• Nenhum resultado encontrado

LUZES SOBRE OS ALUNOS E PROFESSORES

No documento Um conto e vários encontros (páginas 34-40)

CAPÍTULO 3 NOVAS LUZES

3.3 LUZES SOBRE OS ALUNOS E PROFESSORES

A primeira turma de graduandos/licenciandos da FACSUL se compôs, inicialmente, de trinta e cinco alunos. (Alguns abandonaram o curso, no primeiro semestre, por motivos de ordem financeira.)

A turma, muito heterogênea, era formada por alunos, em sua maioria, oriundos de escolas públicas municipais e/ou estaduais de Itanhaém, Mongaguá e Praia Grande; outros, da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A faixa etária média era de 24 anos.

Pela conveniência de estudarem em sua cidade, Itanhaém, vários alunos transferiram-se para a FACSUL: era-lhes economicamente inviável viajar todas as noites, de ônibus, fretado ou não, para São Vicente, Santos ou Praia Grande.

Relações de parceria e convênios foram firmados pela FACSUL com a Prefeitura, com a Biblioteca Municipal Paulo Bomfim e com a Academia Itanhaense de Letras, visando ao desenvolvimento de projetos e ações pertinentes ao ensino, à pesquisa e à extensão cultural (Apêndice A).

Exemplos do que lá ocorre são as atividades de que os alunos da FACSUL têm participado: recreação e lazer nas praias, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; supervisão de brinquedotecas em clínicas psicopedagógicas; palestras ---como as de Márcia Tiburi, doutora em Filosofia, escritora e professora universitária, e de Terezinha Rios, doutora em Filosofia, professora universitária e autora de vários livros sobre educação--- e as oficinas de redação, como a de João Anzanello Carrascoza, escritor e professor da ECA/USP, promovidas pela Secretaria Estadual de Cultura, em parceria com a Biblioteca Municipal.

Este professor/pesquisador (Apêndice B), coordenador das Atividades Acadêmico-Científico-Culturais (AACC), já no pedido de autorização para abertura do curso de Pedagogia da FACSUL, em 2008 ---ano do centenário da morte de Machado de Assis---, indicou o Conto de escola para o primeiro projeto de leitura transdisciplinar.

O primeiro projeto transdisciplinar visou à realização de um trabalho integrado que contemplou objetivos transdisciplinares estabelecidos conjuntamente pelos professores das disciplinas da matriz curricular do curso.

Para isso, os professores de Leitura e Produção de Textos, Filosofia I, História da Educação I, Sociologia Geral, Psicologia Geral e AACC reuniram-se, a convite da coordenadora do curso, com o fim de discutir o projeto e definir os objetivos, duração, etapas e critérios de avaliação. (Nos apêndices C e D encontram-se cópias das respectivas Atas das Reuniões Pedagógicas.)

Coerente com a concepção de currículo --- conjunto de atividades, situações e experiências vividas pelo aluno ao longo de seu processo de formação profissional ---, a proposta do projeto contempla uma abordagem integrada, significativa e

contextualizadora de leitura do Conto de escola, sob diferentes olhares. Os mecanismos apropriados para articular teoria e prática ao longo do projeto se fazem presentes nas dimensões curriculares planejadas, executadas e avaliadas no interior das disciplinas, sob a coordenação do professor de AACC.

O apoio administrativo evidenciou-se pelo fato de as reuniões pedagógicas serem remuneradas e pela aquisição de livros para uso de professores e alunos.

No decorrer das reuniões pedagógicas, surgiu, entre os professores, a ideia de transformá-las em Seminários de Leituras, o que deu início às atividades de extensão cultural, e ao estudo das ideias inovadoras de Edgar Morin sobre conhecimento complexo, transdisciplinaridade e relações entre elas e as ideias de Paulo Freire, no que tange à leitura da palavra e do mundo. O professor de AACC coordenou esses encontros (Anexos H a L).

O corpo docente do curso, em processo de formação, vem-se caracterizando por compor-se de professores interessados no trabalho transdisciplinar, que dispõem de tempo para reuniões pedagógicas e que gostam de trabalhar em equipe.

A seguir, detalham-se a formação profissional dos professores do curso e as ementas de suas respectivas disciplinas:

- Leitura e Produção de Textos: Professora Rosa Maria de Morais, mestre em Educação, especialista em Didática do Ensino de Língua Portuguesa, bacharel em Letras. Reside em Itanhaém; professora aposentada da rede de Ensino do Estado de São Paulo.

Ementa:

1. Implicações metodológicas e político-sociais no ensino da linguagem.

2. O papel do professor de linguagem como elemento transmissor de cultura e de conhecimento.

3. Leitura como elemento mediador do processo ensino-aprendizagem. 4. O texto e a realidade nas práticas escolares.

- Psicologia Geral: Professora Josana Bastos, especialista em Psicopedagogia e bacharel em Pedagogia. Reside em Itanhaém, onde coordena a área de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação.

Ementa:

1. Contexto histórico e social do surgimento da Psicologia enquanto ciência.

2. Fundamentos epistemológicos subjacentes às concepções de homem e de sua relação com o mundo.

3. Princípios e vertentes psicológicas e suas possíveis implicações com a Educação. - História da Educação I: Professora Maria Aparecida Anversa, mestre em Educação, bacharel em Pedagogia. Diretora de escola, aposentada, da rede de ensino do Estado de São Paulo. Reside, desde sua aposentadoria, em Itanhaém. Ementa:

1. Conceitos de educação, sociedade e escolarização.

2. Características da educação na Antiguidade e na Idade Média. 3. Surgimento da Escola Moderna.

4. Brasil Colônia: os jesuítas.

5. Brasil Império: contexto histórico.

6. Brasil República: até o governo de Getúlio Vargas.

- Sociologia Geral: Professor Cláudio Ramos, bacharel em Administração de Empresas, especialista em Comunicação Social. Reside na cidade de Praia Grande, onde trabalha, com a Prefeitura, em projetos ambientais.

Ementa:

1. Origem e definição da Sociologia.

2. Sociologia clássica: Durkheim, Weber e Marx. 3. Sociologia contemporânea.

4. Estado e democracia.

5. Globalização e neoliberalismo.

6. Métodos e técnicas de pesquisa social.

- Filosofia I. Professora Sílvia Siqueira, doutora em Educação pela Wayne State University (EUA), mestre em Administração Escolar, bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, licenciada em Pedagogia. Reside em São Paulo, onde trabalha como diretora oficial da Escola Britânica de São Paulo-St Paul´s School. Tem casa em Itanhaém e, desde 2008, está ligada à FACSUL, onde trabalha, também, como coordenadora do curso de Pedagogia.

Ementa:

1. Introdução ao ato de filosofar.

2. Filosofia da Educação: elucidações conceituais de filosofia, educação e sociedade.

3. Senso comum e conhecimento filosófico. 4. História da racionalidade ocidental. 5. Filosofia, ética e educação.

Quando da sugestão da leitura do Conto de escola, de Machado de Assis, como elemento axial do primeiro projeto transdisciplinar (já constante do plano apresentado, em 2008, à Comissão Examinadora do MEC), a professora Rosa Maria de Moraes, de Leitura e Produção de Textos, acolheu a ideia com entusiasmo. Disse que num curso de formação de professores de Educação Infantil e Fundamental I (anos iniciais) é bom que se leia Machado de Assis, em especial o conto escolhido, pois, a partir dele, outros contos poderiam ser lidos e trabalhados, tais como os contos de fadas que alimentam o imaginário infantil.

Para a professora Maria Aparecida Anversa, de História da Educação I, o trabalho pedagógico em torno do conto machadiano poderia remeter ao estudo dos valores de educação, no fim do período regencial, vistos a partir do comportamento do professor Policarpo.

Para a professora de Filosofia, Sílvia Siqueira, que é também coordenadora do curso de Pedagogia, seu objetivo seria o de ler o Conto de escola com os olhos da ética e refletir filosoficamente sobre os conceitos de delação e de corrupção. A propósito, a professora Sílvia sugeriu Ética e Educação como tema da primeira Semana de Pedagogia, para a qual oportunamente convidou a professora Terezinha Rios.

De parte dos professores de Psicologia Geral e Sociologia Geral, muitas horas foram dedicadas às leituras preparatórias e ao desejado diálogo entre as disciplinas. Inicialmente, eles não traziam em suas bagagens os conhecimentos necessários para participar das discussões e do planejamento. Os Seminários de Leituras foram, nesse sentido, esclarecedores e, com a motivação que demonstraram, em pouco tempo entenderam os objetivos propostos e o espírito das abordagens inovadoras. Colaboraram muito. Em pouco tempo falavam dos personagens do Conto de escola como se fossem seus velhos conhecidos.

Além dos esforços da coordenação, no sentido de resolver os problemas anteriormente mencionados, outros esforços se fizeram necessários: para definir as datas de reuniões, que satisfizessem a todos os professores; de como integrar as atividades transdisciplinares nos horários das disciplinas; de viabilizar material para docentes e discentes; e de como formar uma atitude transdisciplinar, visando a atingir um meta-objetivo, além daqueles definidos nas ementas das disciplinas.

Para vencer tais dificuldades foi preciso acreditar no que se estava propondo e priorizar as atividades transdisciplinares do Projeto, previstas no Projeto Pedagógico do curso.

A despeito de tudo, criaram-se, entre coordenadora, professores e alunos, oportunidades valiosas de troca de conhecimentos e opiniões, já que

Compartilhar a pesquisa com professores de outras disciplinas é também uma possibilidade que a contextualização oferece. Desse modo, inúmeros trabalhos interdisciplinares, que trazem benefícios tanto para a formação dos alunos quanto para a integração dos docentes e da escola, podem ser realizados (COSSON, 2009, p.91).

Este foi o primeiro Projeto e outros já estão em andamento. Obras como

Infância, de Graciliano Ramos, e O Ateneu, de Raul Pompéia, fazem parte das

leituras recomendadas aos graduandos/licenciandos da FACSUL.

3.4 LUZES EM TORNO DO CONTO DE ESCOLA

Visando a definir os objetos das diferentes áreas do conhecimento, relacionando-os ao Projeto transdisciplinar, e construir uma linguagem comum entre o organizador (o professor de AACC) e os participantes ( professores e alunos do primeiro semestre do curso de Pedagogia da FACSUL/ Itanhaém), leituras de apoio foram sugeridas. Abaixo encontram-se os títulos dos livros indicados e referências sobre os seus respectivos autores.

O que é História

Vavy Pacheco Borges, professora do Departamento de História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP. Lecionou inicialmente no ensino particular fundamental e médio, e, depois, por muitos anos, no Departamento de História da PUC/SP. Coordenou uma equipe de professores e alunos da PUC/SP, que realizou projeto de pesquisa sobre o ensino de História, projeto publicado pela Editora Brasiliense: O Ensino de História --- Revisão urgente.

O que é Psicologia

Maria Luiza Silveira Teles, pedagoga, com pós-graduação em Psicologia e Sociologia, dedicou-se também ao estudo de Psicologia da Educação. Publicou uma

lntrodução à Psicologia e Curso Básico de Sociologia da Educação (ambos pela

No documento Um conto e vários encontros (páginas 34-40)

Documentos relacionados