• Nenhum resultado encontrado

Panorama das pesquisas brasileiras acerca da prática pedagógica na EaD

2. A prática pedagógica do professor-tutor na formação de professores em EaD

2.1. Panorama das pesquisas brasileiras acerca da prática pedagógica na EaD

Percebemos que é vasto o campo de investigações e de publicações disponíveis sobre a formação de professores na EaD. Entretanto, tivemos dificuldades de identificar estudos que abordam a prática pedagógica do professor-tutor nos encontros presenciais da

EaD semipresencial, o que evidencia a relevância do estudo que ora apresentamos.

Tal fato levou-nos a fazer um levantamento bibliográfico de artigos, teses e dissertações, para identificarmos a produção acadêmica relativa à prática pedagógica do professor-tutor em EaD, nos últimos seis anos - 2002 a 2008. Esse período se justifica por ter sido considerado no estado da arte acerca da educação e tecnologia (BARRETO et al, 2006) e no anuário estatístico de EaD, o ABRAEAD-2007(ABED, 2007) como o intervalo mais significativo até o momento, para a elaboração, a expansão e a divulgação de produções científicas sobre a prática docente na EaD. Esta revisão documental busca focalizar e traçar um breve panorama das produções científicas e acadêmicas referentes à prática pedagógica do tutor/professor-tutor na tutoria presencial. Tem por objetivos, determinar os focos de estudo sobre a prática docente em EaD, identificar as questões mais recorrentes nas pesquisas selecionadas e buscar as contribuições desses trabalhos para a melhoria da prática pedagógica do professor-tutor em EaD.

A investigação incidiu sobre as teses, dissertações e artigos disponíveis nos portais eletrônicos da CAPES e do CNPq; em Programas de Pós-Graduação em Educação (doutorado e mestrado) credenciados pelo MEC19; em periódicos nacionais impressos e eletrônicos20 classificados pela Qualis da Capes como "Nacional A, B ou C". Também, os trabalhos apresentados nas Reuniões Anuais e Regionais da ANPEd, em congressos nacionais e internacionais de Educação a Distância da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED). As palavras e expressões-chaves usadas como critério para identificar os trabalhos foram: prática pedagógica, professor-tutor, formador/formação de professores, tutor, mediador pedagógico, Educação a Distância.

Na consulta inicial identificamos 27 documentos sobre a prática pedagógica. Entretanto, no exame mais apurado destes documentos, percebemos que nem todos atenderam aos critérios que se aproximassem das características da presente pesquisa, tais como, o objeto deste estudo (prática pedagógica do professor-tutor em encontros presenciais em EaD, em um curso de formação superior de professores das séries iniciais do ensino fundamental, com abordagem crítico-reflexiva e pesquisadora) e dos procedimentos metodológicos adotados por nós (pesquisa qualitativa, etnográfica, observação participante, entrevistas semiestruturada e análise documental).

Frente às dificuldades de encontrar pesquisas com tais características, redefinimos os critérios de seleção. Dos 27 estudos, selecionamos 17 documentos entre eles, teses, dissertações e artigos que contemplam alguns dos quesitos: a) estudo acerca da prática pedagógica do professor-tutor; b) desenvolvida em encontros presenciais de curso de EaD semipresencial, ou virtual ou ainda curso presencial com atividades semipresenciais; c) que se efetivasse em cursos de formação inicial e/ou contínua de professores das séries iniciais do ensino fundamental, em nível superior; d) com abordagem crítico-reflexiva e pesquisadora; e) também que fosse pesquisa de campo, f) com abordagem qualitativa; g) estudo etnográfico ou pesquisa-ação; h) com dados coletados por meio de observação participante e/ou observação direta e entrevistas.

19

Foram consultadas teses e dissertações impressas e/ou on-line disponíveis em bibliotecas presenciais ou virtuais de todas as universidades federais brasileiras, das universidades estaduais: Universidade de São Paulo (USP); Universidade de Campinas (UNICAMP); Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Ainda, as bibliotecas das Pontifícias Universidades Católicas (PUC).

20Caderno CEDES - UNICAMP, Caderno de Pesquisa - Fundação Carlos Chagas; Educação & Realidade - UFRS; Educação e Sociedade - UNICAMP; Revista da Faculdade de Educação - USP; Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (RBEP); Revista Brasileira de Educação - Anped.; Em Aberto on-line; Revista Digital de Tecnologia Educacional de Educação a Distância (TE@D PUC-SP); Revista Eletrônica de Educação a Distância (SEEDNET) - SEED/MEC; Revista Brasileira de Aprendizagem Aberta e a Distância on-line (RBAAD / ABED).

Ressaltamos que as dificuldades de encontrar trabalhos que atendessem a esse conjunto de características, explicitam o espaço potencial para estudos e, ao mesmo tempo, a necessidade de pesquisas etnográficas que enfoquem a prática pedagógica do professor-tutor em encontros presenciais em EaD, em encontros presenciais na formação superior de professores do ensino fundamental. Dos 17 documentos selecionados:

1) quatro são teses de doutorado (23%): A.Souza, (2005), Mebius (2005), Martelli (2003), Rosa (2003).

2) cinco dissertações de mestrado (30%): Cêpera (2006), Coelho (2005), Blum (2004), Meneghetti (2004), Mota (2003).

3) oito artigos científicos (47%): Silva (2006); Almeida (2004); Chamon et al (2006), Silveira (2005), C.Souza et al (2005); Moulin et al, (2004), Villardi (2004), Gatti (2003).

Em relação às características gerais destes estudos, foi possível organizá-los em três blocos como se vê seguir:

1) dez estudos (59%), relatos de pesquisas de campo, sendo uma etnografia e uma pesquisa ação e tratam da prática do tutor/formador/professor-tutor em encontros presencias de EaD, em cursos de formação inicial de professores das séries iniciais do ensino fundamental e/ou da educação infantil - Pedagogia e Normal Superior: Chamon et al (2006), Cêpera (2006), Silva (2006); A.Souza (2005), Coelho (2005), Martelli (2003); Blum (2004); Meneghetti (2004); Mota (2003), Gatti, (2003).

2) quatro trabalhos (23%) discutiram a prática pedagógica do formador de professores em ambientes virtuais de aprendizagem e fizeram uma ou outra referência/comparação em relação à prática do tutor na EaD semipresencial: Mebius (2005), Rosa (2003), Almeida (2004), Villardi (2004).

3) três estudos (18%) trataram de questões teóricas relativas ao conceito, papel, funções, conhecimentos, competências e habilidades do tutor tanto na tutoria presencial como na tutoria virtual em EaD: C.Souza et al (2005), Silveira (2005), Moulin et al, (2004).

Dos 17 trabalhos, em relação ao enquadramento metodológico, 16 documentos são de natureza qualitativa e um trabalho foi classificado como quali-quantitativo (SILVA, 2006). Do total, 14 estudos foram classificados como pesquisas de campo, relatos de pesquisas/de experiências, interpretativas, descritivas e empíricas: Chamon et al (2006), Cêpera (2006), Silva (2006); A.Souza (2005), Mebius (2005), Almeida (2004), Villardi (2004), Martelli (2003); Blum (2004); Mota (2003), Gatti, (2003), Rosa (2003). Desse conjunto, uma dissertação é etnografia (Coelho, 2005) e outra é uma pesquisa-ação (Meneghetti, 2004). Os demais são três trabalhos teóricos

C.Souza et al (2005), Silveira (2005), Moulin et al, (2004).

Nota-se que os estudos teóricos (18%) aparecem em menor quantidade do que os relatos de pesquisa (82%), o que atende a um dos critérios de seleção dos documentos.

Entendemos que em relação ao nosso objeto de pesquisa, as experiências de campo, empíricas e descritivas, com observação e relatos de experiências podem trazer significativos dados colhidos e observados in loco que favorecem ao conhecimento mais efetivo das vivências, dificuldades, possibilidades e as alternativas da ação e dos processos de formação docente tanto na EaD semipresencial como na virtual. Os estudos indicam que a prática pedagógica e a formação docente estão sendo submetidas a críticas e questionamentos sistematizados e que podem favorecer ao professor-tutor, conhecer de modo mais efetivo, as limitações, possibilidades e alternativas da ação e dos processos de formação docente em EaD.

Ainda, do ponto de vista da configuração teórico-metodológica, os resultados sinalizam que em relação à quantidade é bem pouco apenas um trabalho do tipo pesquisa-ação e um do tipo etnografia da prática docente. Tais resultados indicam a necessidade de um número maior de estudos relativos à prática pedagógica do professor-tutor, por procedimentos de pesquisa-ação e etnográficos. Esses gêneros investigativos podem oferecer aos professores- tutores, oportunidades para observar, refletir acerca da prática pedagógica e da própria ação, favorecer a identificação de dificuldades e de condicionantes globais de seu trabalho e torná- las focos da própria investigação. Os resultados explicitam ainda, a necessidades de se explorar aspectos da prática pedagógica na formação docente em EaD em outros gêneros de pesquisa, que podem vir a ser potenciais meios investigativos que ainda não foram ocupados por pesquisadores.

Em relação aos contextos de pesquisa, predominaram os estudos que analisam a prática pedagógica na formação inicial de professores das séries iniciais em relação à formação contínua:

a) cinco estudos foram realizados em cursos de licenciatura em Pedagogia (carga horária em torno de 3.200 horas): A.Souza (2005), EaD semipresencial, tutoria presencial, na Universidade do Vale do Itajaí - SC, Itajaí (UNIVALI); Mebius (2005), EaD virtual, tutoria web - Taleduc,

na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Martelli (2003), EaD

semipresencial, tutoria presencial na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) tutoria presencial; Rosa (2003), EaD virtual, tutoria web - Taleduc na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); Meneghetti (2004), EaD semipresencial, tutoria presencial, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC);

b) três estudos foram realizados em cursos de licenciatura em Normal Superior (carga horária em torno de 3.200 horas): Chamon et al (2006), EaD semipresencial, curso Veredas, Universidade da Fundação Mineira de Educação e Cultura de Minas Gerais (FUMEC), Belo Horizonte, MG; Silva (2006), EaD semipresencial, curso Veredas, Universidade Federal de Juiz de Fora,

MG (AFOR UFJF) e Blum (2004), EaD semipresencial, tutoria presencial, no curso Normal Superior com Mídias Interativas (CNSMI), na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com Universidade Eletrônica do Brasil (UEB).

c) seis estudos foram realizados em cursos de Formação Continuada: 1) Cêpera (2006), Coelho (2005) e Mota (2003) educação presencial, tutoria presencial no curso especial de Formação

Continuada Universitária (PEC)21, carga horária de 1.400 horas, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); 2) Almeida (2004) EaD virtual, tutoria web - Teleduc no

Projeto Práxis/ OEA em escolas de ensino fundamental em parceria com a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP); 3) Vilardi (2004), EaD virtual, tutoria web, no curso de "Linguagem: Dimensões da Leitura na Tecnologia”para professores do ensino médio, 60 hs, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro, RJ (UERJ); 4) Gatti (2003), no Proformação, com dois anos de duração em escolas de ensino fundamental de 1ª a 4ª séries.

Estes três blocos de pesquisas contemplam três níveis e modalidades educacionais. Em número de oito, realizados na formação inicial superior de professores (licenciaturas em Pedagogia e Normal Superior); seis trabalhos em cursos de formação

continuada de professores (dois no ensino médio sendo um deles profissionalizante), e quatro

com professores do ensino fundamental, que também atenderam a outro critério de seleção dos trabalhos sobre a prática docente em EaD na formação de professores. Todos os projetos pedagógicos destes cursos contemplam uma perspectiva dialética de teoria-prática, construção de conhecimentos, da ação-reflexão-ação e do professor reflexivo e pesquisador, em contraposição aos programas fundamentados em concepções tradicionais. Entretanto todos os autores identificam procedimentos, atitudes e práticas dos tutores fortemente influenciadas em abordagens tradicionais.

Salientamos conforme os autores, que todos estes processos formativos, são emergentes como é a EaD; são programas que se encontram em fase de experimentação, de estruturação, de construção e de reconstrução. Portanto, são processos em vias de desenvolvimento e, de acordo com os pesquisadores, muito há o que aprimorar, descobrir, desenvolver e transformar no que diz respeito à prática pedagógica do professor formador e à formação docente na e para a modalidade à distância. Nessa direção, em todos os trabalhos,

21

Embora o Programa de Formação Universitária (PEC) se realizasse na modalidade de educação presencial, ele teve encontro entre tutor e cursista 1 vez por semana, forte apoio de mídias interativas - teleconferência, videoconferência e ambientes colaborativos na Internet, material impresso, vídeos e CD-ROMs - o que representou importante oportunidade para construir um conhecimento sobre o uso de diversos recursos tecnológicos, constituindo o embrião de uma estrutura institucional de suporte a ações de EaD na universidade.

são relatadas algumas das diversas dificuldades enfrentadas pelos formadores em EaD. Por isso, em diferentes intensidades e aprofundamento, são enfatizadas necessidades de estudos, bem como são descritos alguns processos de autoformação, de capacitação e qualificação para a função na tutoria.

Os cursos estudados por Chamon et al (Veredas/FUMEC), Blum (CNSMI/UEPG), Almeida (Projeto Práxis/PUC-SP), Martelli (Pedagogia/UFMT), segundo as autoras oferecem programas de qualificação, com um trabalho sistemático de formação do professor-tutor em serviço. Esses programas parecem oferecer espaços que estimulam a autoformação e a formação contínua, de modo que os professores-tutores possam refletir, partilhar e transformar suas práticas de forma cooperativa. Na maioria dos casos, os trabalhos esclarecem que as IES vem oferecendo aos seus formadores de professores em EaD, treinamentos e capacitação aligeirada que se concentram no início do curso, com uma ou outra reunião para discutir temáticas pontuais.

Nas teses, dissertações e artigos, as temáticas predominantes e recorrentes dos relatos de experiência incidem sobre:

a) o papel e funções do professor-tutor reflexivo e pesquisador a docência, a didática na EaD, a prática pedagógica na tutoria semipresencial e on-line; metodologia e saberes docentes:

(Silva, 2006), A.Souza (2005), Blum (2004), Meneghetti (2004), Rosa (2003), Moulin et al (2004), Villardi (2004), Gatti (2003).

b) construção da práxis pedagógica, formação de professores e tecnologia educacional:

Chamon et al (2006), C.Souza (2005), Mebius (2005), Silveira (2005), Almeida (2004).

c) políticas educacionais formação de formadores na EaD, desenvolvimento da identidade e profissionalização do professor na modalidade: Cêpera (2006), Coelho (2005), Martelli (2003), Mota (2003).

Todos os 17 documentos ressaltam a importância da tomada de consciência e da intervenção do professor-tutor no seu próprio processo de aprendizagem, tanto na EaD virtual como semi-presencial. Tais concepções indicam a tendência e incentivos para a ruptura com o paradigma tradicional de ensino em EaD, uma vez que se baseiam em novas percepções da prática docente no processo de ensino-aprendizagem, entre elas a teoria-ação-reflexão, a interatividade, a transitoriedade do conhecimento, a interdisciplinaridade, a pesquisa da própria ação, a autonomia, entre outros.

Ressaltamos que dos 17 documentos examinados, selecionamos duas dissertações de mestrado (Blum, 2004) e (Meneghetti, 2004) que mais se aproximaram das características, do foco e do recorte da presente pesquisa. Ou seja, estas investigações analisam experiências

importantes relativas à prática pedagógica do professor-tutor, em encontros presenciais da EaD semipresencial, em cursos de licenciatura que habilitam professores das séries iniciais do ensino fundamental, na perspectiva crítico-reflexivo e investigativa. Os dois estudos partem da vivência de cada pesquisadora no papel de professoras-tutoras, se caracterizam como pesquisas de campo, com abordagem qualitativa. Em sua pesquisa interpretativa, Blum (2004) adotou como procedimentos de coleta de dados a entrevista semiestruturada e análise documental. Por sua vez, Meneghetti (2004) fez uma pesquisa-ação, colhendo os dados por meio de observação direta, participante, entrevista semiestruturada e análise de documentos.

Blum (2004) estudou as funções desenvolvidas pelo professor-tutor, no Curso Normal Superior com Mídias Interativas (CNSMI)22, licenciatura semipresencial em EaD, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em parceria com a Universidade Eletrônica do Brasil (UEB), ambas no Estado do Paraná. O CNSMI tem por objetivos graduar em nível superior em EaD, professores paranaenses que atuam nas séries iniciais do Ensino fundamental, mediante o uso de tecnologias de comunicação, numa relação bidirecional que envolve os estudantes num clima de compartilhamento. O projeto pedagógico tem por diretriz uma abordagem problematizadora, que possibilita ao professor-tutor, estabelecer relações entre as diferentes práticas evidenciadas no currículo, a efetivação da formação e da construção de competências e saberes, num processo de atualização contínua, gerida pelos próprios professores-cursistas (ibid.,p.86). A pesquisadora analisou as intervenções pedagógicas dos professores-tutores, refletiu sobre suas práticas em diferentes realidades e estabeleceu o perfil do professor-tutor adequado às propostas estabelecidas para o CNSMI.

Meneghetti (2004, p.8), estuda o processo de formação do professor como um profissional pesquisador/reflexivo23 do Curso de Pedagogia24, licenciatura em EaD

22

O curso iniciou em setembro de 2000, em Ponta Grossa, PR. Foram selecionados onze professores-tutores: oito com especialização e três sem pós-graduação; todas graduadas em licenciatura (dez em Pedagogia e uma em Artes); todas professoras da Educação Infantil ou Ensino fundamental da rede pública escolar, com no mínimo 8 anos de experiência no magistério. Para o desenvolvimento do curso foram adotados, recursos tecnológicos diversos como: unidades de recepção e videoconferências; laboratórios de aprendizagem e monitoramento online, Internet (sites, chats e fóruns de discussão); material impresso; teleconferências periódicas e salas de aula para tutoria offline.

23

A autora opta por esta expressão e conceito com base em Dickel (1998, p. 42): “é critério a defesa da formação de um professor reflexivo, para nós, um professor pesquisador”, numa alusão de que, necessariamente para ser pesquisador, o professor tem de ser um profissional reflexivo de sua prática (MENEGHETTI, 2004, p. 12).

24

O curso foi criado em 1999, em Florianópolis, SC. A carga horária do curso é de 3.210 horas/aula/atividade, correspondentes.Em 2003-2004, período em que Meneghetti realizou o estudo, a IES atuava em 155 municípios do Estado e atendia a 13.156 alunos-professores leigos ou com formação em nível médio, em pleno exercício da docência nas séries iniciais do Ensino fundamental ou na Educação Infantil. Foram adotados no programa, material impresso (Caderno Pedagógico); o contato entre professor-tutor e aluno podia se dar por

semipresencial (um encontro presencial semanal); habilitação em Magistério Superior das Séries Iniciais do Ensino fundamental e Educação Infantil, do Centro de Educação a Distância (CEAD), da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) com sede em Florianópolis, Santa Catarina. O curso tem por objetivo, atuar na formação inicial de professores leigos ou com formação em nível médio, em pleno exercício da docência nas séries iniciais do Ensino fundamental ou na Educação Infantil (ibid., p.23). O projeto dá ênfase à prática pedagógica, à utilização das novas TIC e as redes de apoio tutorial. Fundamenta-se numa abordagem de formação de professor participante da produção e sistematização dos conhecimentos, que reflete na ação, pesquisa a própria prática, que tem possibilidade de apontar alternativas para a superação e a transformação da realidade, bem como busca a superação de problemas encontrados em sala de aula (ibid., p.86).

Entendemos que estes dois estudos, em particular, nos auxiliem a perceber e considerar o propósito do que já foi efetivado e o que atualmente está sendo realizado por tutores de outros centros de formação de professores em EaD, trazendo-nos subsídios teóricos e práticos a partir de suas experiências na formação superior de professores em EaD. Assim, uma vez selecionados e organizados o corpus da pesquisa, procedemos à leitura e à análise dos seus conteúdos.

2.1.1 - Experiências nacionais relativas à prática pedagógica do professor-tutor na EaD Os temas identificados nas teses, dissertações e artigos pesquisados focalizam as novas e múltiplas funções do professor-tutor em programas de formação de Professores que se fundam na perspectiva transformadora. Também, no exame de práticas docentes particularmente nas sessões presenciais, com vistas a verificar as dificuldades e necessidades do professor-tutor, bem como a autoformação em serviço, os tipos de acompanhamento e suporte que eles tem recebido na formação continuada do formador.

É consenso entre os autores que o professor-tutor passa a ter funções, tarefas, responsabilidades diferenciadas das que assume na educação presencial. Sendo assim, sua formação deve considerar que a prática da tutoria está permeada por um novo olhar sobre o aluno na sua individualidade. Cabe considerar toda a proposta pedagógica e curricular do curso, os recursos tecnológicos, os procedimentos didático-pedagógicos, contemplar atividades que visam incentivar, formar, orientar, acompanhar e avaliar o aluno e todo o processo de formação e, sobretudo, que estimulem a interação, a colaboração e a construção

telefone, fax, computador, Internet, correio eletrônico e convencional, além do uso de recursos como televisão, vídeo, som, teleconferências e/ou teleaudiovideoconferências (MENEGHETTI, 2004, p.20).

do conhecimento. Além disso, o tutor precisa assumir compromisso com a própria formação, refletindo e aperfeiçoando sua prática docente.

Rosa (2003) procurando compreender como é possível uma prática pedagógica na EaD que favoreça a construção de conhecimento, verificou que a "idéia de trabalhar num ambiente em que não se vêem os alunos, assusta". Assinala que a maioria dos softwares utilizados para o ensino on-line permite que se façam analogias com o ensino presencial: "cria-se sala de aula, quadro de avisos, sala dos professores, biblioteca, agenda, café virtual" (ibid., grifos da autora). Parece ser difícil ao "professor imaginar um processo de ensino- aprendizagem que dispense alguns [daqueles] componentes comuns a toda escola". Parece que se não há a reprodução das características da escola convencional e presencial não há "educação escolar".

Mebius (2005) observou que a "aprendizagem significativa dessa nova modalidade de educação se dá na práxis pedagógica" (ibid., p.295. Grifo da autora). Acredita que tanto a prática pedagógica quanto a formação do educador, que atua na EaD via web, semipresencial ou na "modalidade presencial precisam estar apoiadas em um tipo de racionalidade emancipatória", implicando a articulação entre teoria-prática-reflexão, num processo de desenvolvimento profissional contínuo, que faça do professor um pesquisador de sua prática (ibid.,p.331).

Nessa direção, A.Souza (2005) analisando o movimento didático na EaD on-line, verificou que as indagações e receios identificados na prática docente, vem levando o professor-tutor "a repensar seu papel e suas competências"(ibid., p.178). Vem buscando desenvolver "habilidades e estratégias para lidar com essa nova situação de modo