• Nenhum resultado encontrado

3 Preparando o Trabalho de Campo

Etapa 5 Interpretar a Conversação

3.2 O Estudo de Caso

O trabalho de campo foi feito em uma empresa da área de tecnologia da informação de Campinas-SP. A empresa é administrada pelos três proprietários e possui 34 funcionários. É considerada, portanto, uma pequena empresa pelo critério quantitativo baseado no número de pessoas ocupadas. Conforme descrito na seção 2.4, é considerada uma pequena empresa na área de serviços aquela que possui entre 10 e 49 pessoas ocupadas.

Para caracterizar esta empresa como pequena, também pode ser considerado o critério qualitativo de Drucker: na pequena empresa, o dirigente principal exerce uma atividade de coordenação do trabalho de outros funcionários administrativos (supervisão indireta). Como descrito no próximo item, em dois dos quatro setores da empresa existe um nível administrativo entre os dirigentes e os funcionários operacionais. A empresa que será estudada tem, portanto, características qualitativas específicas de pequena empresa, diferentes, assim, da micro e da média empresa.

A empresa foi escolhida porque possui também outras características relevantes para desenvolvimento da pesquisa, como formalização de alguns elementos e processos gerenciais, já constatados em estudos anteriores, e também porque existe uma relação familiar e de amizade entre a pesquisadora e os dirigentes que será fundamental para ter acesso às conversações cotidianas para se compreender as práticas empresariais.

3.2.1 Descrição da Empresa

A empresa foi criada há nove anos e está sediada em Campinas-SP. É dirigida pelos três fundadores e atualmente possui 34 funcionários. São três os principais produtos da empresa. O que se denomina neste texto de Produto A é o primeiro produto desenvolvido: um software para gestão de condomínios que é comercializado em todo o território nacional

através da internet. O Produto B é um software para gestão financeira. Este produto é um núcleo Produto A, mas foi identificada uma oportunidade de também ser comercializado para outros segmentos, principalmente micro e pequenas empresas de serviços.O Produto C é um site que possui, entre outros serviços, um sistema de licitação eletrônica e compartilhamento de informações sobre produtos, serviços e fornecedores para o segmento de condomínio.

3.2.1.1 Breve Histórico

A empresa foi fundada em 2001 pelos três sócios. O Dirigente 1 e o Dirigente 3 são analistas de sistema e o Dirigente 2 é administrador.

O Dirigente 1 e o Dirigente 2 se conheceram em 2000 no seminário Empretec – SEBRAE/ONU. O Dirigente 1 estava iniciando uma empresa na área de tecnologia da informação e foi convidado pelo Dirigente 2 a desenvolver um software para gestão de condomínios, pois ele estava iniciando uma administradora de condomínios. Com o tempo e as relações ficando mais próximas, surgiu a idéia de serem sócios em uma empresa que criaria o Produto A. O Dirigente 3, irmão mais novo do Dirigente 1, que estava concluindo o curso de tecnologia da informação, também entrou na sociedade.

No início, a estrutura organizacional da empresa era bastante simples: havia dois funcionários além dos três proprietários. Estes últimos faziam quase tudo na empresa: desenvolvimento do software, suporte, treinamento dos usuários (os dois funcionários ajudavam nessas duas últimas tarefas) e as rotinas administrativas.

A fase seguinte foi caracterizada pela necessidade de aumentar a quantidade de funcionários e a estrutura da empresa, pois as vendas estavam aumentando. Foram criados í eisà hie ui os à dife e tesà pa aà os funcionários operacionais do suporte e do

desenvolvimento. Ao longo dos anos, a empresa foi crescendo continuamente em tamanho (estrutura organizacional) e novos produtos foram criados para atender necessidades do segmento de condomínio. O Produto B foi criado e a empresa começou a pensar em outros segmentos. A estratégia de diversificação começou a ser considerada.

3.2.1.2 Estrutura Organizacional

A empresa está dividida em quatro setores: Desenvolvimento, Comercial/Vendas, Administrativo (Finanças e RH) e Suporte/Treinamento. Há um nível administrativo entre os três dirigentes principais da empresa e os funcionários operacionais. Como explicado abaixo, em duas destas áreas há um funcionário que tem como papel coordenar as atividades operacionais; nas outras duas áreas, são os próprios dirigentes que fazem este papel.

No Setor de Desenvolvimento há dez funcionários: quatro responsáveis pelo desenvolvimento do Produto A, três pelo Produto B e três pelo Produto C. O setor é coordenado pelos dois dirigentes que são analistas de sistemas. O Dirigente 3 é responsável pela coordenação do desenvolvimento do Produto A e do Produto B e o Dirigente 1 é responsável pela coordenação do desenvolvimento do Produto C. No entanto, todas as decisões tomadas no Setor de Desenvolvimento têm a participação dos dois dirigentes.

No Setor Comercial/Vendas há cinco funcionários: dois responsáveis pela venda do

Produto A, dois responsáveis pela venda do Produto B e uma funcionária que trabalha com a

comunicação institucional. Este setor é coordenado por um funcionário da empresa, que entrou como vendedor e passou a supervisionar o setor que estava se estruturando. O Dirigente 1 é o que mais acompanha as ações desta área.

No Setor Administrativo há dois funcionários que são responsáveis pelas rotinas de recebimento e pagamento e de recursos humanos. Os funcionários são coordenados pelo

Dirigente 2, que também está envolvido na execução das rotinas, pois os funcionários são relativamente novos e os procedimentos ainda estão sendo formalizados. Neste setor também há um funcionário responsável pelo birô de impressão e uma copeira, ambos coordenados pelo Dirigente 2.

Figura 5. Organograma da empresa

No setor de Suporte/Treinamento há quatorze funcionários: sete responsáveis por dar suporte ao cliente do Produto A e do Produto C, três do Produto B, um funcionário responsável pelo treinamento dos usuários, um funcionário responsável pelo suporte interno e outro pela infra-estrutura. Este setor é coordenado por um funcionário que entrou como vendedor e foi promovido para supervisionar o setor, que já havia sido estruturado pelo Dirigente 1 e pelo Dirigente 3. O Dirigente 3 é o que mais acompanha as ações desta área. Direção Desenvolvimento Produto A Produto B Produto C Comercial/Vendas Produto A Produto B Comunicação Institucional Administrativo Finanças e RH Birô de Impressão Limpeza Suporte/Treinamento Produtos A e C Produto B Suporte Interno