• Nenhum resultado encontrado

4. APRESENTAÇÃO DOS CASOS

4.2 Muda Meu Mundo

O Muda Meu Mundo resume sua atuação da seguinte forma: “Muda meu mundo é um negócio social que tem como propósito fomentar e fortalecer a agricultura familiar agroecológica por meio do comércio justo”.

Além disso, apresenta como pilares de atuação e valores, a intenção de promover o comércio justo, agricultura familiar e a democratização do acesso à alimentação saudável a partir da co- mercialização de alimentos agroecológicos/orgânicos locais.

Somos um negócio social e existimos para garantir que todas as pessoas tenham acesso a alimentos agroecológicos/orgânicos através de uma relação de comércio justo com os agricultores e a sociedade consumidora.

De que maneira?

Proporcionando o escoamento da produção de agroecológicos/orgânicos do agricul- tor familiar dando a eles a oportunidade de vender seus produtos a preço justo, em uma parceria baseada em transparência, diálogo e respeito buscando igualdade e equilíbrio na relação de compra e venda.”

Fundação e história

O Muda Meu Mundo foi fundado em 2016 por duas sócias, sendo que duas delas estão envol- vidas diretamente na gestão do empreendimento. A concepção do negócio surgiu quando ambas ainda trabalhavam.

Uma das sócias, graduada em Pedagogia e com formação complementar em diferentes áreas, teve um histórico de atuação profissional de durante muitos anos em uma organização interna- cional da sociedade civil, período durante o qual viajou por diversas regiões pobres do Brasil e a partir do qual constatou in loco a situação de penúria em termos de pobreza e de má qualidade da alimentação em que muitas famílias viviam. Paralelamente, a empreendedora já vinha estu- dando sobre negócios sociais desde 2009, quando estima ter sido a primeira vez em que teve contato com o modelo do Yunus. Esse fato, somado ao interesse de sua irmã, também sócia do negócio e à época atuando como secretária executiva em uma indústria, em desenvolver hortas

comunitárias urbanas, fizeram com que deixassem os respectivos empregos e começassem a estudar o mercado. Inicialmente, as empreendedoras partiram da ideia de trabalhar com a causa do desenvolvimento de hortas urbanas com mulheres de Fortaleza, estimulando também o em- poderamento feminino.

Ao participar de uma oficina na Yunus Social Business em São Paulo e ao aprofundarem o estudo do mercado, entretanto, as empreendedoras perceberam que o Ceará tinha um problema mais grave relacionado à soberania alimentar: a despeito de ter muitos pequenos agricultores, o estado do Ceará não produz alimentos suficientes para o consumo da sua própria população. Os agricultores dependiam exclusivamente de alguns programas do governo de compra de ali- mentos originários da produção de agricultura familiar. Sua renda, portanto, dependia basica- mente dos programas governamentais e eles não tinham incentivos para fazer uma produção, já que não conseguiam comercializar o excedente. Relacionado a esse fato, descobriram que grande parte dos alimentos comercializados no estado vinha de outros estados. Por outro lado, as empreendedoras questionavam-se o porquê de o preço dos alimentos orgânicos e/ou mais saudáveis serem tão caros, dificultando o acesso de grande parte da população aos mesmos.

A percepção sobre tal quadro levou as empreendedoras a redirecionar o foco do negócio. As hortas urbanas deram lugar a um modelo que prevê a capacitação técnica para a produção agro- ecológica dos alimentos, gerando maior renda aos agricultores ao mesmo tempo em que viabi- liza o acesso dos alimentos sem agrotóxicos à população urbana a um preço mais acessível. Com tal modelo concebido, o Muda Meu Mundo se consolidou em julho de 2016. Este processo de consolidação envolveu também visitas aos agricultores, intermediadas inicialmente por ou- tras organizações da sociedade civil parceiras, a partir das quais começaram a construir a rede da empresa baseada em uma relação de confiança conquistada gradativamente. Quanto à co- mercialização de comida barata direto do produtor, uma das principais inspirações veio do Ins- tituto Chão, de São Paulo, a partir do qual começaram a procurar outras organizações com modelo parecido.

Desde a fundação, o negócio se desenvolveu, conquistou diversas menções de reconhecimento, aumentou seu impacto e tem recebido diversas propostas para expandir seu modelo de negócio para outras regiões.

Modelo de Negócio

O Muda Meu Mundo promove a soberania alimentar local ao promover o acesso à alimentação saudável à população a um custo mais acessível ao mesmo tempo em que estimula a produção de alimentos orgânicos e/ou sem agrotóxicos, produzidos sob os princípios da agroecologia no estado do Ceará, oferecendo capacitação técnica e possibilitando o escoamento de produtos alimentícios dos agricultores familiares a um preço justo por meio das feiras agroecológicas que promovem.

Por meio das feiras, as relações entre o produtor e o consumidor e entre o Muda Meu Mundo e o consumidor são estreitadas. Além disso, também contribui na conscientização acerca do con- sumo consciente e da importância de apoiar a agricultura familiar local. Durante as feiras, tam- bém são desenvolvidas atividades e oficinas, como aulas de Yoga e palestras com nutricionistas, visando promover a educação socioambiental e a conscientização da população para um melhor bem-estar e qualidade de vida.

O Muda Meu Mundo viabiliza também o treinamento e orientação técnica sobre a produção agroecológica aos agricultores. Este processo varia de acordo com o perfil e cada agricultor. A depender do nível técnico do agricultor, técnicas e culturas mais ou menos complexas são in- troduzidas. Neste sentido, a agrofloresta é trabalhada com um agricultor que possui nível téc- nico mais avançado; outros agricultores, por outro lado, trabalham apenas com produção sem agrotóxicos e fertilizantes, sendo que ainda não se adequaram a um modelo agroecológico.

A relação com o agricultor inclui um relacionamento próximo com a sua família e também uma série de contrapartidas exigidas e trabalhadas pelo negócio. Além de assessoria técnica aos agricultores, a Muda Meu Mundo viabiliza a assessoria de um nutricionista para acompanhar a alimentação das famílias Para integrar a rede, porém, o Muda Meu Mundo, exige que os filhos do agricultor tenham de estar matriculados na escola e que o agricultor mantenha boa relação com a esposa e que valorize o trabalho doméstico.

Em termos de logística, os agricultores se auto-organizam também para trazerem os alimentos até Fortaleza. O Muda Meu Mundo entende que tal prática é essencial para o processo de pleno empoderamento dos agricultores, de modo que eles consigam escoar sua produção para outros consumidores, caso desejem, sem que fiquem dependentes exclusivamente da empresa.

O preço de venda dos alimentos do Muda Meu Mundo ao consumidor final é balizado buscando equiparar os preços praticados pelos supermercados para os alimentos convencionais. O preço de compra dos produtos junto às famílias, por sua vez, segue princípios do comércio justo, oferecendo uma remuneração semelhante aos programas governamentais que executam algu- mas compras públicas de gêneros alimentícios dando preferência a produtos oriundos da agri- cultura familiar – por exemplo, o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) - e tam- bém tendo como referência os preços de venda ao CEASA. Como resultado, a margem da em- presa é bastante inferior à margem praticada, 45% ante aos 400% praticado no mercado con- vencional de orgânicos, segundo estimativa das empreendedoras.

Para o pós-feira, o Muda Meu Mundo tem uma política de desperdício zero. Tudo o que sobra da feira, ou vira um novo produto ou vai para compostagem. Dessa forma, por exemplo, um tomate que não tenha sido vendido, é processado de forma a virar molho de tomate. Frutas não vendidas são transformadas em geleias. Esta solução foi concebida também como uma forma de complementar a receita do negócio.

Atuação, Mercado e público-alvo

Atualmente, o Muda Meu Mundo atua comercializando os alimentos apenas na cidade de For- taleza por meio de feiras organizadas pelo próprio empreendimento em diferentes espaços. As feiras são itinerantes, localizadas ora em espaços públicos como praças, ora em empresas e organizações que possuem alinhamento com a causa e com temas relacionados como sustenta- bilidade e alimentação saudável. Segundo as empreendedoras, os consumidores são majoritari- amente famílias de classe média, tanto do centro de Fortaleza quanto de bairros mais afastados.

As empreendedoras já receberam diversas consultas para expandirem sua atuação para outros locais no Brasil, contudo, o foco delas é manter a atuação apenas na região Nordeste, seja pela carência da produção de gêneros alimentícios na região, seja por terem consciência de que o modelo de negócio tem características que se adéquam especificamente às demandas daquela região.

Produtos e/ou serviços comercializados

O Muda Meu Mundo comercializa frutas, verduras e hortaliças que são originárias da região ou cujo plantio se adapte à topografia e às condições climáticas do estado do Ceará. Isto implica

que os alimentos comercializados obedecem à disponibilidade em termos da época de colheita nos diferentes períodos do ano e também que produtos que alimentos não típicos da região não são disponibilizados, como morango e maçã. Atualmente, pouco mais de 30 alimentos diferen- tes são comercializados.

Recentemente, a partir de 2017, as empreendedoras começaram a reaproveitar os produtos não comercializados nas feiras e os utilizarem para produtos finais processados manualmente, tais como molho de tomate, geleias, suco verde, bolos, dentre outros condimentos.

Parcerias, reconhecimento e aceleração/incubação

O Muda Meu Mundo realiza parceiras com universidades e outras instituições de ensino da região para obtenção de parcerias técnicas, sobretudo no que tange à capacitação dos agriculto- res familiares. Com empresas e órgãos públicos, realizam parcerias para cessão de espaços pú- blicos para a realização das feiras para comercialização dos produtos.

Ao longo de sua história, o Muda Meu Mundo participou de diversas iniciativas de aceleração ou de troca de experiências ao longo dos anos de existência tais como Artemisia e Yunus. Logo no início das suas atividades, em 2016, foram germinados pela FEA Social, entidade da FEA- USP que apoia negócios sociais. Em 2017, foram selecionados para integrarem a incubadora Hub de Inovação do Nordeste (HUBINE), uma iniciativa do Banco do Nordeste, a partir de 2018.

Em 2017, o Muda Meu Mundo foi finalista da “Chamada de Casos Incluir 2017”, outorgado pelo SEBRAE e PNUD/ONU a empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento sus- tentável humano. Uma das empreendedoras do negócio recebeu ainda um reconhecimento es- pecial na categoria “Mulheres de Impacto”.

Crescimento e Planos futuros

As empreendedoras desejam crescer gradativamente e aumentar o faturamento do Muda Meu Mundo. Isto é fundamental para conseguirem expandir a equipe e implementar alguns planos da empresa.

Uma das formas de o Muda Meu Mundo de aumentar o faturamento é expandir a comerciali- zação dos alimentos produzidos com base nos excedentes não-comercializados na feira, com

vistas a aumentar a margem média de lucro dos produtos. Pretendem, para tanto, entrar em um programa de incubação da Universidade Federal, para empregar mais profissionalismo à pro- dução e, talvez, obter o Sistema de Inspeção Federal (S.I.F) para os produtos, de forma a au- mentar as possibilidades de comercialização, inclusive em outras localidades. Ter um ponto de venda fixo para o escoamento dos produtos, como complemento às feiras itinerantes, e que tivesse uma horta para incrementar a experiência dos consumidores, também é uma ideia cogi- tada.

A expansão da atuação é outro plano que pode contribuir para o crescimento e aumento do faturamento. Neste sentido, as empreendedoras desejam expandir o Muda Meu Mundo para outras grandes cidades do Ceará e, posteriormente, da região Nordeste e Norte. A utilização de um modelo de franquias sociais, na visão delas, poderia ser uma alternativa. Antes dessa ex- pansão, contudo, entendem que primeiro é necessário crescer e consolidar a atuação em Forta- leza e no Ceará. Para essa consolidação no estado, o Muda Meu Mundo já tem uma rede de agricultores mapeada esperando para fornecer para eles quando houver o aumento da demanda.

Em termos dos produtos comercializados, sempre estão buscando aumentar a diversidade de produtos oferecidos pelos agricultores com base nas demandas levantadas durante as feiras e com base em outras culturas atualmente não cultivadas pelos agricultores, mas que sejam pro- pícias ao clima do estado. Para conseguir continuar expandindo a atuação em termos de assis- tência técnica e treinamento dos agricultores, estão em fase de concepção de parcerias com empresas, para que estas financiem estes programas.

Impacto

Atualmente, cerca de 40 famílias integram a rede de agricultores do Muda Meu Mundo, estando distribuídas em vários grupos de cinco diferentes cidades do estado do Ceará. Em seis meses de atividades, alguns agricultores tiveram um aumento de 50% da renda. A maioria deles tam- bém aumentou a frequência com que vendiam sua produção. Os que vendiam a cada duas se- manas, por exemplo, passaram a vender semanalmente a produção.

Além disso, o consumidor que antes não conseguia ter acesso a alimentos sem agrotóxicos originários de agricultura familiar, dado o preço elevado praticado no varejo, passaram a ter mais possibilidade de consumi-los, já que o Muda Meu Mundo pratica um preço mais acessível, semelhante ao preço dos alimentos convencionais.

Por fim, os empreendedores entendem que o Muda Meu Mundo trabalha 14 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Documentos relacionados