• Nenhum resultado encontrado

PROPÓSITOS EDUCACIONAIS

III. Participação Social

3.1. METODOLOGIA DE PRODUÇÃO DE DADOS

3.1.1. Seleção do contexto de pesquisa

O objeto de estudo desta pesquisa é uma disciplina com abordagem CTS presente em um curso de especialização ofertado à distância.

95 | P á g i n a

A disciplina “Ensino de Ciências na Abordagem Ciências, Tecnologia e Sociedade I - CTS I” é ministrada desde o início do curso de especialização em 2005.

Durante nossa atuação no Curso de Especialização em Ensino de Ciências por Investigação, sempre tivemos interesse em compreender um pouco mais sobre as abordagens Ciência, Tecnologia e Sociedade e identificar quais abordagens estão presentes na disciplina CTS I.

Ao realizar a leitura ao Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso, verificamos uma limitação do mesmo em relação à explicitação da abordagem CTS da disciplina. A única informação no PPP da disciplina é sua ementa, segundo a qual a CTS I deve promover “Vivências em

tópicos de currículos por CTS. Investigação, argumentação e tomada de posição.” Observamos uma limitação na explicitação do PPP da disciplina

das abordagens CTS que estariam presentes na mesma. Assim sendo, a presente pesquisa também pretende contribuir com a reestruturação do PPP ao fornecer as abordagens CTS presentes na disciplina objeto do presente estudo.

Para investigar as questões propostas, escolhemos a turma do Curso de Especialização que ingressou em 2013 (ENCI V). Fizemos a opção por essa turma em função da revisão que foi realizada no material didático utilizado no curso. Desta maneira, estaríamos realizando um estudo no material recém-reformulado para a disciplina.

O ENCI V foi ofertado para quatro turmas, uma em cada um dos quatro polos localizados em cidades parceiras da Universidade Aberta do Brasil, a saber: Governador Valadares, Sete Lagoas, Lagoa Santa e Bom Despacho. Cada turma é acompanhada por tutores que são responsáveis pelo desenvolvimento das atividades junto aos cursistas. Para esta pesquisa, escolhemos o Polo de Sete Lagoas. A escolha deste Polo justifica-se em função da reconhecida capacidade de interação da tutora com os cursistas e, ainda, pela área de formação da tutora. Como queremos qualificar a análise das interações discursivas na disciplina CTS

96 | P á g i n a

I, consideramos importante escolher uma turma na qual estas interações seriam, potencialmente, estimuladas pela tutora. Por outro lado, a tutora da turma possui experiência de pesquisa com abordagens CTS, o que poderia qualificar as interações que ocorrem no fórum de discussão.

A professora tutora é licenciada em Ciências Biológicas e apresenta três especializações: “Gestão Ambiental”, “Formação Continuada de Professores de Biologia” e “Melhoramento e Qualidade da Educação Básica”. A tutora ainda é mestre em Educação Tecnológica e, profissionalmente, atua como professora de Biologia na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, como assessora pedagógica na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e como professora tutora no ENCI.

Diante do referencial sobre a abordagem comunicativa e da formação da tutora, temos como hipótese de que a interação no fórum de discussão ocorreria de forma interativa e dialógica.

Assim, nesta pesquisa vamos estudar as interações da tutora com os cursistas, nossos sujeitos de investigação, em um fórum de discussão, bem como as abordagens CTS presentes nos textos e tarefas da disciplina CTS I.

3.1.2. Ambiente da disciplina CTS I: contexto de produção de dados

A disciplina “Ensino de Ciências na abordagem Ciência, Tecnologia e Sociedade I (CTS I)” foi planejada, pelas professoras autoras, para ser desenvolvida durante três semanas.

No Ambiente Virtual de Aprendizagem, Moodle, da disciplina há informações gerais tais como a identificação das autoras e tutores, o polo (turma), os objetivos, as metas para formação docente, entre outras (Figura 5).

97 | P á g i n a

Figura 5 – Estrutura de informações gerais e introdução da disciplina CTS I. No ambiente virtual Moodle ainda estão disponibilizadas todas as tarefas planejadas pelas autoras, realizadas pelos cursistas e os registros de intervenção da tutora. Deste modo, o material disponibilizado no ambiente Moodle se constitui como fonte de informação, a partir do qual os dados podem ser produzidos.

Após o término da disciplina realizamos o backup das tarefas e das postagens dos professores (cursistas e tutora). O backup foi necessário para garantir o acesso contínuo aos dados, pois com o encerramento do semestre letivo os dados ficam indisponíveis. A partir do backup, os dados da disciplina foram instalados em um computador e, deste modo, a qualquer tempo tínhamos acesso à fonte de dados da presente pesquisa.

Em cada um dos textos e tarefas, identificamos e marcamos os parágrafos nos quais verificamos a expressão de alguma perspectiva CTS. Posteriormente, esses parágrafos foram analisados com base no trabalho de Strieder (2012).

Para qualificar as interações discursivas presentes no curso, escolhemos estudar àquelas ocorridas no fórum da disciplina. Neste fórum os cursistas tinham que refletir em que medida têm se dedicado a uma abordagem CTS em sala de aula. A escolha do fórum justifica-se

98 | P á g i n a

pelo fato dos cursistas ainda não terem um contato, na disciplina, com a perspectiva teórica da abordagem CTS e, também, pela natureza do questionamento proposto, sendo possível identificar a relação que os cursistas estabelecem entre Ciência, Tecnologia e Sociedade.

As interações discursivas presentes no fórum da CTS I foram separadas em unidades de análise denominadas aninhamentos (Figura 6).

Figura 6 – Opções de estruturação do fórum da CTS I.

O Moodle possibilita organizar os dados dos fóruns de discussão considerando a ordem cronológica das postagens ou agrupando as respostas a partir de um participante. Embora pareça mais lógico usar dados a partir da ordem cronológica de participação nos fóruns de discussão, esse tipo de visualização traz dificuldades e limitações, pois não caracteriza corretamente as interações que ocorrem entre os sujeitos participantes do fórum, já que a resposta à uma intervenção pode não ficar registrada corretamente na ordem temporal. Deste modo, dois sujeitos que interagem entre si no fórum podem não estar temporalmente ligados ou inseridos em uma sequência cronológica, em função da participação de outros sujeitos, neste mesmo fórum, em período intermediário de tempo. Assim, escolhemos usar a opção de organização dos dados de modo aninhado.

No aninhamento o registro das participações segue um diagrama de interações (aninhamento) e, em cada diagrama, as interações se apresentam em ordem cronológica (Figura 7). Importante destacarmos que o aninhamento é a opção estrutural padrão do Moodle e da disciplina CTS I para os fóruns de discussão.

99 | P á g i n a

Figura 7 – Estruturação de um aninhamento (diagrama de interação) mostrando a

participação de sujeitos distintos.

A Figura 7 mostra um exemplo de aninhamento. O cursista quatro responde ao três, que responde ao dois, que respondeu ao primeiro. Dentro de um aninhamento, as interações obedecem a dois princípios: interações e ordem cronológica.