• Nenhum resultado encontrado

PARTE III. Perfil Estrutural: o Âmbito de Proteção do Direito Fundamental à

1. Igualdade ao processo

1.2. Soluções estruturantes (a busca da equipage equality)

1.2.1. Assistência jurídica integral e igualdade ao processo em litígios

1.2.1.3. Modificações na competência, prática de atos processuais em

Problemas de acessibilidade geográfica também podem impor um desequilíbrio no acesso ao processo. Significativa, para esse fim, é a disciplina da competência, pois é essa que determinará a existência ou não de um entrave tal que dificulte o exercício da defesa pelo réu (ou mesmo o exercício da ação, pelo autor)815. Na medida em que favoreçam demasiadamente ou dificultem sobremaneira a atuação de uma das partes no processo, as regras de competência territorial (principalmente, mas não só), podem caracterizar um problema de acesso à justiça.

812 BARBOSA MOREIRA, José Carlos. La igualdad de las partes en el proceso civil. In: Temas de

Direito Processual. Quarta Série. São Paulo: Saraiva, 1989, p. 76.

813

Para uma proposta de advogados estatais em ambos os polos do processo, ver RESNICK, David. Due Process and Procedural Justice. In: PENNOCK, J. R.; CHAPMAN, J. W. Due Process. Nomos XVIII.

Yearbook of the American Society for Political and Legal Philosophy. Nova Iorque: New York University

Press, 1977, p. 227: ―The concept of equal justice and due process provides good reasons for withdrawing the services of defense attorneys from the free market, for not permitting differences of wealth to affect the quality of justice‖.

814 Registre-se que com relação ao acesso ao processo não há nem mesmo como saber como vai se dar a atividade de cada defensor. Daí porque é mais apropriado pensar nesse como um problema de igualdade

no processo, intimamente ligado à temática dos deveres de colaboração do juiz para com as partes e dos

poderes instrutórios do juiz.

815 Sobre regras de competência como meio de acesso à justiça ver, na doutrina estrangeira, BAYLES, Michael. Principles of Law. A normative analysis. Dordrecht: D. Reidel Publishing Company, 1987, pp. 40 e ss.; FRANCHI, Giuseppe. Processo civile italiano e diritti dell'uomo. In: Studi Parmensi. Vol. XVIII.

185

O direito processual civil brasileiro busca promover a igualdade na medida em que permite, desde 1994, a apresentação dos embargos à execução realizada por carta precatória tanto no juízo deprecante quanto no juízo deprecado (facilitando, assim, a defesa pelo executado), conforme o art. 747, CPC (com redação determinada pela Lei 8.953/94). Mais recentemente (em 2006), essa faculdade também foi conferida ao excipiente em casos de apresentação de exceção de incompetência, permitindo-se sua apresentação no foro do domicílio do réu816. O objetivo inequívoco de tal previsão é facilitar o acesso à justiça817. O benefício para o excipiente é bastante claro, uma vez que nem ele nem seu advogado terão necessidade de locomover-se até outra comarca, diminuindo custos e embaraços, inclusive quanto ao prazo818.

Nessa mesma mudança legislativa (Lei nº 11.280/06) também foi incluído um parágrafo único no art. 112, que trata da incompetência relativa. Passou-se a permitir, em caso de existência de cláusula de eleição de foro que dificulte o acesso do réu ao processo, a declaração de sua nulidade de ofício pelo juiz819. A jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça já havia firmado entendimento de que, nas relações de consumo, especialmente aquelas em que formulado contrato de adesão, a cláusula de foro que imponha ao consumidor locomoção do seu domicílio deve ser declarada nula de ofício820. Ocorre que a previsão agregada ao Código de Processo Civil vai além, permitindo a declinação de foro em todo e qualquer contrato de adesão (mesmo que não seja contrato de consumo), o que deve ser interpretado de forma restritiva para que não

816 Assim prevê o art. 305, do Código de Processo Civil: ―Art. 305. Este direito pode ser exercido em qualquer tempo, ou grau de jurisdição, cabendo à parte oferecer exceção, no prazo de 15 (quinze) dias, contado do fato que ocasionou a incompetência, o impedimento ou a suspeição. Parágrafo Único. Na exceção de incompetência (art. 112 desta Lei), a petição pode ser protocolizada no juízo de domicílio do réu, com requerimento de sua imediata remessa ao juízo que determinou a citação‖

817 MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Código de Processo Civil comentado artigo por

artigo. 3ª Ed. São Paulo: RT, 2011, p. 318; THEODORO JR., Humberto. As novas reformas do Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 30.

818 BUENO, Cassio Scarpinella. Curso Sistematizado de Direito Processual Civil. Procedimento Comum:

ordinário e sumário. Vol. 2, Tomo I. 6ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 176.

819 ―Art. 112. Argui-se, por meio de exceção, a incompetência relativa. Parágrafo Único. A nulidade da cláusula de eleição de foro, em contrato de adesão, pode ser declarada de ofício pelo juiz, que declinará de competência para o juízo de domicílio do réu‖.

820 Nesse sentido, exemplificativamente: Processual Civil. Contrato de consórcio. Cláusula de eleição de foro. Nulidade. Domicílio do consumidor. Parte hipossuficiente da relação. Foro eleito. 1. A jurisprudência do STJ firmou-se, seguindo os ditames do Código de Defesa do Consumidor, no sentido de que a cláusula de eleição de foro estipulada em contrato de consórcio há que ser tida como nula, devendo ser eleito o foro do domicílio do consumidor a fim de facilitar a defesa da parte hipossuficiente da relação. 2. Agravo regimental desprovido. (STJ. AgRg no Ag 1070671/SC, Relator Ministro João Otavio de Noronha, Superior Tribunal de Justiça, Quarta Turma, julgado em 27/04/2010, publicado no DJe em 10/05/2010).

186

haja a simples desconsideração de cláusulas muitas vezes benéficas para ambos os contratantes (casos de contrato de adesão entre empresários, contratos de franquia, contratos de distribuição, entre outros)821. Daí porque as particularidades do caso concreto é que devem determinar a declinação, sendo sempre preferível a ouvida das partes interessadas antes da prolação da decisão822.

Por fim, outro meio de garantir o acesso à justiça àqueles em condição geográfica desfavorável é a previsão de convênios de protocolo via correios (protocolos integrados ou Sistema de Protocolo Postal - SPP)823. Trata-se de expediente que tem como benefício permitir a apresentação de peças processuais por meio do correio, funcionando a data do protocolo nesse como data da apresentação da peça, o que depende de convênio específico entre o tribunal e os correios. É aceita, entretanto, a apresentação da petição via correios, mesmo nos tribunais em que não há convênio, como é o caso do STJ824. Daí porque, nesse tribunal, aplica-se o enunciado de súmula nº 216 (―A tempestividade de recurso interposto no Superior Tribunal de Justiça é aferida pelo registro no protocolo da secretaria e não pela data da entrega na agência do correio‖).

Na mesma esteira, a prática de atos processuais eletrônicos pode conferir maior acesso à justiça825, diminuindo entraves geográficos que possam afetar alguma das partes. A crescente utilização de sistemas de processo eletrônico pelos tribunais pátrios abranda bastante essas dificuldades, na medida em que a rede mundial de computadores pode ser acessada de qualquer lugar. Cabe aos tribunais regulamentar a prática, preferencialmente mediante a utilização de um sistema único, que não crie mais

821 THEODORO JR., Humberto. As novas reformas do Código de Processo Civil. Rio de Janeiro: Forense, 2006, p. 20.

822

O que, aliás, está absolutamente coadunado ao modelo de processo cooperativo, que pressupõe deveres do juiz para com as partes. Sobre o tema, ver MITIDIERO, Daniel. Colaboração no processo civil.

Pressupostos sociais, lógicos e éticos. 2ª Ed. São Paulo: RT, 2011.

823 FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004, p. 973. 824

Em 2008, no julgamento do AgRg no Ag 792846/SP, Relator Ministro Francisco Falcão, Relator para acórdão Ministro Luiz Fux, Superior Tribunal de Justiça, Corte Especial, julgado em 21/05/2008, publicado no DJe 03/11/2008, a Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça revogou a súmula 256 (―O sistema de "protocolo integrado" não se aplica aos recursos dirigidos ao Superior Tribunal de Justiça‖), que impedia o uso da sistemática no âmbito daquele tribunal. A sua revogação se deu, principalmente, em razão do advento da Lei nº 10.352/01, que alterou o parágrafo único do artigo 547, permitindo, em todos os recursos, não apenas no agravo de instrumento, que a parte recorra por meio do protocolo integrado. 825 PEREZ, Ana Carolina Fonseca Martinez; CORONA, Roberto Brocanelli. O processo eletrônico como efetivação do direito fundamental de acesso à justiça. In: Revista Estudos Jurídicos UNESP, Ano 14, nº 19, 2010, pp. 269-280.

187

obstáculos (não mais geográficos, mas tecnológicos) do que incentivos. Todas essas estratégias contribuem para conferir uma maior igualdade antes do próprio desempenho das posições processuais pelos litigantes e, portanto, uma igualdade de acesso ao

processo826.

1.2.2. O microssistema de processos coletivos e sua relação com a igualdade ao