• Nenhum resultado encontrado

A construção do modelo de avaliação da governança na atividade turística é feita com base na integração de elementos do método Fatores Críticos de Sucesso e de diretrizes e indicadores do Relatório de Sustentabilidade GRI. O modelo construído é testado no projeto de formatação do atrativo Cachoeira do Label, situado em São João D’Aliança-GO.

As etapas de trabalho são as seguintes:

a) Levantamento bibliográfico sobre governança e turismo sustentável, bem como sobre o instrumental básico disponível para avaliação de governança e de sustentabilidade.

b) Levantamento de dados e informações sobre a atividade turística no município de São João D’Aliança e sobre o projeto do atrativo Cachoeira do Label. As fontes consultadas são: organizações do terceiro setor atuantes no município, Prefeitura Municipal, Secretaria Estadual de Turismo de Goiás, Ministério do Turismo, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas SEBRAE/GO e Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, entre outros.

c) Criação de instrumentos para identificação e classificação dos atores sociais. Para tanto, são utilizados como referencial: (i) a categorização de Borrini- Feyerabendi (1997, apud Pereira 2000); (ii) os componentes do produto turístico contemplados na cadeia produtiva do turismo do Inventário da Oferta Turística do Ministério do Turismo (Ministério do Turismo, 2003); e (iii) a classificação do Global Reporting Iniciative (GRI, 2006).

(i) Borrini-Feyerabendi apresenta 26 categorias de atores sociais diferentes, potencialmente interessados em um processo de gestão (Apêndice A). Essas categorias orientam a identificação de pessoas ou organizações que possam ser atores sociais de um processo, ou seja, que possam provocar ou ser significativamente afetados pelas atividades, produtos e/ou serviços da organização relatora.

(ii) Os dados do inventário da oferta turística de São João D’Aliança, do Sistema de Informações do Ministério do Turismo, são utilizados no reconhecimento da cadeia produtiva do turismo (donwstream / upstream) de São João D’Aliança, com o objetivo de incluí-la na identificação dos atores sociais do projeto analisado.

(iii) Do GRI (Apêndice B), são utilizadas as definições de organização relatora e de stakeholders, que recebem, respectivamente, a denominação de Líderes do Projeto (LP) e de Partes Interessadas (PI), a saber:

Organização relatora ou Líderes do Projeto (LP) – são entidades privadas, públicas ou sem fins lucrativos, que declaram seus desempenhos e impactos econômicos, ambientais e sociais, na relação com as Partes Interessadas, nas decisões de investimento e em outras relações com o mercado.

Stakeholders ou Partes Interessadas (PI) - são definidas como as organizações ou indivíduos que podem ser significativamente afetados pelas atividades, produtos e/ou serviços da organização relatora, e cujas ações possam significativamente afetar a capacidade dessa organização de implementar suas estratégias e atingir seus objetivos, com sucesso. Isso inclui entidades ou indivíduos cujos direitos, nos termos de lei ou de convenções internacionais, lhes conferem legitimidade de reivindicação perante a organização.

d) Criação de um instrumento para a coleta de informações para avaliação do tema da governança, na atividade turística sustentável, por meio da realização de entrevista, com perguntas estruturadas e abertas aos Líderes do Projeto e às Partes Interessadas (Apêndices C e D). Base teórico-conceitual para essa construção são o método Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e as diretrizes e temas do Relatório de Sustentabilidade GRI, conforme se segue:

• Identificação dos Fatores de Sucesso – é utilizada a definição e o método de abordagem de Rockart (1979 apud TARAPANOFF, 2001). Esse método de identificação de fatores críticos de sucesso desenvolve-se em três etapas: uma primeira etapa, com base em entrevistas com a administração da organização; uma segunda etapa, que consiste na análise dos resultados de todas as entrevistas; e uma terceira etapa, onde todos voltam a discutir os fatores críticos de sucesso, quando buscam um consenso e uma proposta consolidada. Tendo em vista o objetivo desta pesquisa de apenas identificar os fatores que impactam a governança, são realizadas somente as etapas um e dois, do método de Rockart.

Esse método consiste de perguntas, contextualizadas no projeto analisado, a saber:

1. Quais as maiores dificuldades ou pontos fracos para a realização do projeto?

2. Quais as maiores facilidades ou pontos fortes para a realização do projeto?

3. Quais as suas expectativas sobre esse projeto?

4. O que já se concretizou das expectativas apontadas acima?

• Identificação dos temas de sustentabilidade – da estrutura do Relatório de Sustentabilidade GRI (2006), são utilizados os temas de sustentabilidade, em suas dimensões econômica, ambiental e social. O Quadro 2 apresenta, em forma de perguntas contextualizadas no setor de turismo, os resultados da adaptação dos temas, protocolos e indicadores do GRI. Para definir a importância dos temas, é solicitada ao entrevistado uma atribuição de valor, como se segue:

GRAU DE IMPORTÂNCIA Descrição Valor

MTO IMP Afeta/impacta profundamente 4

IMP Afeta ou impacta significativamente 3

POU IMP Afeta/impacta pouco 2

SEM IMP Não Afeta/impacta 1

SEM RESPOSTA Sem entendimento ou não aplicável O

Para classificar os temas, por ordem de importância, é considerado o resultado do critério “Valor atribuído x Número de respostas”.

DESEMPENHO ECONÔMICO - Impactos da organização nas condições econômicas de seus stakeholders e sobre os sistemas econômicos em nível local, nacional e global

DESCRIÇAO PROT INDICADORES GRI PERGUNTAS

EC1

valor econômico direto gerado – receitas - e distribuído - custos operacionais, folha de pagamento, impostos, investimentos na comunidade e acumulado - investimento, hipotecas (mês/ano)?

Valor arrecadado, receitas, custos operacionais, folha de pgto, impostos, investimentos na comunidade, (mês/ano)?

EC2

implicações financeiras e outros risco e oportunidades devido a mudanças climáticas

Oportunidades e riscos financeiros devido a mudanças climáticas?

EC3

cobertura das obrigações do plano de pensão de benefício que a organização

oferece Idem – Pergunta EC1

Desempenho Econômico

Impactos econômicos diretos e o valor econômico agregado dessas

atividades EC4

ajuda financeira significativa recebida do governo

Ajuda financeira recebida do governo?

EC5

variação da proporção do salário mais baixo comparado ao salário mínimo local

Qual o valor do menor salário? Em relação ao salário mínimo local?

EC6

políticas, práticas e proporção de gastos com fornecedores locais

Compras ou gastos com fornecedores locais? Vendas, supermercados, condutores de visitantes, transporte turístico. Presença no Mercado

Interações em mercados específicos. Bem-estar econômico dos empregados; relação com fornecedores locais EC7

procedimento para contratação local e proporção de membros da alta gerência recrutados na comunidade local

Contratação de mão-de-obra local?

EC8

desenvolvimento e impacto de investimentos em infra-estrutura e serviços oferecidos, principalmente para benefício público, por meio de engajamento comercial em especial ou atividade pro bono

Investimento em infra-estrutura e serviços para a comunidade? Impactos Econômicos

Indiretos

Impactos econômicos resultantes das atividades. Além do investimento em suas próprias operações, investimento em infra-estrutura. Impactos adicionais gerados pela circulação do dinheiro, às vezes são resultados não monetários da transação. EC9

identificação e descrição de impactos econômicos indiretos significativos, incluindo a extensão dos impactos.

A atividade gerou melhoria para a comunidade?

DESEMPENHO AMBIENTAL Refletir os insumos, produções e os impactos da organização sobre sistemas naturais vivos e não-vivos, incluindo ecossistema, terra e água.

TEMAS DO GRI DESCRIÇAO PROT INDICADORES GRI PERGUNTAS

Contribuição da organização à conservação das bases de recursos globais e os esforços para reduzir a intensidade de materiais e aumentar a eficiência da economia. Materiais que

estão presentes no produto final; EN1 material usado por peso e volume Material

Identifica a capacidade de usar insumos reciclados EN2

% material usado proveniente de reciclagem

Qual o tipo de mercadorias ou material adquirido para o negócio?Uso de material reciclado ou reutilizado?

Mede o consumo de fontes primárias

de energia direta da organização EN3 consumo energia direta por fonte primária Mede a energia necessária para

produzir e entregar eletricidade e qualquer outro produto de energia intermediária que envolvam consumo significativo de energia upstream dos limites da organização. EN4

consumo energia indireta por fonte primária

Tipo e quantidade de consumo de energia utilizada?

Energia

Demonstra os resultados de esforços pró ativos para melhorar a eficiência energética por meio de melhorias EN5

energia economizada devido a melhorias em conservação e eficiência

Algum tipo de controle para diminuir consumo?

Fornecimento de produtos e serviços com baixo consumo de energia EN6

iniciativas de fornecimento e quantidade de redução

Uso de práticas de redução ou uso de energia renovável ou novos equipamentos de baixo consumo? Redução e/ou consumo de produtos e

serviços com baixo consumo de

energia EN7

iniciativas de consumo e quantidade de

redução Idem – Pergunta EN6

Volume retirado de água por fonte EN8 volume total de água (m3/ano) Consumo e fonte de água As retiradas de um sistema de água EN9

nº de fontes hídricas significativamente afetadas

Os rios e fontes foram afetados pela atividade?

Água

Taxa de reutilização e reciclagem de

água EN10

% e volume total de água reciclada e

reutilizada Recicla ou reutiliza água? Impacto potencial em terras dentro de

áreas protegidas e fora de áreas protegidas de alto índice de

biodiversidade. EN11

localização e tamanho da área possuída. Arrendada ou administrada dentro de áreas protegidas

Atividade presente em área protegida?

Impactos diretos e indiretos significativos na biodiversidade de áreas protegidas e fora das áreas

protegidas. EN12

descrição de impactos significativos na biodiversidade de atividades, produtos e serviços

Quais os impactos da atividade turística na fauna e flora e no ambiente natural?

Prevenção, gestão e mitigação de

danos a habitats EN13

tamanho e localização das áreas restauradas ou protegidas

Atividade de proteção da fauna, flora ou ambiente natural?

Programas de gestão de impactos na

biodiversidade EN14 descrição da estratégia da organização

Plano de gestão dos impactos ambientais em vigor ou no futuro? Biodiversidade

Impacto de suas atividades em ameaça a risco de extinção de espécies de flora e fauna EN15

nº de espécies na lista vermelha da IUCN. Criticamente ameaçado, ameaçado, vulnerável, quase ameaçado, mínimo de preocupação.

Existem espécies de animais, plantas em risco de extinção nessas áreas ou de danos a natureza?

Emissões, Efluentes e Resíduos

Emissões de gases de efeito estufa EN16

total de emissões diretas e indiretas de gases causadores de efeito estufa

Emissão de gases (poluição) que provoquem o efeito estufa, ataquem a camada de ozônio ou outro?

EN17 outras emissões indiretas Idem – Pergunta EN16 EN18

iniciativas para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa

Iniciativa para reduzir essas emissões?

Substâncias destruidoras da camada

de ozônio EN19

emissões de substâncias destruidoras da

camada de ozônio (tonelada) Idem – Pergunta EN16 Emissões atmosféricas significativas EN20

emissões de substâncias atmosféricas

(tonelada) Idem – Pergunta EN16

O descarte de efluentes em local definido, no solo ou removido EN21

descarte total de água (m3/ano) por qualidade e destinação

Efluentes (esgotos) gerados? Iniciativa de reduzir?

Geração e destino de resíduos EN22

peso total (tonelada) por tipo e método de disposição (compostagem, reutilização, reciclagem, recuperação, incineração, aterro sanitário, injeção subterrânea, armazenamento no local, outros)

Tipo de resíduos (lixo) gerados? Para onde é destinado? Iniciativa para reduzir os resíduos?

Derramamento de substâncias químicas, óleos e combustíveis com impactos significativos EN23

número e volume total de derramamento significativo

Algum acidente ambiental - derramamento de óleo, químicos?

Gestão de resíduos perigosos EN24

peso dos resíduos transportados, importados, exportados ou tratados

Uso de produtos químicos como fertilizantes ou outros?

Contrapartida qualitativa de descartes de água e drenagem EN25

identificação, tamanho, status de proteção e índice de biodiversidade de corpos d´água e habitats afetados por descartes de água e drenagem

Impactos do descartes e drenagens sobre os rios e fontes da água?

Iniciativa para reduzir essas emissões, efluentes e resíduos? Produtos e Serviços

(Atividade turística e o turista/ visitante)

Concepção e entrega de produtos EN26

iniciativas de mitigar os impactos ambientais e a extensão da redução desses impactos

Iniciativas para diminuir os impactos da atividade turística? É possível quantificar o resultado?

Disposição de produtos e embalagens ao término da fase de uso EN27

% de produtos e suas embalagens recuperados em relação ao total de

produtos vendidos Não aplicável à atividade turística

Conformidade

Capacidade da gestão de assegurar que as operações obedeçam a certos parâmetros de desempenho

ambiental. EN28

valor monetário de multas significativas e número total de sanções não monetárias resultantes de não conformidade com leis

e regulamentos ambientais. Multas ou sanções ambientais?

Transporte

Impactos ambientais decorrentes de sistema de transportes EN29

impactos ambientais significativos do transporte de produtos e outros bens materiais utilizados nas operações da organização, bem como no transporte dos trabalhadores

Impactos na fauna flora e ambiente natural devido ao transporte público e turístico?

Geral Mitigação ambiental e despesas com proteção ambiental EN30

total de investimentos e gastos com

proteção ambiental por tipo Gastos com proteção ambiental

DESEMPENHO SOCIAL - Impactos nos sistemas sociais que opera

TEMAS DO GRI DESCRIÇAO PROT INDICADORES GRI PERGUNTAS

LA1

total de trabalhadores por tipo de emprego, contrato de trabalho e região LA2 nº total e taxa de rotatividade

LA3 benefícios oferecidos aos empregados Emprego

LA4 negociação coletiva

Nº de pessoas empregadas ou trabalhando? Tem horário

de trabalho? Com registro em carteira de trabalho? Relações entre

Trabalhadores e Governança

diálogo entre a organização e seus empregados e grau de organização em órgãos

representativos LA5

notificação com antecedência referente a mudanças operacionais

Participam de sindicato de classe? Acordo coletivo?

Práticas Trabalhistas e Trabalho Decente -

estruturada dentro do contexto de uma globalização justa que

visa o crescimento econômico como a equidade por meio de

uma combinação de objetivos sociais e econômicos. Emprego;

LA7

taxas de lesões, doenças ocupacionais, dias perdidos, absenteísmo e óbitos relacionados ao trabalho

LA8

programas de assistência a empregados e seus familiares com relação a doenças graves

Trabalho trabalho referente a segurança e saúde no trabalho

LA9

temas relativos a segurança e saúde cobertos por acordos formais

LA10

média de treinamento por ano, por empregado por categoria funcional LA11

programa de gestão de competências e aprendizagem contínua

Treinamento e

Educação direitos - escopo dos benefícios aos empregados e das contribuições. Desenvolvimento de competência e potencial

pessoais LA12

% de empregados que recebem regularmente análise de desempenho e de desenvolvimento

Tem algum tipo de assistência ou benefício aos trabalhadores? É feito treinamento com as pessoas envolvidas?

LA13

composição dos grupos responsáveis pela governança corporativa e discriminação de empregados por categoria, de acordo com gênero, faixa etária, minorias e outros indicadores.

Proteção.

Diversidade e Igualdade de Oportunidades

Escopo e diversidade do público

interno LA14

proporção de salário base entre homens e mulheres por categoria funcional

Há diferença de salário entre homens e mulheres?

HR1

% e nº de contratos de investimentos significativos que incluam cláusulas referentes a direitos humanos

Direitos Humanos -

impactos e atividades da organização nos direitos civis e políticos de seus stakeholders

Práticas de Investimento e de Processo de Compra

Integração dos direitos humanos nas relações externas de negócios por meio de investimentos ou fornecedores

HR2

% de contratos de empresas e fornecedores que foram submetidos a avaliações referentes a direitos humanos

Há casos de discriminação (raça, cor, sexo, religião, opinião política, nacionalidade ou origem social), trabalho escravo ou infantil? É realizado treinamento ou

HR3

total de horas de treinamento relativo a aspectos de direitos humanos, incluindo percentual de empregados que receberam treinamento

orientação a respeito desses assuntos?

Não-

discriminação HR4 nº de casos de discriminação

Idem – Pergunta HR1, HR2, HR3 Liberdade de Associação e Negociação Coletiva HR5

direito de associação e negociação

coletiva Idem – Pergunta LA5

Trabalho

Infantil HR6 ocorrência de trabalho infantil Trabalho

Forçado ou Análogo ao

Escravo HR7

ocorrência de trabalho forçado ou análogo ao escravo

Práticas de

Segurança HR8

% do pessoal de segurança treinado nos aspectos relativos a direitos humanos

Direitos

Indígenas HR9

violação de direito dos povos indígenas e medidas tomadas

Idem – Pergunta HR1, HR2, HR3

Comunidade

Avaliação dos impactos na

comunidade SO1

Como é o entrosamento/ engajamento da atividade com a comunidade? Qual é a visão da comunidade sobre o negócio?

SO2

% e nr de negócios submetido a avaliação de riscos relacionados a corrupção

SO3

% de empregados treinados nas políticas e procedimentos anticorrupção

Sociedade - vinculados

a interações com estruturas de mercado e

instituições sociais que estabelecem o ambiente

social dentro do qual o grupo de stakeholders interagem. Como são geridas e mediadas as

interações da organização com outras

instituições sócia

Corrupção

Práticas de corrupção por parte de funcionários ou parceiros SO4

medidas tomadas em caso de corrupção Há casos de desvio de dinheiro ou conduta imprópria (problemas) com os recursos financeiros?

SO5

posição quanto a políticas públicas e participação na elaboração de políticas públicas e lobbies

Políticas Públicas

SO6

valor de contribuição para partidos políticos ou instituições relacionadas

Qual a sua avaliação sobre as políticas públicas

(leis) referente a atividade

do seu negócio? Participa da elaboração das políticas públicas (leis)?

Concorrência Desleal

Limitar os efeitos da

concorrência SO7

nr de ações judiciais de concorrência desleal, truste, etc

Dificuldades com a prática da concorrência? A concorrência é livre e saudável?

Conformidade

em relaçao as leis e regulamentos fora da esfera trabalhista e ambiental SO8

valores de multas resultantes de não conformidades com leis e regulamentos

Recebeu multas ou sanções no seu negócio

PR1

fases do ciclos da vida de produtos e serviços em que impactos de saúde e segurança são avaliados visando melhoria e o % de produtos e serviços sujeitos a esses procedimentos

Quais as medidas e necessidades de cuidados de saúde e segurança que a atividade necessita?

Saúde e Segurança do Cliente

Perigos ou esforços feitos para proteger a saúde e a segurança das pessoas que usam e entregam o produto/ serviço PR2

nr total de casos de não conformidades com regulamentos e códigos voluntários relacionados aos impactos causados por produtos e serviços na saúde e segurança

Houve casos de acidentes com clientes ou colaboradores?

PR3

tipo de informações sobre produtos e serviços exigida por procedimentos de rotulagem e o percentual de produtos

e serviços sujeitos a tais exigências Idem – Pergunta PR1;

PR4

multas por não cumprimento de regulamento relacionados a

informações de rotulagem Idem – Pergunta PR9

Responsabilidade pelo Produto /Serviço - efeitos da gestão de produtos e serviços em clientes e usuários Rotulagem de Produtos e Serviços Informações acessíveis e adequadas sobre os impactos de sustentabilidade. PR5

práticas relacionadas à satisfação do cliente, incluindo resultados de pesquisas que medem satisfação

O cliente avalia os serviços prestados? Como? Quais os resultados?

PR6

programa de adesão a leis, normas e códigos relacionados a comunicações de marketing

Comunicações de MKT

Estratégias, sistemas, métodos e atividades usados para promover sua reputação, marcas, produtos e serviços junto ao público-alvo. PR7

multas por não cumprimento de regulamentos relacionados com comunicação de marketing Quais ações de divulgação são realizadas? As ações foram eticamente apropriadas? Privacidade do Cliente PR8

nº total de reclamações comprovadas relativas a violação de privacidade e perda de dados de clientes

Não Aplicável a atividade turística

Conformidade PR9

valor monetário de multas por não conformidade com leis e regulamentos relativos aos fornecimento e uso de produtos e serviços

Multas ou sanções por desacordo com leis e regulamentos relativos à atividade turística?

Quadro 2 – Perguntas contextualizadas para temas, protocolos e indicadores GRI Fonte: GRI, 2006 (adaptado).

e) Aplicação do instrumento de identificação e classificação dos atores sociais (Líderes do Projeto e Partes Interessadas), para definição do universo de pesquisa.

f) Validação do instrumento de entrevista - Constitui-se em uma aplicação do instrumento a um Líder do Projeto e a uma Parte Interessada, escolhidos aleatoriamente.

g) Entrevista in loco com os Líderes do Projeto e as Partes Interessadas, para levantamento dos fatores críticos de sucesso e dos temas de sustentabilidade GRI mais importantes.

h) Análise dos dados e informações coletadas na entrevista – Utiliza-se o método de análise de conteúdo de Bardin (1977), seguida de uma análise