• Nenhum resultado encontrado

5. METODOLOGIA

5.4 Os instrumentos

No que concerne aos instrumentos usados na obtenção de fontes, ou a coleta de dados, inicialmente, usamos a técnica do questionário escrito, esse aplicado de forma a obter respostas individuais sobre jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização. Objeto que Bardin (2009) qualifica como de domínio possível da aplicação da análise de conteúdo, comunicação dual ―diálogo‖, representada, nessa situação por cartas, respostas a questionários, a testes, trabalhos escolares.

Assim, os dados puderam ser organizados e condensados de forma a possibilitar o fornecimento de categorias de conhecimento para as respostas formuladas pelos sujeitos e analisadas nessa investigação. Também fizemos uso, em momento posteriora aplicação do questionário, de um relato de experiência.

5.4.1 Sobre o Questionário

Nessa pesquisa, classificamos o questionário14como semiestruturado, pois está elaborado com um conjunto de questões, apresentadas aos respondentes por escrito, sendo 4 (quatro) questões de caráter quantitativo objetivo (questões fechadas) e 9 (nove) questões de caráter qualitativo discursivo (questões abertas). Sobre esse instrumento, consideramos válido solidar o definição que Gil (2012) nosfornece:

Pode-se definir questionário como a técnica de investigação composta por um conjunto de questões que são submetidas a pessoas com o propósito de obter informações sobre conhecimentos, crenças, sentimentos, valores interesses, expectativas, aspirações, temores, comportamento presente ou passado etc. (GIL, 2012, p. 121)

14

O questionário foiaplicado exatamente no dia 14 (catorze) de julho de 2014 (dois mil e catorze): abertura do curso já apresentado. Na ocasião, cada cursista, ao adentrar no auditório onde a formação continuada seria iniciada, recebia um questionário para ser preenchido antes de iniciada as apresentações introdutórias. Ou seja, antes da formalização dos conhecimentos sobre a utilização de jogos matemáticos. Desse modo, procuramos garantir a integridade das respostas coletadas. Assim que concluíam o instrumento (respondiam ao questionário), esse era entregue a pesquisadora, para que não fosse acometido por alterações posteriores.

Cada uma das 13 (treze) questões que compõem o questionário foi elaborada segundo um objetivo pré-estabelecido, de forma aviabilizar a apuração de nossos objetivos, conforme é possível verificar através da tabela 1 (um).

Tabela01 Questionário – objetivo por questão

Questão Questão (literal) Objetivo

01 Cidade onde atua: Identificar os municípios pernambucanos onde estão localizadas as escolas de atuação dos sujeitos dessa pesquisa e indícios de relações entre variedades de localização das escolas com os conhecimentos identificados.

02 Formação: Identificar a origem do Conhecimento Específico do

Conteúdo que os sujeitos da pesquisa apresentam. 03 Há quantos anos leciona

(ensina)?

Relacionar o tempo de docência com

osConhecimentosEspecífico e Pedagógico do Conteúdo. 04 Atualmente em que ano de

escolaridade leciona ou atua, caso não seja professor(a)?

Detectar entre os sujeitos, aqueles que sejam docentes em atuação.

05 Para você, o que é um jogo matemático?

Identificar como professores definem jogo matemático no Ciclo de Alfabetização.

06 Para você, para que serve jogo matemático?

Mapear funções que os professores atribuem ao jogo matemático no Ciclo de Alfabetização.

07 Com que frequência você desenvolve um trabalho com jogos matemáticos em turmas do Ciclo de Alfabetização?

Identificar a frequência com que os professores usam jogo matemático no Ciclo de Alfabetização para verificar se, de fato, esse instrumento faz parte da rotina do professor, ou se os mesmos recebem orientação para usá-los uma quantidade determinada de vezes.

08 O que o(a) professor(a) faria durante o momento em que os alunos jogam?

Identificar no que os sujeitos dizem fazer, a postura dos professores durante a realização do jogo, ou seja, o conhecimento que possuem sobre os alunos, metas e objetivos.

09 O que você leva em consideração (acha mais importante/prioriza) ao escolher um jogo matemático para usar no Ciclo de

Alfabetização?

Analisar o que os professores privilegiam ao adotarem um jogo matemático para usar em sala de aula do Ciclo de Alfabetização.

10 Quais jogos matemáticos você costuma usar em sala de aula? (escreva quantos quiser ou não escreva nenhum se não faz uso

Identificar jogos matemáticos que são usados por professores em salas de aula do Ciclo de Alfabetização.

de jogos matemáticos) 11 Determinado aluno não

compreende o jogo

matemático ou erra durante sua realização. O que você faz?

Identificar no que os sujeitos dizem fazer, o que professores pensam sobre o erro.

12 Determinado aluno apresenta um ótimo desempenho pedagógico (é um ótimo aluno), consegue compreender e executar o jogo matemático, mas está desinteressado por aquele momento. O que você faz?

Identificar no que os sujeitos dizem fazer, como os professores agem perante a desmotivação.

13 Em sua formação, você foi preparada (teve aula) para utilização de jogos em sala de aula? Caso positivo, você considera a quantidade de aulas destinadas a esse assunto suficiente?

Identificar se faz parte do currículo dos cursos de formação de professores o conhecimento sobre jogos matemáticos e se, caso positivo, os professores consideram a quantidade de aulas recebidas com esse fim, suficiente.

Fonte: Produção da autora

5.4.2 Sobre o Relato de Experiência

Os 80 (oitenta) sujeitos dessa pesquisa formam uma fração correspondente a um terço dos 240 (duzentos e quarenta) cursistas que se inscreveram para o curso em discussão. Dessa fração dos sujeitos, 26 (vinte e seis) expõem suas impressões sobre a prática com jogos matemáticos, através de 13 (treze) relatos de experiência, produzidos da seguinte forma: 3 (três) individualmente, 8 (oito) em duplas, 1 (um) em trio e 1 (um) em quarteto.

Os respectivos relatos compõem um dos critérios para certificação no curso Jogos Matemáticos no Ciclo de Alfabetização: espaço de ludicidade e aprendizagem no PNAIC-PE e têm como objeto de descrição e discussão a vivência de uma intervenção didática no Ciclo de Alfabetização explorando a utilização de um dos jogos15 discutidos na formação.

Em relação à análise dos treze relatos de experiência apresentados por professores alfabetizadores, julgamos conveniente esclarecer que foram produzidos, em média, 4 (quatro) meses após a conclusão do curso supracitado. Esses relatos foram entregues via e-mail aos formadores do PACTO em Pernambuco e, posteriormente apresentados durante uma das etapas da formação continuada.

15

Os respectivos jogos são inéditos e foram criados pelos formadores desse curso exclusivamente para tal evento.

Por trazerem conhecimentos explícitos e/ou implícitos, mesmo que sejam espontâneos, sobre a utilização de jogos matemáticos no Ciclo de Alfabetização,julgamos justificável que os relatostenham sido adotados como potencial meio para obtençãodos dados pretendidos.

Dessa forma, consideramos que o fato dos professores discorrerem sobre os prós e os contras da abordagem de determinados conteúdos matemáticos através dos jogos, converge para o emprego de uma sapiência que é desenvolvida durante toda a docência: o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo. Esse vai além do saber sobre a sua disciplina: o Conhecimento Específico do conteúdo, e inclui compreender os métodos pelos quais os alunos conseguem entender conteúdos precisos, o que envolve processos peculiares às ações educativas. A identificação dessas categorias de conhecimento, assim como as funções que os professores alfabetizadores atribuem ao jogo matemático, como agem em situação de jogo e que jogos adotam em sala de aula são os focos de estudo do próximo capítulo dessa pesquisa.