• Nenhum resultado encontrado

A primeira versão do website da BCE da UnB foi lançada em novembro de 1997 e possuía caráter de folder eletrônico, contendo apenas informações gerais sobre a biblioteca. “Para acessar o website, o usuário precisava escolher entre a opção do site com foto ou apenas texto, através dos links disponíveis na homepage” (COSTA, 2001, p. 35).

Figura 11 - Página principal do website da BCE – 1997

A primeira revisão de leiaute e conteúdo foi realizada entre março e dezembro de 1998 e culminou com a oferta do catálogo on-line, que propiciou mais visibilidade aos serviços da biblioteca, em função do aumento do número de acessos diários.

No ano de 1999, poucas modificações foram realizadas no website, mas as alterações realizadas em 1998 surtiram efeito. Em janeiro de 1999, registraram-se 108 acessos diários, o que sensibilizou a direção da Biblioteca Central a formar um grupo para a revisão constante do website.

74

Figura 12 – Página principal do website da BCE - 1999

Conforme descreve o documento interno “O site da biblioteca da UnB: um planejamento”, de 21/01/99, o objetivo geral do grupo era “facilitar o acesso rápido e descomplicado à informação científica e cultural aos usuários da BCE, via página web, favorecendo a intercomunicação com os diversos setores da biblioteca”, através de atividades que contemplavam a inclusão, retirada de links e alterações nos conteúdos.

Durante o ano de 1999 e até o final de outubro de 2000, as atividades do grupo se concentraram basicamente em revisar as páginas do website em vigor. Naquele período, foram eliminados os excessos de informações dos textos e a concepção de um novo design começou a ser vislumbrada.

Em 7 de novembro de 2000, a Comissão para a Revisão do Website da BCE foi devidamente instituída, por meio da instrução BCE nº 02/2000, de 7 de novembro de 2000. Coordenada pela funcionária Ana Cristina Luz, a Comissão integrava os seguintes servidores da Biblioteca Central: Maria Josefa Marins Gradin, Clarimar Almeida Valle, Diemes Batista da Silva e Ricardo Tavares de Souza. O objetivo à época, era comparar o website da BCE a diversos outros websites de bibliotecas, de forma a identificar possíveis erros de design e verificar o que de mais novo, em termos de páginas de bibliotecas, estava sendo concebido.

75

Segundo o documento interno “Site da Biblioteca Central da Unb: planejamento para a sua revisão”, de 1º de novembro de 2000, verificou-se que a previsão para a realização do trabalho da Comissão seria de 4 meses e abrangeria:

• o exame da então página inicial, verificando seus pontos críticos; • a seleção das alterações desejadas;

• a interação com o setor de informática para dinamizar as alterações; • a definição do design adequado às necessidades do público-alvo;

a apresentação do protótipo de um novo website para a direção da biblioteca. No ano 2000, começou a crescer o interesse na comunidade científica em torno dos fenômenos gerados pela Internet e no Departamento de Ciência da Informação e Documentação da Universidade de Brasília começaram a ser desenvolvidos projetos, em especial os orientados pela Professora Doutora Sueli Angélica do Amaral, que verificavam questões relativas a produtos, serviços e usuários, tendo como foco o website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília.

Em dezembro de 2000, Tatiara Paranhos Guimarães defendeu a monografia “O site da

Biblioteca Central da UnB: análise do uso e seu papel promocional sob o ponto de vista dos

docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação”, que apresentou dados relativos à freqüência de utilização do website, o grau de facilidade na sua utilização e informações sobre os serviços e produtos disponibilizados. Guimarães (2000, p. 29), entre outras conclusões, verificou que alguns não utilizavam o website “por falta de conhecimento de sua existência, por falta de tempo e outros por não terem conseguido satisfazer suas necessidades por meio do mesmo”.

Os resultados desta monografia foram de extrema valia para a Comissão, que à época disponibilizou um questionário para apresentar sugestões, que ficou disponível no website e na entrada da biblioteca, no período de 16/11/2000 à 05/12/2000, conforme informações verificadas na circular nº13/BCE, de 16 de novembro de 2000 e a circular nº14/BCE, de 28 de novembro de 2000. O intuito desse questionário era acatar sugestões dos usuários, assim como dos servidores sobre o website.

Ao final do ano 2000, as propostas para revisão do website da Biblioteca Central da UnB se encontravam avançadas e conforme o relatório de atividades do grupo, relativo aos meses de novembro e dezembro de 2000, foram realizadas as seguintes ações, além das já mencionadas:

• proposta de organograma para o desenvolvimento de atividades ao longo do ano 2001;

• análise de novos textos a serem incluídos; • análise da sugestão do mapa do site;

76

• análise das sugestões apresentadas pela comunidade de usuários através de questionários.

Em janeiro de 2001, a Comissão, dando prosseguimento ao seu trabalho de revisão, continuou a objetivar a interação entre usuários e diversos setores da biblioteca e, novas páginas, como a Galeria dos Diretores passaram a ser disponibilizadas, conforme descreve as cartas nº 006/BCE, nº 007/BCE e nº 008/BCE, de 12 de janeiro de 2001.

Apesar das mudanças sugeridas pela Comissão resultarem na reestruturação do website, muitas decisões não foram aceitas, uma vez que os resultados do questionário, geraram mudanças apenas relativas ao leiaute, não contemplando conteúdos e estruturas de navegação, conforme demonstra a figura 13.

Figura 13 - Página principal do website da BCE – 2001

Em 02 de março de 2001, as sugestões apresentadas pelos usuários nos questionários respondidos em novembro/dezembro de 2000 foram as seguintes:

o website deveria informar aos usuários sobre as novas aquisições da BCE; o website deveria possibilitar aos alunos sugerir títulos de livros para aquisição; o website deveria disponibilizar os periódicos encontrados em outras bibliotecas; • dar exemplo nas entradas dos campos de busca, informando que não deveriam

77

• criar um logotipo por concurso para ser símbolo da Biblioteca Central; • criar o item acervo na página inicial, separado do link histórico; • atualizar constantemente as informações do item acervo;

• incluir na página edifício, desenhos e plantas simplificadas do prédio da BCE; • incluir nas páginas setores e mapa do site as áreas da estrutura informal da BCE,

inclusive com organograma;

deixar o website aberto sempre para sugestões;

• refazer a página eventos, trocando-a para programação cultural; • disponibilizar consulta on-line aos multimeios;

• disponibilizar informações de proibições do tipo fumar, usar celular, conversar, comer, abrir sacolas e objetos pessoais para verificação;

colocar links para outras bibliotecas de Brasília; • acilitar a reserva de salas/vídeos/som/auditório; • tornar o acesso às páginas mais rápido;

• disponibilizar informações sobre estatísticas;

• informar como se requisita o serviço de fotocópia ou microfilmagem, especialmente para os usuários externos;

• na pesquisa aos periódicos deixar claro onde o usuário deve ir para acessar o local da pesquisa.

Também no mês de março de 2001, a Comissão passou a contar com os resultados do projeto PIBIC/CNPq, de Massayuki Franco Okamochi “O site da Biblioteca Central da

Universidade de Brasília: criação e uso”, relativo ao ano 2000, que apresentou dados a respeito

da utilização do website da Biblioteca Central da Universidade de Brasília por professores e estudantes do curso de pós-graduação da referida universidade e a opinião dos mesmos a respeito do website como instrumento de promoção.

A partir de 5 de julho de 2001, com a defesa da monografia de Maíra Murrieta Costa “O

site da Biblioteca Central da Universidade de Brasília como instrumento promocional: sua

concepção, planejamento e atualização”, a Comissão teve acesso aos resultados do monitoramento do website (quadro 11) realizado no período de julho de 2000 a junho de 2001, que permitiram concentrar os esforços da biblioteca em modificações ainda não realizadas.

78