• Nenhum resultado encontrado

marcadamente desiguais, embora não tão desestatizadas como queria. Política e ideologicamente, todavia, o neoliberalismo alcançou êxito num grau com o qual seus fundadores provavelmente jamais sonham, disseminando a simples ideia de que não há alternativa para os seus princípios, que todos, seja confessando ou negando, têm de adaptar-se a suas normas‖ 81.

1.2- A “experiência pioneira” chilena: o neoliberalismo na década de 1970

A partir do final da década de 1970 e, sobretudo, durante a década seguinte, quando foi colocado em prática pelos governos conservadores de Margareth Thatcher, no Reino Unido, e de Ronald Reagan, nos EUA, o neoliberalismo passou a ser o principal fundamento teórico das políticas públicas nos países capitalistas, tornando-se, assim, a ideologia hegemônica no ocidente ao final do século XX.

Contudo, antes de ser aplicado pelos países centrais, foi América Latina, mais precisamente no Chile, a partir do ano de 1973, que ocorreu ―a primeira experiência

neoliberal sistemática do mundo‖ 82

. Naquele ano, a derrubada do governo democrático do socialista Salvador Allende permitiu a ascensão do ditador Augusto Pinochet ao poder,

resultando numa das mais sangrentas ditaduras latino-americanas 83. O programa do

governo do general Pinochet incluía uma série de reformas neoliberais, como a abertura e desregulação da economia, o desemprego em massa, a repressão sindical, a redistribuição

de renda em favor dos mais ricos e a privatização de empresas públicas 84. Tudo isso,

como bem destaca Perry Anderson, ―foi começado no Chile, quase um decênio antes de

81

ANDERSON, Perry. Balanço do... Op. cit., p. 12. 82 ANDERSON, Perry. Balanço do... Op. cit., p. 19.

83 O golpe de Estado, ocorrido no Chile, em 11/09/1973, consistiu na derrubada do governo democrático constitucional do socialista Salvador Allende pela Junta Militar liderada pelas tropas do general Augusto Pinochet. Candidato da Unidade Popular (UP), coligação partidária de esquerda, Allende fora eleito com 38,2% dos votos, contra 34,9% do candidato de direita, o empresário Jorge Alessandri, do Partido Nacional. O governo Allende propunha transformar o Chile em um Estado socialista pela chamada ―via chilena para o socialismo‖, ou seja, por meio democrático, legal e constitucional. A bibliografia sobre a derrubada de Allende e a ditadura de Pinochet é relativamente extensa. Para maior aprofundamento do tema, ver especialmente: SADER, Emir, Democracia e ditadura no Chile. São Paulo: Brasiliense, 1984; GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos. A Revolução Chilena e a ditadura militar. In: WASSERMAN, Claudia e GUAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos (orgs.). Ditaduras militares na América Latina. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004.

53

Thatcher na Inglaterra‖ 85. Assim, a ditadura pinochetista proporcionaria a um grupo de

jovens economistas chilenos, formados doutores nos EUA, a aplicação das doutrinas neoliberais aprendidas com Milton Friedman na universidade de Chicago. A principal referência teórica para a experiência chilena era, portanto, muito mais norte-americana do

que européia. Era no pragmatismo conservador do intelectual-militante 86 Milton

Friedman, muito mais do que na construção teórica e no academicismo do economista austríaco Friedrich Hayek, que a política econômica de Pinochet e também de outros governos neoliberais da América Latina se pautariam.

O principal documento desta política econômica, intitulado El Ladrillo 87,

continha os mais importantes fundamentos daquilo que seria chamado posteriormente de neoliberalismo, antecipando o Chile em quase uma década em relação à política adotada por Margareth Thatcher no Reino Unido, como destacou Perry Anderson. Seus principais formuladores eram jovens economistas chilenos, a grande maioria professores do departamento de Economia da Pontifícia Universidade Católica do Chile e que realizaram estudos de pós-graduação na universidade de Chicago, onde tiveram forte influência de Milton Friedman, e que, ao regressarem ao Chile, ficariam conhecidos como ―Chicago boys‖ 88.

85 ANDERSON, Perry. Balanço do... Op. cit., p. 19.

86 Aqui, no caso, estamos referindo ao termo ―intelectual-militante‖ o mesmo sentido do conceito gramsciano de intelectual orgânico.

87

O documento, que estabeleceria as bases do sistema econômico de livre mercado, chamado de El Ladrillo, foi elaborado em 1970 para a campanha do candidato conservador do Partido Nacional, o empresário Jorge Alessandri, que já havia sido presidente do Chile entre 1958 e 1964, muito embora, um de seus autores, Alvaro Bardón, sustente que este trabalho começou a ser elaborado em 1972. Seus autores sofreram forte influência do pensamento de Milton Friedman. Com a derrota de Alessandri e a vitória de Allende, as ideias contidas no documento tiveram que esperar o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973 para ser implementado. Este texto representou uma grande transformação no que se refere ao pensamento econômico latino-americano, em geral, e chileno, em particular, por se opor frontalmente ao pensamento da CEPAL, cujas ideias se baseavam na substituição de importações, controle de preços e intervenção estatal. As ideias contidas no El Ladrilho, ao contrário, preconizavam a abertura econômica e comercial e o fim do controle de preços e de subsídios estatais. VALDÉS, Juan Gabriel. La Escuela de Chicago: operación Chile. Buenos Aires: Grupo Editorial Zeta, 1989; VALDÉS, Juan Gabriel. Pinochet’s Economists: the Chicago School in Chile. New York: Cambridge University Press, 1995; MUÑOZ, Heraldo. A Sombra do Ditador: memórias políticas do Chile sob Pinochet. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

88 Segundo Orlando Letelier, ―In 1955, Professor Theodore W. Shultz, President of the Department of Economics at the University of Chicago, visited the Faculty of Economics of the Universidad Cat6lica de Chile at Santiago in order to sign an agreement for academic cooperation. Under this agreement a select group of Chilean students were offered the opportunity to pursue post-graduate courses in economics in Chicago. Between I955 and I963 a total of 30 young economists from the Universidad Cat6lica made use of the Chicago grants. Many of them later became well known academicians, industrialists, executives of financial conglomerates and, in particular, leading figures in the implementation after 1975 of the neoliberal model under the military government‖. LETELIER, Orlando. The Chicago Boys in Chile: economic freedom's awfull toll. In: The Nation. August 28, 1976, p. 139.

54