• Nenhum resultado encontrado

IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA PEQUENAS ÁREAS

No documento Tecnologias Sociais para a Sustentabilidade (páginas 46-49)

38 2.1 CISTERNAS DE PLACA

2.3. IRRIGAÇÃO DE BAIXO CUSTO PARA PEQUENAS ÁREAS

Manassés Mesquita da Silva Laercia da Rocha Fernandes Lima

A tecnologia do sistema de irrigação de baixo custo para pequenas áreas rurais, denominado de “xique-xique”, apresenta baixíssima pressão e não necessita de bombeamento. Para sua confecção são usados materiais alternativos baixo custo e fácil acesso. O sistema foi dimensionado para módulos de 4 x 2 m. O sistema foi testado em campo junto à comunidade do município de Xexéu-PE. Os resultados foram positivos e percebeu-se a viabilidade da tecnologia de irrigação para produção de hortaliças.

2.3.1. Aspectos Gerais

A distribuição irregular das chuvas e a necessidade do uso racional de água são fatores decisivos para o uso de técnicas adequadas para produção irrigada. Com o uso da tecnologia de irrigação é possível aumentar a quantidade e a qualidade dos produtos agrícolas, garantindo a produção mesmo em períodos críticos de estiagem (MANTOVANI et al., 2009). Apesar das inúmeras vantagens do uso da irrigação para produção agrícola os sistemas comercialmente disponíveis no mercado, na maioria das vezes, não estão ao alcance dos pequenos produtores, que ficam à margem do processo de evolução e de competitividade no mercado agrícola (PENTEADO, 2007).

Segundo ANDRADE et al. (2002) a economia no investimento inicial de um sistema alternativo, quando comparada com sistemas de irrigação comerciais com automação, pode chegar a 300%. Diante do exposto, a geração e transferência de tecnologia de irrigação de baixo custo adaptadas à realidade local, surge como uma alternativa para o pequeno produtor no âmbito da agricultura familiar. Há viabilidade de implantação e facilidade no manejo de um sistema de irrigação de baixo custo adaptado para produção de hortaliças. Neste sistema, durante a

46

sua implementação e operacionalização, há troca de conhecimentos entre discentes, docentes e a comunidade atendida, tendo sido implantado em propriedades rurais do município de Xexéu, estado de Pernambuco

2.3.2. Detalhamento Técnico

O sistema de irrigação proposto pode ser classificado como sendo de aplicação localizada de água, também conhecido como “xique-xique”. Trata-se de um sistema de baixíssima pressão que consiste na aplicação de água por meio de uma tubulação de polietileno de baixa densidade perfurada de maneira artesanal.

O sistema de irrigação de baixo custo consta de quatro linhas laterais (polietileno de baixa densidade) com diâmetro nominal de 16 mm e comprimento de 4 m. Tais linhas laterais foram perfuradas de maneira artesanal com o auxílio de uma agulha veterinária (1,8 mm) a cada 0,2 m. As linhas laterais são conectadas a um reservatório de água, instalado a 2 m de altura, provido de uma boa para garantir a estabilidade da carga hidráulica, proporcionando boa uniformidade de aplicação de água. Para evitar entupimento devido a partículas sólidas eventualmente presentes na água de irrigação utiliza-se um filtro de tela instalado na saída do reservatório. Com o sistema em funcionamento é necessário realizar medições de vazão nos orifícios das linhas laterais, constatando-se uma boa uniformidade de distribuição de água, em cerca de 80%.

A definição do momento da irrigação e do volume a ser aplicado é feita de maneira simplificada, considerando fatores climáticos, bem como o desenvolvimento das culturas. O controle da irrigação é realizada por meio da adoção de diferentes tempos de funcionamento do sistema, sendo que quanto maior o tempo de funcionamento, maior o volume de água aplicado.

O sistema de irrigação está em funcionamento na comunidade da Escola Pública de Ensino Fundamental e Médio João Bezerra Filho, localizada no município pernambucano de Xexéu. Nesta foi implantado o cultivo de hortaliças. A comunidade acompanha na prática a importância da correta utilização de recursos como água, adubo, e até mesmo o uso eventual de defensivos agrícolas, sendo pois um sistema que auxilia na produção, além de trabalhar em conjunto com a educação, elevando o conhecimento da comunidade a respeito da importância do recursos água e da sua correta utilização na agricultura. A participação da

47

comunidade na preparação dos canteiros, como também na montagem e ajuste do sistema de irrigação “xique-xique” é de fundamental importância, pois eleva o conhecimento de todos, gera uma troca de informações e consolida o empoderamento dos atores sociais.

Após uma análise do clima local (temperatura média e umidade relativa) define-se qual a melhor forma de conduzir o cultivo irrigado da horta assim como os cultivares mais apropriados. A depender destas informações, se define a quantidade de vezes que ocorrerá a irrigação por dia e por semana, além de sua duração e melhores horários para que ocorra a irrigação.

A tecnologia ora apresentada mostra-se adequada ao cultivo de hortaliças, devido as suas características de vazão. Além do mais é de fácil acesso pois são utilizados materiais de baixo custo e que são facilmente encontrados no comercio local. É importante lembrar que o uso da tecnologia de irrigação favorece a continuidade da produção, aumento de produtividade e qualidade, geração de emprego e renda, o que por sua vez proporciona a fixação do homem no campo.

2.3.3. Vantagens E Limitações

Podem ser elencadas como principais vantagens da técnica aqui apresentada: o baixo custo de implantação, a simplicidade de instalação, a facilidade de operação, a possibilidade de um maior controle na aplicação de água e também de fertilizantes solúveis, a possibilidade de obtenção de várias safras por ano. É importante ressaltar que durante os testes desta tecnologia observou-se que esta é facilmente assimilada pelo produtor, não existindo maiores dificuldades para sua implantação, implementação e manutenção.

Como principal limitação tem-se a possibilidade de obstrução dos emissores devido a problemas químicos na água de irrigação. Nesta situação, o uso deste tipo de sistema de irrigação pode ser inviável, já que os custos do tratamento da água para resolver problemas químicos geralmente são elevados.

48

Informações sobre este e outros sistemas de irrigação de baixo custo (sulcos, aspersão e localizada) podem ser encontrados na publicação do Prof. Jose Edmar Scaloppi (UNESP/Botucatu-SP) sob o título de “Sistemas de irrigação alternativos de baixo custo”. A publicação pode ser solicitada a FEPAF - Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, no endereço: Rua Dr. José Barbosa de Barros, 1780 - Fazenda Experimental Lageado - Botucatu - SP - CEP: 18610-307 - Caixa postal 237 - (14) 3882-6300. Também junto ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Referências

ANDRADE, E. M. de; SOUZA, I. H. de; SILVA, E. L. da.Análise dos custos fixos de um sistema de irrigação localizada por gravidade-

bubbler.Ciência Agronômica, v. 33, n. 1, p. 64 – 69, 2002.

MANTOVANI, E.C.; BERNARDO S.; PALARETTI, L.F. Irrigação: princípios e métodos. Viçosa: UFV, 3ª ed., 2009.

PENTEADO, S. R. Manejo da água e irrigação na propriedade ecológica. Campinas: Edição do autor, 2007.

No documento Tecnologias Sociais para a Sustentabilidade (páginas 46-49)