• Nenhum resultado encontrado

3. METODOLOGIA

3.3. MÉTODOS DE ANÁLISE DE DADOS

A escolha dos métodos de análise de dados teve por objetivo a descrição, interpretação, e explicação dos dados levantados a fim de obter a reposta para o problema de pesquisa investigado, sendo que a natureza dos dados coletados, as informações e as relações pretendidas deviam corresponder à finalidade da investigação. (REIS, 2009, p.59). Os métodos de análise de dados foram eleitos de acordo com os objetivos da pesquisa e considerando os métodos de coleta utilizados.

3.3.1. Levantamento In Loco

As informações provenientes do levantamento in loco, através das fotos e da localização dos elementos existentes na Praça Tamandaré e seu entorno imediato, seus caminhos, terminais e pontos de ônibus, mobiliário urbano, vegetação, lago, entre outros, auxiliaram na categorização dos atributos físicos da praça. A partir disso, esses dados foram analisados para a caracterização da praça quanto ao sua tipologia e usos.

Para os dados relativos à composição formal dos terminais foi realizada análise formal, a qual trata de uma avaliação qualitativa do equipamento urbano. (Apêndice A). Para isso, cada parte do elemento foi analisada quanto a sua forma, material e cor. A categorização dos aspectos físicos do terminal urbano foi analisada para a caracterização do espaço físico que o mesmo configura e delimita, bem como para verificar a relação existente entre esse objeto e o local onde está implantado.

Ainda o mapa de usos elaborado é analisado qualitativamente, através da categorização de usos do entorno (residencial, comercial, serviço, institucional, misto, em construção e largo). Também sua localização em relação aos terminais urbanos, para comparação desses resultados com as informações adquiridas com as avaliações de outros métodos.

3.3.2. Mapa Comportamental

Os dados advindos do mapa comportamental foram analisados de maneira qualitativa, através da categorização das diversas atividades (usuários dos terminais de ônibus, trabalhadores do local e pessoas que praticam atividades opcionais). Esses resultados são analisados a partir da ordenação das principais atividades, obtendo a caracterização dos usos da Praça Tamandaré.

As informações obtidas com o mapa de fluxos, da mesma forma, realizam a categorização dos caminhos e locais com maior e menor fluxo de pessoas a partir da análise qualitativa dos resultados apresentados no mapa.

3.3.3. Análise Sintática: Integração, Visibilidade e Isovistas

Para a análise do mapa de integração, a identificação do potencial de movimento e dos diferentes níveis de acessibilidade ocorre através do cálculo dos valores de integração referentes às linhas axiais existentes na configuração espacial estudada. O programa Dephtmap realiza os cálculos matemáticos, através dos dados fornecidos pelo levantamento

in loco.

A avaliação dos campos visuais segue do mesmo modo, sendo realizada por intermédio dos cálculos matemáticos realizado pelo programa Dephtmap, são gerados os mapas de visibilidade e de isovistas. Os mapas referentes à análise sintática (integração, visibilidade e isovistas) resultam na representação gráfica do espaço a partir de uma escala de cores que demonstra a ordenação do grau de integração e de permeabilidade visual.

3.3.4. Propostas de Intervenção na Praça Tamandaré para solucionar Problemas de Mobilidade

As propostas desenvolvidades de terminais urbanos na Praça Tamandaré não foram analisados pela pesquisa, sendo o objetivo da aplicação deste método a obtenção das imagens para inserção das mesmas na entrevista.

3.3.5. Entrevistas

As entrevistas foram aplicadas, sendo a análise do conteúdo realizada através da identificação das principais idéias recorrentes nas frases das respostas dadas pelos entrevistados. A partir dessa identificação os conteúdos foram agrupados de acordo com a similaridade dos mesmos e após realizada a classificação das categorias encontradas, de acordo com o objetivo da pesquisa. Essas categorias foram ordenadas, podendo a partir da repetição das categorias as mesmas serem relacionadas entre si ou criarem novas categorias. (Apêndice I e Apêndice J).

4. RESULTADOS

Este capítulo apresenta os resultados obtidos a partir da análise dos dados resultantes da aplicação dos diferentes métodos de coleta de dados. Esses resultados estão organizados em três itens, os quais correspondem aos objetivos específicos dessa dissertação (item 1.3.2). São eles:

Objetivo específico 1: analisar os campos de visibilidade da praça, bem como grau

de integração dos seus caminhos internos e do entorno imediato e comparar antes e depois da inserção do terminal urbano.

Objetivo específico 2: investigar a influência dos campos de visibilidade e

integração da praça sobre o comportamento e grau de satisfação do usuário com o lugar.

Objetivo específico 3: analisar se a inserção de um novo terminal de ônibus urbano

tem influência, positiva ou negativa, sob a percepção do usuário quanto à identidade histórica do lugar.

Objetivo específico 4: identificar os fatores considerados na elaboração e execução

dos terminais de ônibus urbanos.

4.1. ANÁLISE DO GRAU DE INTEGRAÇÃO E SEGREGAÇÃO DOS CAMINHOS INTERNOS DA PRAÇA E SEU ENTORNO E DOS CAMPOS DE VISIBILIDADE ANTES E DEPOIS DA INSERÇÃO DO TERMINAL

Este item será utilizado para investigar o objetivo especifíco 1, o qual corresponde a análise o grau de integração e segregação dos caminhos internos da praça e de seu entorno, bem como os campos de visibilidade da mesma antes e depois da inserção do terminal urbano. Ainda será investigado o objetivo específico 2, que trata sobre a influência, o campo de visibilidade e integração da praça sobre o comportamento e o grau de satisfação do usuário. Para isso, foram testadas a hipótese 1 e 3, as quais são respectivamente: (1) as barreiras físicas e visuais geradas pelos terminais urbanos criam áreas segregadas, aumentando a percepção de insegurança do usuário e contribuindo para redução das atividades opcionais na praça pública e (3) os usuários dos terminais urbanos que se beneficiam da proteção contra as intempéries têm maior grau de satisfação com os mesmos do que os demais grupos de usuários da praça pública.

4.1.1. Características Físicas da Praça e do Novo Terminal Urbano

No momento da análise do levantamento físico (item 3.3.1) foi possível constatar, juntamente com a revisão da literatura, capítulo 2 (item 2.3), que a praça possui dimensões