• Nenhum resultado encontrado

O Manual de Avaliação (2004, p.30) registra que a avaliação da monografia e do

memorial está centrada no desenvolvimento do cursista, "com base em estudos

interdisciplinares e experiências de integração do ensino e da pesquisa". Esperava-se que estes trabalhos fossem avaliados individualmente pelo tutor e discutidos coletivamente nos

Encontros Presenciais Mensais, num tempo previsto de 60 minutos para a discussão de cada

um. Os Guias de Estudo traziam sugestões para que tutores e cursistas explorassem e realizassem estas atividades, incentivando a apresentação de partes das monografias e dos memoriais de alguns cursistas durante esse tempo.

A monografia consiste num trabalho de investigação sobre um problema educacional da atualidade, escolhido e desenvolvido pelo próprio cursista, orientado pelo tutor desde o primeiro módulo e apresentado ao final do curso para dois tutores designados pela AFOR (ibid., p.29). A elaboração da monografia tem por objetivo ajudar o professor das séries iniciais do ensino fundamental a pesquisar, isto é, observar, refletir, tirar conclusões nas atividades profissionais. Enfim, desenvolver a capacidade de refletir e analisar "com rigor científico, os problemas e dificuldades do cotidiano de trabalho da escola ou da sua prática pedagógica, buscando formas de solucioná-los" (ibidem).

Uma das exigências do curso era de que a monografia fosse um trabalho com natureza, atributos e qualidade exigidos de uma investigação científica. Poderia ser uma pesquisa empírica do tipo documental, realizada por meio de documentos como leis, registros históricos, livros didáticos, etc. Ou então uma pesquisa de campo, ou ainda, poderia constituir um relato de experiência, desde que problematizasse a ação realizada, levantasse questões analíticas e não apenas se fizesse a descrição do que foi feito (ibid.,p.30).

Para tanto o Manual do Tutor, (2002, p.21) determina que em relação à pesquisa, é fundamental que os tutores conheçam bem os diferentes tipos e etapas do processo de investigação. Cabe-lhes orientar e acompanhar os cursistas desde a eleição de suas temáticas de pesquisa, metodologia, definição do problema a ser estudado, até o desenvolvimento e a conclusão dos trabalhos. Também, espera-se do tutor que faça a orientação e o acompanhamento da elaboração da monografia56. Ou seja, ajudar o cursista a desenvolver o trabalho científico, dominar pelo menos os conceitos elementares e saber articulá-los, acompanhar e orientar a pesquisa dos cursistas, favorecer a produção de um documento que correspondesse às exigências da avaliação final. Espera-se que o tutor privilegie o processo de

56

elaboração do trabalho, considere e incentive o crescimento gradual do cursista em cada semestre.

O memorial57 foi definido pelo Manual do Tutor (2002, p.34), como um "depoimento escrito sobre o processo vivenciado pelo professor cursista, focalizando em particular, a ressignificação de sua identidade profissional e incorporando reflexões sobre a prática pedagógica, em perspectiva interdisciplinar". Desse modo, a narrativa da própria experiência do cursista deveria apresentar características tais como, voltar-se para sua história pessoal e profissional, as suas experiências positivas ou negativas acumuladas ao longo dos anos, ultrapassando o senso comum e fazendo análise crítica de sua experiência. Também no

memorial, considerar a ocorrência das falhas, paradas, mudanças de rumo, num contínuo

processo de ação-reflexão-ação, procurando descobrir novos significados para seu trabalho com a educação. Compreender que o memorial "é um exercício sistemático de reflexão, quase diário, em que o professor cursista registra ideias, dúvidas e achados que se desenvolvem ao longo do curso" à luz dos conhecimentos teóricos focalizados nos diferentes componentes curriculares. (VEREDAS. MANUAL DE AVALIAÇÃO, 2004, p. 22).

Espera-se do tutor, segundo este manual, uma ação decisiva no sentido de ajudar seus orientandos a vencerem suas dificuldades com o memorial, um tipo de trabalho acadêmico pouco conhecido dos cursistas. Também, orientar sua produção, redação dos textos, fazer a adequação da linguagem escrita, a organização do texto, as correções linguísticas, a reflexão e a organização das ideias. Cabia-lhe incentivar o cursista a expor-se e expressar emoções, dúvidas, pontos de vista, apresentar críticas, falar das fragilidades, dar visibilidade ao passado, apropriar-se do conhecimento para descobrir caminhos e perspectivas para o futuro. Ainda, discutir o processo vivenciado, trocar experiências, sanar as dúvidas, clarear idéias, reunir pontos importantes para a análise e a reflexão teórica que serão aprofundadas com o avanço curso.

A análise da proposta curricular do Veredas de elaboração da monografia e do

memorial enquanto instrumentos de avaliação formativa e reflexiva, indica que esses

trabalhos mostram-se coerentes com os pressupostos de cunho progressista e transformador do programa em foco. Nessa direção, tais atividades podem ser ressaltadas na formação de professores, por favorecer o desenvolvimento da autonomia, da autogestão do processo ensino-aprendizagem, de competências científicas e acadêmicas para a elaboração de atividades investigativas, reflexivas, críticas, cooperativas e colaborativas, conforme

57

defendem Palloff e Pratt (2002), Harasim et al (1999) Collins e Berge (1996).

Tanto a monografia como o memorial são exercícios que podem possibilitar ao tutor e ao cursista promover estudos e práticas interdisciplinares. Também, integrar ensino e pesquisa, favorecer a reflexão sobre a ação num movimento constante de pensar a própria prática, bem como de valorizar os pontos fortes do processo educativo, as conquistas e reforçar os acertos. Ainda, tais trabalhos podem ser vistos como espaços para corrigir falhas, identificar o que não funcionou bem, o que faltou, o que precisa mudar e melhorar na docência, quais foram as dificuldades encontradas e o que fazer para superá-las. Por sua natureza, tais documentos podem evidenciar conhecimentos que foram sendo construídos ao longo do percurso, quais os procedimentos que foram utilizados na aprendizagem, os esforços, o compromisso de quem os elabora, num processo contínuo, global, formativo e reflexivo.

3.4.2 - Componentes Curriculares

A partir das diretrizes explicitadas anteriormente, a matriz curricular da formação superior de professores foi organizada em três grandes blocos que compreendem: a) Núcleo de Conteúdos do Ensino fundamental; b) Núcleo de Conteúdos Pedagógicos; c) Núcleo de Integração. A matriz curricular é apresentada a seguir no Quadro 2, permitindo uma visão de conjunto desses núcleos, de suas áreas e de seus componentes curriculares.

QUADRO 2 - Matriz Curricular do Veredas

GOVERNO DE MINAS GERAIS

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Humanos para a Educação Superintendência de Finanças

Diretoria de Tecnologias Aplicadas à Educação "Veredas - Formação Superior de Professores"

MATRIZ CURRICULAR DO VEREDAS - CURSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR DE PROFESSORES