• Nenhum resultado encontrado

RESTRIÇÃO Expedição

3 ASPECTOS METODOLÓGICOS

3.1 JUSTIFICATIVA – PROBLEMA – HIPÓTESES OBJETIVOS

No momento em que é apresentada e difundida no Brasil, a Teoria das Restrições se encaixa perfeitamente com uma tônica econômica de aumento de competitividade das empresas e serve, portanto, como uma grande ferramenta empresarial [ferramenta aqui não como software, programa ou sistemática específica, mas algo mais amplo, que pode guiar os gerentes nas tomadas de decisão]. Contudo é de extrema importância uma boa compreensão desta solução, para que esta não seja colocada como uma panacéia ou uma metodologia infalível para o sucesso, aplicável em qualquer condição. Como toda e qualquer ferramenta, não importam somente a disponibilidade e seu grau de eficácia, mas o conhecimento sobre seu manuseio e a adequação à condição de aplicação, “[...] uma vez que esta [a TOC] é recente no Brasil e não se dispõe de muitos relatos práticos de sua aplicação bem como seus efeitos sobre a organização, [...]” (RANK, 2001, f. 5).

Quando discorre sobre o uso de estudos de caso em pesquisas no campo da administração da produção, Roesch (1999, p. 208) afirma que “o desenvolvimento de novos sistemas como o Just In Time e a gestão da qualidade e tentativas de implementação, mostraram

haver um hiato entre o que os acadêmicos estavam supondo e as condições reais das operações”. Com isto, é comum a ocorrência de sucessos e fracassos em qualquer nova ferramenta.

A Teoria das Restrições é uma estrutura notavelmente coerente e lógica para gerenciar processos complexos. Ela não é apreciada por todos e nem sempre foi aplicada com sucesso. Como acontece com outros programas de aperfeiçoamento, tais como o TQM, os fracassos provavelmente superam os sucessos no sentido dos aprimoramentos não alcançarem as expectativas almejadas. (NOREEN; SMITH; MACKEY, 1996, p. 146).

Esta dissertação serve, justamente, para, através de uma análise profunda do processo de implementação da TOC em uma multinacional com sede no Brasil, melhorar a compreensão acerca da utilização, aplicabilidade e manuseio desta ferramenta específica, abrindo espaço para outros estudos, não somente no meio empresarial e acadêmico, mas também nos diversos setores de nossa economia.

A análise do processo de implementação da TOC na UCAR Produtos de Carbono S/A foi limitada à área de operações, relacionada à aplicação da ferramenta TPC - Tambor-Pulmão- Corda. A escolha desta área é baseada na prioridade estabelecida pela direção da UCAR durante o processo de implementação da TOC, além da facilidade de acesso do autor.

Muito embora a TOC tenha sido apresentada, no capítulo anterior, de forma fragmentada em quatro áreas distintas, não existe consenso, dentre os estudiosos da TOC, com relação a alguma forma de sub-divisão. Apesar de haver uma tendência de destaque para o processo de raciocínio com relação às demais ‘ferramentas’, a quantidade de áreas da TOC varia de autor para autor.

Currently, TOC comprises three major groups of techniques. The first group encompasses generic solutions designed to deal with managing physical production […], distribution, and project management constraints or external constraints as the market or vendor relationships. The second group consists of the generic problem-solving tool known as thinking process […]. The third group includes the day-to-day thought-process tools and specific uses of the

thought-process tools designed to deal with improving everyday communication, initiating skills, empowerment skills, and team-building skills. (SMITH, 2000, p. 33).17

A TOC está estruturada em duas linhas de abordagem: o processo de raciocínio para a solução de problemas e os métodos para tratar das restrições, em qualquer situação (BALLESTERO-ALVAREZ, 2001, p. 450).

A TOC tem sido aplicada em três diferentes níveis de tomada de decisão: gerência da produção, na resolução de problemas relacionados aos gargalos, à programação e à redução dos estoques; análise de rentabilidade, levando à mudança de decisões baseadas em custo para decisões baseadas na melhoria contínua das operações que afetam a rentabilidade; e gestão de processos, na identificação de fatores organizacionais, que não são necessariamente recursos, que impedem as empresas de atingirem seus recursos. (WANKE, 2003, p. 91). Esta pesquisa pretende identificar quais as dificuldades encontradas e quais os ganhos obtidos durante a implantação de um modelo de produção baseado na Teoria das Restrições na fábrica da UCAR Produtos de Carbono, localizada em Candeias-BA.

Um dos pontos mais importantes se refere à aplicabilidade da ferramenta como instrumento de gestão de operações na empresa. Para tanto, são levantadas as seguintes hipóteses:

H1. O uso da TOC facilita a gestão da UCAR Produtos de Carbono S/A;

H2. A estabilidade do processo produtivo é um fator importante para a aplicação da TOC no processo produtivo.

17Atualmente, TOC reúne três grandes grupos de técnicas. O primeiro grupo abarca soluções genéricas criadas para

lidar com o gerenciamento da produção física […], distribuição, e restrições de gerenciamento do projeto ou restrições externas, como as relações com o mercado ou com os vendedores. O segundo grupo consiste em ferramentas genéricas para a solução de problemas, conhecidas como o processo de pensar […]O terceiro grupo inclui as ferramentas do dia a dia no processo de pensar e usos específicos das ferramentas do processo de pensar, criadas com a tarefa de melhorar a comunicação diária, habilidades de iniciação, estabelecimento e de criação de grupos.

O principal objetivo deste trabalho é avaliar o processo de implementação, da TOC na UCAR Produtos de Carbono S.A., seus resultados e dificuldades, à luz das seguintes considerações:

a. comparação do processo com recomendações dos principais teóricos e consultores do assunto;

b. coerência dos resultados com os objetivos traçados pela organização e expectativas dos seus gestores, envolvendo todas as suas partes interessadas;

c. comparação, quando possível, com resultados de outras empresas nacionais e estrangeiras, dos mais diversos ramos, que passaram por processos semelhantes.

São os seguintes os objetivos específicos deste trabalho:

a) Identificar ganhos financeiros e gerais, mensuráveis e não mensuráveis obtidos durante os primeiros anos do processo e conflitar com objetivos das propostas iniciais, quando for o caso;

b) Apontar principais dificuldades encontradas durante a implantação, analisando fatores específicos da organização ou gerais do meio empresarial, que podem ser tomados como ameaças ou restrições para o uso da Teoria no meio empresarial.

Documentos relacionados