• Nenhum resultado encontrado

O caso do cantor e pastor André Valadão

No documento Download/Open (páginas 96-99)

Capítulo 2 – As artes no gospel

2.4 A música gospel

2.4.1 O caso do cantor e pastor André Valadão

O pastor André Valadão é um cantor e pastor pertencente à Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte/MG. Irmão da cantora e pastora Ana Paula Valadão, líder e fundadora do Ministério de Louvor Diante do Trono79 que em 2018 completou vinte anos de criação desde seu surgimento na Lagoinha80. Criado em família evangélica pertencente à Igreja Batista, aos 19 anos André foi aos Estados Unidos, estudando em dois seminários teológicos, sendo um deles pertencente ao evangelista Kenneth Hagin.

Hagin é considerado o líder do movimento da confissão positiva que se difundiu

nos Estados Unidos e depois espalhou-se por diversos países, incluindo a América Latina e particularmente o Brasil, trazendo consigo muitos termos comuns aos neopentecostais contemporâneos como tomar posse, reivindicar, profetizar, exigir em nome de Jesus, entre outras oriundas dos livros de Hagin. Sua teologia mais difundida em seus livros é a da Confissão Positiva, como afirma Mariano:

O termo Confissão Positiva refere-se literalmente à crença de que os cristãos detêm o poder — prometido nas Escrituras e adquirido pelo sacrifício vicário de Jesus — de trazer à existência, para o bem ou para o mal, o que declaram, decretam, confessam ou determinam com a boca em voz alta. Daí o livro Há poder em suas palavras ter se tornado best-seller evangélico nos anos 90. (MARIANO, 1999, p. 152-153)

Juntamente com a Confissão Positiva, Hagin trouxe a Teologia da Prosperidade através dos seus livros e de conferências no Brasil alcançando grande impacto no pensamento teológico das igrejas neopentecostais na década de 1980. Na questão do

79http://diantedotrono.com/

80 Com o passar do tempo o nome Lagoinha se consolidou no meio evangélico ao se referirem à Igreja

Batista da Lagoinha em Belo Horizonte e no Brasil. Com isso aboliram do site as palavras igreja e batista, deixando somente Lagoinha. Ver: https://www.lagoinha.com/

cantor André Valadão, suas mensagens em seus sermões, canções e em boa parte de sua produção visual, aborda a questão da prosperidade financeira como se percebe na canção Alegria Que Eu Tenho;

A alegria que eu tenho É a alegria de Cristo em mim

A nova vida que eu tenho É a vida de Cristo em mim Espero e confio no Senhor Que com suas promessas me abençoou

Hoje tomo posse, pela fé

De tudo que na cruz por mim conquistou A minha salvação, Jesus já me deu

A minha paz, Jesus já me deu A minha prosperidade, Jesus já me deu

A minha cura, Jesus já me deu A minha vitória, Jesus já me deu

Já me deu (A Alegria, 2018)

Com uma vasta biografia que consta, diversos prêmios e medalhas como: Medalha da Inconfidência: comenda do governo de Minas Gerais (2011), Grande Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte (BH), Moção de Louvor e Aplausos da Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ), Nove troféus talento, dois troféus Promessas e com uma discografia composta por dezesseis CDs e oito DVDs, fez com que André Valadão pertence ao grupo dos cantores da música gospel brasileira mais bem-sucedidos financeiramente. Detentor da marca gospel Fé pra todo lado (fig.74), além das vendas de CD e DVD, o cantor atua no mercado de moda masculina, feminina e na venda de acessórios para celulares, adesivos, bonés, óculos, relógios e semijoias. (Fé pra todo lado, 2018).

Figura 74 Logotipo Fé Pra Todo Lado

Figura 75 Utilização do Logotipo Fé pra todo Lado nos cultos da Igreja Batista da Lagoinha

Fonte: (YouTube, 2015)

Para a construção de sua marca mais famosa no mercado evangélico (fig.75A), Valadão se utilizou de símbolos pertencentes ao cenário bélico encontrado na bíblia, como os armamentos da espada e do escudo que aparecem no texto bíblico no livro de Efésios 6.16-17, onde diz: “embraçando sempre o escudo da fé, com a qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. (BIBLIA, 2013). O uso de sua marca ganha visibilidade tanto no mercado externo à Lagoinha, como dentro de sua comunidade, como é possível perceber na projeção do telão atrás do pastor (fig.75A), na camiseta do seu backing vocal (fig.75B) e também na marca d’agua utilizada no seu canal do YouTube81 (fig.75C).

Nos últimos anos, artistas gospel como André Valadão, Fernanda Brum, Ana Paula Valadão entre outros, tem investido no campo do marketing digital através do desenvolvimento de logomarcas, projetos fotográficos e gráficos (capas de CD e DVD) com empresas de design e marketing digital profissionais. A Quartel design82, empresa que atendem clientes como a Caixa Econômica Federal e a American Airlines se apresenta como uma empresa que desenvolve projetos “de alto calibre” para os mais diversos segmentos de mercado (Quartel Design, 2018).

81 Ver: https://www.youtube.com/user/turneav 82 Ver: www.quarteldesign.com

A

B

Sendo um popstar gospel, André tem presença marcante na web, com números significativo de seguidores em suas redes sociais: No Facebook, são mais de quatro milhões e oitocentos mil seguidores; no Instagram os números passam de um milhão e oitocentos mil seguidores que acompanham suas postagens de fotos e vídeos em sua conta que é movimentada diariamente por algum post83.

Figura 76 Cantor André Valadão Figura 77 Logo criado pelo Quartel para André Valadão

Fonte: (Gospel Mais, 2012) Fonte: (Quartel André, 2018)

Os elementos visuais são muito presentes na construção do marketing dos cantores e cantoras gospel na contemporaneidade e a utilização da imagem (marketing pessoal e fotográfica) (fig.76), tem sido um dos focos da maioria dos artistas gospel. Muitos deles tem procurado por agências especializadas como é o caso da Quartel Design (fig.77), que tem atuado no mercado secular e evangélico realizando estes gerenciamentos de carreira e produção de identidade visual.

No documento Download/Open (páginas 96-99)