• Nenhum resultado encontrado

3 ANÁLISE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO DA PRIMEIRA

3.6 Laudo Preliminar das Condições da Estrutura de Concreto Armado Frente à

Após a vistoria preliminar da edificação, do levantamento dimensional e da realização de ensaios não destrutivos, pode-se ter uma visão bem mais acurada das condições da

estrutura frente à possibilidade de um processo corrosivo. Até o momento, foram realizadas as análises e a coleta de dados sobre a estrutura da edificação sob a ótica de não imputar à estrutura e à edificação qualquer tipo de dano. A diretrizde não impor danos à estrutura nem à edificação, em um primeiro momento, parte do princípio de que, talvez, possa-se chegar a um diagnóstico das condições das armaduras sem uso de técnicas destrutivas. Outro fator que contribui para a realização desse tipo de análise é o cuidado em não abalar a edificação de forma desnecessária com ensaios que, muitas vezes, podem levar danos permanentes à estrutura, a qual já possui certa idade. Não seria adequado impor riscos desnecessários, que possam vir a causar perturbações maiores à sua estabilidade e integridade. Portanto, ‘recomenda-se que, sempre que possível, sejam utilizados primeiramente: levantamentos, coleta de dados e ensaios de cunho não destrutivo.

Com a vistoria preliminar, os levantamentos e os ensaios não destrutivos realizados, há condições de se ter uma visão mais ampla a respeito não só da edificação e da estrutura como um todo, mas também de suas inter-relações com um possível processo corrosivo das armaduras. Na elaboração deste Laudo Preliminar, serão descritos as vistorias realizadas e os levantamentos efetuados, bem como apresentados os dados dos ensaios não destrutivos. Geralmente com esses procedimentos, é possível ter-se visão bastante clara da ocorrência ou não de processo corrosivo na estrutura de concreto armado, além de se poder verificar sua intensidade e extensão e levantar os aspectos que causaram o desencadeamento do processo.

O Laudo Preliminar deverá, primeiramente, analisar os dados coletados e, caso preciso, encaminhar as demais medidas necessárias para complementar os dados levantados. A complementação dos dados coletados sobre a estrutura deve ser obtida por meio de procedimentos destrutivos. A análise dos dados coletados na fase não destrutiva é importante, porque permite obterem-se elementos possíveis a fim de se minimizar os processos destrutivos. Deve ser realizada análise meticulosa dos procedimentos destrutivos de tal forma a escolher o menor número possível deles e efetuar a escolha daqueles que poderão causar menosdanos à estrutura. A seguir, serão apresentados os tópicos mais importantes que devem fazer parte de um Laudo Preliminar.

3.6.1 Introdução

Na introdução, deverão ser abordados os aspectos gerais da edificação, bem como da estrutura de concreto armado que a compõe. Também devem-se abordar questões referentes a tipologia da estrutura, estilo da edificação, idade do prédio, estado de conservação, utilização

da edificação (se comercial, residencial, industrial, outras ou mista), enfim, informações introdutórias a seu respeito.

3.6.2 Levantamento Preliminar

Deverão ser mostrados os aspectos da edificação que foram observados (primeiras impressões), sem, no entanto, realizar qualquer juízo de valor sobre as informações obtidas. Deverão ser constatados: o tipo de construção do seu sistema estrutural; o tipo de fundação executada (se possível); os materiais predominantes; a existência de algumas patologias, o estado de conservação do reboco e da pintura; a presença na estrutura de furos passantes, ninhos de concretagem, fissuras, deformações, flechas; a ocorrência de visível processo de corrosão da armadura; a coleta de amostras de algum material da estrutura; a existência de atuação de sobrecarga, entre outros aspectos que podem ser observados. Convém destacar, se possível, as condições em que se encontram o sistema de drenagem, as instalações hidráulicas, sanitárias, elétricas, telefônicas e complementares, de processamento de lixo, elevadores, sistema de climatização, reservatórios, além do estado das impermeabilizações e de outros detalhes construtivos pertinentes.

Deverão ser abordados todos os aspectos que foram alvos de análise durante o levantamento preliminar e que, de alguma forma, estão relacionados direta e/ou indiretamente com a presença de possível processo corrosivo nas armaduras da estrutura. Devem ser destacados os aspectos que maior relevância apresentaram no levantamento e que podem contribuir para o desenvolvimento de um possível processo de corrosão nas armaduras.

3.6.3 Levantamentos Dimensionais

Deverão ser enumerados os levantamentos dimensionais realizados: arquitetônico, estrutural, hidrossanitário, estruturas de madeira e metálicas, do telhado, das impermeabilizações, do sistema de drenagem e de outros sistemas da edificação. Os desenhos dos levantamentos dimensionais deverão fazer parte do laudo preliminar, colocados no laudo como anexos. Além dos levantamentos dimensionais, poderá ser realizada análise de suas inter-relações com eventuais processos corrosivos das armaduras.

Neste item, serão relacionados os ensaios não destrutivos que foram realizados na estrutura, bem como a motivação para a sua determinação e escolha. Deverá ser apresentada, de forma sucinta, a metodologia de realização de cada ensaio, concomitantemente com a apresentação e análise dos resultados obtidos, bem como as primeiras considerações sobre eles.

3.6.5 Análise Preliminar

Neste tópico, deverá ser realizada a inter-relação dos resultados obtidos nos ensaios não destrutivos com os demais procedimentos realizados. Deverá ser efetuada análise dos dados obtidos com o intuito de verificar a possibilidade de prognóstico conclusivo a respeito da presença ou não de um processo corrosivo nas armaduras da estrutura. Se constatada a probabilidade de que não há processo corrosivo nas armaduras, ou se há possibilidade de ocorrência do referido processo, embora não se necessite de mais dados a seu respeito, o laudo preliminar passará a ser definitivo. Caso se constatem indícios de processo corrosivo das armaduras, não existindo dados suficientes para prognóstico adequado, deverão ser apontados os demais procedimentos que deverão ser realizados a fim de se obterem as informações necessárias para elaboração do laudo definitivo.