• Nenhum resultado encontrado

Visando melhor analisar o processo de ensino-aprendizagem relacionado às reações químicas de hidrólise salina por meio do Ensino Híbrido como metodologia ativa de ensino e o uso de blog, como recurso digital complementar ao ensino presencial, foi demandado um trabalho prévio de planejamento de toda a aplicação e a avaliação de diferentes atividades que se somariam ao projeto de pesquisa.

Anteriormente ao início da aplicação das atividades elencadas no presente projeto de pesquisa, a direção escolar foi informada e buscou-se obter autorização da Escola para o desenvolvimento da pesquisa, por meio de um termo de anuência e apoio (Anexo A).

Num momento inicial, todo o projeto de pesquisa foi apresentado aos estudantes, conscientizando-os da importância da colaboração de todos e do quanto contribuiriam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de reações de hidrólise salina.

Com relação à participação dos estudantes na pesquisa, foi feita uma lista para que os interessados pudessem incluir seus nomes, caso desejassem.

Após ter sido definido aqueles estudantes que participariam da pesquisa, o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido/TCLE (Anexo B) foi entregue e lido juntamente com os estudantes para o esclarecimento de dúvidas, caso houvesse.

Finalizada essa etapa de orientações referente ao TCLE, solicitou-se que os mesmos explicassem aos pais ou responsáveis o propósito da pesquisa para, posteriormente, trazerem o documento assinado pelos seus pais ou responsáveis, em data previamente agendada. Em seguida, foi apresentado aos estudantes a plataforma do blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, disponível em

<https://aprendendohidrolisesalina.blogspot.com/>. O blog “Aprendendo Hidrólise Salina” foi planejado de maneira que não fosse divulgado à comunidade externa, ou seja, o acesso ficou restrito somente àqueles participantes da pesquisa.

Aos estudantes foram repassadas instruções iniciais pautadas em como acessar e navegar pelo blog. Na sequência, os estudantes responderam o Questionário 1 do Apêndice A, cuja finalidade foi a de levantar informações do perfil dos estudantes quanto ao acesso e interesse no uso das tecnologias digitais no cotidiano escolar. A análise dos dados obtidos por meio do Questionário 1, mostrado no Apêndice A, foi realizada utilizando abordagem quantitativa.

No laboratório de informática da Escola e no modelo de Laboratório Rotacional, o blog “Aprendendo Hidrólise Salina” trouxe uma proposta de situação-problema relacionada ao uso caseiro do hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) visando aliviar os sintomas da acidez estomacal (azia). O cuidado de não se recomendar o uso de qualquer substância química como medicação, sem consulta médica prévia, foi devidamente ressaltado aos estudantes, durante a aula presencial.

Com o objetivo de diagnosticar os conhecimentos químicos prévios dos estudantes para a compreensão de como a acidez estomacal (azia) pode ser aliviada pela ingestão de NaHCO3 e dos conceitos envolvendo hidrólise salina em geral, foi aplicado o Questionário 2 (Apêndice B), que serviu como parâmetro para subsidiar o planejamento subsequente das atividades referentes ao ensino-aprendizagem de reações químicas de hidrólise salina, na perspectiva do Ensino Híbrido.

Para análise das respostas referentes ao Questionário 2, mostrado no Apêndice B, foram consideradas as seguintes categorias: satisfatória, parcialmente satisfatória e não-satisfatória.

Alternando-se atividades presenciais com outras à distância (modelo de sala de aula invertida) foram desenvolvidos com os estudantes os seguintes conceitos químicos: 1) Ácido e Base de Arrhenius; 2) Equilíbrio iônico da água, pH e pOH e 3) Reações químicas de hidrólise salina.

Primeiramente, disponibilizou-se uma aba do lado superior esquerdo do blog “Aprendendo Hidrólise Salina” denominada “Aula 1-Ácido e Base de Arrhenius” como conteúdos prévios para os estudos e compreensão da hidrólise salina. A postagem continha um texto de apoio e uma vídeo-aula sobre os conceitos químicos citados. Ambos os recursos didáticos foram produzidos, com a finalidade de aplicar o modelo de sala de aula invertida na perspectiva do Ensino Híbrido, trabalhando-se a autonomia de aprendizagem dos estudantes. Após uma semana dada aos estudantes para que pudessem consultar os conteúdos no blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, houve uma aula presencial envolvendo os conceitos de ácido e base de Arrhenius, buscando instigar os estudantes a questionamentos, de modo que se pudesse sanar suas dúvidas e, consequentemente, solidificar os conceitos químicos. Depois da aula presencial, os estudantes foram direcionados ao laboratório de informática com acesso à internet da Escola, sendo aplicado um questionário avaliativo com sete questões de múltipla escolha, utilizando-se a plataforma Educaplay®, disponível em <https://www.educaplay.com/>, que foi incorporado ao blog, dando condições dos estudantes responderem a atividade no próprio blog. Para que os estudantes pudessem responder e registrar as questões referentes ao Questionário 3 (Apêndice C), foi necessário a realização de um cadastro com a conta do Google na plataforma Educaplay®. A plataforma Educaplay® é um software que pode ser adaptado e utilizado livremente nas escolas públicas. Esse software oferece uma grande diversidade de recursos que o professor pode explorar para criar diversas atividades

em suas aulas. O Questionário 3, avaliativo, mostrado no Apêndice C, aplicado aos estudantes na plataforma Educaplay®, abordou conceitos sobre força de ácidos e bases de Arrhenius, cátions e ânions formadores de ácidos e bases e reação de neutralização.

Os resultados obtidos do Questionário 3, mostrado no Apêndice C, foram disponibilizados com a possibilidade de “baixar” os mesmos em uma tabela, no formato de Planilha do Microsoft Excel®. Aos estudantes, houve ainda a possibilidade de sanarem as suas dúvidas remanescentes por meio de postagens no formato de fórum, oportunizando, dessa forma, interações e diálogos entre os participantes da pesquisa.

Em seguida, os estudantes assistiram a uma vídeo-aula encontrada na aba intitulada “Aula 2 - pH e pOH”, localizada no canto superior esquerdo do blog “Aprendendo Hidrólise Salina”. Na semana seguinte, as dúvidas dos estudantes referentes a esse tópico foram sanadas e discutidas durante a aula presencial com o auxílio do professor-pesquisador. Posteriormente, foi disponibilizado o sinal de internet da Escola por meio de roteador do próprio professor-pesquisador, a fim de que os estudantes pudessem acessar uma “cruzadinha”, envolvendo conceitos básicos sobre equilíbrio iônico da água e pH, em seus próprios dispositivos celulares. Os estudantes que não dispunham de um celular com acesso à internet foram agrupados àqueles que o possuíam. Todas as atividades realizadas (a distância e presencial) foram preparatórias para a realização de uma gincana presencial mediada pelo professor-pesquisador, a qual envolveu os conceitos de pH (potencial hidrogeniônico) e pOH (potencial hidroxiliônico).

A gincana foi organizada em sala de aula, dividindo-se os estudantes em quatro (04) grupos, sendo que cada um respondeu, na forma de desenho ou ilustração, as questões descritas em um cartão. As respostas dadas pelos grupos foram publicadas em um fórum no blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, visando a socialização e a discussões dos conceitos químicos abordados na atividade. O grupo que apresentasse a figura ou ilustração que mais se aproximasse da resposta correta ou que contivesse a menor quantidade de erros, seria o vencedor da gincana.

No modelo de sala de aula invertida, na perspectiva do Ensino Híbrido, os estudantes foram orientados a assistirem a uma vídeo-aula em suas residências (atividade on-line a distância) e disponível no blog “Aprendendo Hidrólise Salina, abordando os conceitos químicos de hidrólise salina. Na semana seguinte e em sala

de aula, os estudantes consultaram uma tabela dos principais cátions e ânions abordados na vídeo-aula e outros que foram utilizados durante a explicação dos conceitos envolvendo a hidrólise salina. A tabela dos cátions e ânions consultada nessa atividade é encontrada no livro didático de Química adotado pela Escola, da autora Martha Reis Marques da Fonseca (FONSECA, 2013). Essa atividade teve como objetivo explorar as reações químicas de hidrólise de cátions e ânions provenientes de bases e ácidos fracos, respectivamente, além de sanar as dúvidas trazidas pelos estudantes. Ainda, os conceitos de constantes de equilíbrio de hidrólise (Kh), bem como constantes de equilíbrio de ácidos (Ka), bases (Kb) e de ionização da água (Kw) foram abordados.

A última semana de aplicação de atividades ocorreu com uma revisão dos conceitos químicos importantes, como forma de intervenção decorrente à de algumas situações como, por exemplo, a obtenção de respostas incorretas durante a gincana e conceitos envolvendo a hidrólise salina. Finalmente, as discussões e a busca pela resolução e compreensão da situação-problema envolvendo o uso de hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) para aliviar os sintomas da acidez estomacal (azia), abordada no início da pesquisa, foram retomadas.

A avaliação do processo de ensino e aprendizagem do conceito de hidrólise salina, após a sequência de atividades mediadas tanto pelo blog no modelo de sala de aula invertida, quanto pelas aulas presenciais, foi realizada por meio da aplicação do Questionário 4 (Apêndice D). Esse foi elaborado com o intuito de avaliar a aprendizagem dos estudantes pela comparação dos resultados obtidos com aqueles do Questionário 2 (Apêndice B).

Para análise das respostas referentes ao Questionário 4, mostrado no Apêndice D, foram consideradas as seguintes categorias: satisfatória, parcialmente satisfatória e não-satisfatória.

Um resumo de todas as atividades desenvolvidas nesse trabalho de pesquisa é mostrado no Quadro 1.

Quadro 1 - Descrição das atividades desenvolvidas no trabalho de pesquisa. Sequência de Atividades

Atividade 01

Descrição: Consolidação do termo de anuência com a Escola Pública.

Finalidade: Informar e buscar autorização da direção escolar, por meio de um Termo de Anuência, para o desenvolvimento do projeto de pesquisa (aplicação de atividades e coleta de dados), junto aos estudantes do 2º ano do Ensino Médio. Atividade 02

Descrição: Apresentação do projeto de pesquisa e do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) aos estudantes participantes.

Finalidade: Esclarecer os estudantes sobre a relevância do projeto de pesquisa para a melhoria do ensino de Química bem como orientá-los da importância da autorização dos seus pais ou responsáveis.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 03

Descrição: Apresentação do blog “Aprendendo Hidrólise Salina” e cadastro dos estudantes para acesso ao mesmo. Ainda foram repassadas as instruções de acesso e navegação no blog.

Finalidade: Demonstrar a plataforma do blog, bem como passar aos estudantes as orientações de uso e suas ferramentas.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 04

Descrição: Cadastro de cada estudante e pesquisadores para acesso ao blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, por meio do compartilhamento do endereço do blog no e-mail de cada participante do projeto de pesquisa.

Finalidade: Dar condições para que os estudantes tenham acesso aos materiais de estudos e atividades on-line bem como permitir o acompanhamento dos pesquisadores no blog.

Atividades 05 e 06

Descrição: Cadastro na plataforma Educaplay® disponível em https://www.educaplay.com/ e aplicação do Questionário 1 (Apêndice A).

Finalidade: Dar condições para que os estudantes realizem atividade on-line planejada no Educaplay® e conhecer o perfil dos estudantes participantes da pesquisa quanto à disponibilidade de computador e acesso à internet bem como o uso que os mesmos dão a esses recursos.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividades 07 e 08

Descrição: Apresentação de uma situação-problema como estratégia pedagógica, envolvendo o conceito de hidrólise salina e aplicação do Questionário 1 (Apêndice A) aos estudantes.

Finalidade: Estabelecer relação do uso caseiro de ingestão de solução de hidrogenocarbonato de sódio (NaHCO3) para aliviar a acidez estomacal (azia), com os conceitos químicos de hidrólise salina e diagnosticar os conhecimentos químicos prévios dos estudantes para a compreensão da hidrólise salina.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 09

Descrição: Acessibilidade dos estudantes a uma vídeo-aula, abordando conceitos sobre ácidos, bases de Arrhenius e reação de neutralização, por meio do blog “Aprendendo Hidrólise Salina”.

Finalidade: Aplicar o modelo de sala de aula invertida, apoiando-se em uma atividade on-line no blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, levando os estudantes a estudarem conceitos prévios à compreensão da hidrólise salina em suas residências, por meio de visualização de uma vídeo-aula.

Número de Aulas de 50 min.: --- Atividade 10

Descrição: Aula presencial envolvendo conceitos sobre ácidos, bases de Arrhenius e reação de neutralização.

Finalidade: Aplicar o modelo de sala de aula invertida após os estudantes terem assistido a uma vídeo-aula em suas residências, buscando complementar os estudos de forma presencial, sanando as dificuldades trazidas pelos alunos bem como reforçar os conceitos sobre ácidos, bases de Arrhenius e reação de neutralização.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 11

Descrição: Aplicação de questionário envolvendo conceitos de ácido, base de Arrhenius e reação de neutralização, elaborado na plataforma Educaplay®.

Finalidade: Avaliar a aprendizagem dos estudantes quanto aos conceitos de ácido, base de Arrhenius e reação de neutralização, desenvolvidos de forma a distância e presencial (Ensino Híbrido), na modalidade de sala de aula invertida.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 12

Descrição: Acessibilidade dos estudantes a uma vídeo-aula durante a semana e aula presencial envolvendo conceitos sobre equilíbrio iônico da água, pH e pOH. Finalidade: Aplicar o modelo de sala de aula invertida, a fim de trabalhar os conceitos envolvendo o equilíbrio iônico da água bem como a escala de pH e pOH. Número de Aulas de 50 min.: ---

Atividade 13

Descrição: Aplicação de uma “cruzadinha” envolvendo conceitos básicos sobre equilíbrio iônico da água e escala de pH, elaborada para ser trabalhada na plataforma Educaplay®.

Finalidade: Avaliar a aprendizagem dos estudantes quanto aos conceitos de equilíbrio iônico da água, pH e pOH, desenvolvidos de forma a distância e presencial (Ensino Híbrido), na modalidade de sala de aula invertida.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 14

Descrição: Aula presencial envolvendo conceitos sobre constante de equilíbrio (Kc), além dos conceitos matemáticos básicos sobre logaritmos e cálculo de pH.

Finalidade: Complementar as informações da vídeo-aula assistida previamente, buscando realizar atividades em sala de aula para sanar as dificuldades dos estudantes em relação aos conceitos estudados.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 15

Descrição: Aplicação de gincana (Ginquímica) em sala de aula, envolvendo conceitos de pH (potencial hidrogeniônico) e pOH (potencial hidroxiliônico),

estimulando os estudantes a postarem as respostas de questões no blog “Aprendendo Hidrólise Salina”.

Finalidade: Fazer uso de desenho ou ilustração como meio de avaliação para se diagnosticar conceitos ainda que se mostram não compreendidos pelos estudantes, de modo que se possa retomar algumas considerações em sala de aula e, a partir disso, estabelecer recursos mais adequados para sanar as dúvidas e melhorar o entendimento sobre o que está sendo trabalhado.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 16

Descrição: Apresentação e discussão dos desenhos/ilustrações apresentados e postados pelos estudantes no blog “Aprendendo Hidrólise Salina”, durante a atividade de gincana (Ginquímica).

Finalidade: Socializar as repostas das questões e discutir todos os conceitos químicos envolvidos na atividade da Ginquímica, buscando sanar as dificuldades apresentadas pelos estudantes durante a gincana.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Atividade 17

Descrição: Acessibilidade a uma vídeo-aula durante a semana e aula presencial, abordando conceitos sobre hidrólise salina.

Finalidade: Aplicar o modelo de sala de aula invertida, a fim de trabalhar os conceitos envolvendo a hidrólise salina.

Número de Aulas de 50 min.: 02 Atividade 18

Descrição: Aplicação do Questionário 3 (Apêndice C), envolvendo conceitos químicos prévios para compreensão da hidrólise salina e da própria hidrólise salina. Finalidade: Avaliação do processo de ensino-aprendizagem do conceito de hidrólise salina, após a sequência de atividades mediadas tanto pelo blog

“Aprendendo Hidrólise Salina”, quanto pelas aulas presenciais.

Número de Aulas de 50 min.: 01 Fonte: Elaborado pelo Autor, 2019.

Buscando avaliar a utilização do blog e a metodologia ativa do Ensino Híbrido, aplicou-se o Questionário 5 (Apêndice E), com utilização da escala Likert de cinco pontos.