• Nenhum resultado encontrado

SUMÁRIO

4 RELAÇÕES SOCIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DIMENSÕES ÉTNICO-RACIAIS, CORPORAIS E DE GÊNERO

3.1 DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA

3.2.3 O contexto pesquisado

O Centro de Educação Infantil Pedro Leite44, colaborador desta pesquisa, é mantido pela rede municipal de São José, situado em um contexto marcado pela heterogeneidade social. Esta instituição localiza- se no bairro Forquilhinhas, pertencente ao município de São José, Santa Catarina. O bairro possui uma população de 13.803 habitantes, apresentando a quinta maior população entre os bairros do município de São José.

Quanto à distribuição dos habitantes entre a classificação racial atribuída no último Censo Demográfico (2010), o bairro de Forquilhinhas segue números semelhantes ao município e ao estado, sendo que 11.690 (85%) da população é autodeclarada branca, 1.149

44

Adotamos um nome fictício para a instituição pesquisada para garantir o sigilo em conformidade com os Critérios da Ética em Pesquisa com Seres Humanos, conforme Resolução nº 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A escolha desse nome deu-se em homenagem a um morador do município de São José que se destacou como um personagem histórico da cidade por seu envolvimento com as esferas políticas, religiosas e culturais de São José, no início do século XX. (AMORIM, 2011).

(8%) pessoas se autodeclararam como pardas, 926 (7%) se autodeclararam como pretas, 21 pessoas como amarelas e 17 como indígenas, conforme gráfico a seguir.

Gráfico 5 - Distribuição da Classificação racial dos/as moradores/as do bairro Forquilhinhas.

Fonte: Criado pela autora de acordo com as informações do Censo Demográfico (2010).

O elevado número da população deve-se à explosão urbana na década 1970 com a criação da Companhia de Habitação de Santa Catarina (COHAB-SC) que contribuiu para a construção de vários loteamentos. O nome do bairro origina-se de um pequeno rio chamado Forquilhinhas, sendo anteriormente chamado de Aterrado, Benfica e Picadas do Norte (FARIAS, 2006, p. 322).

Forquilhinhas é ocupado por grupos de pessoas com baixo capital econômico, aglomerando algumas famílias desfavorecidas nos aspectos de ordem econômica e social. Dispõe de um posto de saúde, uma delegacia de polícia, centro comunitário, praça, escolas de caráter

estadual, municipal e particular, centros de educação infantis45 municipais, conveniados e filantrópicos, igrejas, comércios de diferentes áreas e algumas pequenas indústrias.

O Centro de Educação Infantil Pedro Leite46, participante da

pesquisa, foi construído pela Liga de Apoio ao Desenvolvimento Social Catarinense – LADESC, mantido pelo governo do Estado de Santa Catarina. Inaugurado no ano de 1982, oferecia atendimento educacional para crianças de 4 meses a 4 anos e 11 meses de idade. Com a ampliação da estrutura para mais 4 salas, o CEI expandiu o atendimento para as crianças de até 6 anos e 11 meses de idade.

Com as mudanças que o país sofreu, referentes à municipalização da Educação Infantil, no ano de 2009 a instituição passou a ser mantida pela Prefeitura do Município de São José, ocorrendo algumas mudanças em seu funcionamento, como a ampliação de vagas de período integral e a reestruturação dos grupos de atendimento as crianças.

O período de atendimento dos Centros de Educação Infantil da

Prefeitura Municipal de São José é distribuído entre matutino, vespertino ou integral47. A escolha pelo período é feita mediante a disponibilidade da vaga na instituição e pela preferência dos/as responsáveis pelas crianças, ou seja, algumas crianças frequentam o CEI no período matutino e/ou vespertino, dependendo da disponibilidade da instituição e preferência das famílias. Atualmente o CEI possui nove grupos de crianças, sendo que destes, sete são atendidos em período integral e dois nos períodos matutino ou vespertino.

45

Utilizo Centro de Educação Infantil, pois essa é a nomenclatura adotada pela Secretaria de Educação da Rede Municipal de São José.

46

As informações referentes à instituição de Educação Infantil pesquisada foram extraídas do Projeto Político Pedagógico fornecido pela Equipe Pedagógico do CEI.

47

Segundo a instituição, o período matutino compreende o horário das 07:00 horas às 13:00 horas, o vespertino das 13:00 horas às 19:00 horas, e o período integral das 07:00 horas às 19:00 horas.

Quadro 2- Distribuição dos grupos de crianças pela idade e período de atendimento em 2012.

Grupos Idade Período de

atendimento Qtde GI Crianças de 4 meses a 9 meses Integral 14 G2 Crianças de 10 meses a 1 ano e 6 meses Integral 11 G3 Crianças de 1 ano e 7 meses a 2 anos Integral 19 G4 Crianças de 2 anos a 3 anos Integral 17 G4 e 5 (misto) Crianças de 2 anos a 4 anos Integral 21 G5 e 6 Crianças de 3 anos a 5 anos Integral 27 G6 Crianças de 4 anos a 5 anos Integral 24 G7 Crianças de 5 anos a 6 anos Matutino 20 G7 Crianças de 5 anos a 6 anos Vespertino 24

Fonte: Criado pela autora com base nas informações das fichas de matrícula. Quanto à estrutura física, a instituição conta com um amplo espaço interno e externo para desenvolvimento das atividades a que se destina, sendo organizado da seguinte forma:

- 02 salas com banheiro; - 07 salas sem banheiro;

- 04 banheiros infantis coletivos; - 02 banheiros para adultos; - 01 cozinha;

- 01 depósito para alimentos;

- 01 depósito para materiais didáticos; - 01 depósito para materiais diversos; - 01 lavanderia;

- 01 sala da direção; - 01 sala da secretaria; - 01 sala de professoras/es;

-01 casinha de bonecas/os de alvenaria; - 02 pátios cobertos;

- 01 parque infantil com brinquedos de ferro;

- 01 parque infantil com brinquedos de ferro e madeira;

- 01 parque infantil de areia e brita com brinquedos de madeira.

Figura 5 – Parque frontal do CEI São José.

Figura 6 – Sala do grupo colaborador da pesquisa.

Fonte: Diário de Campo, 30/08/2012.

O quadro de funcionários/as da creche é composto da seguinte forma:

Quadro 3 – Quadro de funcionárias/os da instituição pesquisada em 2012.

Função Carga- horária Caráter

1 diretora 30h semanais Efetivo

1 auxiliar de direção 30h semanais Efetivo

1 coordenadora 30h semanais Efetivo

1 secretária 30h semanais Admissão em Caráter

Temporário

11 professoras 30h semanais Efetivo

21 professoras/es 30h semanais Admissão em Caráter

Temporário

5 auxiliares de classe 30h semanais Efetivo

Temporário

4 auxiliares de ensino 30h semanais Efetivo

5 cozinheiras 40h semanais Efetivo

6 agentes de serviços diversos

30h semanais Efetivo

Fonte: Pesquisadora.

Com base no quadro acima podemos perceber que o número de profissionais contratados em caráter temporário excede ao número dos/as funcionários efetivos dessa instituição. Essa situação, vivida por muitas instituições públicas brasileiras, compromete a realização de um trabalho pedagógico de qualidade tendo em vista a alta rotatividade pela qual os/as profissionais da educação pública enfrentam. As mudanças constantes no quadro de docentes contribuem para uma fragmentação de propostas e projetos pedagógicos que influenciam diretamente no cotidiano vivido pelas crianças nas instituições públicas de educação infantil.

3.2.4 O público de atendimento: quem são as crianças que