• Nenhum resultado encontrado

NATUREZA DA PESQUISA E METODOLOGIA

2.1 - Situando a pesquisa

O propósito original de pesquisar várias experiências de iniciativa privada consideradas como “escolas de tempo integral”, foi destituído pela ausência de estudos empíricos sobre o tema em questão. Optou-se então por um estudo de caso, direcionando a pesquisa para uma instituição na qual o pesquisador está diretamente envolvido na qualidade de diretor.

Nestas circunstâncias, no intuito de minimizar a influência da subjetividade no fornecimento dos dados, os participantes da pesquisa não foram, em nenhum momento, informados de que a observação e demais procedimentos que estavam sendo realizados, se destinariam a uma pesquisa de interesse da direção. Assim a participação em reuniões, visitas às salas de aula, verificação de programas, planejamentos dos professores e boletins foram procedimentos realizados de forma randômica e sem informação prévia. Foram também utilizadas informações obtidas em situações não especificamente programadas.

Também no que se refere às entrevistas e questionários, o pesquisador estava ciente do risco de ocultamento ou de redução de algumas informações que lhe poderiam ser úteis. Por isso, no intuito de motivar os participantes à objetividade, esclareceu-lhes a finalidade científica do trabalho e a importância dele para a compreensão e melhoria da experiência da qual cada um deles estava sendo protagonista. Uma relação profissional suficientemente tranqüila entre pesquisador e participantes, também contribuiu em favor da objetividade. O posterior trabalho de análise e de comparação de informações das diferentes fontes foi realizado buscando minimizar, da melhor forma possível, desvios oriundos da subjetividade.

Assim, a pesquisa tem como objeto de estudo a análise da Proposta Pedagógica de uma escola em tempo integral. Os objetivos ficaram assim estabelecidos:

Objetivo Geral

Identificar na Proposta Pedagógica, quesitos presentes na sua implementação e desenvolvimento, que contribuem para maximizar e para minimizar o seu sucesso.

Objetivos Específicos

a - Identificar na Proposta Pedagógica os princípios teóricos que a fundamentam.

b- Verificar a existência dos princípios teóricos da Proposta Pedagógica nos planejamentos e nas práticas pedagógicas dos professores.

c - Verificar a sintonia entre os princípios teóricos estabelecidos na Proposta Pedagógica e o discurso da equipe de coordenação pedagógica (Coordenador Pedagógico, Orientador Disciplinar, Orientador Educacional).

d - Identificar as ações didático-pedagógicas desenvolvidas na implementação e desenvolvimento da Proposta Pedagógica

Tratando-se de um estudo com vistas a avaliar uma situação pedagógica, foram utilizados os critérios da investigação qualitativa em atenção ao interesse tanto teórico como prático que o motivara.

O presente trabalho enquadra-se no estudo de caso, que aqui consiste na observação, a mais detalhada possível, do contexto de uma escola particular em tempo integral. A técnica incluiu a utilização de questionário, entrevista, observação e análise documental entre os instrumentos para obtenção de dados. Pretendeu-se com eles atingir aspectos de interesse ligados aos objetivos do estudo, tais como, captar o funcionamento da proposta curricular, verificar procedimentos adequados e não adequados e sugerir intervenções ou mudanças. Para isto foram seguidas as sugestões dos estudos de Lüdke (1986) e de Bogdan (1994), como logo se verá.

As características deste tipo de investigação, apontadas por Bodgan (1994), recomendam-no como instrumental mais adequado para a questão em causa. Assim, a busca dos dados em seu ambiente natural (no caso uma escola particular em tempo integral); a descrição pormenorizada das informações fornecidas pelos participantes; a atenção maior aos processos de formação e de mudança de um estado de coisas, do que aos produtos ora existentes; a construção indutiva da teoria a partir da análise das bases da vida vivida (groudend theory); o respeito ao informante quanto a sua própria e original captação do significado das experiências pessoais e sociais; e, por fim, todo este conjunto de procedimentos há de favorecer a identificação do discurso e sua relação com a dinâmica curricular, concretizada por meio das ações didático- pedagógicas desenvolvidas.

2.2 - Epistemologia do método

Bogdan (1994) sugere a imagem de um funil para caraterizar os procedimentos neste caso. Inicialmente o pesquisador se depara com uma larga malha de dados, fontes de informação, que oferecem indícios de contribuição para os objetivos do estudo. Com o andar do trabalho algumas idéias podem ser postas de lado e novas podem surgir. Aos poucos as decisões irão delimitando a área de trabalho e então “a recolha de dados e as atividades de pesquisa são canalizadas para terrenos, sujeitos, materiais, assuntos e temas” (p.90).

Isto implica certamente a definição de algum aspecto particular da organização a estudar e em conseqüência, a sua fragmentação do todo em que está integrado. De qualquer forma o “caso” destaca-se de um conjunto maior, formando, dentro de uma estrutura mais ampla,

uma unidade singular pelo interesse que despertou. Cabe ao investigador ter presente esta relação da parte com o todo, sem perder o necessário elo que é a matéria delimitada de estudo.

Considere-se também que, tratando-se de obtenção de dados por observação participante, “um ambiente físico bom para estudar é aquele que um mesmo grupo utiliza repetidamente” (p. 91).

Entende-se neste caso “grupo” como um conjunto de “pessoas que interagem, que se identificam umas com as outras e que partilham expectativas em relação ao comportamento umas das outras” (p. 91) .

Já no caso de os indivíduos não formarem um grupo, a melhor forma de abordagem será a entrevista pessoal, dando a eles oportunidade de expressar suas expetativas e conhecimentos sobre o tema de interesse.

É necessário também salientar a interferência da presença do pesquisador no comportamento e pensamento dos participantes da pesquisa. Habitualmente “quanto menor for o número de indivíduos, maior a probabilidade de que o comportamento destes seja alterado pela sua presença” (p. 92).

Lüdke (1986) propõe que o desenvolvimento de um estudo de caso se dê em três fases:

a) Exploratória - realiza-se por exame de literatura sobre o tema, depoimentos, contatos iniciais com documentação e pessoas, e experiência pessoal do pesquisador visando obter questões relevantes e definir de forma mais precisa o objeto de estudo.

b) Delimitação do estudo - Trata-se de selecionar os aspectos mais relevantes determinando os focos da investigação, ciente de que não é possível explorar todos os ângulos do fenômeno. c) Análise sistemática e elaboração do relatório - Na medida em que dispõe de informações, o

pesquisador apresenta relatórios que são submetidos à análise e reação dos interessados. Lüdke aponta sete características do estudo de caso:

a) Visa a descoberta - Embora partindo de pressupostos teóricos o investigador procurará estar atento à emergência de elementos, respostas e indagações novas sobre a situação.

b) Enfatiza a interpretação em contexto - Todas as ocorrências são relacionadas à situação específica onde ocorrem e que contribui para explicá-las.

c) Retrata a realidade de forma completa e profunda - Busca abordar todas as dimensões e aspectos envolvidos no caso, focalizando-as como um todo.

d) Usa variedades de fontes de informação - Diferentes momentos, situações e informantes são utilizados para obtenção de dados, que, cruzados poderão confirmar ou rejeitar hipóteses, revelar novos dados, afastar suposições e sugerir outras hipóteses.

e) Revela experiência vicária e permite generalizações naturalísticas - Leva o leitor a perceber o que pode ou não aplicar à própria situação ou a associar dados da pesquisa à experiência pessoal.

f) Representa pontos de vista diferentes sobre uma situação social - Deixa aos leitores a possibilidade de tirar conclusões a partir das opiniões divergentes.

g) Os seus relatos utilizam linguagem acessível - Podem ser realizados em formas diversas de exposição e os escritos usam estilo informal, narrativo, ilustrado com figuras de linguagem, descrições.

Diante do exposto, fica claro que a pesquisa de campo será de fundamental importância para a consecução dos objetivos propostos.

A forma como os instrumentos estabelecidos para o estudo de caso são elabordos e aplicados, é de fundamental importância para a obtenção de dados fidedignos.

2.3 - Participantes da pesquisa, instrumentos de coleta de dados, procedimentos e estratégias de análise

A pesquisa foi realizada numa escola Particular de Ensino Básico (Educação Infantil e Ensino Fundamental), que está em seu quarto ano de funcionamento localizada numa cidade do Distrito Federal. A Proposta Pedagógica foi elaborada antes do início das atividades e da formação do respectivo corpo docente. Desde o início foi projetada para ser uma escola em tempo integral e tem atualmente 400 alunos, em sua maioria de famílias da classe média.

Participaram da pesquisa:

a) Do corpo docente, os professores titulares que tinham pelo menos dois anos de atuação na escola, incluindo aqueles de serviços terceirizados de Inglês e de Educação Física, num total de dez professores.

b) Do pessoal do Serviço Educativo-pedagógico, duas coordenadoras, uma orientadora educacional e o secretário escolar.

A inclusão do secretário escolar neste grupo deveu-se ao fato de ter ele participado desde o início, antes mesmo da chegada do diretor, da elaboração da Proposta Pedagógica, bem como de sua posterior implantação, e por controlar o registro das informações didático-pedagógicas procedente dos professores, tais como boletins e diários de classe. Além do mais participa da equipe de direção e coordenação da escola.

O conjunto de participantes da pesquisa se constitui portanto num total de catorze (14) atores, sendo que nem todos responderam a todas as tarefas solicitadas.

Fiel aos ditames do estudo de caso, foram utilizados os seguintes instrumentos de investigação:

a - Questionários, com questões estruturadas e não-estruturadas foram aplicados aos quatorze participantes da pesquisa para investigar o nível de conhecimento e de compreensão da Proposta Pedagógica sob investigação. Três deles não devolveram o questionário.

b - Entrevistas semi-estruturadas abordaram o tema em questão para detectar procedimentos consistentes e inconsistentes com a Proposta Pedagógica, verificar o grau de realização de atividades previstas bem como a sintonia entre discurso e princípios teóricos. A entrevista serviu

também para complementar as informações obtidas por meio do questionário. Dos quatorze participantes, dois não compareceram nos horários combinados para a entrevista.

1. c - A observação consistiu na verificação de quatro situações previstas na Proposta Pedagógica a saber: Presença de “sinais cristãos” no contexto escolar; participação dos alunos em atividades ao longo de todo período; participação dos alunos: na organização das atividades e na

ambientação; e realização de atividades de atualização dos educadores: formação, reuniões de planejamento e revisão, avaliação. Para cada uma das situações foi utilizado um roteiro previamente elaborado.

2. Com os procedimentos de observação tinha-se a intenção de confirmar ou infirmar, bem como ilustrar dados procedentes das outras fontes. Alguns momentos informais de observação direta do trabalho dos professores acabou fornecendo dados que permitiram verificar a concretização da Proposta Pedagógica em vários de seus pontos. A observação, que envolveu atuação dos alunos, os docentes e o ambiente da escola, foi realizada ao longo de seis semanas seguidas.

d - Pela análise documental, que incluiu a Proposta Pedagógica da escola, os planejamentos dos professores participantes da pesquisa e os boletins dos alunos, buscou-se identificar os princípios de educação configurados na Proposta Pedagógica da escola sob pesquisa, bem como sua expressão nos planejamentos e nos instrumentos de verificação da aprendizagem.

Após o início da análise dos dados obtidos pelos instrumentos acima mencionados, julgou-se oportuno acrescentar uma breve investigação junto a pais e alunos a fim de obter deles dados complementares referentes ao período integral. Por sorteio foram selecionados doze alunos, sendo três de cada turma de 5ª a 8ª série. Todos responderam ao questionário. Dentre os pais foram sorteados vinte, sendo dois de cada uma das dez turmas de Educação Infantil a 8ª série. Quinze questionários retornaram.

Os dados obtidos pela pesquisa, mediante aplicação dos instrumentos previstos, foram submetidos aos seguintes procedimentos de análise.

O primeiro documento analisado foi a Proposta Pedagógica, com o propósito de compreender o seu conteúdo, de identificar os princípios norteadores do processo educacional da

escola pesquisada e de selecionar quesitos que indicassem sua execução. Em seguida, a partir da análise dos demais instrumentos, foram obtidas informações, explicações e pontos de vista sobre compreensões teóricas, práticas pedagógicas e sobre as diversas situações propostas nos instrumentos de pesquisa. Os dados obtidos através da investigação junto a alunos e pais foram utilizados para complementar informações dos demais instrumentos. A análise dos dados virá detalhada no capítulo III.

Finalmente, um trabalho de comparação entre os dados resultantes das diversas fontes, permitiu identificar aspectos consonantes e dissonantes sobre cada uma das situações propostas e desta forma identificar também a sintonia entre os princípios teóricos estabelecidos na Proposta Pedagógica e o discurso da equipe de coordenação e das ações didático-pedagógicas desenvolvidas pelos professores. Este trabalho comparativo poderá contribuir para iluminar os caminhos da escola em tempo integral, como será desenvolvido no capítulo final deste estudo.

CAPÍTULO III

Documentos relacionados