• Nenhum resultado encontrado

2.2 Controle orçamentário de custos da construção civil

2.2.4 Métodos de custeio

Machado e Souza (2006) fizeram um breve resumo dos métodos de custeio mais utilizados. Este resumo está apresentado no Quadro 7.

Quadro 7 – Métodos de custeio e suas características. Método Características do Método

Custeio por absorção

Atribui todos os gastos relativos ao esforço de fabricação aos produtos, total ou parcialmente prontos. Os custos de produção fixos são alocados aos produtos por meio de rateio e os custos variáveis são alocados diretamente aos produtos e as despesas são levadas diretamente ao DRE.

Custeio Pleno

Também conhecido como RKW, atribui aos produtos todos os gastos da empresa, não só os custos, mas também as despesas operacionais, inclusive as financeiras e ainda os juros do capital próprio (custo de oportunidade). Dessa maneira, objetiva fornecer o montante total gasto pela empresa no esforço completo de obter receitas. Contribui evidenciando o valor adicionado, ou seja, o ganho efetivamente atingido.

Custeio Variável

Atribui apenas os custos e despesas variáveis em nível de unidade do produto, evitando as distorções causadas por rateios arbitrários de alocação dos custos fixos aos produtos; evidencia a margem de contribuição; e trata os custos variáveis como relevantes para decisões de curto prazo. Os custos e as despesas fixas são considerados integral e diretamente no resultado do período.

Custeio Direto

Os custos indiretos de fabricação fixos específicos e as despesas operacionais fixas específicas são apropriados aos respectivos objetos de custeio e não aos produtos como um todo. Dessa forma, têm-se o surgimento da margem direta, ou seja, a margem de combinação menos custos e despesas fixas específicas (MD = MC – CDFE), enquanto que a margem de contribuição é igual ao

preço de venda menos custos e despesas variáveis (MC = PV – CDV).

Custeio Baseado em Atividades (Activity

Based Costing – ABC)

Atribui os custos de acordo com o consumo de recursos pela atividade e destas pelos produtos. O ABC utiliza-se da relação dos custos com as atividades desempenhadas, através do rastreamento dessas, alocando de forma mais racional os custos indiretos de fabricação aos objetos de custeio.

Fonte: Machado e Souza (2006).

Machado e Souza (2006) sugerem os objetivos a serem alcançados com os diferentes métodos de custeio:

a) se o anseio é conhecer a margem de contribuição dos produtos, então o método de custeio variável atende a esse objetivo;

b) o método de custeio pleno, por evidenciar os gastos totais, caracteriza-se como um bom instrumento gerencial para cálculo do preço de venda referencial, pois indica o resultado livre de todos os custos e despesas, podendo ser utilizado para estudos de viabilidade de projetos de engenharia;

c) se o foco de análise recai sobre a eficiência dos trabalhos desenvolvidos pela empresa, então o Activity Based Costing (ABC) é o mais específico para atender a esse objetivo. Caso a alocação dos custos indiretos de fabricação precisam de uma informação mais acurada, o ABC também poderá contribuir. Importante método para analisar a busca por melhorias operacionais.

d) se o objetivo for atender à legislação contábil, tributária-fiscal e às publicações dirigidas aos usuários externos, então o custeio por absorção é o mais indicado.

Os sistemas ABC surgiram em meados da década de 80. Segundo Cooper e Kaplan (1998), com o objetivo de oferecerem informações precisas sobre custos de produtos e serviços.

Esta metodologia foi desenvolvida por Robert Kaplan e Robin Cooper, da Universidade de Harvard, surgindo como resposta para a inexatidão do custeio tradicional que não acompanhou a evolução das empresas. Procura- se imputar da melhor forma os custos indiretos aos objetos de custo como produtos ou serviços.

Horngren et al. (2004) defendem a força do ABC como ferramenta para a gestão de custos. Os autores apontam as seguintes funções para o gestor responsável pelo controle de custos: planejamento prévio, relatórios internos detalhados, avaliação, consultoria especializada e controle. É citada como vantagem gerencial do ABC a boa visualização dos fluxos dos processos, identificando o custo de cada atividade em relação aos custos totais da entidade.

De fato esta característica desse método de custeio é aproveitada na empresa a ser estudada, que planeja, executa e controla os custos de cada atividade do projeto.

Segundo Kim (2002), o método ABC tem os seguintes objetivos principais: ajudar na eliminação ou minimização de atividades que não agregam valor e remover distorções de custeio causadas por inadequada alocação de custos.

Ostrenga et al. (1993) defendem que a meta do ABC é a reflexão da causalidade entre recursos, atividades e objetos de custo na alocação dos custos indiretos.

O sistema de custeio ABC é uma ferramenta que permite melhor visualização dos custos através da análise das atividades executadas dentro da empresa e suas respectivas relações com os objetos de custos. Nele, os custos tornam-se visíveis passando a serem alvos de programas de redução e de aperfeiçoamento de processos, auxiliando, assim, as organizações a tornarem-se mais lucrativas e eficientes (SOUZA; MELLO, 2011).

Segundo Magalhães (2011), no sistema ABC, são primeiro calculados os custos das atividades para posteriormente os atribuir aos produtos, ajustando os custos indiretos aos processos, produtos ou outros objetos de custo. As atividades caracterizam-se por serem sequências de tarefas que, ao longo do seu desenvolvimento, necessitam de um determinado nível de consumo de recursos.

Portanto, o ABC foca-se nas atividades e não nos produtos. Estes surgem como consequência das atividades consideradas estritamente necessárias para o seu fabrico e comercialização (NAKAGAWA, 1995).

Deste modo, o ABC permite definir parâmetros para posteriormente avaliar-se o impacto de cada atividade no processo de execução do projeto, possibilitando à instituição: redução dos custos, melhorias nos serviços, melhoria da qualidade do produto executado, dentre outros.

Em síntese, no sistema ABC os produtos consomem atividades e estas consomem recursos, contrariando a abordagem do custeio tradicional, em que os produtos consomem os recursos. O conjunto das tarefas elaboradas pelas pessoas e equipamentos define-se por atividades. Neste método, o custo do produto é representado pela soma dos custos diretos com os custos de cada atividade necessária à sua produção.

O sistema de custeio baseado em atividades não se diferencia do sistema de custeio baseado em volume apenas pela mudança das bases de alocação de custos, mas também pela identificação que faz dos custos por atividade e da maneira como aloca os custos aos produtos através de um maior número de bases (NAKAGAWA, 1993).

Lima (2000) resume as vantagens e desvantagens do sistema ABC no Quadro 8.

Quadro 8 – Vantagens e desvantagens do sistema ABC.

Vantagens Desvantagens

Não utiliza rateios. Não aplicado para obtenção de soluções a longo prazo.

Apresenta imediatamente a margem de contribuição.

Não atende aos princípios fundamentais de contabilidade geralmente aceitos.

Fornece o ponto de equilíbrio. Isoladamente, não se aplica para a formação do preço de venda.

Enfoque gerencial

A análise das despesas e custos em fixos ou variáveis é dispendiosa e demorada.

É facilmente acoplado aos demais sistemas de custeamento.

Não é aceita para elaboração das demonstrações contábeis.

Fonte: Lima (2000).

Kern (2005) aponta que a implantação do método de custeio ABC no cenário da construção civil é difícil e trabalhosa, pois requer coleta e processamento de muitos dados devido à complexidade inerente ao ambiente.

No entanto, Marchesan (2001) conclui que, a partir da utilização desse método, importantes aspectos do processo produtivo se tornam visíveis, dificilmente identificados pelos sistemas convencionais de custeio. Evidenciando, por exemplo, uma parcela de atividades que não agregam valor na execução de obras de construção. Este método proporciona ao setor de construção civil uma possibilidade de estudo de melhorias operacionais além de estabelecer preço para personalização solicitada por alguns clientes.

Documentos relacionados