• Nenhum resultado encontrado

Módulo 1-Aprender a Aprender – nas trilhas da aprendizagem

O MAPA DA MINA: INTRODUÇÃO

Preto 61 Ribeirão Preto

2.6.1 O Curso de Especialização Lato Sensu para Professores de Espanhol/ Língua Estrangeira

2.6.1.1. Módulo 1-Aprender a Aprender – nas trilhas da aprendizagem

O primeiro módulo proposto pelo CELSPELE intitulava-se Aprender a Aprender – nas trilhas da aprendizagem. Esse módulo teve uma carga horária de 20 (vinte) horas e duração de 2 (duas) semanas e como se tratava do primeiro módulo do curso seu objetivo foi aproximar os participantes dos pressupostos teórico-metodológicos requeridos pela educação

à distância, bem como familiarizá-los com o uso dos instrumentos, comportamentos e procedimentos pedagógicos do Curso.

Segue a figura 7, com Interface do Módulo1 Aprender a Aprender – nas trilhas da aprendizagem:

FIGURA 7 – INTERFACE DO MÓDULO 1 APRENDER A APRENDER NAS TRILHAS DA APRENDIZAGEM

Como podemos notar na figura 7, uma das características da organização dos conteúdos em módulos é que eles são dispostos nas páginas em blocos de informação chamados de boxes (em português, caixas).

As principais caixas dos módulos do curso e seus recursos e ferramentas de interação foram:

A caixa do cabeçalho da página foi retirada em todas as figuras, pois ela possuía

com o logotipo das instituições envolvidas, nele também se encontrava o nome do módulo (à esquerda) e o nome do usuário de acesso (à direita);

A caixa do bloco de informações da coluna à esquerda, onde podemos acessar os

seguintes recursos: Participantes, lista de participantes (aluno-professor e professores- tutores); Pesquisar nos Fóruns, recurso de busca por palavras-chave nos fóruns; Administração, configurações do curso e acesso a relatórios quantitativos sobre acessibilidade dos participantes e notas, Meus cursos, lista de outros cursos e módulos em que o aluno-professor participa.

A caixa do bloco de informações da coluna à direita, onde encontramos os

recursos: Últimas Notícias, fórum de avisos e as novidades; Mensagens, correio eletrônico da plataforma; Usuários Online, lista de usuários ativos nos últimos 5 minutos.

E a Caixa do bloco central que apresenta duas divisões: Programação e Módulo. Em Programação encontramos materiais instrucionais e de interação, como: a Carta ao aluno, documentos de texto com cartas de boas-vindas ao curso ou aos módulos. Entre outros conteúdos a carta fornecia informações sobre o curso e o cronograma de cada módulo; Mensagem da tutoria, espaço para fórum de notícias, avisos e esclarecimento de dúvidas. Também podemos encontrar páginas simples de texto e páginas em HTML com documentos dirigidos aos participantes do curso; links com acesso a dicionários on-line e outros materiais de apoio.

Em Módulo estavam dispostos os conteúdos, as ferramentas de interação e avaliação do curso. É importante ressaltar que este espaço teve como foco a interação para o desenvolvimento da competência profissional indicada nessa pesquisa.

Os recursos usados no bloco de informação ‘Módulo’ foram: Arquivos de texto com os tópicos tratados, no formato de páginas simples de texto, páginas em HTML, PDF, DOC, PPT, Flash, áudio, vídeo, etc.; ‘Wiki’ espaço de edição de textos colaborativos; Chat (sala de bate-papo), espaço reservado às interações síncronas; Fórum de discussão, espaço reservado à interação assíncrona onde cada tutor e seu respectivo grupo dialogavam ou discutiam sobre os tópicos do módulo.

Na Caixa do bloco central em ‘Módulo’ também se encontravam as ferramentas de

avaliação como Tarea Final, que se tratava de propostas de atividades que orientadas para a reflexão sobre o tema e a avaliação do desenvolvimento do aluno a partir do estudo da disciplina; em Promedio Final, estava o espaço de acesso individual dos participantes ao registro de sua nota; Nota de los Foros Tematicos, espaço de acesso individual dos participantes para o registro da média quantitativa alcançada nos fóruns.

Podemos ver na figura 6, Interface do Módulo 1, a organização da Caixa do bloco

central do módulo com duas divisões: Programação e 1. Módulo – Aprender a Aprender.

Como descrito encontramos em Programação as informações instrucionais sobre o módulo como: Confirmação de matrícula, espaço reservado para que o participante confirmasse sua matrícula antes do início do curso; Carta – Aluno, documento contendo uma carta de boas-vindas aos participantes e instruções sobre os prazos e funcionamento do módulo; Mensagem da tutoria, fórum aberto para tirar dúvidas sobre as instruções e avisos; Chat, espaço de interação síncrona entre o tutor e seu grupo; Ambientação – AVA, arquivo com instruções sobre o Ambiente Virtual de Aprendizagem; NETiquetas, arquivo com sugestões de como escrever e relacionar-se na Web; Sala de reunião – Supervisor e Tutor; espaço para interação síncrona entre supervisores e tutores.

Ao olhar na mesma figura, podemos ver a Caixa 1 Módulo – Aprender a Aprender e os seguintes recursos: Carta do supervisor aos alunos, trata-se da carta de boas-vindas da Profa. Dra. Autora do módulo, professora supervisora do módulo, aos participantes do curso com informações relevantes sobre seu andamento; Fórum 1 – Apresentação, fórum aberto para que cada tutor e os participantes de seu grupo se apresentassem; Fórum 2 – Discussão Disciplina 1, de discussão sobre os conceitos discutidos no Módulo.

No link Módulo Aprender a Aprender, os participantes acessaram o texto “Aprender a Aprender: aprendizagem significativa e meta-cognição em educação à distância”. Nele a professora supervisora tratou de temas como: o direito à educação continuada, o ensino de língua estrangeira, estratégias iniciais do aprendiz, além de abordar aspectos da construção do conhecimento, contexto, características e aprendizagem significativa em EaD.

No texto há vários convites à reflexão, como o que segue:

Você já pensou o que significa, para você, situar-se nesse curso a partir da perspectiva da cidadania? Se ainda não parou para pensar faça agora. É muito importante! Se precisar aproveite e faça um intervalo. Depois volte aqui para continuamos nosso diálogo. Use o tempo que precisar. Eu espero aqui.

Como todos os autores dos módulos dos textos, faz uso do ‘diálogo’ entre o autor e o aluno-professor, tentando esclarecer perspectivas, argumentar em favor de um convite à reflexão ou propor pequenas tarefas no corpo do texto.

O último recurso da Caixa do bloco central do módulo é a Atividade Avaliativa – Disciplina 1 trata-se do espaço para postagem da atividade proposta ao participante. Segue o quadro 4 - Atividade Avaliativa – Disciplina 1, Aprender a Aprender: Aprendizagem significativa e meta-cognição em educação a distância.

Memorial

Elabore um texto, de no mínimo uma e no máximo três páginas, destacando as contribuiç mais significativas do estudo dessa disciplina para você. Ou seja: descreva, do seu jeito, q sentimento ou impacto a leitura desse primeiro texto didático lhe trouxe.

O texto deve ser apresentado num editor de texto como o Word. Sua configuração deve s Fonte: Times New Roman (tamanho 12)

Espaçamento entre linhas: 1,5

Nota:

Essa primeira disciplina está prevista para o seguinte período: 02/06/08 a 27/06/08. QUADRO 4 - ATIVIDADE AVALIATIVA – DISCIPLINA 1, APRENDER A APRENDER.

Para essa atividade foi solicitado redigir um texto, destacando as contribuições mais significativas em relação ao conteúdo tratado pelo Módulo.

Dessa forma podemos notar que os recursos do Módulo 1 – Aprender a Aprender partem da leitura do texto do módulo para os fóruns. A participação nos fóruns pretendia fazer com que o participante voltasse a visitar o texto e a conclusão do módulo culminava

com a elaboração de uma tarefa, no caso um memorial, sobre a experiência significativa obtida com o conteúdo.

Verificamos que a disposição e seleção das ferramentas indica um designe instrucional que se relaciona a uma abordagem reflexiva. Após termos apresentado o CELSPELE e descrito a interface do módulo 1 que ilustra a disposição e uso das ferramentas do curso passamos ao capítulo que abordará a análise dos dados.

Capítulo 3. A LAPIDAÇÃO: ANÁLISE DE DADOS

Após termos discorrido sobre nossa fundamentação teórica, metodologia e apresentado o contexto da pesquisa e os atores do CELSPELE, nessa seção nos dedicaremos a análise de dados. Como em um processo de lapidação, essa seção pretende mostrar as faces da pedra, apresentando os dados obtidos na análise dos documentos do curso, bem como nas entrevistas realizadas com seus atores. A fim de alcançarmos nosso objetivo, iniciaremos essa parte do trabalho analisando o projeto pedagógico do CELSPELE e comparando sua proposta com o normatizado pela LDB Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Na segunda parte dessa seção apresentaremos os dados obtidos da análise do AVA sobre o percurso realizado durante o curso e o desenvolvimento das competências dos participantes. Na parte final analisaremos as entrevistas dos professores coordenadores, professores-autores de módulo e professores-tutores do CELSPELE destacando os relatos que nos auxiliaram a analisar o curso, a entender seu percurso e que nos deram indicações do desenvolvimento de competências. Uma vez esclarecida a organização do capítulo começaremos pela analise documental do CELSPELE.