• Nenhum resultado encontrado

4 RESULTADOS DA PESQUISA EMPÍRICA: DADOS QUALITATIVOS E

4.1 FASE 1: DADOS OBTIDOS POR MEIO DO FORMULÁRIO ON-LINE

4.1.1 O perfil do consumidor da feira orgânica do bairro Barro Vermelho,

Foi possível constatar que entre aqueles que preencheram o formulário on-line houve maior incidência de moradores do próprio bairro, com 28%; em segundo lugar, ficaram os que residem no bairro Praia do Canto, com 22%; em terceiro, no bairro Jardim da Penha, com 11%; e, em quarto lugar, no bairro Santa Lúcia, com 6%.

A maioria dos consumidores que preencheu o formulário on-line declarou ter nascido no interior do Estado do Espírito Santo, num total de 32%; seguido do município de Vitória – ES, 20%; do Estado de Minas Gerais, 12%; do Estado do Rio de Janeiro, 8%; e do município de Serra – ES, com 6%.

Com relação à variável “sexo” dos consumidores que preencheram o formulário on-line, comprovou-se que do total que compra alimentos orgânicos dessa feira orgânica 60% são homens; e 40%, mulheres. Na variável “estado civil”, 67% dos pesquisados se declararam casados e 18% disseram estar solteiros.

As respostas à variável “idade” dos consumidores que preencheram o formulário on-line demonstrou que o mais novo tinha 27 anos, mas predominaram adultos, com as seguintes faixas etárias: de 56 a 65 anos foram os que registraram maior índice, com 29%; aqueles com idade entre 46 e 55 anos representaram 27%; entre 36 e 45 anos formaram 24%; entre 26 a 35 anos corresponderam a 13%; e os idosos de 66 a 75 totalizaram 7%.

A variável “escolaridade” indicou um elevado grau de instrução, sendo que a maioria dos consumidores que preencheram o formulário on-line possui formação acima de superior completo, com 55% dos pesquisados. Aqueles com superior completo consistiram em 29% e pessoas com ensino médio completo representaram 7%.

Sobre a variável “profissão”, destacou-se que entre os consumidores que preencheram o formulário on-line 22% disseram ser aposentados e 17% declararam ser professor(a). Também foi destaque o número dos que se declararam funcionários públicos, totalizando 11%.

No QUADRO 1, está sintetizado o perfil socioeconômico dos consumidores da feira orgânica de Barro Vermelho, em Vitória – ES, consultados via formulário on-line.

SEXO

Homens: 60% Mulheres: 40% IDADE

Mais novo: 27 anos Mais velho: 75 anos Média de idade: 48 anos ESTADO CIVIL

Casados: 67% Solteiros: 18% Vivem maritalmente (junto): 7% Divorciados: 4% Viúvos: 2% Contrato de convivência: 2% NATURALIDADE Interior do Estado do Espírito Santo: 32%

Vitória – ES: 20% Cidades do Estado de Minas Gerais: 12% Cidade do Estado do Rio de Janeiro: 8% Serra – ES: 6% RESIDÊNCIA Barro Vermelho: 28% Praia do Canto: 22% Jardim da Penha: 11%

Santa Lúcia: 6% Mata da Praia: 4% ESCOLARIDADE Acima do Superior: 55% Superior completo: 29% Ensino Médio completo: 7% Ensino Fundamental incompleto: 5% Superior incompleto: 4% OCUPAÇÃO PROFISSIONAL (PRINCIPAIS)

Aposentado(a): 22% Professor(a): 17% Funcionário público: 11% Comerciante: 4% Bancário: 4% Advogado: 4% Microempresário: 4%

QUADRO 1 – Perfil dos consumidores da feira orgânica de Barro Vermelho, consultados via formulário on-line Fonte: Elaborado pela autora, com base nos dados contidos nos GRÁFICOS 1 a 7 do APÊNDICE H. Nota: Dados resumidos com base na pesquisa realizada de 7/2/2014 a 11/4/2014 com 45 consumidores. Sobre a renda familiar dos consumidores que preencheram o formulário on-line, 33% deles possuem renda familiar de 8 a 10 salários mínimos; 20%, de 6 a 8 salários mínimos; e 18% de 10 a 12 salários mínimos, conforme GRÁFICO 1.

GRÁFICO 1 – Faixa de renda familiar dos consumidores da feira do bairro Barro Vermelho, em formulário on-line (N = 45)

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados colhidos em formulário on-line (2014)

Sobre a variável “religião”, pôde-se verificar que 84% desses consumidores pesquisados afirmam ter crenças religiosas ou espirituais, e somente 16% não possuem nenhum tipo de crença ou disseram não saber, dados representados no GRÁFICO 2.

GRÁFICO 2 – Religião dos consumidores da feira do bairro Barro Vermelho, em formulário on-line (N = 45) Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados coletados em formulário on-line (2014)

Quanto à variável “filhos”, 82% dos consumidores pesquisados afirmaram ter pelo menos 1 filho, como se vê no GRÁFICO 3.

1 (29%) 2 (42%) 3 ou mais (11%) Não possuo (18%)

GRÁFICO 3 – Número de filhos dos consumidores da feira do bairro Barro Vermelho, em formulário on-line (N = 45)

Fonte: Elaborado pela autora, a partir de dados coletados em formulário on-line (2014)

Quando interrogados sobre sua participação em organizações sociais e políticas, foi possível constatar, conforme o GRÁFICO 4, que 47% dos consumidores pesquisados participam de alguma organização política ou social e especificaram qual o tipo de organização, entre elas: associação de moradores do bairro onde reside, organização não governamental ambiental e/ou sindicato, conforme a TABELA 1.

GRÁFICO 4 – Grau de participação dos consumidores da feira do bairro Barro Vermelho em associação, sindicato ou partido político, em formulário on-line (N=45)

Fonte: Elaborado pela autora a partir de dados coletados em formulário on-line (2014)

TABELA 1 – Frequência de consumidores da feira do bairro Barro Vermelho que responderam participar de alguma organização política ou social, por tipo, em formulário on-line (N = 21)

Organizações políticas/sociais* Frequência Porcentagem

Associação de moradores do bairro onde reside 8 17%

ONG ambiental 4 9%

Sindicato 3 6%

Associações socioculturais e esportivas 3 6%

Partido político 2 4%

Associação de servidores 1 2%

Fonte: Elaborada pela autora, a partir de dados coletados em formulário on-line (2014) * O consumidor pôde emitir mais de uma resposta.

Sobre a adesão a práticas de consumo político, 73% dos consumidores responderam que realizam coleta seletiva de lixo25; 53% utilizam sacolas ecológicas; 46% firmam abaixo- -assinados ou petições ambientais on-line; e 18% praticam algum tipo de boicote, de acordo com a TABELA 2.

TABELA 2 – Adesão dos consumidores da feira do bairro Barro Vermelho a práticas de consumo político, em formulário on-line (N = 45)

Práticas de consumo político* Frequência Porcentagem

Realiza coleta seletiva de lixo 33 73%

Utiliza sacolas ecológicas 24 53%

Racionaliza o uso doméstico de bens e serviços 23 51% Assina abaixo-assinados ou petições ambientais on-line 21 46% Verifica se o produto tem selo da certificadora 20 44%

Boicotes 8 18%

Não come carne (vegetariano) 5 11%

Não come carne e nenhum outro produto de origem animal (vegano) 4 8% Não consome produtos industrializados (naturalista) 4 8% Participa da campanha chamada “Segunda Sem Carne” 1 2%

Verifica a data de validade dos produtos** 1 2%

Evita o desperdício (minimalismo)** 1 2%

Fonte: Elaborada pela autora, a partir de dados coletados em formulário on-line (2014) * O consumidor pôde emitir mais de uma resposta.

** Respostas espontâneas

25 Cabe ressaltar que, nos bairros onde esses consumidores residem, a prefeitura instalou postos de entrega

voluntária (PEVs), em diversos pontos, em vias e praças públicas, para o descarte de materiais recicláveis, sendo que alguns postos de entrega foram instalados em atendimento a pedidos realizados por condomínios, empresas, instituições públicas, estabelecimentos comerciais e outras entidades locais interessadas. Conforme apontado por texto da Prefeitura de Vitória: “Atualmente é coletado, em média, 180 toneladas de resíduos recicláveis por mês, em mais de 600 postos instalados no município de Vitória”. Depois de coletado, o material é repassado a associações de catadores, nas quais é realizada “a separação dos resíduos, a prensagem e posteriormente a venda às indústrias de reciclagem” (PMV, 2014a).

4.1.2 As motivações e demandas dos consumidores para o consumo de