• Nenhum resultado encontrado

3 ABORDAGENS E PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS

3.2 O delineamento da pesquisa

O delineamento da pesquisa diz respeito à maneira como a teoria adotada e os fatos de interesse serão confrontados a partir dos objetivos propostos. Ao se delinear uma pesquisa, é necessário estabelecer o seu planejamento e, dentro deste, a estratégia com os respectivos planos sobre como fazê-lo (Gil, 2011). Segundo o autor, o aspecto mais importante no delineamento da pesquisa é a forma de realização da coleta de dados, sendo esta de dois tipos: a) pesquisa bibliográfica e documental; b) coleta dados junto às pessoas (em suas diversas alternativas), que denominaremos como “Coleta de Dados do Campo”.

3.2.1 A pesquisa bibliográfica e documental

De acordo com Umberto Eco, “fazer uma bibliografia significa procurar aquilo de que não se conhece ainda a existência” (Eco, 1985). Dentro deste propósito, a pesquisa bibliográfica foi realizada dentro de duas etapas, de maneira a colocar o pesquisador em contato com assuntos de seu interesse (Medeiros, 2010). Na primeira etapa, foram exploradas obras de referência, que, tratando de temas situados na zona cinzenta de duas Ciências Sociais, a Administração e a Economia, permitissem o conhecimento do percurso histórico necessário ao acompanhamento da evolução teórica da Abordagem de Custos de Transação associada às teorias que resultaram na Gestão de Recursos Humanos como campo de conhecimento científico. O levantamento consolidado nessa etapa está sintetizado na Ilustração 1 e no Quadro 7.

A segunda etapa do levantamento bibliográfico se deu em aprofundamento à primeira, em busca da produção acadêmica que conjugasse GERH, CT e RI em artigos em periódicos internacionais e nacionais, provavelmente na fronteira do campo (Spencer, 2013)(B. E. Kaufman, 2010a). Tal situação não surpreende, posto que a pesquisa em Administração, em suas diversas temáticas e interfaces, ainda pode ser colocada como em desenvolvimento em termos de agenda e foco (Tranfield, Denyer, & Smart, 2003).

Dentro dessa perspectiva, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, ou seja, um levantamento de fonte secundária segundo critérios organizados e restritos aos interesses e objetivos da própria pesquisa. Dada a expectativa de baixo retorno em número de obras de interesse ao estudo, afastou-se de início a realização de uma pesquisa bibliométrica, ou seja, um levantamento para “estudo dos aspectos quantitativos da produção, disseminação e uso da informação registrada” (Macias-Chapula, 1998).

Essa mesma expectativa levou à adoção de critérios de uma revisão sistemática para a pesquisa como forma de garantir sua acuidade. A revisão sistemática é uma “... metodologia específica que localiza estudos, seleciona e avalia contribuições, analisa e sintetiza dados, e relata as evidências encontradas de um modo que permita ter conclusões claras para se chegar sobre o que é e não é conhecido no campo” (Denyer & Tranfield, 2009). Denyer e Tranfield sugerem como princípios para uma revisão sistemática em Administração: transparência (na forma como a pesquisa foi feita), “inclusividade” (em termos de abrangência da pesquisa), caráter explanatório (seus resultados devem ajudar a explicar o fenômeno) e heurística (forma de aprender com a pesquisa feita). Optou-se por se seguir, o tanto quanto possível, a metodologia empregada por Crossan & Apaydin (2010), que foi tomado como atenta a esses princípios.

Na etapa de planejamento da pesquisa bibliográfica, foram estabelecidos como seus objetivos localizar e identificar artigos em que estivessem presentes ao mesmo tempo temas ligados a GRH, CT e RI. A intenção foi recolher aspectos conceituais, operacionais e teóricos dos artigos eventualmente encontrados. A opção foi a busca em periódicos com avaliação feita por pareceristas anônimos, para se ter garantia de validação da qualidade do conhecimento contido nos artigos publicados.

Nos dois próximos tópicos são apresentados os resultados da pesquisa feita em periódicos internacionais e nacionais.

3.2.1.1 Os periódicos internacionais

No âmbito internacional a busca foi feita de maneira indistinta em periódicos disponíveis no ISI Web of Knowledge Social Sciences Citation Index (SSCI) database11. Na execução da pesquisa, foram definidos como campos conceituais os termos “Gestão de Recursos Humanos”, “Custos de Transação”, “Relações de Emprego”, “Relações de Trabalho”, e outros constantes no Quadro 8 para garantir abrangência na pesquisa, foram também buscadas palavras-chave de enunciado ou significado próximo às palavras-chave iniciais, conforme constam também no quadro. Os idiomas escolhidos para a pesquisa foram o inglês e o português. A busca foi realizada nos títulos, palavras- chave e/ou abstract/resumo dos artigos.

Quadro 8 – Termos pesquisados

Possíveis termos Siglas

“Human Resource” HR

“Human Resource Management” HRM

“Strategic Human Resource Management” SHRM

“Personnel Management” PM

“Transaction Cost” or “Transaction Costs” or “Transactions Cost” or “Transactions Costs” TC “Cost of Transactions” or “Costs of Transactions” CT

“Employment Relations” ER

“Labor Relations” or “Labour Relations” LR

“Industrial Relations” IR

Para garantir representatividade e validação no material encontrado, a busca foi restringida aos highly cited papers. Estes artigos são aqueles incluídos no grupo dos 1% mais citados dentro de seu campo de conhecimento, ou seja, aqueles de maior reconhecimento na comunidade científica. Dentro do critério de inclusividade, também foram pesquisados recent papers, ou seja, artigos publicados mais recentemente, para os quais ainda não transcorreu tempo suficiente para acumularem citações, mas que têm potencial para isso com o tempo.

11 Web of Science é uma plataforma aberta de pesquisa abrangente, reconhecida pela diversidade de

periódicos científicos, patentes, websites e anais de eventos que podem ser acessados por suas ferramentas de pesquisa (fonte:. http://clarivate.com/scientific-and-academic-research/research- discovery/web-of-science/).

Os quadros a seguir descrevem detalhadamente os elementos e passos da busca realizada.

Quadro 9 – Passos da busca: detalhamento

Passos Item Descrição

1 – Buscar por combinações de

termos

Bases (Search): Web of Science Core Collection Campo (Basic Search): Topic

Período (Timespan): All years

2 – Filtrar apenas categorias

relacionadas

Categorias relacionadas (Web of Science Categories):

Management Business Economics

Industrial Relations Labor Psychology Applied

3 – Filtrar apenas artigos

(excluídos trabalhos de congressos, livros, resenhas de livros etc.)

Tipo de documento:

Article Review

4 – Organizar de acordo com

número de citações Sort by: Times cited (highest to lowest)

Em seus quatro passos, a busca envolveu um total de 1.239 artigos no primeiro passo, 1.213 no segundo passo e 1.093 no terceiro passo. Entre as combinações de termos utilizadas, foi encontrado apenas um total de 8 artigos nas combinações “HR-TC-IR”, “HRM-TC-IR” e “SHRM-TC-IR”. Entre esses artigos, quatro foram descartados por terem aparecido em repetições e um deles pelo fato de ter sido publicado em alemão. Restaram, então, os três artigos descritos no Quadro 10 a seguir, que contém os principais resultados da busca12.

12

Quadro 10 – Pesquisa bibliográfica em periódicos internacionais: números da busca

Buscas por combinações de termos Resultados