• Nenhum resultado encontrado

Os temas de sustentabilidade mais importantes para as Partes Interessadas

IDENTIFICAÇAO CLASSIFICAÇAO

5.4 Partes Interessadas e os temas de sustentabilidade do GR

5.4.1 Os temas de sustentabilidade mais importantes para as Partes Interessadas

Os sete primeiros temas, listados no Quadro 5, receberam das PI os maiores valores de grau de importância. Por essa razão, são discutidos a seguir:

• Água

Esse é o tema de maior preocupação das PI, o que demonstra o alto grau de importância atribuído à preservação do meio ambiente e ao impacto negativo da atividade turística na área de proteção e no próprio rio:

- Cuidados e impactos causados na área de proteção do rio. - ...tratar essa água para depois dispensar. Ela tá do lado do rio. - Devido à proximidade com o rio tem muito risco de impacto.

As PI comentam a necessidade de mudança da visão dos LP com relação a importância e a forma de exploração dos recursos hídricos na atividade turística:

- A visão do dia-a dia tem que mudar desde agora, porque quando chegar o turista vai estar tão impactado que não vai adiantar.

- Faz parte desse tipo de atividade a educação...inclusive dos turistas. Isso faz parte do negócio deles.

- …água no turismo, a água vai ser o ganha-pão deles.

Outro aspecto destacado é a questão da contaminação causada pelo uso de agrotóxico nas lavouras que ficam na parte superior da Chapada e da Cachoeira do Label: “Não tem noção que a água nasce na Chapada, que tem acima da nascente produtores e monocultores”.

Os entrevistados destacam a importância da capacitação dos LP para a prestação de serviços e a orientação aos turistas, no local, evitando assim o impacto da atividade na biodiversidade:

- Você tem que ter pessoas muito bem informadas sabendo como orientar o turista, lidar com as pessoas que estão lá, senão o próprio turista vai acabar prejudicando o instrumento que é o ganha-pão deles.

- Problema dá quando você não souber controlar os turistas. Tem que ter suas regras. Não pode deixar acontecer para depois agir.

- Deveriam montar uma estrutura para estar sempre educando e controlando. A necessidade de um estudo de capacidade de carga é ressaltada pelas PI: “... é importante se ter a preocupação com o impacto que o turista possa causar ao meio ambiente, tem que determinar um número máximo de pessoas...”

Destaca-se também a necessidade da gestão ambiental e da atividade turística, para evitar impactos. O entrevistado chama atenção para a relação demanda x impacto: “É ainda pouco usado, por isso pouco impactante.. Se bem gerido com preocupação com resíduos, capacidade de carga, uso da trilha”.

A importância do tipo e perfil do turista, como fator de impacto no ambiente, é outro motivo de preocupação das PI: “Depende do perfil do turista. Isso até agora, em São João D’Aliança, tem sido pouco impactante.”

Embora o tema Produtos e Serviços trate dos impactos da atividade turística na biodiversidade, foi destacada por um entrevistado a questão do impacto sociocultural que o turismo pode vir a causar na comunidade, bem como, na capacidade dos moradores locais para absorver as mudanças e os impactos culturais, decorrentes do confronto de culturas, e os impactos socioeconômicos provocados pela atividade turística:

- Serviço está perto do zero, uma vida pacata. Chegada do turista, uma mudança brusca. Não sei se eles conseguem absorver isso. O dinheiro vai subir à cabeça deles, preço dos produtos, venda dos atrativos. O lado dos atrativos culturais: o cara não vai querer mais dançar catira de graça, porque quer ser pago; não vai querer rezar a ladainha em latim ou que quer ser pago. Isso vai dar muita tristeza.

• Sociedade

A importância da interação e do engajamento social para o desenvolvimento do negócio é percebida pelas PI, embora haja uma interação incipiente, no momento: “Se eles tivessem uma interação maior, eles teriam um desenvolvimento maior”.

As PI demonstram expectativa de mudança de postura social, de aumento da cidadania, para os LP: “É isso que a gente busca, que eles reivindiquem, pressionem a Prefeitura pela infra-estrutura. Para que eles participem da discussão do desenvolvimento do município e na discussão da própria atividade, faz parte da própria governança”.

A possibilidade de conflitos futuros entre o projeto do atrativo e novos negócios, que se apoiarão essa demanda, também é motivo de preocupação das PI: “Se as pessoas virem que a coisa vai dar o rumo que nós esperamos financeiramente, vão ter que administrar os conflitos. Várias pessoas beneficiando dessa oportunidade (novos negócios)”.

Outra fator de preocupação é a possibilidade de manipulação dos interesses dos LP por outras pessoas: “O pessoal não conhecem bem, não lêem bem, podem ser usados”.

• Responsabilidade pelo turismo e pelo turista

A maioria das PI destaca a importância do tema e afirma o despreparo e a pouca importância dada à situação pelos LP:

- Tema de muita importância, embora os LP não tenham noção clara dessa responsabilidade.

- Alto risco, perigosíssimo.

- Não tem nada de responsabilidade. Eles não têm o serviço timbrado dentro da cabeça deles... são crus de tudo. Os goianos tem a gentileza da recepção, hospedagem, ser hospitaleiro tem isso na alma! Por causa das tradições, das comitivas de antigamente.

- Lá não há preocupação.

- É importante ter cuidado com as pessoas que vêm. Do jeito que ela vem tem que voltar. Porém não é muito importante porque você não trabalha em cima disso, você evita acidentes.

- Fundamental, embora não haja nada disso.

Outro aspecto destacado é o impacto cultural da atividade turística e as mudanças que causa no comportamento social: “Os goianos tem a gentileza da recepção, hospedagem, ser hospitaleiro, tem isso na alma! Por causa das tradições, das comitivas de antigamente. Mas o dia que mexer com dinheiro lá no meio é que vai começar os problemas.”

Uma pequena parte das PI acredita que a atividade turística ou um turismo sem muita infra-estrutura e conforto não causará grande impacto:

- Este tipo de turismo não vai ter muito impacto não.

- Ecoturismo que nós gostaríamos em São João D´Aliança é aquele que vai, volta e ninguém percebeu que você foi lá. Você não tem direito a exigir boas estradas, acesso não sei o quê, infra-estrutura não sei o quê. Não é legal chegar muito cheio de gente.

• Desempenho econômico

Os entrevistados, na sua maioria, atribuem alto grau de importância a esse tema, porém apresentam justificativas diferentes ou opostas. Alguns destacam a importância do ganho econômico para preservar o meio ambiente:

- Cuidar da natureza, o retorno sai daí. Não adianta fazer muita coisa sem ter quem venha, que é o retorno que cresce em tudo.

-...porque embora o enfoque principal seja a preservação, não adianta você falar para ele preservar e não colocar o dinheiro.

Outros entrevistados, com visão oposta, destacam a importância de se preservar o meio ambiente antes de se obter ganhos econômicos: “Porque a principal proposta do projeto é preservação, em segundo lugar é econômico”.

O desempenho econômico é concebido como fonte e/ou renda alternativa: - É uma renda complementar, acredito que a atividade seja de subsistência, eles devam plantar, né?

- Inserir no mercado de ecoturismo; renda agregada até vir a ser a principal; outra visão, outro horizonte..

- ..não vou dizer que vai dar 100% de sustentabilidade para essas pessoas porque é complicado, pois eles não têm capacitação para captar os 100% de sustentabilidade, só naquele lugar...

ou como melhoria de qualidade de vida: “Vai mudar a qualidade de vida ali”. As PI percebem possibilidades de conflito entre as LP, como na questão de partilha do valor do ingresso ao atrativo, já que somente uma das partes se apropria do valor arrecadado: “O fulano tem que dividir a entrada com o sicrano”.

E mesmo a falta de capacitação para retirar do local e da atividade turística todo o seu potencial de geração de renda: ”... pois eles não têm capacitação para captar os 100% de sustentabilidade, só naquele lugar. Eles não têm esse poder ainda, pois não tem capacitação, eles não tem ainda desenvoltura nenhuma na cabeça. É zero! Muito longe!”.

• Biodiversidade

Os entrevistados destacam a necessidade de preservação e a importância da biodiversidade para o negócio: “Tem que preservar agora, isso é o futuro deles. Preservar os animais, manter o cerrado em pé! Daqui uns anos aquilo vai ser o diferencial, aquela região ainda ter essa biodiversidade.”

Novamente, é destacada a questão da contaminação causada pelo uso de agrotóxico nas lavouras e do desmatamento decorrente da prática da monocultura, como grandes causadores de impacto na fauna e flora: “Pior é a monocultura, essa tira o habitat.“

Outro aspecto relatado é a caça praticada pelos LP: “Muito importante, pois eles caçam. Eles não pensam no equilíbrio da fauna e da flora” e “Eles mesmos caçam, os moradores...”

Os impactos causados na biodiversidade local são alvo de opiniões contraditórias entre os entrevistados:

- ...em se tratando da atividade e do meio ambiente tem pouco impacto.

- O rio contaminado. O barulho afugentando os animais. Os caçadores. Eles mesmo caçam, os moradores. O manejo natural da mata devido à chuva.

Na opinião dos entrevistados, uma das principais contribuições econômicas indiretas para a comunidade seria o sucesso do próprio projeto, que serviria de exemplo a outras comunidades carentes da região. Essa visão é verbalizada da seguinte forma: “Sim, ia ser o projeto piloto que ia interessar os outros que estariam lá”; e “Ter um atrativo como aquele, estruturado.”

As PI destacam também a melhoria da qualidade de vida e da infra-estrutura dessa comunidade, inclusive para que deixem de depender de subsídios públicos:

- ...do ponto de vista administrativo (público), investindo nos filhos, vão tá investindo na comunidade, deixa de ser um peso para a Prefeitura; e

- Deveria alavancar a infra-estrutura do local, a comunidade ganhando com isso.

Também é identificada a possibilidade de geração de empregos indiretos e de valorização das terras: “Geração de empregos indiretos” e “Valorizar as propriedades ao redor”.

É feita uma menção à possibilidade de conflitos futuros com outras atividades, algumas delas ilegais: ”É um município voltado para a monocultura. Medo de que o turismo se desenvolva e comece a se perceber o avião passando veneno, tirando areia, vendendo as madeiras”.

5.4.1.1. Os aspectos de sustentabilidade dos temas mais importantes

Pelos temas de maior importância, definidos pelas PI, destacam-se os seguintes aspectos de sustentabilidade:

• a preocupação com a preservação da natureza, demonstrada nos temas água, desempenho econômico e biodiversidade;

• os possíveis conflitos no futuro, como a questão do uso de agrotóxicos nas lavouras da região, relatada nos temas água e biodiversidade; a partilha dos valores da entrada do atrativo turístico entre os LP, no tema desempenho econômico; e a atividade agrícola e outras práticas ilegais, no tema impactos econômicos indiretos;

• o impacto da demanda turística no ambiente natural e social - a necessidade de estudo da capacidade de carga no meio ambiente e do impacto socioeconômico na comunidade. Nesse sentido, sobressai uma contradição entre os

entrevistados quanto à percepção da intensidade do impacto da atividade turística, destacada nos temas produtos e serviços, turismo e turista e biodiversidade;

• a necessidade de capacitação dos LP para o receptivo dos turistas, no tema produtos e serviços; e para uso de práticas sustentáveis, no tema desempenho econômico;

• o desejo de se construir um projeto piloto, que possa ser aplicado em outras comunidades da região, representando uma fonte de renda e a melhoria da qualidade de vida, para os LP, nos temas impactos econômicos indiretos e desempenho econômico.

5.5 Análise comparativa dos fatores críticos de sucesso e dos aspectos de