• Nenhum resultado encontrado

Já neste capítulo, serão apresentados os meios para responder à questão de pesquisa, o que inclui mostrar o tipo de pesquisa, a coleta e o tratamento dos dados, bem como as limitações do método escolhido.

4.1. TIPO DE PESQUISA

Do ponto de vista de sua natureza, foi considerada para este trabalho a pesquisa aplicada, pois, segundo Silva e Menezes (2005, p. 20), “objetiva gerar conhecimentos para aplicação prática e dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais”. Por conseguinte foram analisados os contextos da carteira de projetos nas organizações e caracterizadas suas diversas interfaces, por meio de um levantamento de benchmarking (PMI BRASIL, 2009), realizado pelo PMI Brasil, além de revisão bibliográfica.

Do ponto de vista de forma de abordagem, a pesquisa qualitativa se caracterizou por entrevistas em profundidade a ser realizado com espectro amostral de 08 personalidades reconhecidas na área de gerenciamento de projetos, com análise e interpretação dos resultados obtidos. Esse número foi suficiente, tendo em vista o fenômeno da saturação teórica, ou seja, ponto em que entrevistas adicionais não trouxeram novas informações relevantes à pesquisa.

Sob o ponto de vista de seus objetivos, é pesquisa descritiva, pois visou descrever as características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis, neste projeto, com aplicação de entrevista de profundidade e análise de sua interação com o benchmarking do PMI Brasil (2009) e da revisão bibliográfica.

4.2. COLETA DE DADOS

Para esta coleta de dados, foi utilizado o método de entrevista em profundidade. Entrevista em profundidade é um processo de perguntas e respostas oralmente. Um roteiro para orientar a entrevista foi a linha mestra, contudo não foi seguido de forma estruturada, ficando a cargo do entrevistador a condução e reformulação das perguntas de forma a garantir que as evidências fossem levantadas para dar validade ao presente estudo (HAIR JR at al., 2005).

Quando aplicável, foi utilizado gravador para facilitar na análise dos dados. Após as entrevistas foram feitas as análises e, quando cabível apresentadas aos entrevistados para que eles confirmassem ou fizessem as devidas alterações, conforme sugerido por Vergara (2009). A exceção de um caso onde houve validação por escrito, todos os entrevistados deram retorno, via comunicação informal oral, de acordo com a conveniência ao mesmo.

Para ter respostas mais realistas possíveis, não houve relacionamento das respostas dadas pelos entrevistados aos entrevistados, primando pelo anonimato. A listagem com os entrevistados encontra-se no ANEXO I.

4.3. TRATAMENTO DOS DADOS

Por conta da pesquisa aplicada, o tratamento dos dados foi não estatístico e por conta da escolha do método de entrevistas, foi utilizado análise de conteúdo das entrevistas confrontado com estudo de benchmarking efetuado pelo PMI Brasil (2009) (VERGARA, 2008).

A condução da entrevista levou em consideração um aspecto principal: o alinhamento do gerenciamento de projetos à estratégia da Organização. Com relação ao aspecto de alinhamento do gerenciamento de projetos à estratégia da Organização, foram identificadas algumas práticas adotadas pelas empresas. A construção do roteiro semi-estruturado seguiu as indagações abaixo, conforme a tabela 04. Contudo, por se tratar de uma entrevista em profundidade as perguntas

não necessariamente seguiram a ordem proposta e nem foram feitas com a forma descrita (HAIR JR at al., 2005).

Pergunta Objetivo O que o entrevistado entende por estratégia empresarial?

Essa indagação tem por objetivo entender qual a linha epistemológica seguida pelo entrevistado. O seu entendimento sobre a questão e sua experiência com o assunto são de extrema relevância para o desenvolvimento do entendimento do relacionamento de estratégia com gestão de portfólio de projetos.

Como é o processo de formulação da estratégia?

O processo de formulação da estratégia visa entender como o entrevistado percebe o processo de formulação de uma estratégia, o que permite aprofundar o entendimento de onde fica o processo decisório da formulação estratégica e como esta é difundida para a Organização. Os métodos de seleção de projetos da gestão de portfólio, contribuem para uma seleção dos projetos alinhados com a estratégia da organização ?

Teve por objetivo responder a questão de pesquisa do presente trabalho. O objetivo é entender quais são as práticas que são utilizadas, de acordo com a experiência do entrevistado, relativas a escolha dos projetos a comporem a carteira de projetos da Organização. Como essa escolha é feita de forma a alinhar esses projetos a estratégia é o ponto central desta indagação.

Além do método de seleção de projetos, existem outros fatores para priorização da carteira de projetos de sua organização?

O entendimento de fatores não contemplados pelos métodos de seleção de portfólio de projetos são o objeto desta pergunta. O entendimento da interferência de profissionais mais experientes da empresa e em cargos mais altos, assim como os interesses dos tomadores de decisão e entendimento dos fatores sociológicos que podem levar à interferência na seleção de um projeto para a carteira de projetos na organização que de fato estejam alinhado com a estratégia.

Tabela 04: Perguntas-chave, e seus objetivos Fonte: Autor

O tratamento dos dados se deu de forma a estruturar o conhecimento em torno das perguntas, confrontando as opiniões do entrevistados entre si e com o estudo de benchmarking do PMI 2009.

4.4. LIMITAÇÕES DO MÉTODO

A primeira grande limitação da entrevista em profundidade foi a disponibilidade de tempo necessária das partes envolvidas, onde as vezes a pessoas não estão disponíveis para esse tempo (VERGARA, 2009). Precisa-se ter em vista que a pesquisa ocorreu com personalidades da área de gerenciamento de projetos, que tivessem disponibilidade de agenda ou ainda por telefonema, com agenda prévia.

Outra limitação do método é a subjetividade do estudo, visto que a triangulação das entrevistas individuais, o estudo de benchmarking e a revisão bibliografia. Houve convergência sobre o inter-relacionamento da implicação do gerenciamento de projetos na estratégia empresarial, e para tal a sensibilidade e habilidade do pesquisador, deixando a cargo do pesquisador o esforço de minimizar tal limitação.