• Nenhum resultado encontrado

A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) se constituiu como um método de pesquisa desenvolvido com a finalidade de levantar, selecionar e analisar as publicações cuja temática se aproximassem do nosso foco de interesse de investigação, bem como buscar elementos teóricos e metodológicos que nos oferecessem subsídios para fundamentar nossa pesquisa.

A RSL, neste estudo, não teve apenas a função de revisão de literatura num sentido convencionalmente atribuído à mesma: levantamento de estudos prévios sobre o tema. Assim, a análise dos estudos selecionados será feita à luz dos referenciais teóricos apresentados no capítulo 2.

A presente RSL assume um caráter de Revisão Sistemática Qualitativa (LOPES, 2008a), pois possibilita a análise de uma gama ampliada de estudos, incluindo os de natureza qualitativa. A autora argumenta que este tipo de revisão pode ser considerado mais auditável e apresenta maior riqueza de detalhes das informações. Este tipo de revisão, segundo Tractenberg (2011), pode ser realizado com fins exploratórios e descritivo dos estudos, o que permite a identificação, seleção, descrição e avaliação das principais pesquisas realizadas sobre um tema ou fenômeno específico.

A formação do licenciando em Matemática é um campo amplo de investigação e nas últimas décadas tem despertado interesse por parte de diversos pesquisadores. A importância dos estudos de Revisão Sistemática é apontada por Fiorentini et al. (2016), os quais argumentam que a caracterização e descrição desse campo somente são possíveis a partir da produção relativa a ele e à realização de estudos de Revisão Sistemática dessa produção acadêmica. Assim, nesta tese, a RSL foi realizada com a finalidade de responder a seguinte questão:

 Quais são as características dos estudos nacionais e internacionais que tratam especificamente da Educação Estatística nos cursos de Licenciatura em Matemática nos últimos 5 anos?

A partir dessa questão, outras mais específicas surgiram no intuito de compreender de forma mais minuciosa as características dos estudos:

 Qual é a natureza desses estudos?

 Em quais periódicos têm sido publicados?

 Em quais contextos educacionais os estudos sobre essa temática têm sido desenvolvidos?

 Como tem sido pensado o LE na Educação Estatística nos estudos desenvolvidos nesse período?

De maneira mais profunda as questões que nortearam a revisão foram:  Que problema motivou os estudos em Educação Estatística?

 Quais os objetivos dos estudos?

 Quais métodos de pesquisa estão fundamentados esses estudos?

A RSL foi realizada tendo como um de seus critérios, o período de tempo de cinco anos. Todavia, devido aos poucos estudos encontrados na base de dados utilizada, optamos por ampliar o período para 10 anos, bem como utilizar outras fontes de dados. O período delimitado de 10 anos, inicia em 2007 e vai até o ano de 2016, exatamente os 10 anos anteriores ao ingresso no curso de doutorado e, portanto, ao início desta pesquisa.

A RSL como um método de pesquisa bibliográfica, foi pensada como uma forma de levantar uma quantidade significativa de informações sobre o objeto de estudo, que se encontram dispersas em inúmeras publicações. Assim, o método tem a vantagem de possibilitar a sistematização e análise dessas publicações, para a construção de um referencial metodológico de nossa pesquisa.

Tractenberg (2011) realizou uma Revisão Sistemática exploratória da literatura, visando contribuir para o avanço das pesquisas sobre o Ensino Colaborativo e o Ensino Colaborativo Online na educação superior em Ciências, Matemática e Saúde. Segundo este autor, as revisões sistemáticas podem ser realizadas também com finalidade exploratória e descritiva dos estudos, identificando, selecionando, descrevendo e avaliando as principais pesquisas sobre determinado tema ou fenômeno.

Para Lima e Mioto (2007), a pesquisa bibliográfica sistemática pode ser considerada um procedimento metodológico que proporciona ao pesquisador a possibilidade de encontrar soluções para seu problema de pesquisa. Esse tipo de abordagem possibilita o aprofundamento

conceitual e teórico sobre a temática, além de explicitar as formas pelas quais se construiu o desenho metodológico para a busca de respostas.

Nesta pesquisa, a RSL constituiu-se em duas etapas:

1ª) Exploratório-descritiva: de natureza quantitativa, em que se identificou e selecionou o material bibliográfico;

2ª) Analítica: de natureza qualitativa, cujo objetivo foi a elaboração de um quadro de referência, a partir do material selecionado na primeira etapa, para ser utilizada em etapas posteriores da pesquisa.

A primeira etapa da RSL está constituída de duas fases. A primeira realizada por meio do portal de periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e pelos periódicos da Educação Matemática avaliados em A1, A2, B1 e B2.

Nesta fase da Revisão, incluímos alguns periódicos da área da Educação Matemática, tendo em vista que alguns deles são atualizados com maior frequência que o portal da Capes. Feito isto, garantiríamos um maior número de estudos, mesmo cientes de que teríamos artigos duplicados. Para a operacionalização da pesquisa de Revisão no portal, definimos inicialmente as expressões de busca que deveriam ser utilizadas para a localização dos artigos. As expressões foram definidas a partir de leituras prévias sobre a temática da Educação Estatística no contexto da formação inicial de professores de Matemática, além de interlocuções com o orientador e os membros do GPEME (Grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Estatística). O quadro 6 mostra as expressões de busca utilizadas na RSL via portal de periódicos da Capes:

Quadro 6 – Expressões de busca utilizadas pela RSL

EXPRESSÕES DE BUSCA

Educação Estatística Letramento Estatístico

Educação Estatística AND professor Educação Estatística AND Ensino Superior Statistics Education AND teacher Teacher Training AND Teaching of Statistics

Statistical Literacy AND teacher Teacher education AND Statistics Education Teacher Education AND Teaching of Statistics Teacher Training AND Statistics Education

Educação Estatística OR Letramento Estatístico AND professor Educación Estadística AND Alfabetización Estadística

Fonte: Elaboração do autor.

Para a seleção das publicações que abordassem o foco desta pesquisa e atendessem aos nossos objetivos da RSL, definimos os seguintes critérios de exclusão para as publicações que foram levantadas pela busca. A partir dessa exclusão, elegemos os artigos para a leitura e análise. As expressões de busca em idiomas como inglês e espanhol foram utilizadas no intuito de não correr o risco de deixar de levantar algum estudo que porventura tenha sido publicado em um desses idiomas, uma vez que as bases de busca utilizadas se restringiram apenas ao contexto brasileiro.

Quadro 7 – Critérios de exclusão das publicações levantadas no Portal de Periódicos Capes

CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO DOS ARTIGOS 1 – (Duplicação): repetição de artigos mesmo com expressão de busca distinta. 2 – (Temática e/ou área): artigos que não tem como foco a Educação Estatística. 3 – (Data de publicação): artigos que não foram publicados entre 2007 e 2016.

4 – (Idioma): em outros idiomas que não o Português, Português de Portugal, Espanhol e Inglês. 5 – (Tipo de publicação): outros tipos de publicações que não artigos.

6 – (Nível educacional): artigos que não abordam o contexto da educação superior (graduação) Fonte: Elaboração do autor.

Além dos critérios de exclusão e definição das expressões de busca, a coleta de dados foi iniciada com base nos parâmetros propostos por Lima e Mioto (2007), conforme mostramos a seguir:

Figura 2 – Parâmetros de análise da pesquisa bibliográfica

Fonte: Adaptado de Lima e Mioto (2007).

Os critérios para a realização da seleção das publicações, foram definidos a partir dos parâmetros estabelecidos para a operacionalização da pesquisa bibliográfica propostos por Lima e Mioto (2007), conforme mostra a figura a seguir:

Figura 3 – Delimitação dos Parâmetros de análise

Fonte: Adaptado de Lima e Mioto (2007).

Na Figura 3, o parâmetro “Temático” é proveniente do objeto de estudo: LE entre licenciandos de Matemática. O parâmetro linguístico da pesquisa considerou os artigos publicados em Português, Português de Portugal, Espanhol e Inglês para aqueles levantados/selecionados via Portal de Periódicos da Capes e Periódicos Nacionais da Educação Matemática; e somente Português para aqueles estudos levantados/selecionados na BDTD.

O parâmetro “Fonte” utilizou o Portal de Periódicos da Capes – que agrega diversos tipos de publicações – livros, artigos, periódicos, bases; Periódicos Nacionais da Educação Matemática avaliados pelo sistema Qualis em A1, A2, B1 e B2 (ver tabela 3) e também pela Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD).

O levantamento/seleção das publicações na RSL produziu um quantitativo de artigos e estudos de mestrado e doutorado. O objetivo da análise estatística buscou descrever quantitativamente a produção sobre a temática, relacionando estatisticamente seus resultados, os quais são tomados numa perspectiva mais ampla, na medida em que são integrados aos demais resultados (SOMMERMAN, 2012). Sobretudo, a revisão sistemática deve ser compreendida em todo o seu processo, não se limitando apenas à análise estatística. Não obstante, assumimos a posição de que a revisão sistemática estará completa à medida que os dados produzidos pela análise estatística estejam em conexão com os dados qualitativos da pesquisa.

A metodologia empregada na presente RSL é de natureza qualitativa, pois buscou a identificação, descrição e análise das pesquisas sobre o LE de licenciandos em Matemática, o que contribuiu para a elaboração do design metodológico da pesquisa de campo.