• Nenhum resultado encontrado

6. RESULTADOS E DISCUSSÕES

6.2 Extratos de Relatos de Experiência

6.2.1 Jogos desenvolvidos e discutidos

No Curso de Jogos Matemáticos para o Ciclo de Alfabetização, realizado no âmbito do PNAIC/PE em 2014 segundo Teles (2016, prelo), foram desenvolvidos e discutidos variados tipos de jogos: de cartas, de tabuleiro, de memória, sempre na perspectiva do jogo matemático como recurso didático. Apresentamos, de maneira sucinta, cada um deles, sua finalidade e uma imagem que remete à materialização do mesmo.

Baralho Geométrico:

O Baralho Geométrico é uma adaptação do jogo matemático intitulado Piff Geométrico, cujo objetivo é ampliar o conhecimento acerca de algumas figuras espaciais, suas formas e características. São apresentadas nesse jogo a planificação dos sólidos geométricos e a figura em perspectiva dos mesmos.

Figura 26 Peças do Jogo Baralho Geométrico

Fonte: Teles (2016, prelo)

O termo espacial é dado por esse elemento da matemática (figuras espaciais) ser conceituado a partir de um espaço com três dimensões (apresentarem largura, altura e comprimento; ou seja, ser uma forma 3D).

No jogo, a forma 3D (cubo, paralelepípedo, prisma, pirâmide, cone, cilindro e esfera) aparece como elemento físico, elemento geométrico e respectivo vocábulo. Como mostramos a título de exemplo através da figura 27 (vinte e sete)

Jogo das Bandeiras

O Jogo das Bandeiras é uma adaptação da brincadeira de ―Pique-bandeira‖, cujo objetivo original é invadir o território adversário e capturar a bandeira do grupo oponente. Explora a cardinalidade do número e habilidades quantitativas e seriais, as quais contribuirão para o processo de estruturação do pensamento lógico-matemático. Além da noção de unidade de medida de comprimento.

Sobre a ―cardinalidade‖, concordamos com a investida de Nacarato (2000) em esclarecer esse elemento matemático:

[...] O aspecto cardinal é aquele que fornece a numerosidade (a quantidade de elementos) de uma coleção, ou seja, a última palavra dita num procedimento de contagem. Trata-se, sem dúvida, de uma ideia abstrata pois um mesmo cardinal pode ser associado a conjuntos equipotentes, independendo da espécie dos elementos, bem como, à última palavra da contagem da numerosidade. Normalmente, a criança ao terminar a contagem de uma coleção, se solicitada a responder à questão: quantos elementos há nessa coleção?, ela necessita recontá-la. (NACARATO, 2000, p.97)

Figura 27Peças do Jogo das Bandeiras

Fonte: Teles (2016, prelo)

Acertando Garrafas Monetárias

O Jogo Acertando Garrafas Monetárias é uma variação do Jogo de Argolas. Consiste em arremessar argolas em um ou vários alvos pré-determinados. Dentre os objetivos didáticos destaca-se o reconhecimento de cédulas do sistema monetário brasileiro; realização de algoritmos de adição e subtração; resolução de situações-problema envolvendo adição e subtração de valores monetários; composição e decomposição de números; exploração de noção de distância e força; concentração; coordenação motora e espacial.

Figura 28 Peças do Jogo Acertando Garrafas Monetárias

Fonte: Teles (2016, prelo)

Sem Espaço

O Jogo Sem Espaço inclui-se no grupo dos caracterizados como ―jogo de tabuleiro‖. Esse tipo de jogo utiliza superfícies planas e pré-marcadas com desenhos ou marcações, de acordo com regras específicas. Pode auxiliar no reconhecimento visual; na nomeação de formas geométricas poligonais, como triângulo, quadrado, hexágono losango, paralelogramo e trapézio (embora não seja alvo principal no Ciclo de Alfabetização); composição, decomposição, discriminação e memória visual; identificação e contagem de vértices e lados e nas ações de identificar e registrar semelhanças e diferenças entre figuras geométricas planas.

Figura 29Peças do Jogo Sem Espaço

Fonte: Teles (2016, prelo)

Memória Humano

O Jogo da Memória Humano é uma adaptação do jogo da memória. Bastante tradicional na cultura educacional e popular brasileira, cujo objetivo original é desenvolver a capacidade de observação e concentração, além da memorização. Explora aspectos relacionados à seleção e utilização de instrumentos de medida apropriados à grandeza a ser medida, com compreensão do processo de medição e das características do instrumento escolhido; comparação de grandezas de mesma natureza, por meio de estratégias pessoais e uso de instrumentos de medida conhecidos.

Figura 30 Peças do Jogo da Memória Humano

Fonte: Teles (2016, prelo)

Quanto Tempo o Tempo Tem?

O Jogo Quanto Tempo o Tempo Tem? É um jogo de tabuleiro. Explora a duração de intervalos de tempo. Pode auxiliar no reconhecimento da noção de intervalo e período de tempo; construção de noção de ciclos por meio de períodos de tempo definidos através de diferentes unidades: horas, semanas, meses e ano; e utilização de calendários e agenda, além de comparação de relógios digitais e de ponteiros.

Figura 31 Peças do Jogo Quanto Tempo o tempo Tem?

Fonte: Teles (2016, prelo)

Conquistando o Castelo

O Jogo Conquistando o Castelo é idealizado sobre um ambiente épico a fim de trazer à tona a oportunidade de diálogo entre várias áreas do conhecimento, objetiva combinar resultados para a obtenção de somas e introduzir a ideia de probabilidade.

Figura 32 Peças do Jogo Conquistando o Castelo

Passeando pela Cidade

O Jogo Passeando pela Cidade é uma variação de um jogo matemático on line intitulado ―Daqui pra lá, de lá pra cá‖ apresentado no site da Revista Nova Escola e sugerido em um dos cadernos de formação do PNAIC Matemática 2014 (dois mil e catorze). Explora localização e deslocamentos, envolve a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, com base em diferentes pontos de referência e algumas indicações de direção e sentido.

Figura 33 Passeando pela Cidade

Fonte: Teles (2016, prelo)

Podemos observar que diferentes blocos de conteúdos matemáticos podem ser trabalhados a partir dos jogos. Ponto de vista também sinalizado nos relatos 13 (treze) relatos de experiência produzidos pelos cursistas, segundo orientações do programa de formação e analisados por nós.

Os diferentes blocos de conteúdos estão organizados, segundo os PCN para o Primeiro Ciclo da Educação Básica (BRASIL, 1987, p. 50-52) em 5 (cinco) eixos estruturantes: Números Naturais e Sistema de Numeração Decimal; Operações com Números Naturais; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas e Tratamento da Informação. Eixos que estão introduzidos no trabalho com os jogos apresentados e que procuramos identifica-los nos relatos analisados.