• Nenhum resultado encontrado

DIVISÃO EM PARÁGRAFOS DAS TRADUÇÕES MODERNAS

NASB, NET

JPSOA "uma extensão"

NKJV "firmamento"

NRSV, TEV "cúpula"

NJB "abobada"

Este termo (BDB 956, 1290 KB) pode significar "para elaborar" ou "esticar", como em Isaías 42.5. Refere-se a atmosfera da terra (cf. Gêneses 1.20) representado metaforicamente como uma abóboda ou tigela invertida acima da superfície da terra (cf. Isaías 40.22).

▣ "águas" água doce e água salgada são elementos importantes nos relatos extra-bíblicos da criação, mas na bíblia são controladas por Deus. Não há distinção feita em Gêneses 1 entre água salgada e água doce. A água na atmosfera é dividida a partir da água na terra. Análise de Gêneses 1 mostra que Deus separa várias coisas como um processo para uma terra habitada (a luz da escuridão, a água acima da água abaixo, a água abaixo da terra seca, o tempo do sol edo tempo lua).

1.7 "separou as águas" Deus está no controle do caos aquático (BDB 95, KB 110, Hiphil PARTICÍPIO ). Ele define os seus limites (cf. Jó 38.8-11; Salmos 33.6-7; Isaías 40.12).

▣ "e assim se fez" O que quer que Deus quisesse que ocorresse e ocorreu (cf. Gêneses 1.9, 11, 15, 24, 30). NASB (REVISADO) TEXTO: GENESIS 1.9-13

9 Disse também Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num só lugar, e apareça a porção seca. E assim

se fez. 10 À porção seca chamou Deus Terra e ao ajuntamento das águas, Mares. E viu Deus que isso era bom. 11 E

disse: Produza a terra relva, ervas que deem semente e árvores frutíferas que deem fruto segundo a sua espécie, cuja semente esteja nele, sobre a terra. E assim se fez. 12 A terra, pois, produziu relva, ervas que davam semente

segundo a sua espécie e árvores que davam fruto, cuja semente estava nele, conforme a sua espécie. E viu Deus que isso era bom. 13 Houve tarde e manhã, o terceiro dia.

1.9-10 Os dois VERBOSiniciais (BDB 876, 1082 KB e BDB 906, KB 1157) são ambos Niphal IMPERATIVOS usados como JUSSIVES. Será que isso implica um continente (ou seja, Pangaea)? A Terra está mudando de forma (ou seja, as

placas tectônicas) continuamente. A questão novamente é a idade da Terra. Observe também que Deus controla todo fenômeno natural. Não há deuses da natureza!

1.9 "e apareça a porção seca" Isto é semelhante ao monte santo original da cosmologia egípcia. Outro exemplo deste compartilhamento de visão de mundo comum em todo o ANE seria seres humanos criados a partir do barro. Isso é comum para os relatos da criação da Mesopotâmia, Egito e Israel.

1.11-12 Isto não é pra ser uma descrição técnica da origem de toda a vida da planta. Parece referir-se a três tipos de plantas: relva, grãos e frutas. Os animais comem a primeira e a segunda; os seres humanos comem o segundo e o terceiro. Deus está preparando a terra passo a passo como um palco ou plataforma na qual sustenta a comunhão com sua maior criação, a humanidade.

Houve várias teorias científicas modernas sobre a ordem do desenvolvimento da vida vegetal. Alguns cientistas afirmam esta mesma ordem. Mas temos de ter cuidado, porque as teorias científicas mudam. Os cristãos não podem acreditar na bíblia porque a ciência e arqueologia confirmam uma questão. Acreditamos por causa da paz que encontramos em Cristo e as próprias declarações inspiradas da bíblia.

1.11 "Produza a terra" Esta é uma Hiphel JUSSIVO do verbo "produzir" (BDB 205, KB 233).

▣ "segundo a sua espécie" A criação é estruturada (cf. Gêneses 1.12, 21, 24, 25; 6.20; 7.14), de modo que, uma vez criado, plantas, animais e seres humanos esses possam se reproduzir e adaptar-se em si mesmo. Deus criou a vida para se adaptar. A este nível, a evolução das condições variáveis certamente ocorreram ao longo do tempo (micro-evolução ou evolução horizontal).

Há uma tendência crescente na teologia em direção ao conceito de criação progressiva que implica que Deus pode ter criado a humanidade (1) em estágios ou (2) Adão e Eva foram criados, numa fase posterior totalmente desenvolvidos (cf. escritos de Bernard Ramm e Hugh Ross).

Em contraste com o antigo Oriente Próximo, onde a fertilidade era adorada como deuses gêmeos, isso mostra a origem da vida como Deus, não de um ato sexual. Em muitos aspectos, este relato da criação diminui os deuses do antigo Oriente Próximo (água, luz/escuridão, corpos celestes, forças da natureza e deuses da fertilidade), como as pragas de Êxodo depreciaram os deuses do Egito. O iniciador é único, Deus único!

NASB (REVISADO) TEXTO: Gênesis 1. 14-19

14 Disse também Deus: Haja luzeiros no firmamento dos céus, para fazerem separação entre o dia e a noite;

e sejam eles para sinais, para estações, para dias e anos. 15 E sejam para luzeiros no firmamento dos céus, para

alumiar a terra. E assim se fez. 16 Fez Deus os dois grandes luzeiros: o maior para governar o dia, e o menor para

governar a noite; e fez também as estrelas. 17 E os colocou no firmamento dos céus para alumiarem a terra, 18 para governarem o dia e a noite e fazerem separação entre a luz e as trevas. E viu Deus que isso era bom. 19 Houve tarde e manhã, o quarto dia.

1.14 "para sinais, para estações, para dias e anos" As luzes celestiais eram para marcar os dias de festa (cf. Gêneses 18.14; Levítico 23; Deuteronômio 31.10) e outros ciclos de descanso, trabalho e adoração (cf. Salmos 104.19-23). O sol foi criado para dividir o calendário e cada dia em segmentos de tempo para ajudar os humanos a cumprir todas as suas responsabilidades (i.e., física e espiritual).

1.16 "os dois grandes luzeiros... E fez também as estrelas" Deus é o criador dos corpos celestes (cf. Isaías 40.26). Eles não são deuses para serem adorados (adoração astral mesopotâmica, cf. Deuteronômio 4.19; Ezequiel 8.16), mas servos físicos (cf. Salmos 19.1-6). Esta é uma afirmação teológica!

1.17-18 A estrutura paralela do hebraico significa três propósitos além de Gênesis 1.14. NASB (REVISADO): GÊNESIS 1.20-23

20 Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o

firmamento dos céus. 21 Criou, pois, Deus os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os

quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu Deus que isso era bom. 22 E Deus os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra,

se multipliquem as aves. 23 Houve tarde e manhã, o quinto dia.

1.20-23 Os invertebrados apareceram no Período Cambriano, de repente e em abundância de formas. Não há nenhuma evidência física de um desenvolvimento gradual.

As palavras "enxame" (BDB 1056, KB 1655) e "voar" (BDB 733, KB 800) usada em Gênesis 1.20 são ambos IMPERFEITOs usados como JUSSIVES.

1.20 "seres viventes" Esta mesma palavra, nephesh (BDB 659), é usada para seres humanos (cf. Gêneses 2.7) e os animais (cf. Gêneses 2.19; Levítico 11.46; 24.18). Ela representa a força vital (cf. Ezequiel 18.4) relacionada e dependente deste planeta.

▣ "aves" Literalmente este é "coisas voando" (BDB 733), porque em Deuteronômio 14.19-20 também se refere a insetos. 1.21 "criou" Este é o termo bara (BDB 135, KB 153, Qal IMPERFEITO) como em Gênesis 1.1. Implica a criação divina. "O homem e os animais" são "feitos" em Gênesis 1.24-25 que implica de matéria já existente (i.e., sujeira). No entanto bara é usado para "homem" em Gênesis 1.27 (três vezes).

Este termo em especial é usado em (1) o universo (ou da terra) em Gênesis 1.1; (2) das criaturas do mar em Gênesis 1.21; e (3) da humanidade em Gênesis 1.27.

No documento Gênesis 1-11 Índice de Tópicos Especiais (páginas 35-37)