• Nenhum resultado encontrado

IDENTIFICAÇAO CLASSIFICAÇAO

5.3 Líderes do Projeto e os temas de sustentabilidade do GR

A seguir, é apresentado um quadro-resumo (Quadro 4) dos temas de sustentabilidade avaliados pelos entrevistados e ordenados pelo grau de importância a eles atribuído.

Grau de Importância Temas de sustentabilidade GRI Dimensão

4 3 2 1 s/r

Resultado

1 Biodiversidade Ambiental 2 8

2 Desempenho econômico Econômico 1 1 7

3 Impactos econômicos indiretos Econômico 1 1 7

4 Energia Ambiental 1 1 7

5 Emissões, efluentes e resíduos Ambiental 1 1 7

6 Conformidade Ambiental 1 1 7

7 Sociedade Social 1 1 7

8 Produtos e serviços – Atividade

turística e o turista Ambiental 1 1 6

9 Responsabilidade pelo turismo e

turista Social 1 1 6

10 Presença no mercado Econômico 1 1 5

11 Água Ambiental 1 1 5 12 Transporte Ambiental 1 1 5 13 Material Ambiental 2 4 14

Direitos humanos Social 1 1 3

15 Práticas trabalhistas e trabalho

decente Social 1 1 3

16

Geral Ambiental 1 1 -

Legenda: 4 Muito Importante / 3 Importante / 2 Pouco Importante/ 1 Nada Importante / s/r Sem resposta. Resultado: Grau de importância x Número de respostas

Quadro 4 – Grau de importância dos temas de sustentabilidade GRI para os Líderes do Projeto Fonte: O Autor

Numa análise do Quadro 4, destacam-se os seguintes fatores:

- a concordância dos LP na atribuição do grau de importância aos temas. São apontados 2 temas com um mesmo grau de concordância (Biodiversidade e Material); 11 temas com variação de um grau; e 2 temas com dois graus de concordância nas respostas dadas pelos LP.

Em relação aos 11 temas com variação de apenas 1 grau de concordância, percebe-se o mesmo entendimento do conteúdo. O grau de importância não é o mesmo atribuído, mas é próximo.

Na avaliação dos temas 8 e 9 (Produtos e Serviços e Responsabilidade pelo Turismo e Turista, respectivamente), evidencia-se a maior variação de percepção do grau de importância, na visão dos LP: um deles atribui grau 4 - Muito Importante a esses dois temas; e outro, grau 2 - Pouco Importante. Isso pode indicar uma percepção diferente dos LP quanto à importância e o tratamento a ser conferido aos turistas.

Conclui-se, dessa análise, que embora existam diferenças de graduação, as opiniões não são conflitivas ou contraditórias. Demonstram que os entrevistados fazem uma avaliação semelhante da importância dos temas apresentados.

- a pouca importância atribuída aos temas Água, Direitos Humanos e Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente

Ao tema 11 – Água é conferido um baixo grau de importância pelos LP. Os entrevistados demonstram uma relação de consumo e exploração, sem se mostrar preocupados com a proteção dos recursos hídricos: “A água eu tiro do rio. A atividade não incomoda o rio”.

Os temas 14 e 15 - Direitos Humanos e Práticas trabalhistas e trabalho decente, receberam o menor grau de importância, na avaliação dos LP. Um deles justifica o resultado pelo fato dos assuntos serem distantes ou mesmo inexistentes, na realidade deles: “Não posso dizer nada se isso é muito importante ou nada importante, porque não tem”.

Ressalte-se que o tema 16 – Geral, que trata de ações de mitigação ambiental e despesas com proteção ambiental, não pode ser avaliado, por falta de respostas dos entrevistados.

5.3.1 Os temas de sustentabilidade mais importantes para os LP

Por terem sido identificados como os mais importantes, pelos Líderes do Projeto (LP), os sete primeiros temas listados no Quadro 4 são discutidos a seguir. O tema Biodiversidade recebeu resultado 8 e, os demais temas, resultado 7.

• Biodiversidade

O tema Biodiversidade, a que os LP atribuíram o maior grau de importância, tem vários aspectos a destacar. A primeira associação que os entrevistados fazem, no caso de animais ou fauna, é com os animais domésticos. Percebe-se a valorização e a preocupação atribuídas a animais domésticos em detrimento de animais silvestres: “Eu não tenho preocupação com os turistas incomodar porque os animais são mansinhos, a minha criação é pouquinha, não vai preocupar não”.

Percebe-se também a importância atribuída à natureza: “Ë muito importante cuidar da natureza; quanto mais a pessoa cuida, mais bem aventurada ela é, pela parte de Deus e dos homens!”

Porém, a forma de se relacionar e se preocupar com essa natureza tem limites e regras próprias: “Uma pessoa ‘preocupável’ dentro dos limites; não passar dos limites. Dos animais, das plantas, da gente e outros, e outros…”

A queimada e o desmatamento para a criação de animais domésticos são aprovados: “Eu acho que desmatar para criação de gado é muito importante, porque eles não vivem sem comer”.

Entretanto, têm noção de que o desmatamento causa o fim dos animais:

- O errado é desmatar demais. Eu acho errado é matar demais, tirar árvore demais; mas quanto a ralear, aí é necessário;

- Já os bichos do mato, ah! esse acaba! O desmatamento vai tirando os bichos uns dos outros.

Um dos LP afirma não ter ganho financeiro direto e o outro muito pouco, mas os dois atribuem um alto grau de importância a esse tema: “Nada” e "O movimento é pouco (de pessoas), é importante o movimento”.

• Impactos econômicos indiretos

O tema trata dos impactos econômicos resultantes da atividade, ou seja, impactos adicionais, às vezes não monetários, da transação na comunidade. Os LP não vêem seu negócio como uma contribuição para a comunidade, pois ainda se encontram em uma situação em que objetivam garantir o próprio sustento, na busca de melhoria econômica e social:

Se der certo aqui, eles vão ficar indecisos, né? Melhora por que hoje eu sou desempregado e deixo de ficar. Você tem que depender pouco dos ricos, porque hoje em dia o rico não dá muito colher de chá..., se ficar dependendo aí tem um aproveito pelo meio, tal...

• Energia

A visão dos LP é dirigida à necessidade de energia elétrica. As questões de escolha, consumo e redução de tipo de energia não faz parte do universo de preocupação deles. O que não deixou de ser um tema de alta importância para eles: "A energia que eu uso é o lampião e a candeia. É o que falta (energia elétrica) para funcionar”.

• Emissões, efluentes e resíduos

O grau de importância atribuído foi alto, porém essa preocupação é exclusivamente com a eliminação dos resíduos sólidos, principalmente os plásticos (que causam mal aos animais domésticos), por meio da queima. Os LP não demonstram ter noção ou interesse em aproveitar, reduzir, tratar ou buscar a melhor maneira de descartar os resíduos e efluentes, ou mesmo de controlar emissões. O fogo é considerado necessário, da maneira como é praticado, e não teria relação com poluição: “Por enquanto não me preocupo; o lixo é queimado”.

O tema trata de conformidade ambiental, na dimensão ambiental. O senso dos LP é de que cumprir a lei é um dever, não importando se a lei é ambiental ou não. Todavia, não foi possível identificar se eles conhecem as leis ambientais: “Não teve multa nenhuma, nenhum problema com a lei, mas se for pela lei, a gente tem que acompanhar, para não acontecer nada”.

• Sociedade

O tema trata de interações com estruturas de mercado e instituições sociais que estabelecem o ambiente social. Os LP entendem esse tema como a confiança que pode ser depositada nas pessoas e na ajuda que elas possam oferecer. Nesse sentido, os LP têm uma postura aberta e estão motivados à integração:

- Quando preciso, peço ajuda.

- Quanto mais confiar nas pessoas, melhor, né? - ...mais participação, mais desenvolvimento.

5.3.1.1 Os aspectos de sustentabilidade dos temas mais importantes

Pelos temas de maior importância definidos pelos LP, evidenciam-se os seguintes aspectos de sustentabilidade:

• a forma peculiar e controversa como os LP se relacionam com a natureza, retratada no tema biodiversidade;

• a preocupação com o aumento de movimento de turistas, no tema desempenho econômico;

• a visão voltada para o consumo e o próprio sustento, em detrimento a preservação ambiental e dos impactos positivos para outros grupos da comunidade, nos temas impacto econômico indireto, energia e água;

• o espírito de cumprimento das leis, mesmo sem conhecê-las, no tema conformidade; e

Para avaliar a governança ambiental, passa-se a seguir à análise dos resultados da pesquisa em relação aos temas de sustentabilidade na visão das Partes Interessadas (PI).