentos Jurídicos.

36

São os seguintes: Programa professor em ação, Curso de administração escolar, Curso de psicopedagogia institucional, Curso de docência do ensino superior e curso de supervisão escolar. 37

Fazem parte da pós-graduação presencial os seguintes cursos: Consultoria em Gestão de Pessoas, Direito Ambiental, Direito Civil e Processual, Direito Penal e Processual Penal, Docência em Ensino Superior, Economia no Setor Público, Formulação e Gestão de Políticas Públicas, Gestão Ambiental, Gestão Empreendedora Municipal, Marketing de Pequenas e Médias Empresas e Operadores de Mídia.

com o Ensino Fundamental. Em 2001, a instituição recebeu autorização para funcionamento da educação superior, por meio da Portaria Ministerial nº 347/2001, publicada no Diário Oficial da União de 26/02/2001, dando início aos cursos de Ciências Contábeis e Letras.

Em 2012, a Faculdade AGES oferecia oito cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Letras, Educação Física, Enfermagem, Psicologia e Pedagogia. O Curso Normal Superior foi autorizado pela Portaria do MEC n.º 2197, de 30 de julho de 2002, e transformado em Pedagogia pela Portaria nº 943, de 22 de novembro de 2006.

O curso é integralizado em oito semestres, oferecidos no período noturno, com carga horária total de 3.200h, de acordo com a Resolução 02/200238 do Conselho Nacional de Educação. Nessa carga horária estão incluídas 2.160h para atividades de ensino-aprendizagem, 240h para atividades de enriquecimento didático, curricular, científico e cultural, 400h de prática como componente curricular e 400h para o estágio curricular supervisionado.

A autorização para a pesquisa na Faculdade AGES foi confirmada por e-mail enviado pelo coordenador do curso em janeiro de 2010 e o período para a coleta de dados ocorreu entre os dias 1º a 4 de agosto do mesmo ano.

A seguir apresentamos tabela referente ao número de alunos das duas instituições pesquisadas.

38

Esta resolução determina em seu Art. 1º que “A carga horária dos cursos de Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, em curso de licenciatura, de graduação plena, será efetivada mediante a integralização de, no mínimo, 2800 (duas mil e oitocentas) horas, nas quais a articulação teoria-prática garanta, nos termos dos seus projetos pedagógicos, as seguintes dimensões dos componentes comuns:

I – 400 (quatrocentas) horas de prática como componente curricular, vivenciadas ao longo do curso; II – 400 (quatrocentas) horas de estágio curricular supervisionado a partir do início da segunda metade

do curso;

III – 1800 (mil e oitocentas) horas de aulas para os conteúdos curriculares de natureza científico- cultural;

IV – 200 (duzentas) horas para outras formas de atividades acadêmico-científico-culturais (BRASIL, 2002a).

Tabela 4 – Quantidade de alunos por turno e modalidade nas IES FACAM e AGES – 2008 e 2011